You are on page 1of 78

DROGAS QUE AFETAM O SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O sistema nervoso central, incluindo os nervos perifricos, constitui o equipamento do organismo para a rpida coordenao de muitas das suas atividades. Estas atividades freqentemente devem estar interligadas e atendem s necessidades do organismo em uma frao de segundo.

DROGAS QUE AFETAM O SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Um exemplo o fechamento extremamente rpido dos olhos que ocorre quando so tocados inadvertidamente, por exemplo, por um gro de poeira. Ns nos movemos segundo a nossa vontade porque enviamos sinais eltricos do sistema nervoso central para nossos msculos esquelticos.

DROGAS QUE AFETAM O SISTEMA NERVOSO CENTRAL


O sistema nervoso composto pelo crebro e medula; juntos eles coordenam muitas funes, tais como a presso sangunea, o ritmo cardaco, a secreo da saliva e do suco gstrico, assim como a temperatura corporal. Alem disso, o crebro serve para estocar conhecimento e proporcionar reaes conscientes e inconscientes aos estmulos e situaes, com base na experincia passada. Nossa conscincia do meio ambiente, nossa satisfao ou insatisfao, felicidade, amor e todas as emoes e estados de esprito esto localizados no crebro.

DROGAS QUE AFETAM O SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Nossa conscincia do meio ambiente, nossa satisfao ou insatisfao, felicidade, amor e todas as emoes e estados de esprito esto localizados no crebro. H muito tempo sabe-se que o crebro pode ser deprimido ou estimulado.

DROGAS QUE AFETAM O SISTEMA NERVOSO CENTRAL


O uso de bebidas alcolicas e plantas com efeitos depressivos tem sua origem na antiguidade. A descoberta da anestesia pode ser citada como um dos maiores acontecimentos da humanidade,porque tornou possvel procedimentos cirrgicos para salvar vidas humanas, que ate ento eram absolutamente impossveis. Outro importante avano aconteceu com descobrimento de drogas que proporcionam tratamento eficaz na doena mental

Estimulantes do Sistema Nervoso Central


Estimulantes centrais so drogas que aumentam a atividade do crebro e da medula. So utilizadas para contrariar os efeitos depressores de drogas tais como o pio, a morfina e o lcool, assim como para ativar os processos vitais no caso de choque e colapso.

Cafena
utilizada para produzir estimulao cerebral branda. Alguns efeitos colaterais so observados com esta droga, principalmente a taquicardia e a irritabilidade, acompanhadas de insnia.

Anfetamina
Mais poderosa que a cafena na estimulao do Cortez cerebral, esta substancia produz pensamentos mais brilhantes e pode causar agitao e insnia. A estimulao psquica pode ser seguida de depresso ou fadiga.

Anfetamina
Apesar da anfetamina poder sobrepor a excitabilidade sobre a fadiga, ela no elimina a necessidade de repouso. Nos indivduos normais, ela NO facilita a atividade mental e o nervosismo produzido pode ser bastante desconfortvel. As administraes repetidas podem causar hipertenso, agitao, irritabilidade e distrbio gastrointestinal

Estimulantes do Sistema Nervoso Central


A principal ao desta substncia a estimulao do crtex cerebral, mas de grande ajuda no tratamento da obesidade. Por deprimir as sensaes de olfato e paladar, ela ajuda a refrear o apetite (um reflexo condicionado que se origina nos centros cerebrais superiores). Os pensamentos mais brilhantes reforam a determinao de permanecer na dieta de poucas calorias e a estimulao tambm permite o aumento da atividade fsica, a qual benfica.

Depressores do sistema nervoso Central


A ao dos depressores do sistema nervoso central pode ser geral, deprimindo o sistema mais ou menos como um todo, ou eles podem agir de maneira mais especifica.

