You are on page 1of 24

Autor: Alexandre Ramiro Pinto Classe: Bblia em 1 ano PIBPENHA - SP

O Autor identifica-se como Paulo (1.1; 3.1; cf. 3.7, 13; 4.1; 6.19-20).
A Carta de Paulo aos Efsios tida como uma daquelas que foram escritas da priso em Roma (3.1; 4.1; 6.20). considerada como um joia teolgica e literria.
Os telogos sugerem que Paulo tenha escrito esta epstola por volta de 62-63 d.C.

49 livro da Bblia, 6 captulos e 155 versculos.

INTRODUO
Na sua 2 viagem missionria, Paulo passou por feso (Atos 18:18-21). Ficou pouco tempo, mas deixou quila e Priscila, seus companheiros desde o tempo que ele havia ficado em Corinto (Atos 18:1-3). Paulo saiu de feso com a inteno de voltar. Terminou a 2 viagem em Antioquia, donde partiu na terceira (Atos 18:22-23).

INTRODUO
Antes de Paulo voltar a feso, Apolo passou pela cidade. Ele foi um excelente pregador, mas com entendimento incompleto da obra do Senhor. Ele entendeu o plano de Deus at o batismo de Joo. qila e Priscila ensinaram este evangelista zeloso e que continuou pregando ousadamente em outros lugares, principalmente na Acaia (provncia que inclua a cidade de Corinto). Esse relato encontra-se em Atos 18:24-28.

INTRODUO Quando Paulo chegou a feso, ele encontrou um grupo de discpulos que nada sabiam da vinda do Esprito Santo (Atos 19:1-2). Paulo esclareceu o assunto, mostrando que Jesus j havia morrido, ressuscitado, subido aos cus e enviado o Esprito Santo. Entendendo melhor, estes homens "foram batizados em o nome do Senhor Jesus" (Atos 19:3-5). Depois do batismo, Paulo imps as mos e eles receberam dons de lnguas e profecia do Esprito Santo (Atos 19:6-7).

INTRODUO Paulo continuou em feso por trs anos (Atos 20:31), ensinando na sinagoga e na escola de Tirano, realizando milagres extraordinrios, e conduzindo muitas pessoas a Cristo. O trabalho de Paulo e outros discpulos em feso provocou um grande tumulto por parte dos seguidores da "deusa" Diana, na mitologia grega (Artemis). (Atos 19). Paulo prosseguiu para a Macednia e a Grcia. Na volta, passou perto de feso. De Mileto, ele chamou os presbteros da igreja de feso e conversou com eles, avisando sobre o perigo de lobos vorazes entrarem no meio deles (Atos 20).

INTRODUO Paulo continuou a sua viagem at Jerusalm, onde foi preso (Atos 21-23). Foi transferido para Cesaria, sendo preso por dois anos ou mais (Atos 23-26) e, depois, foi levado a Roma (Atos 27-28).

Lucas encerra a histria do livro de Atos com Paulo ainda em Roma dois anos depois da chegada quela cidade. Durante estes anos de priso, ele escreveu o livro de Efsios (veja 3:1; 4:1; 6:20).

INTRODUO A cidade de feso, grande centro cultural, comercial e religioso da provncia da sia Menor, no final do primeiro sculo d.C. O grande templo de rtemis atraa turistas e adoradores. Possua um enorme banco, do qual cidade e naes, assim como indivduos, solicitavam emprstimos.
Informaes adicionais sobre a cidade de feso: http://ebd5-imbb.blogspot.com/

feso nos dias de Paulo

FONTE: NVI verso Internacional

Paulo vai passar por feso em sua segunda viagem, bem ao final dela, de maneira rpida (At 18.19-21).

Atlas Vida Nova

Logo no incio da 3 viagem Paulo chega a feso (At 19.1), permanece 3 anos (At 20.31). A Igreja floresce por algum tempo, mas posteriormente precisou de advertncia (Ap 2.1-7).

Atlas Vida Nova

Vrios fatores indicam que a carta aos Efsios foi uma carta circular, ou seja, um tratado doutrinrio em forma de carta, enviado s vrias igrejas da sia Menor. Essa afirmao se d baseada em:
... Em feso ... (1.1) no encontrada em alguns manuscritos; No h controvrsias nesta carta, algo comum nas outras; No h meno do nome de amigos da igreja local;

Foi enviada primeiro a feso por meio de Tquico (Ef 6.21-22; Cl 4.7-8)

PROPSITO E TEOLGIA
- O amor gape aparece dezenove vezes no total comea (1.4-6) e termina (6.23-24). - Aborda questes suscitada pelas religies de mistrio no Vale do Rio Lico, regio em que se situava a cidade de feso: - mistrio da redeno (1.7)

- propsito divino para a raa humana (1.13-14)


- graa (1.2) - predestinao e eleio (1.4-5)

- reconciliao e unio com Cristo (2.1-21).

