You are on page 1of 19

O CONTEXTO DE JUSTIFICAO CINCIA E CONSTRUO VALIDADE E VERIFICABILIDADE DAS HIPTESES

. O problema da demarcao consiste em saber: o que separa (distingue) as teorias / hipteses cientficas das no cientficas?.

. A soluo do problema da demarcao ter de passar apresentao de um critrio de cientificidade, isto , linha que demarque claramente a fronteira entre teoria com estatuto cientfico de uma que no o tenha exemplo, o que separa a astronomia da astrologia).

pela uma uma (por

A RESPOSTA AO PROBLEMA DA DEMARCAO: CIENTIFICIDADE

CRITRIOS

DE

I - O CRITRIO POSITIVISTA DA VERIFICABILIDADE O critrio da verificabilidade foi proposto pelos filsofos do positivismo lgico, um movimento filosfico radicalmente empirista, e que exerceu a sua influncia na filosofia da cincia durante a primeira parte do sculo XX. Para os positivistas, o critrio da verificabilidade consiste no seguinte: uma teoria cientfica se composta por proposies empiricamente observveis, isto , proposies cujo valor de verdade possa ser estabelecido atravs da observao emprica
3

Exemplos de proposies empiricamente verificveis:


a) algumas algas so azuis; b) o planeta Jpiter tem satlites; c) h algas noutros planetas.

- A proposio a) verificvel atravs da observao quotidiana. - A proposio b) foi confirmada por Galileu aps a inveno do telescpio. - A proposio c) pode vir a ser confirmada por observao. *Assim, para que uma proposio obedea ao critrio de verificabilidade basta que, em princpio, o seu valor de verdade possa ser determinado atravs da observao.
4

ANLISE CRTICA AO CRITRIO DA VERIFICABILIDADE: A OBJECO DAS LEIS DA NATUREZA 1. Como j vimos anteriormente, o conhecimento cientfico expressa-se em leis cientficas. Uma lei cientfica um princpio universal, expresso numa proposio universal (ex.: Todos os A so B / Todo o cobre dilata sob a aco do calor), que se aplica a todos os casos nela contidos. 2. Ora, as proposies universais, como as leis da natureza, no so verificveis empiricamente, porque isso implica observar todo e cada um dos casos nelas contidos. 3. Em consequncia, e aplicando o critrio positivista da verificabilidade, as leis da natureza no podem ser consideradas cientficas. 4. Por isso, o critrio da verificabilidade parece ser insatisfatrio como critrio de demarcao entre o que e no 5 cientfico.

II - O CRITRIO POPPERIANO (de Karl Popper) DA FALSIFICABILIDADE 1. O critrio da falsificabilidade foi proposto por Karl Popper, um dos crticos do positivismo lgico, e que procurou resolver o problema da demarcao. 2. Para Popper, o critrio da falsificabilidade consiste no seguinte: uma teoria cientfica se for empiricamente falsificvel 2.1. Tal no significa que uma teoria possa ser falsa, mas que possa ser possvel refut-la atravs de dados empricos. Assim, a formulao completa do critrio de falsificabilidade consiste no seguinte: uma teoria cientfica se for empiricamente falsificvel, ou seja, se, e somente se, for possvel refut-la por contraste com algumas observaes possveis
6

2.2. Exemplos de proposies falsificveis:


a) amanh vai chover; b) todo o cobre dilata quando aquecido; c) todos os corvos so negros. - A proposio a) ser refutada se no chover amanh. - A proposio b) ser refutada se ocorrer uma excepo ao princpio - O mesmo acontecer com a proposio c). * Assim, uma lei cientfica pode no ser confirmada, mas ser mantida como verdadeira (para Popper, verosmil) enquanto no for falsificada.
7

