You are on page 1of 14

ADN

(CIDO DESOXIRRIBONUCLEICO)

Armindo Nuno Castro Soares


T. EFA - 11. TAD

O QUE O ADN?

O ADN em portugus: cido desoxirribonucleico; ou DNA, em ingls: deoxyribonucleic acid) um composto orgnico cujas molculas contm as instrues genticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vrus. O seu principal papel armazenar as informaes necessrias para a construo das protenas e ARNs presentes. Os segmentos de ADN que contm a informao gentica so denominados genes. O restante da sequncia de ADN tem importncia estrutural ou est envolvido na regulao do uso da informao gentica.
2

O QUE O ADN?

Por este motivo o ADN muitas vezes descrito como a molcula da vida, na medida em que contm as instrues para a realizao de todos os processos necessrios para o normal funcionamento de um ser vivo.
O ADN tambm responsvel pela transmisso das caractersticas hereditrias de cada ser vivo gerao seguinte.

ESTRUTURA DA MOLCULA DE ADN

A molcula de DNA formada por duas longas cadeias de nucleotdeos.


Quimicamente, o nucleotdeo de DNA constitudo de um grupo fosfato, uma pentose (a desoxirribose) e uma base nitrogenada. Existem quatro subunidades de nucleotdeos de acordo com a base nitrogenada que apresentam: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G). As duas cadeias de nucleotdeos apresentam-se torcidas, formando uma dupla hlice e se ligam por pontes de hidrognio, que ocorrem entre as bases nitrogenadas de cada cadeia, formando uma "escada".

ESTRUTURA DA MOLCULA DE ADN Lateralmente, os nucleotdeos se unem uns aos outros pelos grupos fosfato e pelas pentoses. Observe que as cadeias que constituem a molcula so complementares, isto , o emparelhamento d-se segundo determinado padro, ou seja, a adenina sempre pareia com a timina e a citosina com a guanina. Entre adenina e timina, formam-se sempre duas pontes de hidrognio e entre citosina e guanina trs pontes de hidrognio
5

TRANSFERNCIA DA INFORMAO GENTICA REPLICAO DO DNA

A replicao uma duplicao, graas qual o DNA se propaga nas clulas de gerao em gerao. Primeiro devem ser separadas as cadeias da dupla hlice do DNA preexistente, as quais servem de molde para a construo de cadeias complementares. Uma vez que as cadeias recentemente construdas permanecem com as cadeias-moldes, formam-se duas novas hlices de DNA. atravs da replicao que os seres vivos conseguem dar origem a um novo ser que possui as mesmas caractersticas de quem o originou.

REPLICAO DO DNA MANUTENO DAS CARACTERSTICAS HEREDITRIAS

Portanto a replicao do material gentico importante para todas as formas de vidas conhecidas. Como cada molcula de DNA contem a mesma informao gentica, qualquer uma das duas molculas podem servir como molde por isso a replicao do DNA dita semiconservativa pois conserva 50% do DNA da clula, utilizando uma das fitas com molde para a duplicao. Todas as informaes genticas de um indivduo esto contidas em seus genes, podendo tambm, ser obtidas a partir do produto destes. Essas informaes so hereditrias e nicas, ou seja, no existem duas pessoas que apresentem informaes genticas idnticas, excepto gmeos monozigticos (gmeos idnticos).

INFORMAES GENTICAS

Existem alguns tipos bsicos de testes que podem ser feitos a partir das informaes genticas de um indivduo:

Testes pr-nupciais: podem ser utilizados para identificar se algum membro de um casal saudvel, que planeja ter um filho, portador de uma cpia defeituosa de um gene, e prever a probabilidade de seus filhos ou filhas herdarem o gene defeituoso. Testes pr-natais: Pode ser feito a partir do material gentico colectado do embrio, utilizado para diagnosticar possveis doenas fsicas ou mentais. Testes Preventivos: detectam a doena logo a ps o nascimento, podendo impedir o surgimento das complicaes futuras. O famoso exame do pezinho, que uma prtica rotineira nos hospitais brasileiros, um exemplo.

