You are on page 1of 14

FACULDADE CINCIAS DA VIDA-FCV

Curso: Bacharel em Enfermagem Docente: Elbert Christian Mendes Costa

Orientador:Luis Otvio de Souza


2011 SETE LAGOAS

INTRODUO
Os acidentes de transito vm crescendo, em consequncia do aumento da frota veicular. No tratamento cirrgico do sistema musculoesqueltico se inicia uma assistncia de enfermagem pr-operatrio. Na assistncia de enfermagem um profissional no pode exercer cuidado properatrio sem saber o fundamento tcnico cientfico.

O objetivo geral discorrer sobre as principais peculiaridades na assistncia de enfermagem no perodo pr-operatrio no trauma musculoesqueltico em membro superior. Nos objetivos especficos:
Fraturas em membro superior; Mecanismo de trauma Tipos de gesso; Potenciais complicaes em uso de aparelho gessado; Orientaes para uso adequado de calha ou aparelho gessado.

METODOLOGIA
A metodologia usada para formulao deste trabalho foi a reviso bibliogrfica. As fontes de buscas para pesquisa foram livros, artigos cientficos e monografias em meio eletrnico. Os descritores usados foram Enfermeiro perioperatrio, Enfermeiro traumatologia, Aes educativas, Enfermeiro.

TRAUMA MUSCULOESQUELTICO: FRATURA EM MEMBRO SUPERIOR


O trauma definido como um ferimento ou ferida causado pela aplicao de violncia externa,decorrente da exposio aguda energia cintica.

ANATOMIA DO MEMBRO SUPERIOR

Figura 1 Membro Superior Fonte:Maia (2011,p17).

ANATOMIA DO SISTEMA MUSCULAR


O sistema muscular promove a movimentao do sistema esqueltico e tem uma intima relao com sistema nervoso central.

FRATURAS
Uma fratura compreendida quando h uma alterao ssea, podendo ser completa ou incompleta. Para entender melhor o posicionamento do foco da fratura e classificao usada : transversal; obliqua; espiral; cominutiva; impactada; angulada; deslocada; sobreposta e extrada.

MECANISMO DE TRAUMA
O mecanismo da leso difere para cada tipo de fratura,como por exemplo: na fratura de clavcula o mecanismo da leso est relacionado como trauma direto no brao ou ombro.

TIPOS DE APARELHO GESSADO


O aparelho gessado exerce a funo de imobilizar o membro afetado,porm o gesso produz compresso nos tecidos sobrejacentes dando ao cliente conforto at o momento da cirurgia. Em sua terminologia empregada nos aparelhos gessados ou calhas em membro superior da seguinte forma:aparelho gessado axilio palmar e em espiga; antebraquial e em espiga.

PRINCIPAIAIS COMPLICAES EM USO DE GESSO


Sndrome compartimental; lcera por compresso; Sndrome desuso.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NA FASE PR-OPERATRIA TRAUAMTO ORTOPDICO: DA ORIGEM HISTRICA A CONTENPORANIEDADE.


Hospital,

local destinado a hospedar cliente. Tendo como funo restaurativa, preventiva, educativa e pesquisa; Florence Nightingale fundadora da enfermagem moderna; Na dcada 40 inicia-se a atividade educativa junto ao cliente; Na dcada de 70 inicia a formao de enfermeiros mdico-cirrgico sob forma de residncia;

O ENFERMEIRO NA PREVENO DE COMPLICAES EM USO DE APARELHO GESSADO:EDUCAO EM SADE


Planejar

cuidado individualizado; Orientar a importncia do aparelho gessado; Educar o cliente na manuteno do aparelho gessado; Orientar sobre como evitar as possveis complicaes em uso de aparelho gessado ou calha gessada.

CONCLUSO
O enfermeiro deve deixar de ser simples executor de tarefas ou de normas ditadas por outros profissionais para atuar diretamente na assistncia ao cliente traumatizado. Consequentemente, deve assumir a autodeterminao de suas funes e ajustar princpios e medidas soluo de problemas especficos de sua competncia.

