You are on page 1of 14

Variaes Lingusticas

Curso de Letras Prof. Paulo Henrique Caetano Grupo: Diana Juliana Luciana Sheila Sirley

Assunto Abordado:
Variao Geogrfica ou Diatpica O [r] Retroflexo Variao Social ou Diastrtica O Rotacismo

Vdeo

Tabela
Externas
Falantes Benedita Jonas Augusto Luiz Adriano Sexo Idade F M M 67 12 49 Profisso Lavradora Estudante Agricultor

Internas
Termos Tcnicos O [r] retroflexo na palavra: servio. Rotacismo na palavra: influncia infruncia O [r] retroflexo na palavra: servio.

Giovanna

37

Coordenadora O [r] retroflexo nas do projeto palavras: despertando e protagonista. Educador do Projeto O [r] retroflexo na palavra: reaplicar.

Wagner

22

Teses
A REPRESENTAO DO DIALETO CAIPIRA E DE SEU FALANTE NA TELENOVELA MALHAO E NO FILME INFANTO JUVENIL CARROS . Daiane Maia Alves Uni - FACEF CARACTERSTICAS FONTICO-ACSTICAS DO /r/ RETROFLEXO DO PORTUGUS BRASILEIRO: DADOS DE INFORMANTES DE PATO BRANCO (PR) Irineu da Silva Ferraz Universidade Federal do Paran 2005 LNGUAS MISTURADAS: PARA ALM DE BEM E MAL Maria Ins Pagliarini Cox ( Unic/UFMT) ABORDAGEM DINMICA DO ROTACISMO. Luciane Trennephol da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN CURITIBA 2011

Explicao
Variao Geogrfica ou Diatpica
Est relacionada s diferenas lingusticas distribudas no espao fsico, observveis entre falantes de origens geogrficas distintas.

Explicao e Exemplo:
O [r] Retroflexo
O R caipira, que os linguistas chamam de R retroflexo, vtima de muita zombaria por parte dos falantes das variedades urbanas. No entanto, esses mesmos falantes vo para os cursos de ingls aprender a pronunciar esse R em palavras como fork (garfo), morning (manh), carpet (tapete), maneira dos americanos. E no me consta que fiquem zombando dessa pronncia nem chamando os americanos de caipiras... O r retroflexo ocorre nas regies Norte do Par, interior de So Paulo, Sul de Minas e algumas regies do Mato Grosso do Sul.No vdeo ocorre o r retroflexo na fala dos falantes Benedita na palavra servio; Giovanna nas palavras despertando e protagonista e no falante Wagner na palavra reaplicar.

Explicao:
Variao Social ou Diastrtica

Constitui um dos tipos de variao lingustica a que os falantes so submetidos. So as diferenas entre as camadas socioculturais (nvel culto, nvel popular, lngua padro), ou seja, so as variaes que acontecem de um grupo social para o outro.

Explicao e Exemplo:
O Rotacismo

Existe na lngua portuguesa uma tendncia natural em transformar em R o L dos encontros consonantais, e este fenmeno tem at um nome complicado: rotacismo. Quem diz broco em lugar de bloco no burro, no fala errado nem engraado, mas est acompanhando a natural inclinao rotacizante da lngua.( Bagno, 2008 p.46). No vdeo ocorre o rotacismo na fala do falante Jonas Augusto na palavra influncia.

Preconceito Lingustico
O preconceito lingustico se baseia na crena de que s existe, (...), uma nica lngua portuguesa digna deste nome e que seria a lngua ensinada nas escolas,explicada nas gramticas e catalogadas nos dicionrios.Qualquer manifestao lingustica que escape desse tringulo escola gramtica dicionrio considerada, sob a tica do preconceito lingustico, errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente, e no raro a gente ouvir que isso no portugus (BAGNO, Marcos).

Transcrio Fontica

Servio > [sivisu] Jornal > [jonau] Influncia > [ fuesia] Despertando > [dispetdu] Reaplicar > [reaplika]

Concluso Final:
O preconceito lingustico existe e a mdia refora esse preconceito. A esse tratamento dado pela mdia as variedades lingusticas desprestigiadas ope-se a sociolingustica, que considera que no h nenhuma variedade superior a outra e que qualquer comunidade apresenta variaes em sua fala.

Bibliografia:
ALKMIM, Tnia Maria. Sociolingustica. Parte I. In: MUSSALIM, F., BENTES, A. C. (org.) Introduo Lingustica: domnios e fronteiras. So Paulo: Cortez, 2003 BAGNO, M. Preconceito lingstico: o que , como se faz. 3. ed. So Paulo: Ed.Loyola, 2000. BAGNO, Marcos. A lngua de Eullia: Novela sociolingustica. 16. ed. So Paulo, 2008. http://www.facef.br/novo/publicacoes/IIforum/Textos%20I C/Daiane%20e%20Marina.pdf

Bibliografia:

http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/395 5/CARACTER%CDSTICAS%20FON%C9TICO.pdf?sequ ence=1 http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao04/04_020.p hp http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/255 61/TESE%20%20Abordagem%20Dinamica%20do%20Rotacismo%20%20Luciane%20Trennephol%20da%20Costa%20%20Copia.pdf?sequence=1

You might also like