You are on page 1of 15

A arte de observar

Analisar uma obra de Arte Analisar uma obra como um documento que se inscreve no contexto de uma poca Exprimir um comentrio pessoal sobre uma obra de arte

Noite dos marcarados


Ele: Quem voc? Os dois: Mas Carnaval! Ela: Adivinha se gosta de mim No me diga mais quem voc! Os dois: Hoje os dois mascarados Amanh tudo volta ao normal. Procuram os seus namorados Deixa a festa acabar, Perguntando assim: Deixa o barco correr, Ele: Quem voc, diga logo... Deixa o dia raiar Ela: Que eu quero saber o seu jogo... Que hoje eu sou Ele: Que eu quero morrer no seu bloco... Da maneira que voc me quer. Ela: Que eu quero me arder no seu fogo. O que voc pedir Ele: Eu sou seresteiro, poeta e cantor. Eu lhe dou Ela: O meu tempo inteiro, s zombo do amor. Seja voc quem for, Ele: Eu tenho um pandeiro. Seja o que Deus quiser! Ela: S quero um violo! Seja voc quem for, Ele: Eu nado em dinheiro. Seja o que Deus quiser! Ela: No tenho um tosto... Fui porta-estandarte, no sei mais danar... HOLLANDA, Chico Buarque de. Ele: Eu, modstia parte, nasci pr sambar. Noite dos mascarados. Chico Buarque de Hollanda, Ela: Eu sou to menina... volume 2 (LP/CD). RGE, 1967. Faixa 1. Ele: Meu tempo passou... Ela: Eu sou Colombina! Ele: Eu sou Pierr!

Uma obra de arte, qualquer que seja a sua forma, simultaneamente:


Um testemunho do sentido do belo do seu criador Um documento histrico Um dilogo, afectivo ou intelectual, entre a obra de arte e o seu espectador, no caso das artes visuais

Uma obra de arte pode ser analisada de vrias formas (esta uma proposta, podendo haver outras) e pretende sempre alcanar os seguintes objetivos:
Ajudar a apreender as tcnicas utilizadas pelo autor para transmitir a sua mensagem Mostrar como a obra de arte a expresso de um dado contexto histrico Sensibilizar para a fruio dos valores estticos

Como analisar uma pintura


Deve ter-se sempre em conta certos dados tcnicos que diferem de poca para poca, ou de autor para autor

1. Observar atentamente as informaes dadas na legenda da obra : autor ; ttulo ; data da execuo; suporte ; dimenses; lugar de conservao
2. Obter dados sobre o autor : data e lugar de nascimento e morte ; origem social ; anos e lugares de formao; idade aquando da realizao da obra; outras obras suas

3. Reconhecer o tipo de assunto representado : cena religiosa ; histrica ; mitolgica; alegoria ; retrato ; paisagem ... (se e quando apareceu ao pblico ; acolhimento...)
4. Analisar o assunto propriamente dito : descrever o que est representado ; lugares ; enquadramento da cena; personagens; aco das personagens ; objectos.. Deve tentar perceber-se porque que o autor pintou um quadro com aquelas dimenses e no outras, proceder anlise da cena, do enquadramento desta, dos mveis, dos objectos representados, da paisagem, da posio das personagens, identificando-as, como esto vestidas, em que atitude se encontram , etc.

Anlise plstica /A tcnica de pintura


1. A composio - A maneira como os pintores arranjam as cores, formas e linhas chamada de composio. Alguns artistas no apresentam temas identificveis, enfatizam a composio; ela porm tambm muito importante em pinturas com tema que se pode identificar. Observadores podem apreciar a excelente composio mesmo que no compreenda a histria. 2. O desenho - Qual a funo da linha, a sua espessura e forma? Tem um papel fundamental ou acessrio? 3. As cores - Quais so as cores dominantes?, cores quentes ou frias?, fundamentais ou complementares? 4. A luz - De onde vem a luz? Est repartida uniformemente? Qual o seu efeito?

5. A tcnica de pintura - mancha larga, pontilhada, linear, sfumato, modelado


6. A matria - leo, tmpera, etc

Podemos observar uma obra de arte muito famosa Chamada Abaporu. Esse quadro chamado Abaporu faz parte do movimento Antropofgico. Movimento Antropofgico considerado um momento de renovao da arte brasileira com valores indgenas de radicalizao do Pau-brasil. Ao analisar a obra de Tarsila do Amaral - Abaporu (O homem que come carne humana), Vemos uma metfora pictrica do movimento Antropofgico.

Perguntamos:
O que ela representa? um homem ou uma mulher? Qual a posio da cabea? H um sol intenso representando a nossa tropicalidade e ao lado Do sol o que aparece quase que explodindo? Os ps so gigantes. O que eles expressam? Quais as cores que predominam na obra?

Que sensao esses cores lhe do?


Essa obra transmite algum movimento? Voc consegue associar essa obra a alguma msica? Qual? Que outro nome voc daria a obra?

You might also like