You are on page 1of 20

Daniela Marques

O meio ambiente oferece aos seres vivos as condies essenciais para a sua sobrevivncia e evoluo. A sociedade humana no se sustenta sem gua potvel, ar puro, solo frtil e sem um clima ameno. No h vida sem um ambiente estvel

Poluio e degradao de recursos


O Homem, ao longo dos ltimos anos, deixou de ter uma relao de equilbrio com o meio que o rodeia. Os recursos naturais de que dispunha foram assim demasiado explorados, no havendo controlo na sua contaminao. Com o crescimento desordenado das cidades e o surgimento das grandes indstrias, as pessoas passaram a conviver com a poluio do ar, rios e dos prprios solos.

1.

Contaminantes da atmosfera, solo e gua e seus efeitos fisiolgicos;

2.

Tratamento de resduos.

a) Poluio atmosfrica:
Este tipo de poluio resulta da modificao da composio qumica da atmosfera devido introduo de substncias nocivas resultantes da actividade Humana e/ou fenmenos naturais.

As principais fontes de poluio do ar so as indstrias e os transportes que lanam para a atmosfera enormes quantidades de poluentes, tais como : Monxido de Carbono/ Dixido de enxofre / Dixido de azoto

A poluio atmosfrica est associada a problemas globais, dos quais se destacam:

Problemas atmosfricos
Smog
uma combinao de fumo e de nevoeiro. Este surge em situaes de nevoeiro, a sua formao favorecida pelos focos de poluio, que aumentam o nmero de ncleos de condensao (poeiras ou partculas diversas) na atmosfera saturada . Formam-se com a libertao de dixido de enxofre e de xido de azoto) para a atmosfera. A combinao destes gases com o oxignio e o vapor de gua contido nas nuvens, d origem a cido sulfrico e cido ntrico, as chuvas cidas

Chuvas cidas

Efeito de estufa

As radiaes solares atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam superfcie, pois a mesma absorve, difunde e reflecte parte dessa radiao. A crescente emisso de dixido de carbono prejudicial pois funciona como uma barreira, no deixando sair o calor que reflectido pela superfcie terrestre - efeito de estufa. A existncia de ozono na estratosfera vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiao ultravioleta. A destruio da camada de ozono provocada pelo cloro origina variaes do clima (aquecimento global).

Destruio da camada de ozono

O efeito de estufa e a destruio da camada de ozono so os dois maiores e preocupantes problemas com que o Homem se confronta actualmente. Estes interligam-se visto que ambos contribuem para o aquecimento global, que poder, em alguns anos, inviabilizar a vida na Terra.
O aumento da temperatura mdia pode parecer insignificante, mas suficiente para modificar todo clima de uma regio e afectar profundamente a biodiversidade

Consiste na presena indevida, no solo, de elementos qumicos estranhos, como os resduos slidos ou efluentes lquidos, produzidos pelo homem.

As principais fontes de poluio do solo so: os lixos (resduos slidos), esgotos domsticos e industriais, fertilizantes e pesticidas agrcolas

O crescente aumento da produo de lixo nos grandes centros urbanos conduz a que este seja depositado muitas vezes em lixeiras a cu aberto ou em aterros sanitrios sem controlo. Isto acarreta consequncias nefastas para o bem-estar do homem colocando em perigo a sua sade.

Algumas destas consequncias so:


a)

Solos infrteis (agricultura perturbada); Cadeias alimentares alteradas; Libertao de cheiros e gases perigosos (podendo provocar doenas); guas subterrneas contaminadas.

b) c)

d)

c) Poluio hdrica:
A gua um recurso essencial vida que se encontra ameaado por vrias formas de poluio.

Os principais poluentes da gua so os dejectos eliminados (industriais e domsticos) que entram nos cursos de gua inadequadamente, sem tratamento.

A poluio aqutica pode fazer-se sentir nas diferentes linhas de gua:

Linhas de gua
Superficiais (rios e ribeiras)
Os rios/ribeiras tm uma grande capacidade de diluio da matria orgnica, devido presena de bactrias decompositoras que utilizam o oxignio para a sua funo. Este consumo pode provocar a morte de populaes com elevadas necessidades de 02. Nos lagos, a diluio dos poluentes menos eficaz dado que no existe corrente. Devido a esta estagnao, ocorre por vezes a eutrofizao (acumulao de nutrientes numa massa de gua). Tm pouca capacidade de depurao. A agua subterrnea constitui a principal fonte para o consumo humano, por isso a poluio desta a que mais acarreta riscos para a sade humana.

Lagos

Aguas subterrneas

Oceano

O oceano o ultimo destino dos resduos produzidos pelo Homem.

A gua um habitat para muitos seres vivos Com a sua poluio e contaminao, vrias espcies podero ser afectadas. Tendo em conta que espcies de peixes servem de alimento ao Homem, estas ao morrerem iro comprometer a alimentao da espcie humana. Por outro lado, este um dos recursos mais importantes e mais usados. Se a gua est poluda, poder provocar doenas e levar mesmo morte.

a) Tratamento de resduos:

O Homem contribuiu em muito para a degradao do planeta, porm, conseguiu tomar conscincia de que precisava de inverter a situao: O tratamento e recuperao dos resduos da responsabilidade do seu gerador.

I.

Reciclagem:

Reciclar uma forma de valorizar um material que j foi utilizado, transformando-o noutro material til. A reciclagem um mtodo de diminuir a quantidade de resduos, poupando recursos naturais e energticos.

O seu primeiro passo a separao domstica. uma aco simples, mas de grande importncia para o ambiente. Os materiais separados devem ser depositados em ecopontos, de forma a poderem ser facilmente recolhidos e posteriormente tratados.

II. Incinerao:
A incinerao um processo que consiste na queima de resduos. A sua grande vantagem reduzir significativamente o volume dos resduos, no entanto, esta implica a emisso de gases (por exemplo o CO2) para a atmosfera.

Deste processo resultam como produtos finais a energia trmica (que transformada em energia elctrica ou vapor), guas residuais, gases e cinzas .

III. Aterro Sanitrio:


Grande parte dos resduos slidos so depositados em aterros sanitrios. Nestes locais, os resduos so diariamente depositados em camadas compactadas e cobertos com argila ou plstico. O fundo dos aterros impermeabilizado de modo a que o lixiviado no se infiltre no solo. Para alm disto, so equipados com um sistema de recolha de biogs, que posteriormente aproveitado para produo de electricidade ou aquecimento de instalaes.

IV. ETAR (Estao de Tratamento de guas Residuais):


Numa estao de tratamento de guas residuais possvel retirar alguns dos poluentes contidos nessas mesmas guas, visando melhorar a qualidade dos efluentes, antes de serem lanados no meio ambiente.

Estas guas so sujeitas a trs tratamentos: primrio, secundrio e tercirio. Nestes ocorre a filtragem dos resduos slidos , da matria orgnica e de alguns poluentes.

Poluio atmosfrica Contaminantes e seus efeitos fisiolgicos Poluio dos solos Poluio hdrica

Preservar e Recuperar o Meio Ambiente

Reciclagem

Incinerao Tratamento de resduos

Aterro sanitrio

ETAR

O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos

 http://pt.wikipedia.org  www.escolakids.com  www.cientic.com  www.notapositiva.com  www.infopedia.pt

 Matias, Osrio; Martins, Pedro. Biologia 12. Porto: Areal Editores, 2009

You might also like