You are on page 1of 29

O idealizador do comunismo

Economista, filsofo e socialista alemo, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Maro de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenas da filosofia da natureza de Demcrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redao do Jornal Renano em Colnia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades.

Idealizador de uma sociedade com uma distribuio de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionrio socialista alemo Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, comeo de uma amizade ntima durante a vida toda. Foi, no ano seguinte, expulso da Frana, radicando-se em Bruxelas e participando de organizaes clandestinas de operrios e exilados.

Para ele o capitalismo era o principal responsvel pela desorientao humana. Ele defendia a idia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propsito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a caracterstica abusiva deste sistema que, para ele, era o maior responsvel pelas crises cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenas sociais.

Sobre a crtica da Filosofia do direito de Hegel, em 1844, primeiro esboo da interpretao materialista da dialtica hegeliana; os Manuscritos Econmico-Filosficos, redigidos em 1844 e deixa-os inacabados. O Manifesto Comunista em 1848, com a cola os Manuscritos Econmico-Filosficos O Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia;

Sua filosofia era o materialismo dialtico, baseado em Demcrito e Epicuro sobre o materialismo e em Herclito sobre a dialtica (do grego, dois logos, duas opinies divergentes), Marx defende o materialismo dialtico, tentando superar o pensamento de Hegel e Feuerbach.

A dialtica marxista postula que as leis do pensamento correspondem s leis da realidade. A dialtica no s pensamento: pensamento e realidade a um s tempo. Mas, a matria e seu contedo histrico ditam a dialtica do marxismo: a realidade contraditria com o pensamento dialtico. A contradio dialtica no apenas contradio externa, mas unidade das contradies, identidade. Os momentos contraditrios so situados na histria com sua parcela de verdade, mas tambm de erro; no se misturam, mas o contedo, considerado como unilateral recaptado e elevado a nvel superior.

indispensvel segundo Marx, compreender a realidade histrica em suas contradies, para tentar super-las dialeticamente. A dialtica apregoa os seguintes princpios: tudo relaciona-se; tudo se transforma; as mudanas qualitativas so conseqncias de revolues quantitativas; a contradio interna, mas os contrrios se unem num momento posterior: a luta dos contrrios o motor do pensamento e da realidade; a materialidade do mundo; a anterioridade da matria em relao conscincia; a vida espiritual da sociedade como reflexo da vida material.

O materialismo dialtico uma constante no pensamento do marxismo-leninismo (surgido como superao do capitalismo, socialismo, ultrapassando os ensinamentos pioneiros de Feuerbach). Ele criticava o positivismo, e defendia a idia de que toda desigualdade social era advinda do meio, do capitalismo incessante.

Chamado o mais sbio dos santos e o mais santo dos sbios!

Nasceu Toms em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campnia, da famlia feudal dos condes de Aquino. Era unido pelos laos de sangue famlia imperial e s famlias reais de Frana, Siclia e Arago. Recebeu a primeira educao no grande mosteiro de Montecassino, passando a mocidade em Npoles como aluno daquela universidade.

Em 1252 Toms voltou para a universidade de Paris, onde ensinou at 1269, quando regressou Itlia, chamado corte papal. Em 1269 foi de novo universidade de Paris, onde lutou contra o averrosmo de Siger de Brabante; em 1272, voltou a Npoles, onde lecionou teologia. Dois anos depois, em 1274, viajando para tomar parte no Conclio de Lio, por ordem de Gregrio X, faleceu no mosteiro de Fossanova, entre Npoles e Roma. Tinha apenas quarenta e nove anos de idade.

De esprito dcil e penetrante, de fcil e segura memria, de perfeita pureza de costumes, levado unicamente pelo amor da verdade, cheio de cincia divina e humana, justamente comparado com o sol, aqueceu a terra com a irradiao de suas virtudes e encheu-a com o resplendor de sua doutrina.

Sentenas de Pedro Lombardo, obra composta entre 1150 e 1152; Suma contra os Gentios em 1156; Em 1268 iniciou a Suma Teolgica; Alm destes trabalhos citados, Toms escreveu inmeras Questes como sobre a Verdade, a Alma, o Mal, a Beatitude e vrios Opsculos Filosficos sobre assuntos diversos como O Ente a Essncia, Sobre as Falcias. Deixou ainda comentrios a respeito das obras de Aristteles e outros escritos filosfico-sociais.

As obras do Aquinate podem-se dividir em quatro grupos: 1. Comentrios: lgica, fsica, metafsica, tica de Aristpseudo-areopagitateles; Sagrada Escritura; a Dionsio; aos quatro livros das sentenas de Pedro Lombardo. 2. Sumas: Suma Contra os Gentios , baseada substancialmente em demonstraes racionais; Suma Teolgica , comeada em 1265, ficando inacabada devido morte prematura do autor. 3. Questes: Questes Disputadas (Da verdade , Da alma , Do mal , etc.); Questes vrias . 4. Opsculos: Da Unidade do Intelecto Contra os Averrostas ; Da Eternidade do Mundo , etc.

Toms de Aquino acentuou a diferena entre a Filosofia, que estuda todas as coisas pelas ltimas causas atravs da luz da razo, e a Teologia, cincia de Deus luz da revelao. Mostrou que o homem o ponto de convergncia de toda a criao e que nele se encerram, de certo modo, todas as coisas. Ensinou que h uma unio substancial entre a alma e o corpo. Isto o fundamento maior da dignidade da pessoa humana. Esta um corpo que est enformado por uma alma ou uma alma a enformar um corpo.

