You are on page 1of 13

ADMINISTRAO ESTRATGICA

PROF. ESP. JAZON PEREIRA FAIS FACULDADE DE SORRISO

Enquanto cincia, a administrao estuda as necessidades scio tcnicas da organizao, seu conjunto de diretrizes, cultura, processos, recursos e capital, possibilitando a realizao de seu negcio de forma estruturada, integrada e consolidada.

Definies: Administrao estratgica um conjunto de orientaes, decises e aes estratgicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo, a saber: Anlise profunda dos ambientes internos e externos. Formulao da estratgia (planej. estratg. a longo prazo) Implementao da estratgia. Avaliao e controle.

Tambm uma administrao que, de forma estruturada, sistmica ou intuitiva, consolida um conjunto de princpios normas e funes para alavancar harmonicamente o processo de planejamento da situao futura desejada da empresa como um todo e seu posterior controle dos fatores ambientais, bem como a organizao e direo dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental e com a maximizao das relaes pessoais.

Resumidamente poderamos conceitu-la com sendo a administrao voltada a fortalecer as competncias da organizao com vistas a obteno da vantagem competitiva ante concorrncia. Mas isto muito pouco para vislumbrarmos todo o escopo nela contida. Ento, comeamos por fatorar o ambiente empresarial em suas duas grandes dimenses: a externa e a interna empresa.

No cenrio externo esto os atores com os quais a organizao se relaciona e outros, ainda, que a influenciam indiretamente: clientes, concorrentes, fornecedores, os agentes de governana (stakeholders), a sociedade, tecnologias, elementos conjunturais (economia, politica, meioambiente...), etc., enfim, eventos e processos sobre os quais a empresa no tem governana, mas que necessita conhecer o como, o por que e o quando dos acontecimentos que provocam ameaas ou possibilitam oportunidades para organizao.

Neste ambiente, a organizao s pode valer-se da inteligncia nas inmeras perspectivas: a inteligncia do cliente, a inteligncia do concorrente e a inteligncia de mercado, pois como num jogo de xadrez, vence quem consegue perceber antecipadamente os movimentos do oponente e aplicar tticas eficazes de ataque.

Na dimenso interna temos a inteligncia organizacional o conhecimento que a organizao tem de si mesmo - suas foras e fraquezas e neste sentido consegue implementar programas de aprendizagem e desenvolvimento de seu capital humano, posto que se traduz, nesta era do conhecimento, como o ativo de maior relevncia (embora seja um passivo!).

A administrao estratgica se ocupa com o futuro da organizao, assumindo uma filosofia da adaptao, buscando como resultado a efetividade por meio da inovao ou diversificao visando o desenvolvimento sustentado com atitudes proativas (auto estimulao...) com posturas de crescimento (conjuntura de oportunidades x fraquezas) ou de desenvolvimento (conjuntura de oportunidades x foras).

Seu grande foco a estruturao da organizao com o objetivo de instalar as condies exigidas no esforo de um planejamento estratgico que promover a organizao nveis de maior competitividade e consequente vantagem no mercado de insero. Comeando com as premissas bsicas (negcio, misso, viso, objetivos permanentes), diretrizes, polticas, anlise do ambiente externo (oportunidades, fraquezas, concorrncia...), do ambiente interno (foras, fraquezas), enfim todas as variveis relevantes para a formulao do plano estratgico.

A elaborao do projeto reveste-se importncia capital, pois uma parcela significativa na realizao de planos estratgicos redunda em fracasso por projetos desestruturados. Atualmente, a metodologia do PMI (Project Management Institute) tida como a de maior eficcia no desenvolvimento de projetos e o BSC (Balanced Scorecard) se apresenta como a ferramenta mais utilizada na orientao e implementao do planejamento.

O administrador estratgico o responsvel por criar um clima organizacional propcio para a implementao do plano a partir do envolvimento da alta-administrao e lideranas intermedirias, criando sincronia, sintonia e sinergia em todos os envolvidos no processo, o que somente ocorrer com a clara comunicao dos benefcios almejados, uma vez que empreitadas de longo prazo tendem a perder foco e fora com o passar do tempo.

You might also like