2.3. Uma teoria ser tanto ou mais cientfica quanto maior for o seu grau de falsificabilidade, pois maior contedo informativo sobre a realidade ter. 2.3.1. Exemplos de proposies com um contedo informativo crescente (maior grau de falsificabilidade): a) amanh vai chover; b) amanh vai chover da parte da tarde; c) amanh vai chover das quatro s seis da tarde. 3. Por excluso, no so cientficas todas as teorias que no possam ser falsificveis (as teorias irrefutveis), com baixo grau informativo sobre a realidade. 3.1. Exemplos de proposies no falsificveis (no refutveis) a) amanh ou vai chover ou no vai chover; b) o lince foi criado pelos deuses da floresta; c) os nativos de Sagitrio so mais tmidos. 8

VALIDADE E VERIFICABILIDADE DAS HIPTESES II - O PROBLEMA DO MTODO CIENTFICO

Documento n. 20

A. Apesar de nas vrias cincias se aplicarem metodologias diferentes, existe um conjunto de procedimentos de construo do conhecimento cientfico comuns, que nos permitem falar em mtodo cientfico. B. O problema do mtodo cientfico envolve as seguintes questes: * qual o ponto de partida das teorias cientficas? * como se chega formulao das teorias cientficas? * podem as teorias cientficas ser verificadas (justificadas indubitavelmente)? C. Na resposta a estas questes vamos comparar, e avaliar, duas perspectivas sobre o mtodo da cincia (o indutivismo de Auguste Comte e e o falsificacionismo de Karl Popper) que do respostas muito diferentes a estas trs perguntas.

A. A CONCEPO POSITIVISTA DA CINCIA E O MTODO INDUTIVOEXPERIMENTAL (INDUTIVISMO)

- concepo positivista da verificabilidade das hipteses cientficas est associada uma concepo indutivoexperimental do mtodo cientfico que foi proposta por Augusto Comte. - A perspectiva indutivista do mtodo cientfico assenta no processo de induo generalizante e preditiva. Um cientista indutivista defende que o processo de construo de uma teoria cientfica se desenvolve em trs momentos fundamentais: 1. Registo e classificao de factos empricos o cientista comea por observar, registar e catalogar um grande nmero de factos, sem estar influenciado por qualquer expectativa, hiptese ou teoria anteriormente formulada;
10

A. A CONCEPO POSITIVISTA DA CINCIA E O MTODO INDUTIVOEXPERIMENTAL (INDUTIVISMO)

2. Formulao de uma teoria (hiptese) por generalizao emprica a partir da anlise cuidada dos factos registados, o cientista formula princpios gerais por um processo de inferncia indutiva generalizante; 3. Aplicao da teoria a novos factos empricos tendo em vista a sua confirmao por processos de novas observaes, com frequncia com recurso experimental (experimentao), o cientista procura novos dados que confirmem a teoria.

11

A. 1. OBJECES CONCEPO INDUTIVISTA DO MTODO CIENTFICO E A CRISE DA CONCEPO POSITIVISTA DA CINCIA 1 OBJECO AO PRIMEIRO MOMENTO A observao no o primeiro momento do mtodo cientfico, porquanto todo o cientista parte de um problema, que pode, numa primeira fase, ser uma questo simples. 2 OBJECO AO PRIMEIRO MOMENTO Nenhuma observao cientfica pura e neutra, porque: - toda a observao cientfica implica uma seleco dos dados empricos feita a partir dos interesses do cientista e do problema por ele formulado; - toda a observao implica uma interpretao, pelo que o cientista no se limita a registar a informao; toda a informao, empiricamente recolhida por observao, interpretada luz de teorias j previamente formuladas.
12

3 OBJECO OBJECO AO SEGUNDO MOMENTO - A generalizao indutiva logicamente inconsistente e coloca em causa o carcter preditivo do conhecimento cientfico. a) o problema lgico da induo foi originalmente formulado por David Hume (filsofo do sculo XVIII); b) Hume colocou em causa a legitimidade das leis cientficas ao mostrar que no h legitimidade lgica em passar de proposies particulares (baseadas na observao de alguns casos) para proposies universais (que englobem todos os casos), j que o nexo lgico da inferncia no obrigatrio, mas apenas provvel; c) a lei cientfica, enquanto proposio universal, fundamenta o carcter preditivo do conhecimento cientfico; ora, se se coloca em causa a legitimidade das leis cientficas, tambm se coloca em causa a legitimidade das previses cientficas.
13

