You are on page 1of 24

SALVANDO A MAMA

Como dar uma rasteira nesse inimigo silencioso!!

COMO SO OS SEIOS?

Lobos, lbulos e bulbos costel as

Os seios so formados por glndulas (lobos, lbulos e bulbos) que produzem leite durante a amamentao. As glndulas se comunicam entre si atravs de ductos (canais) que transportam o leite at o mamilo. A maioria dos tumores cancerosos so provenientes dos ductos.

Dut os

Gord ura

COMO SE FORMA O CNCER??


As clulas do nosso corpo se reproduzem constantemente, isto , uma clula se divide em duas e assim vamos renovando as clulas durante os anos em que vivemos. Esta diviso celular ocorre de maneira organizada e controlada conforme as necessidades do nosso organismo. Em determinadas ocasies, por razes ainda desconhecidas, estas clulas passam a se reproduzir com uma velocidade maior, sem controle, e acabam formando um amontoado de clulas que chamamos de TUMORES. Estes tumores podem ser benignos ou malignos.

O QUE CNCER??
Os tumores malignos so chamados de CNCER. Tumores malignos crescem muito rpido e tm a capacidade de atingir outras partes do corpo (so as metstases). No caso do cncer de mama, atingem principalmente os ossos, fgado, pulmo e crebro. Mas, para atingir este estgio, a doena precisa de anos de evoluo! E a doena s atingir um estgio avanado, se ns permitirmos que isto acontea.

Como o cncer se apresenta?


Geralmente apresenta-se como um NDULO. preciso salientar que nem todo ndulo cncer! Felizmente, a maioria dos ndulos correspondem a tumores benignos, isto , so ndulos com crescimento limitado e que no atingem outros rgos. Pode manifestar-se como uma retrao da papila (o mamilo afunda, vira para dentro). Ainda, pode surgir como uma mancha vermelha e pele tipo casca de laranja. A vermelhido da mama associada a inchao e/ou dor, pode ser uma simples mastite, porm existe uma forma rara de cncer que tem aspecto de mama inflamada.

Como o cncer se apresenta?


Ou ainda, aparecer como uma ferida no mamilo. Coceira e descamao do bico do seio e da arola. Na maioria das vezes no tem nada a ver com cncer, porm existe uma forma de cncer chamada doena de Paget, que se manifesta desta maneira. Corrimento mamilar. Existem secrees que saem do bico do seio, geralmente esverdeadas ou leitosas, que so benignas. Mas quando sair espontaneamente e tiver aspecto transparente ou com sangue, procurar o mdico o mais breve possvel. Dor. Quase toda mulher tem dor nos seios, principalmente no perodo prximo menstruao. Se persistir aps a menstruao, procurar o mdico para uma avaliao adequada.

O QUE DEVO PROCURAR NO AUTO-EXAME?

CAROOS (NDULOS)
(mesmo que no doam)

SECREES SAINDO PELO MAMILO


(espontaneamente ou quando voc aperta)

ALTERAES DA PELE
(espessamentos localizados, feridas, coceiras)

COMO FAZER O AUTO-EXAME?

Para tocar seus seios use apenas as pontas dos dedos, com a mo espalmada.

Cada vez que voc tocar a mama faa um pequeno crculo com os dedos.

LOCALIZAO DO CNCER DE MAMA

Localizao do Cncer de Mama nos Quatro Quadrantes Sob o mamilo 17%

Dividindo o seio em quatro partes, observa-se que a maior quantidade de dutos est localizada no quadrante superior externo da mama (prximo
axila)

neste local que ocorre a maioria dos tumores malignos da mama


(aproximadamente 50%)

O QUE SIGNIFICA DETECO PRECOCE??


Significa diagnosticar a doena quando ela ainda tem possibilidade de cura, com cirurgias reduzidas e maior preservao da mama. O ndulo maligno leva 6 a 8 anos para atingir 1cm de dimetro, quando ento ele percebido na palpao. Esta lenta evoluo permite que a mulher o descubra a tempo de trat-lo e ter cura definitiva. Quanto menor o tumor (algumas vezes so vistas apenas microcalcificaes na mamografia), maior a CHANCE DE CURA!!!

MTODOS DE DIAGNSTICO
MAMOGRAFIA => deve ser realizada anualmente, a partir dos 40 anos. Caso haja histria familiar de cncer de mama, deve ser iniciada aos 35 anos (ou 10 anos antes da idade em que surgiu na parente). ULTRASSONOGRAFIA MAMRIA => usada como mtodo complementar mamografia. EXAME CLNICO => realizado pelo mdico em consultrio ou posto de sade, anualmente. AUTO-EXAME => realizado pela mulher, mensalmente, a partir de 20 anos. As que menstruam, devem faz-lo aproximadamente 7 dias aps a menstruao. Aquelas que no menstruam devem marcar um dia certo no ms para o exame. Cerca de 80% dos tumores de mama so descobertos pela prpria mulher, porm quando isto ocorre eles j apresentam um tamanho grande, o que dificulta o tratamento e cura.

