You are on page 1of 41

Acstica

Acstica
Acstica o estudo das ondas sonoras; Ondas sonoras so mecnicas, longitudinais tridimensionais; Ondas sonoras no se propagam no vcuo;
V
Orelha Tmpano Nervo

Vibrao

P Fonte oscilando com freqncia f Compresso Rarefao


Crebro

Acstica

A Freqncia do Som

Infra-som: sons com freqncias abaixo de 20Hz. No perceptvel ao ser humano; Ultra-som: sons com freqncias acima de 20000Hz. No perceptvel ao ser humano; Som audvel: sons com freqncias perceptveis ao ser humano (20Hz a 20000Hz)
Infra-som Som audvel Ultra-som f (Hz) 0 20 20.000

Acstica

A Velocidade do Som

As ondas sonoras propagam-se em meios slidos, lquidos e gasosos, com velocidades que dependem das diferentes caractersticas dos materiais. De um modo geral, as velocidades maiores ocorrem nos slidos e as menores, nos gases. A 20C, o som propaga-se no ferro slido a 5100m/s, na gua lquida a 1450m/s e no ar a 343m/s.

V Sl . " VLq . " VGas .


o Densidade velocidade o

Acstica

A Altura do Som

qualidade que permite diferenciar um som de alta freqncia (agudo) de um som de baixa freqncia (grave). A altura do som depende apenas da freqncia. Som alto - Freqncia maior - som agudo Som baixo - Freqncia menor - som grave As notas musicais possuem alturas sonoras diferentes, isto , cada nota possui uma freqncia caracterstica.

Acstica

A Intensidade do Som

qualidade que permite diferenciar um som forte de um som fraco. A intensidade do som est relacionada com energia que a onda transfere e com a amplitude da onda.

Um som de maior volume

Uma onda sonora de maior amplitude.

Maior transporte de energia pela onda

Som de maior intensidade

Intensidade do Som
Intensidade fsica:
E I ! A (t
A = rea E = Energia (t = tempo

E ! P ! Potncia (t

P I ! A

P constante AqIo

Unidade no SI:
J m2 s
W m2

Intensidade do Som
Mnima intensidade fsica ou limiar de audibilidade (Io): o menor valor da intensidade fsica ainda audvel, vale:
I o ! 10 12 W m2

Mxima intensidade fsica ou limiar de dor (Imx): o maior valor da intensidade fsica suportvel pelo ouvido, vale:
I mx ! 1 W m2

Intensidade do Som
Intensidade auditiva ou nvel sonoro ( F ):
I F ! 10 log Io

A unidade de nvel sonoro, para a equao dada, o decibel (dB). Um ambiente com:

I o ! 10

12

W m Fo ! 0dB
2

40dB calmo; 60dB barulhento mais de 80dB j constitui poluio sonora.

I Mx ! 1W m FMx ! 120dB

Acstica

O Timbre do Som

Qualidade que permite diferenciar duas ondas sonoras de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes distintas. O timbre est relacionado forma da onda emitida pelo instrumento.
Diapaso

Flauta Violino Voz (letra a) Clarineta

Reflexo do Som
Persistncia acstica : menor intervalo de tempo para que dois sons no se separem no crebro. A persistncia acstica do ouvido humano de 0,1s. Um ouvinte consegue distinguir dois sons distintos desde que os receba em intervalos de tempo maiores (ou iguais) a 0,1s. Esse fato possibilita ao observador perceber o fenmeno da reflexo do som em trs nveis: eco, reverberao e reforo.

Reflexo do Som
(t=intervalo de tempo para que o som que foi emitido pelo observador e refletido seja recebido pelo mesmo.
t $ 0s (t

Eco: ocorre quando (t u 0,1s. O observador ouve separadamente o som direto e o som refletido. Reverberao: ocorre quando (t < 0,1s. H um prolongamento da sensao auditiva. Reforo: ocorre quando (t $ 0s. H somente um aumento da intensidade sonora.

