You are on page 1of 26

MONOTREMADOS

Os mamferos primitivos

PERTENCEM A:

subclasse Prototheria e ordem Monotremata; A ordem dividida em apenas duas famlias : Ornithorhynchidae e Tachyglossidae Habitat: apenas na Oceania, mais especificamente na Austrlia, Tasmnia e Nova Guin. Exemplos: Ornitorrinco e equidnea.

O local e o perodo no qual os monotremados surgiram ainda incerto, mas acredita-se que tenha sido na Austrlia, h mais de 180 milhes de anos. O registro mais antigo o fssil de um pedao de maxilar de cerca de 100 milhes de anos, que foi descoberto na Austrlia.

MAMFEROS OVPAROS

Diferentemente dos demais mamferos os monotremados so ovparos, ou seja, pem ovos. As fmeas depositam os ovos dentro de uma toca subterrnea e permanece junto deles incubando-os at a ecloso. Embora os monotremados sejam ovparos, o ovo, diferentemente das aves e dos rpteis, permanece um longo perodo dentro do corpo da fmea, da qual recebe nutrientes. Aps o nascimento, h um longo perodo de cuidado parental. A fmea pe de 2 a 3 ovos de cada vez e o perodo de incubao de 10 dias. Os ornitorrincos chegam maturidade em 1 ano e ele pode viver at cerca de 15 anos. Apenas a partir dos 7 anos de idade que um monotremado pode comear a reproduo.

Nos ornitorrincos a fmea pe

de 2 a 3 ovos de cada vez, j na equidna a fmea coloca um

ovo por vez e o perodo de


incubao de 10 dias, . Os ornitorrincos chegam maturidade em 1 ano e ele pode viver at cerca de 15 anos. Apenas a partir dos 7 anos de idade que um monotremado pode comear a reproduo.

Isto , em parte, devido ao

fato do macho ser incapaz de produzir esperma at essa altura e de a fmea no estar receptiva em todas as estaes.

CARACTERSTICAS GERAIS
Possuem: Bico especializado; Focinho alongado; Plos; Glndulas mamrias, porm sem mamilos bem definidos; Quando adultos no possuem dentes; Crnio razoavelmente grande; Caixa craniana arredondada; Cloaca (cavidade nica por onde urina, defeca e que serve como rgo reprodutor), esta presente em fmeas e machos; Nos machos, os testculos so abdominais e o pnis situado na parte ventral da cloaca, conduz apenas o esperma; As fmeas so ovparas, no possuem vagina, apresentam ovidutos, onde os vulos so fertilizados, cobertos pelo abdmen e recobertos com uma casca.

ORNITORRINCO

CARACTERSTICAS GERAIS
Ornito = ave; rinco = bico => bico de ave Possuem: Bico achatado semelhante ao de um pato; Ps palmados, adaptados ao nado; Possuem o corpo recoberto por plos; Medem de 40 a 50 cm; Machos apresentam um esporo na pata posterior; So semi-aquticos e nadam muito bem.

ONDE ENCONTRADO
natural da Austrlia e Tasmnia, onde encontrado no leste de Queensland e Nova Gales do Sul, no leste, centro e sudoeste de Victoria, Tasmnia, e Ilha King; A espcie dependente de rios, crregos, lagoas e lagos. A distribuio geogrfica mostra considervel flexibilidade tanto na escolha do habitat quanto na adaptabilidade a uma variao de temperatura. A espcie capaz de enfrentar tanto as altas temperaturas das florestas tropicais de Queensland, como reas montanhosas cobertas por neve em Nova Gales do Sul.

ESQUELETO
O esqueleto do ornitorrinco concebido para suportar as atividades do animal, basicamente nadar, caminhar e escavar; Sua estrutura ssea tem caractersticas tanto de rpteis quanto de mamferos.

BICO E ALIMENTAO
O bico do ornitorrinco lustroso e borrachudo na aparncia, mas na verdade pele endurecida; Possui uma superfcie enriquecida por numerosos poros sensveis; A dieta do ornitorrinco compreende inmeros invertebrados de gua doce, incluindo o camaro e o lagostim Comem cerca de 30% de seu peso em 24 horas; Quando adultos no possuem dentes.

CAUDA
Semelhante do castor; Possui vrias utilidades: A fmea a utilizada para carregar folhas e capim para construo do seu ninho; Envolve os ovos e os mantm aquecidos e protegidos; Armazenamento de gordura; Ao nadar, a cauda utilizada como estabilizadora.

PATAS

As patas dianteiras do ornitorrinco servem para 2 finalidades: nadar e escavar. As patas traseiras servem como um leme e tem como funo coar.

PELAGEM
Possui um plo grosso e impermevel; Uma camada de plos finos interna aprisiona uma quantidade de ar sobre a camada de plos externa; Ele tem um dos casacos mais grossos dentre todos os animais; Troca de plo uma vez por ano durante a primavera.

REPRODUO
Cloaca presente; Ureteres se abrem na parede dorsal da passagem urogenital, testculos abdominais; Pnis conduz apenas o esperma; Sem vagina e sem tero, ovidutos distintos, entrando separadamente na cloaca; As fmeas procriam de agosto outubro e botam de 2 a 3 ovos de casca fina do tamanho de uvas, e os chocam durante 10 dias;

GLNDULAS MAMRIAS
Normalmente de 1 cm, estendem-se no auge da lactao ao longo de todo comprimento da barriga; No possui teta; De 3 a 4 meses depois que os ovos foram chocados as glndulas voltam ao normal.

TOCAS
Podem ser de 2 tipos: As de repouso que so curtas 2 a 3 metros de profundidade ; As de procriao podem chegar at 30 metros;

CURIOSIDADE
O DNA analisado veio de uma fmea, batizada de Glennie, que foi capturada em Nova Gales do Sul, na Austrlia. A seqncia foi ento comparada com pedaos de DNA de cerca de outros cem ornitorrincos que tambm viviam de maneira selvagem. Mark Batzer, da Universidade de Louisiana, em Baton Rouge, que tambm participou do estudo, disse que os dados devem ajudar os esforos de preservao ao permitir que os cientistas investiguem o tamanho da populao, sua estrutura e seus hbitos de procriao. No caso do ornitorrinco, ns claramente aprendemos muito sobre um organismo nico que tem uma relevncia em termos de sua condio ameaada e da biologia da preservao, disse. Segundo ele, uma grande surpresa foi a natureza de retalhos do genoma, com caractersticas de aves, rpteis e mamferos.

EQUIDNAS

EQUIDNA

Possuem bico semelhante ao de uma ave; Animal terrestre; Alimenta-se principalmente de formigas, cupins e minhocas; Seus plos so transformados em espinhos; Patas curtas e com longas unhas; Os machos tambm possuem espores venenosos nas patas traseiras; Focinho comprido e lngua longa e pegajosa; Cavam tneis subterrneos onde passam o dia, e a noite saem para se alimentar; A equidna se alimenta de forma parecida a um tamandu. A lngua se estica por mais de 20 centmetros e as presas grudam em sua superfcie;

AS EQUIDNAS ESTO CLASSIFICADAS EM TRS GNEROS:

Zaglossus Tachyglossus

Megalibgwilia

You might also like