INFORMAES GENTICAS

Rastreio de doenas de manifestao tardia: detectam doenas possveis de acontecer em adultos com determinada caracterstica gentica. Podem ser preditivos ou diagnsticos. Identificao de identidade: esse tipo de teste utilizado para a identificao de pessoas, tem grande aplicao forense, podendo ser utilizado, tanto para determinar a paternidade de um indivduo, como para identificar um criminoso, uma vtima de acidente ou crime brbaro.

APLICAES

Engenharia Gentica: uma rea relativamente recente, mas com um impacto crescente na pesquisa mdica e farmacutica, produo agrcola e pesquisa fundamental. Actualmente, assiste-se a um grande desenvolvimento na produo e aplicao de uma vasta variedade de novos produtos biolgicos, que no seria possvel sem as tcnicas da biologia molecular e, em particular, da Engenharia Gentica. No campo da medicina, permitiu a produo de hormonas, vacinas e anticorpos recombinantes e a utilizao de tcnicas moleculares no diagnstico de doenas genticas e no estudo de doenas de grande impacto como o cancro e a sida. Na rea da produo agrcola, tem sido possvel criar plantas e animais com caractersticas novas, mais adaptados s limitaes das condies de produo e mais produtivos.

10

APLICAES

Medicina Forense: uma especialidade mdica e Jurdica que utiliza os conhecimentos tcnico-cientficos da Medicina para o esclarecimento de inmeros fatos de interesse jurdico. antropologia forense cuida dos estudos sobre identidade das pessoas e sua identificao, com seus mtodos, processos e tcnicas. sexologia forense cuida dos problemas e questes relativos sexualidade humana normal, patolgica e criminosa. tanatologia cuida do estudo da morte, como das condies do morto, envolvendo fenmenos cadavricos e a causa da morte. traumatologia cuida dos estudos das leses corporais e ofensas sade e os agentes causadores do dano. asfixiologia cuida das asfixias em geral, de interesse mdico-jurdico, como enforcamento, afogamento, soterramento, imerso em gases no respirveis etc.

11

APLICAES

toxicologia cuida do estudo da ao de elementos txicos, custicos que levam ao envenenamento, intoxicao alcolica ou outras drogas laboratoriais. psiquiatria forense cuida do estudo de doenas mentais relacionadas com interesse jurdico e causas de periculosidade, incluindo a Psicologia Forense, que envolve fenmenos afectivos, volitivos e mentais inconscientes que possam influenciar a busca da verdade em relao a testemunhos e confisses. criminologia cuida do estudo das actividades humanas que levam ao cometimento de crimes. vitimologia cuida dos estudos sobre a participao da vtima diante dos crimes e infraces penais. infortunstica - cuida do estudo nos acidentes de trabalho, sobre as doenas profissionais e a higiene e insalubridade nos locais de trabalho.

12

FINALIDADE DO TESTE ADN

Determinao de paternidade: O teste de paternidade ou teste do ADN, consiste na recolha de material da criana para analise do cdigo gentico e comparao com o ADN do pai. Este exame pode ser feito em um laboratrio de gentica humana, e pode ser feito em qualquer idade, ou seja pode se feito quando beb, ou j adulto.
Doenas hereditrias: so um conjunto de doenas genticas caracterizadas por transmitir-se de gerao em gerao, isto de pais a filhos, na descendncia e que se pode ou no manifestar em algum momento de suas vidas. As principais so diabetes, hemofilia, hipertenso, obesidade e as alergias

13

CONCLUSO

O DNA o suporte universal da informao gentica que define as caractersticas de cada organismo vivo.
O DNA o responsvel pela transmisso das caractersticas genticas (cor dos olhos, pele, cabelo, fisionomia, etc) entre os seres vivos. Nos genes esto todas as informaes biolgicas de um organismo, que devem ser passadas para seus descendentes. A privacidade dos resultados obtidos nos testes genticos deve ser mantida, devem ser confidenciais e somente ser divulgados ao indivduo ou a seus familiares mediante prvia autorizao do paciente.
14

You might also like