You are on page 1of 19

Cincias Econnicas Bacharelado

REALIDADE DO CAMPO BRASILEIRO

DANIELE

HARKA

JESSICA ROCHA TINELLI IRINEU ANTONIO JOSEMAR LIZABELI

MATACZINSKI

TOMAZINI

TOMACHESKI

PLURIATIVIDADE, MULTIFUNCIONALIDADE E SUSTENTABILIDADE NO CAMPO.

A pluriatividade nada mais do que a diversificao das atividades rentveis do negcio, e atravs dela que os membros das famlias de agricultores que residem no meio rural, optam pelo exerccio de atividades no agrcolas, mantendo a moradia no campo e uma ligao, inclusive produtiva, com a agricultura e o espao rural.

Pode-se considerar que a pluriatividade e as atividades no agrcolas so mecanismos de desenvolvimento. Ambas contribuem para que a forma familiar de organizao do trabalho e da produo gere novos mecanismos de sobrevivncia, de garantia de sua reproduo material e at mesmo ampliao de sua importncia na estrutura social.

A partir do momento em que determinado integrante da famlia de produtores rurais passa a exercer uma atividade no-agrcola, desde uma vez que tendo suas razes no campo, passa a exercer a funo de ligao entre o meio rural e o meio urbano,verifica-se que a relao do rural com o meio urbano, gera elementos alternativos para est

populao urbana tambm se desenvolver seja sob a forma econmica ou sob formas da melhoria da qualidade de vida, como nos casos da utilizao dos espaos rurais para reas de lazer e entretenimento.

Os estudos de Baumel e Basso (2004), defendem a tese da pluriatividade, na busca do desenvolvimento da agricultura familiar: A pluriatividade se estabelece como uma prtica social, decorrente da busca de formas alternativas para garantir a reproduo das famlias de agricultores, um dos mecanismos de reproduo, ou mesmo de ampliao de fontes alternativas de renda.

Alm da pluriatividade, aspectos como a segurana alimentar, conservao de paisagens, ecossistemas e agroecossistemas, e a reproduo social das famlias rurais, passam a ser utilizados para justificar as mltiplas funes que o agricultor familiar desempenha, e para reafirmar seu papel na sociedade. O conceito de

multifuncionalidade busca vem influenciando na

traduzir essas de

mltiplas funes. A refuncionalizao do rural disseminao atividades como o turismo no espao rural e prticas agrcolas extrativistas no contexto da sustentabilidade, ao considerar outras funes da agricultura (e dos agricultores) para alm da dimenso agrcola.

Segundo Soares (200/2001, p. 42), na discusso do conceito de multifuncionalidade identificam-se as seguintes funes-chave da agricultura: contribuio segurana alimentar; funo ambiental; funo econmica; funo social.

A noo de multifuncionalidade rompe com o enfoque setorial e amplia o campo das funes sociais atribudas agricultura que deixa de ser entendida apenas como produtora de bens agrcolas. Ela se torna responsvel pela conservao dos recursos naturais (gua, solos, biodiversidade e outros), do patrimnio natural (paisagens) .

O termo sustentvel significa algo que se pode sustentar e o termo sustentar se refere a segurar por baixo; servir de escora a; impedir que caa; que consiga equilibrar-se. Conforme Mendes (2007) o atual modelo de crescimento econmico gerou enormes desequilbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a misria, a degradao ambiental

e a poluio aumentam dia-a-dia. Diante disso, surgiu a idia da sustentabilidade, que busca conciliar o desenvolvimento econmico com a preservao ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. O objetivo da sustentabilidade que as pessoas compreendam as limitaes ecolgicas do planeta, no destruam o meio ambiente,para que as geraes futuras tenham chance de existir e que

possam viver bem, de acordo com as sua necessidades para melhoria da qualidade de vida e das condies de sobrevivncia. Com a introduo da agricultura sustentvel supemse certa ruptura com a agricultura moderna. Ela busca a valorizao da agricultura e a no utilizao de insumos qumicos, que

valorize as relaes familiares e que tente fazer o homem refletir sobre a sua interveno, buscando assim um trabalho harmonioso com o ambiente. A agricultura sustentvel pode ser compreendida pela busca da maior produtividade possvel com menor dano ao meio ambiente, preservando o solo, a gua e o ar entre os ciclos produtivos.

BAUMEL, Adriana; BASSO, Luiz Carlos. Agricultura familiar e a sustentabilidade da pequena propriedade rural. In: CAMARGO, Gisele; CAMARGO FILHO, Maurcio; FVARO, Jorge Luiz (Org.) Experincias em desenvolvimento sustentvel e agricultura familiar. Guarapuava Paran: Ed. Unicentro, 2004. CARNEIRO, Maria Jos e MALUF, Roberto S. Introduo. In: CARNEIRO, Maria Jos e MALUF, Roberto S. (Orgs.) Para alm da produo: multifuncionalidade e agricultura familiar. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. p. 17-27. Mendes Ceccato Mariana. Desenvolvimento Sustentvel http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html acessado em 12/11/2011. http://www.sober.org.br

SOARES, Adriano C. O. A multifuncionalidade da agricultura familiar. Revista Proposta, 87, FASE. Rio de Janeiro, p. 40-49, 200/2001.

You might also like