You are on page 1of 15

DIREITO CONSTITUCIONAL II

ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Sistema de Governo
PRESIDENCIALISMO: ratificado pelo Plebiscito realizado em 21 de abril de 1993 (art. 2, do ADCT, alterado pela EC n 2/92) EXECUTIVO MONOCRTICO:
Poder Executivo Federal: exercido pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de Estado (art. 76, CF), reunindo as funes de Chefe de Estado e Chefe de Governo (incluindo a prtica de atos afetos chefia da Administrao Pblica Federal); Poder Executivo Estadual/Distrital: exercido pelo Governador, com o auxlio dos Secretrios Estaduais/Distritais (art. 28 e 32, 2, CF); Poder Executivo Municipal: exercido pelo Prefeito, com o auxlio dos Secretrios (art. 29, I, II e III, CF)
ADAILTON FEITOSA FILHO

Presidente e Vice-Presidente da Repblica

Sistema Eleitoral

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Condies de elegibilidade:

Ser brasileiro nato (art. 12, 3, I, CF); Estar no pleno gozo dos direitos polticos (art. 14, 3, II, CF); Ter o alistamento eleitoral (art. 14, 3, III, CF); Possuir filiao partidria (arts. 14, 3, V, e 77, 2, CF); Ter mais de 35 anos de idade (art. 14, 3, VI, a, CF); No ser inelegvel (inalistveis e analfabetos - art. 14, 4, CF).

Eleio majoritria de dois turnos (com o Vice);


Ateno! Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistncia ou impedimento legal de candidato, convocar-se-, dentre os remanescentes, o de maior votao (art. 77, 4, CF), preferindo o mais idoso, no caso de remanescerem candidatos com a mesma votao (art. 77, 5, CF).
ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Posse

Posse em sesso conjunta do Congresso Nacional realizada no dia 1 de janeiro do ano seguinte ao da eleio (art. 82, CF):
Se o Presidente da Repblica ou o Vice-Presidente eleitos no tiverem assumidos os cargos (em 10 dias), estes sero declarados vagos (art. 78, pargrafo nico, CF) pelo Congresso Nacional, salvo motivo de fora maior. No caso de comparecer o Vice-Presidente, este assumir a Presidncia da Repblica, substituindo-o provisria ou definitivamente.

Mandato
Mandato de 4 anos (art. 82, CF), com reeleio para um nico perodo subseqente (art. 14, 5, CF).
ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

O Presidente da Repblica ser substitudo, no caso de impedimento, ou sucedido, no caso de vacncia, pelo Vice-Presidente (art. 79, caput, CF)
Ateno! Somente o Vice-Presidente pode suceder o Presidente da Repblica, no caso de vacncia do cargo, complementando o mandato, independentemente do perodo restante.

Substituio e Sucesso (I)

Substituio, no caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia de ambos os cargos (at que sejam realizadas novas eleies), sucessivamente, pelo:

Presidente da Cmara dos Deputados; Presidente do Senado Federal; Presidente do Supremo Tribunal Federal (art. 80, CF).
ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Substituio e Sucesso (II)


Vacncia dos cargos de Presidente e VicePresidente da Repblica:
Vacncia nos dois primeiros anos do mandato: far-se eleio direta, pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, noventa dias depois de aberta a ltima vaga (art. 81, caput, CF); Vacncia nos ltimos dois anos do mandato: far-se- eleio indireta (pelo Congresso Nacional) para ambos os cargos, na forma da lei, trinta dias depois de aberta a ltima vaga (art. 81, 1, CF).
Ateno! Os novos eleitos somente completaro o perodo de seus antecessores, exercendo um mandato-tampo (art. 81, 2, CF).
ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Chefe de Estado:

Atribuies

art. 84, VII, VIII, XIV (nomeao de Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, bem como do Procurador-Geral da Repblica), XV, XVI (nomeao de magistrados), XVIII (convocar e presidir o Conselho de Defesa Nacional), XIX, XX, XXI, XXII, CF; art. 84, I, III, IV, V, IX, X, XI, XII, XIII, XIV (nomeao dos Governadores de Territrios, do presidente e diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei), XVII, XVIII (convocar e presidir o Conselho da Repblica), XXIII, XXVI, CF; art. 84, II, VI, XVI (nomeao do Advogado-Geral da Unio), XXIV e XXV.
ADAILTON FEITOSA FILHO

Chefe de Governo:

Chefe da Administrao Pblica Federal:

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Ministros:

rgos Auxiliares (I)

So meros auxiliares do Presidente da Repblica no exerccio do Poder Executivo e na direo superior da Administrao Pblica Federal (arts. 76, 84, II, e 87, CF) Requisitos:
Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou portugus equiparado; Ter mais de 21 anos de idade; Estar no pleno exerccio dos direitos polticos.