Defendeu o livre arbtrio, ou seja, a liberdade da vontade humana para aderir ao bem ou ao mal, donde a responsabilidade moral do homem. Da a sano da lei: prmio para as boas aes e punio para os atos maus. Para ele a morte determina para sempre a alma humana quer na desordem e na infelicidade, quer na ordem e na felicidade, como est na Bblia. O conhecimento, ensinava Toms, tem a primazia sobre a ao, pois nada pode ser amado se no for conhecido primeiro.

Toms fora dos momentos de debates acadmicos e das conversaes atinentes a assuntos srios, era calado, reservado. Alm disto no apreciava perder tempo com conversas inteis. Por isto um de seus colegas o chamou de o boi mudo.

Segundo Toms de Aquino, por ser racional, o homem conhece a lei natural, ou seja, est plenamente capacitado para saber que se deve fazer o bem e evitar o mal. Trata-se da participao da lei eterna pelo homem dotado de inteligncia. A lei eterna outra coisa no seno o plano racional de Deus, isto , a ordem existente no universo todo. Por esta lei dirige tudo para o seu fim especfico. Alm desta lei eterna e da lei natural, Toms fala da lei humana, ou seja, jurdica. So normas feitas pelos homens para impedir que se pratique o mal. a ordem promulgada por quem tem a responsabilidade pela comunidade.

A metafsica tomista pode-se dividir em geral e especial. A metafsica geral - ou ontologia - tem como objeto o ser em geral e as atribuies e leis relativas. A metafsica especial estuda o ser em suas grandes especificaes: Deus, o esprito, o mundo. Da temos a teologia racional - assim chamada, para distingui-la da teologia revelada; a psicologia racional (racional, porquanto filosofia e se deve distinguir da moderna psicologia emprica, que cincia experimental); a cosmologia ou filosofia da natureza (que estuda a natureza em suas causas primeiras, ao passo que a cincia experimental estuda a natureza em suas causas segundas).

Em sentido estrito a doutrina de So Toms de Aquino (monge dominicano que viveu no sculo XIII) que, embora tendo a influncia de Aristteles, de Plato e de Santo Agostinho, criou um sistema filosfico e teolgico prprio e original. Este sistema tornou-se de tal modo importante que marcou toda a filosofia medieval. Uma das caractersticas da sua filosofia , antes de tudo, a preocupao com a adaptao e integrao do pensamento de Aristteles no Cristianismo. Deve-se destacar a posio de So Toms relativamente problemtica da relao entre teologia e filosofia (a de saber se uma predomina sobre a outra).

Ele considera-as como duas disciplinas distintas; a teologia tem origem divina e funda-se, portanto, na revelao da verdade aos homens; a filosofia j uma tentativa humana de perceber a verdade atravs da razo. Mas sendo que a verdade s uma, possvel ao homem chegar pela razo, se for bem orientada, verdade que a teologia tem como pressuposto. Se houver contradio entre o resultado da filosofia e a revelao da teologia, o erro s pode estar na primeira e nunca nesta ltima. Assim, entre teologia e filosofia no h qualquer atrito, ambas fitam o mesmo fim: conhecer a verdade, ou seja, conhecer Deus.

Neotomismo um movimento de retorno filosofia tomista da Idade Mdia, resgatada luz de tendncias intelectuais modernas e retomada especialmente a partir de 1879, por influncia de uma encclica do Papa leo XIII. O Neotomismo a corrente filosfica que resgata o Tomismo, filosofia do pensador Santo Toms de Aquino, com o objetivo de resolver problemas contemporneos. Para o Neotomismo, toda a filosofia moderna, a partir de Descartes, constituir-se-ia em erros e equvocos, responsveis pela crise do mundo moderno. Na viso neotomista, inaceitvel privilegiar interesses de ideologias como o neoliberalismo ou comunismo por exemplo, ou instituies como empresas e o governo, em detrimento do direito do ser humano a uma vida digna e tudo que ela acarreta: a liberdade, a sade, o emprego e a habitao.

Seguindo Aristteles, Toms de Aquino considera o Estado como uma necessidade natural. que o homem um ser social e precisa de orientaes para viver em sociedade. Entretanto, Toms de Aquino deixa claro que as leis humanas no podem contradizer a lei natural.

Os discpulos, os seguidores de Toms de Aquino neste final do sculo XX so incontveis. Filsofos talentosos das mais diversas naes encontram em Toms de Aquino elementos valiosos para suas pesquisas. Sertillanges, Maritain, Gilson, GarrigouLagrange, De Finance, Caturelli so alguns entre muitos que manifestam a presena vigorosa do tomismo em nossos dias. No Brasil Fernando Arruda Cmara, notvel filsofo brasileiro, lanou o livro Tomismo Hoje, no qual mostra o grande nmero de tomistas em nossa ptria, entre os quais, se destaquem Maurlio Teixeira Leite Penido, Leonardo Van Acker, Henrique

A existncia de Toms de Aquino foi, sem dvida, uma aventura divina.

Toms reuniu suas doutrinas, como membros dispersos deum mesmo corpo; reuniu-as,classificou -as com admirvel ordem, e de tal modo as enriqueceu, que tem sido considerado, com razo, como o prprio defensor e a honra da Igreja.

"A ningum te mostres muito ntimo, pois familiaridade excessiva gera desprezo. "
(So Toms de Aquino)

Thas Francine Pereira Rodrigues RA: AOOCED 8

You might also like