Anestsicos Gerais
Produzem a perda de sensibilidade em todo o corpo devido ao fato de interromper todos os impulsos sensoriais que vo para o crebro, causando, assim, a inconscincia. Os anestsicos gerais so mais comumente administrados por inalao, apesar de alguns serem injetveis.

Anestsicos Gerais
O anestesista controla o nvel da anestesia atravs de vrios procedimentos, observando os estgios. Todos os estgios de anestesia so percorridos durante a induo; a ordem ento invertida durante o perodo de recuperao.

Estgios da Anestesia
I. Analgesia : este estagio comea quando um anestsico administrado e se prolonga at a perda da conscincia. caracterizado por analgesia, euforia, distores de percepo e amnsia. II. Delrio: este estgio comea com a perda da conscincia e se estende at o incio da anestesia cirrgica. Pode haver excitao e atividade muscular involuntria. O tnus da musculatura esqueltica aumenta, a respirao irregular e pode ocorrer hipertenso e taquicardia.

Estgios da Anestesia
III. Anestesia Cirrgica: este estagio persiste at a respirao espontnea terminar. Foi inicialmente dividido em quatro planos baseados na respirao, tamanho das pupilas, caractersticas dos reflexos e movimentos oculares. IV. Depresso Medular: este estagio comea com o fim da respirao e termina com o colapso circulatrio. As pupilas esto fixas e dilatadas, e no h reflexos ciliar e crneo.

Anestsicos Locais
Esto presentes aqui somente para complementao e esclarecimento, pois eles no so depressores centrais. Ao contrario, os anestsicos locais interferem com a conduo nervosa de uma regio do corpo para o sistema nervoso central. Desta forma, eles interferem com a percepo da dor pelo sistema.

Hipnticos e Sedativos
Geralmente so utilizadas em doses menores durante o dia para a sedao e noite utiliza-se doses maiores para a induo do sono. Os pacientes que fazem uso desatas substancias devem ser alertados para no tomarem outros depressores centrais, como, por exemplo o lcool. Os anti-histamnicos, com seu efeito colateral de sonolncia, tambm podem causar efeitos indesejveis quando administrados com estas substancias.

Hipnticos e Sedativos
Em alguns casos, quando estas drogas forem utilizadas por seu efeito hipntico, pode-se obter uma ressaca matinal ou efeito sedativo. Em muitos casos isto pode ser minimizado utilizando-se hipnticos de ao curta ou reduzindo-se a dose.

Barbitricos
Estas substancias so prescritas mais freqentemente do que qualquer outra classe para produzir sedao dos sitema nervoso central. A resposta aos barbitricos pode ser sedao branda, hipnose ou anestesia geral, dependendo da dose e do mtodo de administrao. Entretanto, os barbitricos no so analgsicos e no podem ser encarregados de induzir ao sono quando a insnia causada pela dor.estas drogas definitivamente causam habito, produzem tolerncia e podem levar ao vicio, se so tomadas grandes doses durante longo perodo.

Barbitricos
Entretanto, os barbitricos no so analgsicos e no podem ser encarregados de induzir ao sono quando a insnia causada pela dor.estas drogas definitivamente causam habito, produzem tolerncia e podem levar ao vicio, se so tomadas grandes doses durante longo perodo. Os sintomas da intoxicao barbitricas ao semelhantes aos do alcoolismo crnico. H prejuzo da eficincia mental, confuso, agressividade, fala enrolada e tremores. A pele mida e ciantica, a temperatura cai e a depresso respiratria progride, causando a morte.

Barbitricos
H prejuzo da eficincia mental, confuso, agressividade, fala enrolada e tremores. A pele mida e ciantica, a temperatura cai e a depresso respiratria progride, causando a morte.

Barbitricos
A intoxicao grave resulta de doses 5 a 10 vezes maiores do que a dose hipntica e a morte ocorre com doses 15 a 20 vezes maiores do a hipntica.