Freqncias Naturais e Ressonncia


Batendo-se numa das hastes do diapaso, as duas vibram com determinada freqncia (normalmente, 440Hz). Essa a freqncia natural (ou prpria) do diapaso.

diapaso

Todos os corpos possuem uma freqncia prpria (prdio, ponte, copo, etc.).

Exemplo de Ressonncia

A ponte de Tacoma Narrows entrou em ressonncia, provocada pela vibrao dos cabos metlicos existentes em sua estrutura. Suas amplitudes de oscilao aumentaram a ponto de provocar sua runa

Cordas Vibrantes
Quando uma corda, tensa e fixa nas extremidades, posta a vibrar, originam-se ondas transversais que se propagam ao longo do seu comprimento, refletem-se nas extremidades e, por interferncia, ocasionam a formao de ondas estacionrias. A corda, vibrando estacionariamente, transfere energia ao ar em sua volta, dando origem s ondas sonoras que se propagam no ar. A freqncia dessa onda igual freqncia de vibrao da corda. Assim, uma corda vibrante (ou corda sonora) uma fonte sonora.

Corda Vibrante
2L Pn ! n V f ! P V fn ! n 2 L
L

P1 L ! 1 2 2 L P1 ! 1 L ! 2 P2 2 2 L P2 ! 2

1o harmnico

f n ! n f1
n= freqncia de vibrao f= 1; 2; 3.... representa o nmero do harmnico; da da corda = freqncia onda sonora produzida pela V= velocidade da onda na mesma. corda; P= comprimento de onda da onda na corda;

2o harmnico

P3 L ! 3 2 2 L P3 ! 3

3o harmnico

Exemplos de Cordas Vibrantes

No violo todas as cordas so de mesmo tamanho, Na harpa todas as cordas so da mesma espessura, mas possuem espessuras diferentes para possibilitar sons tamanhos diferentes para diferentes (mesma Trao mesma V o L of f q). (mesmo L corda fina V ; o).

Tubos Sonoros
Se uma fonte sonora for colocada na extremidade aberta de um tubo, as ondas sonoras emitidas iro superpor-se s que se refletirem nas paredes do tubo, produzindo ondas estacionrias com determinadas freqncias. Uma extremidade aberta sempre corresponde a um ventre (interferncia construtiva) e a fechada, a um n (interferncia destrutiva).

Tubos Sonoros
P2 /2 P1 /2

Tubo Aberto
P3 /2

2L Pn ! n V f ! P V fn ! n 2 L f n ! n f1

P3 /2

P2 /2 P3 /2

P1 L ! 1 2 2 L P1 ! 1

P2 L ! 2 2 2 L P2 ! 2

P3 L ! 3 2 2 L P3 ! 3

n= 1; 2; 3...representa o nmero do harmnico

Exemplos de Tubos Abertos


No trompete e no berrante o som produzido pelos lbios do executante; Nos instrumentos de madeira, com o obo, o som produzido pela palheta; Na flauta transversal e nos tubos de rgo o som produzido por uma aresta em forma de cunha que intercepta o sopro.

Tubos Sonoros

Tubo Fechado
P3 /4 P5 /4 P5 /4

4 L Pn ! n V f ! P V fn ! n 4 L

P1 /4

P3 /4

P5 /4 P5 /4

P3 /4

P5 /4

f n ! n f1

P1 4 4 L P1 ! 1 L ! 1

L ! 3

P3 4 4 L P3 ! 3

L ! 5

P5 4 4 L P5 ! 5

No tubo fechado, n=1 ; 3 ; 5 ... obtm-se freqncias representa o nmero naturais apenas dos do harmnico. harmnicos mpares.

Exemplo de Tubos Fechados


A freqncia do som emitido por um tubo sonoro depende do comprimento do tubo

Efeito Doppler
O efeito Doppler, para ondas sonoras, constitui o fenmeno pelo qual um observador percebe uma freqncia diferente daquela emitida por uma fonte, devido ao movimento relativo entre eles (observador e fonte). o que acontece quando uma ambulncia, com sua sirene ligada, passa por um observador (parado ou no). Enquanto a ambulncia se aproxima, a freqncia por ele percebida maior que a real (mais aguda); mas, medida que ela se afasta, a freqncia percebida menor (mais grave).