O QUE SO FATORES DE RISCO?


So aqueles casos em que uma mulher tem maior chance, em relao comunidade onde vive, de desenvolver um tipo de doena. No significa que ela ter esse cncer, apenas que ela deve cuidar-se mais. Elas apresentam condies favorveis ao desenvolvimento da doena, mas no obrigatoriamente tero o cncer de mama. E mesmo que venha a desenvolver o cncer, se voc estiver preparada, fazendo seus exames anualmente, voc quem ir surpreend-lo e no ele a voc!!

QUAIS SO OS FATORES DE RISCO PARA CNCER DE MAMA?

1. O maior fator de risco j o fato de ser MULHER, pois o cncer de mama ocorre com muito mais frequncia nas mulheres do que nos homens, numa proporo de 100 casos femininos para 1 masculino. 2. Idade => ocorre com mais frequncia entre os 40 e 60 anos de idade. 3. Fator gentico => o fator familiar o mais aceito na comunidade cientfica. Mulheres com me ou irm com cncer de mama apresentam 2 a 3 vezes mais risco. Se ambas, me e irm tiverem a doena, o risco aumenta ainda mais, especialmente se a doena delas ocorreu antes da menopausa.

4. Menarca precoce => primeira menstruao antes dos 12 anos.


5. Menopausa tardia => ltima menstruao aps os 55 anos de idade.

QUAIS SO OS FATORES DE RISCO PARA CNCER DE MAMA? 6. Nuliparidade => mulheres que no tiveram filhos. 7. Primiparidade tardia => primeiro parto aps os 30 anos. 8. Uso de terapia de reposio hormonal => um estudo envolvendo 16.608 mulheres entre 50 e 79 anos, que usavam determinado tipo de hormnio, mostrou aumento de 26% de risco para ca de mama. O estudo no utilizou diferentes tipos de hormnios, os quais so amplamente usados por ginecologistas. Portanto, ainda necessitamos de mais estudos para chegarmos a uma concluso definitiva. 9. Consumo de lcool => seis estudos envolvendo 322.647 mulheres acompanhadas durante 11 anos, observaram que o risco crescia com o aumento do consumo de lcool, atingindo risco maior para a faixa de consumo de 30 a 60g de lcool (acima de 2 doses de bebida destilada ou 2 copos de vinho) por dia, comparado com ausncia de ingesto de lcool. O tipo de bebida alcolica no teve influncia significante na estimativa do risco.

QUAIS SO OS FATORES DE RISCO PARA CNCER DE MAMA?

10. Fator clnico => pacientes que apresentam as chamadas alteraes funcionais benignas da mama (displasias, hiperplasias tpicas e atpicas) tm risco relativo aumentado.

11. Uso de anticoncepcional oral => alguns estudos no mostraram relao entre o uso de ACO e aumento do risco de ca de mama. Portanto, h necessidade de mais estudos para confirmao dessas observaes. 12. Consumo de gordura de origem animal => os estudos no encontraram evidncias de associao entre maior consumo de gordura na dieta e risco de cncer de mama.

POR QUE EU DEVO EXAMINAR MEUS SEIOS?

Porque com o toque voc aprende a conhecer a estrutura normal de seus seios e se habilita a perceber qualquer alterao futura.
Sociedades mdicas nacionais e internacionais recomendam que voc comece a examinar seus seios a partir dos 20 anos de idade.

A cada ano, 1 milho de mulheres descobrem ndulos em suas mamas.


95% dos casos de cncer de mama podem ser curados, desde que detectados no incio.

Apenas 20% das mulheres realizam o auto-exame das mamas!

Vamos mudar esta estatstica?

O auto-exame deve ser realizado uma vez ao ms

A mamografia deve ser realizada uma vez ao ano

Consulte o seu ginecologista uma vez ao ano

A beleza de uma mulher no est nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira que ela penteia os cabelos. A beleza da mulher tem que ser vista a partir dos seus olhos, porque essa a porta para o seu corao, o lugar onde o amor reside. A beleza da mulher no est nas marcas do seu rosto. Mas a verdadeira beleza numa mulher est refletida na sua alma, est no cuidado que ela amorosamente tem (pelos outros), a paixo que ela demonstra. E a beleza de uma mulher com o passar dos anos, apenas cresce! (Autor Desconhecido)

Muito obrigada!

You might also like