Barbitricos
H muitos barbituricos em uso, eles diferem quanto ao tempo de latncia, ao tempo de ao e ao mtodo de administrao; mas para todas as finalidades praticas, os efeitos no organismo so os mesmos. Exemplos: fenobartibal, pentobarbital,butabarbital

Analgsicos Narcticos
Antigamente, a analgesia, ou alivio da dor, era atribuda ao pio originrio da papoula. O pio obtido da semente de algumas espcies de papoulas. A morfina, a codena e a papaverina so trs alcalides derivados da papoula.

Analgsicos Narcticos
Alem de serem potentes no alivio da dor, tambm levam dependncia. Aps administraes repetidas, a dose deve ser continuamente aumentada para se obter o alivio da dor. No caso do viciado em narctico, a euforia desejada est tambm sujeita tolerncia e seus nveis de dosagem devem ser continuamente aumentados para se obter o efeito desejado.

Analgsicos Narcticos

Por estas razoes, todas as drogas nesta classe so estritamente controladas.

Morfina
Deprime o crtex cerebral; a sensao e a percepo esto embotadas. A ansiedade e a apreenso desaparecem e pode ocorrer euforia.

Morfina
Quando administrada em situaes dolorosas, como no ps-operatrio, a droga mais eficaz se administrada antes que a dor se torne severa. Se o intervalo entre as doses for estritamente observado e a dose da droga for reduzida, assim que a dor se tornar menos intensa, a dependncia no vista como um problema freqente na indicao desta droga, desde que a curto prazo.

Alguns outros efeitos da morfina


O centro respiratrio deprimido, o que visto como o efeito mais perigoso que pode ocorrer com uma dose excessiva. As pupilas se contraem e se tornam puntiformes. A peristaltise diminuda (dores abdominais, distenso e constipao).

Alguns outros efeitos da morfina


O centro da tosse deprimido. O paciente pode sentir alguma interferncia com a coordenao motora. Pode ter dificuldade em segurar um copo de gua, pode se enganar nas distancias quando tenta apanhar alguma coisa e pode cambalear quando anda.

Algumas das utilizaes do pio e seus derivados


A principal utilizao, conforme j foi dito, potente no alvio da dor. Como medicao preliminar antes da anestesia geral, a morfina geralmente administrada com atropina. A atropina empregada principalmente para prevenir a salivao e antagoniza (inibe) a ao depressora da morfina sobre o centro respiratrio e tende a acelerar o corao.

Algumas das utilizaes do pio e seus derivados


Esta combinao promove um estado de relaxamento que favorece uma induo anestsica mais satisfatria e diminui a quantidade de anestsico geral necessrio para induo. Os derivados do pio so freqentemente empregados em preparaes para tosse. Esses xaropes ou expectorantes geralmente contm codena

Algumas das utilizaes do pio e seus derivados


O elixir paregrico contm tintura de pio e causa dependncia e era utilizado em crianas, por isso foi suspenso.

PIO
O envenenamento causado pelo pio ou pela morfina o resultado de doses excessivas que foram tomadas com finalidade teraputica ou com inteno de tentativa de auto extermnio. A morte geralmente ocorre por asfixia e decorrente da insuficincia respiratria

PIO
As pupilas inicialmente esto contradas e mais tarde se tornam dilatadas com o aprofundamento da asfixia. A temperatura corporal cai e apele se torna fria e mida, com aparncia ciantica ou cinza. No tratamento da intoxicao a ateno deve estar voltada especialmente para a respirao. So administrados alguns estimulantes respiratrios, tais como uma mistura de dixido de carbono e oxignio

PIO
No tratamento da intoxicao a ateno deve estar voltada especialmente para a respirao. So administrados alguns estimulantes respiratrios, tais como uma mistura de dixido de carbono e oxignio.

PIO
A dose txica de morfina de 60 mg no individuo normal e a dose letal cerca de 240 mg. Doses repetidas dessa droga levam no s tolerncia como tambm a um desejo muito forte pelo consumo; ao qual a vitima parece ser incapaz de resistir.