Atribuies (art. 87, pargrafo nico, CF):


Exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades da Administrao na rea de sua competncia; Referendar os atos e decretos (regulamentares e inominados) assinados pelo Presidente da Repblica; Expedir instrues para execuo das leis/decretos/regulamentos; Apresentar ao Presidente relatrio anual da gesto no Ministrio.
ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

rgos Auxiliares (II)


Conselho da Repblica:
rgo de consulta convocado para se pronunciar sobre a interveno federal, o estado de defesa e o estado de stio (art. 90, I, CF), bem como questes relevantes para a estabilidade das instituies democrticas (art. 90, II, CF). Composio (art. 89, CF):
Vice-Presidente da Repblica; Presidente da Cmara dos Deputados e do Senado Federal; Lderes da maioria e da minoria na Cmara e no Senado Federal; Ministro da Justia; Seis cidados brasileiros, com mais de 35 anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da Repblica, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Cmara dos Deputados (todos com mandato de trs anos, vedada a reconduo).
ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

rgos Auxiliares (III)


Conselho de Defesa Nacional:
rgo de consulta convocado para se pronunciar nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrtico (art. 91, CF), competindo-lhe (art. 91, 1, CF):
Opinar nas hipteses de declarao de guerra e de celebrao da paz, bem como sobre a decretao do estado de defesa, do estado de stio e da interveno federal; Propor os critrios e condies de utilizao de reas indispensveis segurana do territrio nacional e opinar sobre seu efetivo uso, especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservao e a explorao dos recursos naturais de qualquer tipo; Estudar, propor e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas necessrias a garantir a independncia nacional e a defesa do Estado democrtico.
ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

rgos Auxiliares (IV)


Conselho de Defesa Nacional:
Composio (art. 91, CF):
Vice-Presidente da Repblica; Presidente da Cmara dos Deputados; Presidente do Senado Federal; Ministro da Justia; Ministro de Estado da Defesa; Comandantes da Marinha, do Exercito e da Aeronutica; Ministro das Relaes Exteriores; Ministro do Planejamento.

ADAILTON FEITOSA FILHO

Infraes poltico-administrativas ou crimes de responsabilidade (art. 85, CF):

Responsabilizao do Presidente (I)

DIREITO CONSTITUCIONAL II

atos do Presidente da Repblica cometidos no desempenho da funo que atentam contra a Constituio:
Existncia da Unio; Livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao; Exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais; Segurana interna do Pas; Probidade na Administrao; Lei oramentria; Cumprimento das leis e das decises judiciais.
ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Processo de impeachment:

Responsabilizao do Presidente (II)

Juzo de admissibilidade do processo: a Cmara dos Deputados, aps receber a acusao, apreciar a sua procedncia (2/3 dos membros).
IMPORTANTE: Admitida a acusao pela Cmara e iniciado o processo perante o Senado, o Presidente da Repblica ser afastado de suas funes, por at 180 dias (art. 86, 1, II, e 2, CF).

Processo e julgamento: o Senado Federal transformar-se- num Tribunal Poltico de colegialidade heterognea, que decidir sobre a condenao do Presidente (2/3 dos membros).
Sanes:
Perda do cargo; Inabilitao, por oito anos, para o exerccio de funo pblica.
ADAILTON FEITOSA FILHO

Infraes penais:

Responsabilizao do Presidente (III)

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Crimes comuns cometidos durante a vigncia do mandato presidencial (ilcitos penais praticados in officio ou propter officium) = irresponsabilidade penal relativa. Juzo de admissibilidade: a Cmara dos Deputados, aps oferecida denncia ou queixa ao STF e solicitada autorizao ao Legislativo, conceder licena (2/3 dos membros).
IMPORTANTE: Concedida a licena pela Cmara e recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal, o Presidente da Repblica ficar suspenso de suas funes, pelo prazo mximo de 180 dias (art. 86, 1, I, e 2, CF).

Processo e julgamento: o STF poder receber, ou no, a denncia ou queixa oferecida contra o Presidente da Repblica, julgando-o (Lei n 8.038/90 e Regimento Interno do STF).
ADAILTON FEITOSA FILHO

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Responsabilizao do Presidente (IV)


Com a sentena condenatria, o Presidente da Repblica sujeitar-se- priso, perdendo, aps o trnsito em julgado, os direitos polticos (enquanto durarem os efeitos) e, por conseguinte, o cargo (art. 15, III, CF).
IMPORTANTE (1): Os Governadores de Estado/DF gozam de imunidade formal em relao ao processo, desde que prevista nas Constituies Estaduais ou na Lei Orgnica do DF. IMPORTANTE (2): O STF no admite a imunidade formal em relao priso ou a regra de irresponsabilidade penal relativa para os Governadores de Estado/DF.
ADAILTON FEITOSA FILHO

Imunidade formal em relao priso (art. 86, 3, CF):

You might also like