B. O FALSIFICACIONISMO DE KARL POPPER CONJECTURAS E REFUTAES 1. Partindo do critrio de falsificabilidade, Popper props uma perspectiva do mtodo cientfico que se ope ao indutivismo (mtodo indutivo-experimental). (ver texto 7, pp. 215 do manual) 2. De acordo com a teoria de Popper, conhecida por fasificacionismo, uma teoria cientfica desenvolve-se em trs momentos principais: 1. Formulao de um problema toda a investigao comea com a formulao de um problema, que pode ter como ponto de partida uma teoria cientfica, filosfica ou do senso comum; 2. Apresentao da teoria como hiptese ou conjectura Aps a formulao do problema, o cientista formula uma conjectura terica que pretende ser uma resoluo para o problema colocado;
14

3. Tentativas de refutao da teoria atravs de testes experimentais Neste momento a conjectura sujeita a testes, os quais se realizam em duas fases: a) em primeiro lugar, necessrio deduzir previses empricas a partir da teoria, isto , inferem-se consequncias que logicamente derivam do que est definido na teoria; b) em segundo lugar, criam-se condies para observar se as previses acontecem, recorrendo-se, por vezes, experimentao, isto , elaborao de dispositivos que tm como objectivo verificar se as consequncias previstas ocorrem.

15

No teste da teoria, Popper aplica o seu critrio de falsificabilidade: - uma teoria cientfica nunca poder ser verificada (confirmada a sua verdade), mas apenas refutada (falsificada); - se uma teoria resistir a todos os testes de falsificao, isso no significa que verdadeira, mas apenas que mais verosmil que outras teorias; - assim, para Popper todo o conhecimento cientfico falvel e pode ser substitudo por teorias mais verosmeis (que resistem melhor falsificabilidade).

16

ANLISE CRTICA DA POSIO DE POPPER

- Ao substituir o princpio da verificabilidade pelo princpio da falsificabilidade, Popper faz assentar a produo do conhecimento cientfico numa lgica cientfica completamente diferente daquela que ainda muito comummente aceite pelo senso comum.

- Toda a teoria cientfica uma hiptese, uma conjectura que pode ter uma maior ou menor grau de corroborao. As teorias mais corroboradas so as que melhor resistiram aos testes empricos. H assim, uma espcie de concepo evolucionista das teorias cientficas: por ensaio e erro vo sobrevivendo as melhores teorias e vo sendo eliminadas as piores teorias. - Para Popper a verdade do conhecimento cientfico nunca pode ser assegurada, pelo que, para o autor, no possvel sustentar uma posio dogmtica sobre o conhecimento cientfico.
17

- Para Popper tudo a que a cincia pode aspirar a

verosimilhana. Uma teoria cientfica apenas pode ser mais verosmil do que outra. Assim, um cientista pode ter provas de que a teoria A mais verdadeira do que a teoria B, mas nunca ter a garantia, a justificao indubitvel, de que a teoria A verdadeira, de que no possa ser refutada por provas futuras. Mas ser que Popper resolve o problema epistemolgico da justificao do conhecimento cientfico que se prope resolver? No est Popper a defender uma forma de cepticismo? - Ser que a posio de Popper efectivamente fundamenta epistemologicamente o trabalho dos cientistas? Ser que uma teoria realmente abandonada sempre que um facto emprico a refuta? - Se a corroborao dedutiva diz sempre respeito ao passado e ao presente, como pode uma teoria cientfica ter aplicabilidade prtica, j que toda a previso implica uma qualquer forma de induo preditiva ou amplificante?

18

Bibliografia de referncia disponvel na Biblioteca: - ECHEVERRA, Javier (2003) Introduo metodologia da cincia. Coimbra: Almedina. - POPPER, Karl (2005). A lgica da pesquisa cientfica. Lisboa: Ed. 70, pp.27-29 e 33-34. - RUSE, Michael (2002). O Mistrio de Todos os Mistrios. Lisboa: Gradiva, pp. 29 a 52.

19

You might also like