PIO
O resultado varia de individuo para individuo, mas sua utilizao durante muito tempo leva a depresso e fraqueza, no somente do corpo, como tambm mental e moral. O paciente sofre perda de apetite e vrios outros distrbios digestivos e, depois de algum tempo, se torna magro e anmico. Os viciados parecem particularmente incapazes de relatar a verdade e lanam mo de todos os meios para obter a droga

PIO
A doena, o crime e baixos padres de vida so os resultados no dos efeitos da morfina por si, mas dos sacrifcios monetrios, da posio social, da alimentao e do respeito prprio feitos para a obteno diria da droga.

Codena
Como a morfina um narctico controlado. um analgsico suave, porem a depresso respiratria em dose txica e o potencial de abuso da droga requerem que sejam tomadas as precaues de rotina utilizadas na terapia com analgsicos narcticos.

Codena
Devido ao fato de a atividade analgsica desta substancia ser potencializada quando ela est combinada com outros analgsicos, ela provavelmente prescrita com mais freqncia em combinao com outras substncias analgsicas. Tem ainda atividade antitussgena.

Meperidina
um dos substitutos sintticos da morfina. Causa dependncia, mas a tolerncia se desenvolve num ritmo mais lento e os sintomas de abstinncia no so to severos quanto os da morfina.

Meperidina
Diferente; no produz sonolncia mas uma droga analgsica eficaz. Uma vez que a depresso respiratria produzida tambm menor, ela preferia pelos obstetras.

Analgsicos no-narcoticos
Apesar de algumas drogas desta categoria causarem hbito, elas geralmente no tm as propriedades dos analgsicos narcticos de causar dependncia. Tambm no so to eficazes quanto as substancias narcticas. Exemplo: nalbufina, propoxifeno.

lcool
Houve poca em que se pensou que o lcool fosse um medicamento para quase todas as doenas. O lcool etlico obtido por fermentao. As bebidas no destiladas, como vinho e cerveja, contm menos de 14% de lcool, bebidas destiladas, como usque, rum, gin, contm cerca de 50% de lcool.

lcool
O lcool deprime o crtex cerebral. Em grandes quantidades sua ao depressora se estende ao cerebelo, medula e ao centro respiratrio medular, o lcool mata por paralisar o centro respiratrio medular que controla a respirao.

lcool
Efeitos como sensao de bem-estar, maior vivacidade e aumento da confiana em suas capacidades, so efeitos do lcool. Grandes quantidades podem causar excitao, fala e comportamento impulsivos.os sentidos especiais se tornam embotados e a pessoa no pode ouvir normalmente, por isso fala mais alto.

lcool
As indicaes teraputicas do lcool incluem a dilatao dos vasos sanguneos perifricos na doena vascular, aumento do apetite e facilita a digesto, anti-septico local.

Antiepilticos
A doena caracterizada por um aumento das descargas eltricas cerebrais, produzindo um padro irregular. Ocorre a transmisso de informaes errneas e desorganizadas dos neurnios at a medula. As respostas neuronais chegam at a medula em forma de contraes musculares, ocorrendo a convulso.

Quando ocorre a crise convulsiva


Aumento de temperatura Intoxicao Quimioterapia Sndrome de Abstinncia Excitao Cerebral Permanecer em local muito barulhento ou fechado Epilepsia e outros.

Epiltico X Crise
Para que o indivduo seja considerado epiltico, ele tem que ter sofrido no mnimo 03 convulses e estas devem durar mais de 5 minutos, desde o momento da aura at todo o relaxamento que finda a crise

Classificao das Crises


Grande mal epiltico: ataque motor mximo, caracterizado por convulses seguidas de coma. Antes do ataque muitas pessoas sentem aura, podendo ter breve alucinao de viso, olfato, paladar ou sentido.