REFERNCIAS

ANTUNES, Camila Rosalia. Processo de enfermagem informatizado ao paciente politraumatizado de terapia intensiva via web. 2006. 151f. Dissertao (Mestrado em Enfermagem) Curso de Ps-Graduao em Enfermagem.Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2006. BARBIERI,Renato L.(Tradutor).S.O.S. Cuidados de emergenciais.1 ed.So Paulo.Rideel.p.406. CAVALCANTI VALENTE, G.S.; VIANA, L. de O.; GARCIA NEVES,I..AS ESPECIALIDADESE OS ANEXOS COM A FORMAO CONTINUA DO ENFERMEIRO:REPERCUSSES PARA ATUAO NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO.Revista Eletronica Cuatrimestral de Enfemeiria.n.19,junio 2010. CHRISTOFORO ,Berendina Elsina Bouwma; CARVALHO ,Denise Siqueira.Cuidados de enfermagem Realizados ao paciente cirrgico no perodo pr-operatrio.Revista Esc. enfermagem USP.v.43,n.1,p.1422,2009. CORDEIRO ,Ana Lcia Arcanjo Oliveira; CRUZ ,Ende Andrade da. CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENFERMAGEM SOB A FORMA DE RESIDNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.Revista Baiana de Enfermagem. Salvador. v.14, n. 1, p. 67-71, abril/2001. FELDAN, Clara.Atendendo o paciente:perguntas e respostas para profissional de sade.3 ed.Belo Horizonte: CRESCER,2006. MAIA, Ana Carolina Leite Castello Branco. Osteologia. os ossos do corpo humano e suas caractersticas fsicas. 2011.f.24.Dissertao(Trabalho) - Universidade do Grande Rio.

MANZO, Alberto J.Manual para La preraracin de monografias :uma guia para apresentar informes y teis.Buenos Aires :Humanitas , 1991 apud MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. fundamentos de medodologia cientfica. 7. ed. So Paulo: ATLAS, 2010.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. fundamentos de metodologia cientfica. 7. ed. So Paulo: ATLAS, 2010.
PADILHA, Maria Itayra Coelho de Souza; MANCIA, Joel Rolim. Florence Nigthingale e as irms de caridade: revisando a histria. Revista Brasileira Enfermagem. V. 58, n. 6, p.723726, Nov/dez 2005.

Ramos, Cristiane da Silva. Caracterizao do acidente e gravidade do trauma: um custo em vitima de um hospital de urgncia em NATAL/RN. 2008.f.117. Dissertao (Mestrado) Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Cincias Sociais de Sade, Natal, RN.
SILVA, Carlos Roberto Lyra da et al..Fundamentos de Enfermagem.In:FIGUEREDO, Nbia Maria Almeida de;VIANA,Dirce Laplaca Viana;MACHADO,Wiliam Csar Alves (Coord.).Tratado Pratico de Enfermagem,v.1.So Caetano do Sul,So Paulo: Yedis,2008.cap. 13,363-488. SMELTZER,Suzanne C.;BARE, Brenda G..Modalidades de Cuidados Musculoesqueleticos .In:______.Brunner & Suddarth:Tratado de enfermagem mdico-cirrgico.Guanabara Koogan.10.ed.2005.v.4.cap.67. SOUZA ,Aline Aparecida de; CHAVES DE SOUZA ,Zelita; FENILI ,Rosangela Maria.Orientao pr-operatrio ao cliente uma medida preventiva aos estressores dos processo cirrgico. Revista eletrnica de Enfermagem, v.07, n 02, p 215 220, 2005. ZAGO, Mrcia Maria Fonto; CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas. A comunicao do enfermeiro cirrgico na orientao do paciente: A influncia cultural. Revista Latino Americana Enfermagem. Ribeiro Preto, v. 5, n. 4, p. 69-74, outubro 1997.

You might also like