Observador em Repouso e fonte em movimento


Fonte aproxima-se do observador O1: haver um encurtamento aparente do comprimento de onda P1, em relao ao P normal. A freqncia percebida pelo observador ser maior que a freqncia real da fonte. Fonte afasta-se do observador O2, haver um alongamento aparente do comprimento de onda P2, em relao ao P normal. A freqncia percebida pelo observador ser menor que a freqncia real da fonte.

O2
V

O1

Observador em Repouso e fonte em movimento


Para o observador O1, que se aproxima de F, haver um maior nmero de encontros com as frentes de onda, do que se estivesse parado. A freqncia por ele percebida ser maior que a normal. Para o observador O2, que se afasta de F, haver um menor nmero de encontros com as frentes de onda, do que se estivesse parado. A freqncia por ele percebida ser menor que a normal.
V V

F O1 V=0 O2

Efeito Doppler - Concluso


Movimento de aproximao entre fonte e observador:

f RECEBIDA " f EMITIDA


Movimento de afastamento entre fonte e observador:

f RECEBIDA

f EMITIDA

Exerccios
2. (PUC-RS) Quanto a sua natureza e forma de propagao, as ondas podem ser classificadas em eletromagnticas ou mecnicas, de longitudinais ou transversais. Uma das evidncias que as ondas sonoras so longitudinais que elas no sofrem: a) b) c) d) e) reflexo. refrao. interferncia. polarizao. difrao. Alternativa D

Exerccios
3. (Unirio) Dois operrios, A e B, esto parados no ptio de uma fbrica. Em certo instante, a sirene toca. O operrio B ouve o som da sirene 1,5 s aps o operrio A t-lo ouvido. Considerando a velocidade do som constante e de mdulo 340 m/s, a distncia, em metros, entre os dois operrios :

Soluo - 3
VSom A (tSom B

( t Som ! 1,5s Dados Som ! 340 m s V !? d

VSom

d d ! 340 ! (t Som 1,5 d ! 510m


Alternativa C

Exerccios
4. (FEI-SP) Quando uma onda sonora atinge uma regio em que a temperatura do ar diferente altera-se: a) b) c) d) e) a freqncia. o comprimento de onda. o timbre. a intensidade do som. a altura do som. f constante Temperatura varia Densidade varia V e P variam

Alternativa B

Exerccios
6. (Fatec-SP) Quando uma onda sonora peridica se propaga do ar para a gua: a) b) c) d) e) o comprimento de onda aumenta. o comprimento de onda diminui. a freqncia diminui. f constante a velocidade diminui. Densidade aumenta nda. V e P aumentam Alternativa A

Exerccios
7. Uma pessoa em P1 emite um som que alcana o ouvido de outra pessoa, situada em P2, no fundo do mar. Qual dos caminhos mostrados na figura deste problema poderia representar a trajetria seguida pela onda sonora de P1 at P2? P1AP2. f constante P1BP2. Densidade aumenta P1CP2. V e P aumentam P1DP2. ngulo aumenta P1EP2. Afasta da normal Alternativa D

a) b) c) d) e)

Exerccios
8. (Fafeod-MG) Uma pessoa, a 680m de distncia de um obstculo refletor, d um grito e ouve o eco de sua voz. A velocidade do som no ar de 340m/s. O tempo gasto entre a emisso do som e o momento em que a pessoa ouve o eco, em segundos, igual a: um valor que no pode ser calculado com os dados fornecidos. 1 Distncia percorrida pelo som d= 2v680= 1360m 2 Velocidade do som = 340m/s 4 8 d 1360

a) b) c) d) e)

Alternativa D

V !

(t

(t !

