You are on page 1of 29

Capacitao ACSR 2011

Ministrio do Servio

DICONATO

Desafios e Tendncias

Diconos para o sculo 21

Dicono equipado

Introduo

Perguntas: Como meu ministrio pode ser uma bno? Como posso lidar com as pessoas? Como evitar magoar as pessoas e ao mesmo tempo desempenhar meu trabalho? Como servir aos outros ministrios sem me sobrecarregar?

Segredo em trs passos

Entender o Ser Humano

Buscar o modelo Bblico

Comunho e Misso

Etapas para o desenvolvimento do ministrio do servio

Entender o ser humano

Objeto do nosso servio

Tudo comea com a equipe de Diconos

Que lies podemos tirar deste vdeo para o ministrio do diaconato?

Que tipo de dicono voc ?

Autoritrio; Liberal; Desconfiado; Confivel; Organizado; Desorganizado.

Entender como as pessoas chegam a igreja

Cansadas e estressadas; Buscando conforto e esperana; Esperando receber amor e amizade.

Pesquisa do perfil dos que chegam a igreja

Levando em considerao que: Os diconos muitas vezes ajudam na recepo; Orientam e lidam com as pessoas; importante ento saber o que traz as pessoas igreja. Pesquisa:

Busca da verdade 11%

Sentimento de vazio 11%

Sentimento de culpa e temor 10%

Crise pessoal 17%

Busca de comunidade 18%

Visita igreja, programas, eventos 19%

Outros motivos 14%

Para pensar:

Muitas almas tem sido desviadas para uma direo errada, e assim perdidas para a causa de Deus, devido falta de habilidade e sabedoria por parte do obreiro Obreiros Evanglicos, p. 119

Buscar o modelo bblico

A base do nosso servio

Caractersticas bblicas dos Diconos


xodo 18:21-22; I Timteo 3; Atos 6:1-4

Boa reputao Cheio do Esprito Santo Cheio de Sabedoria Capazes Tementes a Deus Homens de Verdade Que aborream a avareza No seja nefito Irrepreensveis Marido de uma s mulher

Governe bem seus filhos e sua casa Temperante Sbrio e modesto Hospitaleiro Apto para ensinar No violento Inimigo de contendas

O que um dicono no deve fazer

Presidir nenhum dos ritos da igreja (Batismo, casamento, dedicao de crianas, Santa Ceia) Presidir nenhuma reunio administrativa da igreja. Oficiar no recebimento ou transferncia de membros. Atuar como dicono a no ser na igreja que o elegeu. Atuar como dicono ordenado nos grupos. (Santa Ceia).

Deveres dos diconos

Ajudar nos cultos e Reunies. Cuidar dos enfermos e dos pobres. Preparativos para as cerimnias batismais. Ajudar na cerimnia da comunho. Auxiliar os pastores e ancios. Deve ser ordenado por um pastor ordenado O chefe dos diconos membro da comisso da igreja. Cuidar das necessidades individuais. Cuidar da propriedade da igreja. Cuidar dos interesses financeiros.

Deveres dos diconos

Ter autorizao da comisso da igreja para as despesas. Entregar ao tesoureiro as contas de gua, luz, etc. Recepcionar membros e visitantes. Visitar os membros ativos, ausentes e necessitados. Auxiliar nas cerimnias: batismais, santa ceia e ofertrio. Evangelizar. - Manual da Igreja, pgs. 55-57.

Comunho e misso

A quem servimos: Jesus

Como vai a nossa comunho diria com Deus

No adianta servir a obra do Senhor e no servir o senhor da obra. Fazer o que sabemos que temos que fazer: Comear o dia com Deus. Seguir o lema: Mais de Cristo, mais para Cristo .

Mais de Cristo, mais para Cristo

A palavra mais um advrbio que denota intensidade e crescimento. No latim temos a expresso plus ultra que significa mais alm . Mais orao... Mais estudo da Bblia... Mais poder do Esprito Santo... Mais testemunho...

Ellen White, E Receberei Poder, pg. 311.

O Esprito de Deus est impressionando o corao dos homens, e os que so sensveis a Sua influncia tornarse-o luzes no mundo. Em toda parte, eles so vistos saindo para comunicar a outros a luz que receberam, como sucedeu aps a descida do Esprito Santo no dia de Pentecostes. E ao deixarem sua luz brilhar, recebem mais e mais do poder do Esprito. A Terra iluminada com a glria de Deus .

1 Tessalonicenses 4:10

Contudo, vos exortamos, irmos, a progredirdes cada vez mais .

Ministrio do Servio

DICONATO Que Deus te abenoe muito!

You might also like