Classificao das Crises


Epilepsia jacksoniana: as convulses geralmente comeam em um grupo limitado de msculos de um lado e gradualmente atinge o outro lado do corpo.

Classificao das Crises


Pequeno mal ou ataques de ausncia: de curta durao. O paciente subtamente pra e se torna desorientado, os olhos ficam fixos. A conscincia retorna em poucos minutos. O paciente pode ignorar o que aconteceu e pode reassumir a conversao ou atividade como se nada de anormal tivesse acontecido.

Classificao das Crises


Convulso parcial complexa: composta de distrbios de conscincia sem movimentos convulsivos. O paciente executa movimentos automticos sem propsito ou no, como mastigar ou caar.

Algumas Drogas Antiepilticas


Fenitona (Hidantal): promove estabilizao dos neurnios, sem deprimir as reas sensoriais. Muito utilizada no grande mal e freqentemente combinada com fenobarbital. Efeitos Colaterais: Anemia megaloblstica (a medula diminui sua atividade); efeito teratognico ( tem capacidade de transpor a barreira placentria / ex.: lbio leporino); sonolncia, nuseas.

Algumas Drogas Antiepilticas


Barbitricos (Gadernal/Edhanol): potencializa a ao do GABA inibindo o SNC (sistema nervoso central), diminuindo a propagao dos impulsos. Tem efeito de longa durao e em dose diria controla bem a epilepsia. Pode ser para tratar as convulses febris e para tratar estados agudos convulsivos, porm sua ao lenta, no sendo de primeira escolha para controle.
Efeitos Colaterais: Deprime o sistema cardiorespiratorio.; o nvel de raciocnio diminudo (se h interrupo do uso, o nvel de raciocnio volta ao normal).

Algumas Drogas Antiepilticas


Carbamazepina (tegretol): diminui sdio a nvel cerebral diminuindo assim ao no foco epiltico. Utilizada no controle da epilepsia psicomotora; motora mxima e convulso focal.
Efeitos Colaterais: Sonolncia; irritao no estmago,; agranulocitose (diminui a produo de glbulos brancos, deprime o sistema imunolgico), toxicidade hepatica (aumenta a capacidade indutora enzimtica secretando mais rpido o medicamento, CUIDADO COM CONTRACEPTIVOS ORAIS).

Algumas Drogas Antiepilticas


cido Valprico (Depakene): diminui a propagao anmala (errada) dos impulsos no crebro. Potencializa o GABA. Pode ser utilizada com outras drogas no controle do pequeno mal ou complexo. Efeitos Colaterais: nuseas; vmito; aumento do apetite; ganho de peso; baixa do numero de plaquetas (controlar), sonolncia.

Algumas Drogas Antiepilticas


Diazepam (Valium): tem pequeno valor no controle da epilepsia a longo prazo. Sua forma injetvel pode ser administrada para interromper o estado epiltico, a convulso cerebral secundaria leso cerebral.

TRANQUILIZANTES e ANTIDEPRESSIVOS
Utilizado para manias, depresso e colapsos. A doena mental se divide em 2 categorias principais:

Neurose Psicose

TRANQUILIZANTES e ANTIDEPRESSIVOS
Neurose: o indivduo apesar de ainda em contato com a realidade no se ajusta favoravelmente ao ambiente e s situaes. Psicose: o individuo perde o contato com a realidade e incapaz de se comunicar satisfatoriamente. Essa uma doena mental grave.

DEPRESSO
A depresso pode ser por estresse fsico, mental e emocional. Atinge mais as mulheres e tem caractersticas neurofisiolgicas. Deve ser diferenciada de desanimo e tristeza resultante de um acontecimento causal.

SEROTONINA

A serotonina uma substancia responsvel pela sensao de bem estar, os indivduos depressivos tm menor quantidade de serotonina a nvel de SNC.