340

(t ! 4 s

Exerccios
9. (UFU-MG) Um estudante de Fsica se encontra a uma certa distncia de uma parede, de onde ouve o eco de suas palmas. Desejando calcular a que distncia se encontra da parede, ele ajusta o ritmo de suas palmas at deixar de ouvir o eco, pois este chega ao mesmo tempo que ele bate as mos. Se o ritmo das palmas de 30 palmas por minuto e a velocidade do som de aproximadamente 330m/s, a sua distncia da parede de:
Freqncia das palmas f=30 palmas/min Velocidade do som = 330m/s Intervalo de tempo entres as palmas (T) = tempo de eco ((t)

Exerccios

Soluo 9

Freqncia das palmas f=30 palmas/min Velocidade do som = 330m/s Intervalo de tempo entres as palmas (T) = tempo de eco ((t)
f ! 30 palmas 30 palmas 1 ! f ! palmas s 1 min 60s 2 1 1 T ! ! T ! 2s f 12 T ! (t ! t IDA  tVOLTA t IDA ! 1s V ! d t IDA 330 ! d 1

d ! 330m

Alternativa C

Exerccios
15. (FEI-SP) Um jornal publicou, recentemente, um artigo sobre o rudo e sua influncia na vida dos seres vivos. Esse artigo comentava, por exemplo, que, se uma vaca ficasse passeando pela Avenida Paulista durante um certo tempo, ela no daria mais leite, e uma galinha deixaria de botar ovos. Considerando Io=1012W/m2, num local onde o rudo atinge 80dB, a intensidade sonora, em W/m2, : Alternativa A
I I I F ! 10 log 80 ! 10 log 12 log 12 ! 8 Io 10 10 I ! 10 8 I ! 10 8 10 12 I ! 10  4 W m 2 10 12

Exerccios
a) b) c) d) e) (PUC-MG) A figura ao lado mostra uma corda vibrando no estado estacionrio. A afirmativa incorreta : O comprimento de onda 120 cm. A corda vibra no terceiro harmnico. A distncia entre um ventre e um n consecutivo 30cm. O ponto P da corda vibra em movimento harmnico simples. Se a velocidade de propagao vale 7,2m/s, a freqncia de vibrao vale 8,64Hz.
1,80m P

Exerccios
Pela figura temos: L=1,80m (comprimento da corda) n=3 (Terceiro harmnico)
1,80m P

0,3m

2L 2 1,8 Pn ! P3 ! P3 ! 1,2m 3 n
V 7,2 f3 ! 3 f 3 ! 6Hz fn ! n 2L 2 1,8

ventre n 0,60m

Alternativa E

Exerccios
(FuvestSP) Um msico sopra a extremidade aberta de um tubo de 25cm de comprimento, fechado na outra extremidade, emitindo um som na freqncia f =1700Hz. A velocidade do som no ar, nas condies do experimento, V=340m/s . Dos diagramas abaixo, aquele que melhor representa a amplitude de deslocamento da onda sonora estacionria, excitada no tubo pelo sopro do msico, :
25cm 20cm 15cm 10cm 5cm 0cm

a)

b)

c)

d)

e)

Alternativa E

Exerccios
(U. Amazonas-AM) Para medir a freqncia de uma onda sonora, utiliza-se um tubo de seco reta circular, provido de um mbolo, contendo partculas leves que acompanham as vibraes da onda, indicando a formao de ventres e ns. A figura abaixo mostra a situao em que a posio do mbolo permite a formao de ondas estacionrias no interior do tubo. Considerando a velocidade do som no ar, dentro do tubo, 340m/s e o comprimento efetivo do tubo 60cm, a freqncia do som, em Hz, :
Alto-falante

mbolo 60cm

Soluo
Pela figura: terceiro harmnico V=340m/s L = 60cm = 0,6m Terceiro Harmnico
Alto-falante

Alternativa C

mbolo 60cm

V 340 f3 ! 3 f 3 ! 425Hz fn ! n 4 L 4 0,6

You might also like