PROPSITO E TEOLGIA
- Efsios expande a teologia de Colossenses, uma espcie de carta-gmea, especialmente em relao a CRISTOLOGIA. - Fala sobre a re-criao da famlia humana. Deus aceita tanto judeus como gentios e no faz acepo de pessoas. - A unidade da igreja em Cristo ocorre atravs do poder do Esprito Santo.

CONTEDO RESUMIDO 1. Introduo (1.1-2) 2. O propsito de Deus em Cristo (1.3 - 3.21) 3. O propsito de Deus para a Igreja (4.1 6.20)

4. Concluso (6.21-24)

1.INTRODUO (1.1-2) O Apostolo foi chamado por vontade de Deus.

Graa e Paz expressa o desejo de Paulo de que os cristos de feso estivessem em pleno fruir da vida crist. Graa sempre antecede o desejo de que as pessoas estivessem em paz.
A paz verdadeira s pode ser experimentada por quem j recebeu a graa de Deus em sua vida atravs de Jesus.

2. O PROPSITO DE DEUS EM CRISTO (1.3 3.21) O argumento da carta foi elaborado em uma estrutura de orao em forma de hino.
ESTROFES: 1. 3 - 6 > 1. 7- 12 > 1.13 14 >

Obra redentora do Pai. Obra redentora do Filho. Obra do Esprito.

ESTRIBILHO: Versos 6, 12 e 14. ... Para o louvor de sua glria.

2. O PROPSITO DE DEUS EM CRISTO (1.3 3.21) A TRINDADE agiu como um todo na execuo do drama da redeno. O meio de Deus executar a sua obra JESUS CRISTO. O ESPRITO sela o crente para o dia da redeno final, por isso o penhor (arrabn), a garantia de que o cristo salvo e pertence a Deus.

3. O Propsito de DEUS para a Igreja (4.1 6.20) 1. Teolgica 4.4 - 6 = Deus no 2. Social 4.3 = a PAZ deve existir entre as pessoas 3. Espiritual 4.7 = todos receberam a mesma graa Diversidade dons (4.7-16): - Deus no faz acepo de pessoas; - Os dons so diversos para capacitar a igreja para cumprir o seu ministrio no mundo; - O objetivo que os crentes atinjam a maturidade e firmeza espiritual; - Na vida crist todos precisam de todos, ningum auto - suficiente - Os cristos devem buscar mudana de vida

3. O Propsito de DEUS para a Igreja (4.1 6.20)


Os cristos devem buscar mudana de vida 4.17 5.21

Evitar cometer pecados Cristo transforma a vida do cristo em todos os sentidos A mudana ocorre nas relaes (5.22 6.9): - Relacionamento conjugal 5.22-23; - Relao entre pais e filhos 6.1-4; - Entre patres e empregados 6.5-9;

3. O Propsito de DEUS para a Igreja (4.1 6.20) O apstolo Paulo confronta o crente a viver como um soldado de Cristo. A armadura do soldado de Cristo significa que o crente vive em guerra constante contra o pecado e o reino das trevas. Nossa luta acontece nas regies celestes em Cristo e no apenas a nvel visvel. Quando lutamos ao lado de Cristo a vitria garantida.

Mensagem de Efsios para Hoje 1. A unidade de Cristo deve prevalecer sobre as diferenas. (inimizades e preconceitos) 2. A diviso entre os cristos um escndalo para o evangelho. 3. A experincia crist contnua e progressiva. 4. H propsito na histria. 5. A igreja um laboratrio de Deus. 6. Os dons que Deus concede Igreja evidenciam a riqueza da comunidade de f.

REFERNCIAS
DUSILEK, D. Toda a Bblia em um ano: de Mateus a Filipenses. Rio de Janeiro: Horizonal Editora, 2005. 80p. RICHARDS, O.L. Comentrio Bblico do Professor: um guia didtico completo para ajudar noensino das escrituras sagradas do Gnesis ao Apocalipse. So Paulo: Editora Vida, 2004. GOLALVES JNIOR, A. S. A Bblia, livro por Livro - Os livros da Bblia em 52 domingos. Rio de Janeiro: JUERP, 2007, 224p. BARKER, K. BURDICK, D. Bblia de Estudo NVI. So Paulo: Editora Vida, 2003. http://ebd5-imbb.blogspot.com

OBRIGADO!!!

You might also like