Drogas Tranqilizantes
Reserpina (Serpasil): alem de alivio da hipertenso, tranqiliza pacientes agitados, ansiosos e hiperativos. capaz de abolir ou diminuir muito a angustia, preocupao desnecessria ou comportamento anormal, permitindo pessoa a voltar bem prximo da normalidade.

Drogas Tranqilizantes
Cloriazepoxido (Librium): indicada quando o medo, ansiedade e outras perturbaes emocionais complicam o quadro. Pode ser usado em tenso pr-menstrual, alcoolismo crnico, desordens de comportamento, etc.

Drogas Tranqilizantes
Tryptanol: aumenta o nvel de transmisso de serotonina no SNC.
Efeito Colateral: boca seca, constipao intestinal, hipotenso postural (ao levantar), reteno urinaria, sono, sedao.

Drogas Tranqilizantes
Fluoxetina (Prozac): inibe que ocorra recaptaao de serotonina no SNC o que diminui os nveis dessa substancia no crebro. Com essa inibio, ocorre aumento de serotonina o nvel cerebral aumenta a sensao de bem estar. Efeito Colateral: nusea, ansiedade, disfunso sexual (diminuiao da libido), anorexia, insnia, tremores.

AO dos ANTIDEPRESSIVOS
Os efeitos dos antidepressivos demoram em media de 10 a 15 dias para ocorrer, porem os efeitos colaterais aparecem com um dia de tratamento. No deve-se interromper o tratamento abruptamente, pois ocorre piora no quadro clnico, deve ser gradativo.

DIVISO do SISTEMA NERVOSO AUTNOMO


O SNA composto de nervos originrios do SNC que inervam e controlam o msculo liso, cardaco e as glndulas. Geralmente, a ao deste sistema no est sob controle voluntrio.

DIVISO do SISTEMA NERVOSO AUTNOMO


Esse sistema divide-se em 2 partes: Sistema Nervoso Simptico e Parassimptico

DIVISO do SISTEMA NERVOSO AUTNOMO


Em geral, um sistema estimula em funo e o outro a inibe. Os sistemas se opem um ao outro no controle das funes do msculo liso e das glndulas em muitas partes do corpo.

DIVISO do SISTEMA NERVOSO AUTNOMO


Em ambos os sistemas, h 2 clulas nervosas (neurnios) em cada unidade que deixam o SNC e vo controlar o msculo ou a glndula. A juno destes dois neurnios denomina-se sinapse; a um grupo de sinapses denomina-se gnglio. H evidencias de que a transferncia de impulsos nervosos na sinapse ocasionada por substancias qumicas liberadas nas junes.

SUBSTNCIAS LIBERADAS no SNA


A acetilcolina liberada nos gnglios do sistema parassimptico.
A adrenalina ou noradrenalina liberada nas terminaes nervosas simpticas.

Efeitos Simpticos
Aumenta freqncia e debito cardaco, contrio dos vasos da pele e das vsceras, aumento da presso arterial, aumento da glicemia, relaxamento da musculatura lisa brnquica, diminuio da peristalse, contrao de esfncter, promoo de reteno urinaria, dilatao das pupilas.

Efeitos Parassimpticos
Diminuio do ritmo e do dbito cardaco, dilatao branda dos vasos sanguneos da pele e vsceras, diminuio da presso arterial, no age sobre a glicemia, constrio da musculatura lisa brnquica, aumento do peristaltismo, relaxamento de esfncter, diminuio da reteno urinaria, contrao pupilar.

MECANISMO do SN SIMPTICO e PARASSIMPTICO


O sistema nervoso simptico o mecanismo de defesa do corpo quando colocado em situaes de emergncia. A liberao de hormnios est aumentada nesses momentos, permitindo ao corpo correr, lutar ou manter o controle da situao. Os hormnios simpticos poderiam ser administrados em um ataque de asma, devido ao relaxamento da musculatura lisa.
J o sistema parassimptico, est voltado para a manuteno da homeostase (estado de equilbrio do organismo em habituar-se s situaes).

You might also like