You are on page 1of 27

QUEIMADURAS

Prof. Erika Meirelles de Castro

QUEIMADURAS
Queimaduras

so leses da pele, provocadas pelo calor, radiao, produtos qumicos.

INTRODUO
O fogo o principal agente das queimaduras, A eletricidade, de todas as queimaduras, a mais mutilante, principalmente dos membros. A exposio ao sol, comum entre lavradores e pescadores, pode provocar a urticria solar , (edema localizado, acompanhado de coceira, que pode preceder a leso da pele) . De um modo geral, para cada 100 doentes queimados, trs (3) morrem

INTRODUO
A dor na queimadura resultante do contato dos filetes nervosos com o ar. Para aliviar a dor da queimadura, pode-se cobrir o local com vaselina esterilizada. Contudo, via de regra, no se cobre queimadura , principalmente se ocorrer no rosto, nas mos e nos rgos genitais, para evitar aderncias. H experincias hospitalares bem sucedidas, no Brasil, de cobrir a queimadura com tiras ou mantas de pele de r , embebida em soluo antibitica

COMPLICAES
A complicao mais imediata de uma queimadura grave o estado de choque e a paragem cardiovascular, causados pela dor, pela perda de plasma em correspondncia com a zona queimada e pelas substncias libertadas pelos tecidos lesionados. As complicaes tardias so de dois tipos: a infeco da queimadura; uma cicatrizao insuficiente que requer um enxerto cutneo.

AS MANIFESTAES LOCAIS MAIS IMPORTANTES NAS QUEIMADURAS SO:


no eliminao de toxinas (no h suor) formao de substncias txicas dor intensa que pode levar ao choque perda de lquidos corporais destruio de tecidos e infeco.

EXTENSO X CONSEQUNCIA
A conseqncia mais grave das queimaduras a porcentagem da rea do corpo atingida . Quando esta menos de 15%, diz-se que o acidentado , simplesmente, portador de queimaduras . Quando a percentagem da pele queimada ultrapassa os 15% (cerca de 15 palmos), pode-se consider-lo como grande queimado . Ao atingir mais de 40% da superfcie do corpo, pode provocar a morte . Acima de 70%, as chances de sobreviver so mnimas.

AS QUEIMADURAS PODEM SER CLASSIFICADAS QUANTO AO Agente causador Profundidade ou grau Extenso ou severidade Localizao e Perodo evolutivo.

AGENTES CAUSADORES (TIPOS) DE QUEIMADURAS


Fsicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, gua quente, chama, etc. eletricidade : corrente eltrica, raio, etc. radiao : sol, aparelhos de raios X, raios ultravioletas, nucleares, etc. Qumicos: produtos qumicos: cidos, bases, lcool, gasolina, etc. e Biolgicos: animais: lagarta-de-fogo, gua-viva, medusa, etc. e vegetais : o ltex de certas plantas, urtiga, etc

PROFUNDIDADE OU GRAU DA QUEIMADURA


1o.

Grau Queimaduras: So as queimaduras menos graves; apenas a camada externa da pele (epiderme) afetada. A pele fica avermelhada e quente e h a sensao de calor e dor (queimadura simples).

PROFUNDIDADE OU GRAU DA QUEIMADURA


2o. Grau Queimaduras: s caractersticas das queimaduras do 1 grau junta-se a existncia de bolhas com lquido ou flictenas. Esta queimadura j atinge a derme e bastante dolorosa (queimadura mais grave).

PROFUNDIDADE OU GRAU DA QUEIMADURA


3. Grau Queimaduras: s caractersticas das queimaduras do 1 e do 2, junta-se a destruio de tecidos. A queimadura atinge tecidos mais profundos provocando uma leso grave e a pele fica carbonizada (queimadura muito grave). A vtima pode entrar em estado de choque.

EXTENSO OU SEVERIDADE DA QUEIMADURA

O importante na queimadura no o seu tipo e nem o seu grau, mas sim a extenso da pele queimada,ou seja, a rea corporal atingida. Baixa : menos de 15% da superfcie corporal atingida Mdia : entre 15 e menos de 40% da pele coberta e Alta : mais de 40% do corpo queimado. Uma regra prtica para avaliar a extenso das queimaduras pequenas ou localizadas, compar-las com a superfcie da palma da mo do acidentado, que corresponde, aproximadamente a 1% da superfcie corporal.

AGORA, DE COSTAS :

9% = rosto UM ADULTO DE FRENTE: 9% = trax 9% = abdmen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braos 1% = rgos genitais. 55%=Sub-total

9% = costas 9% = abdmen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braos 45%=Sub-total 55%(frente) + 45%(costas) = 100% da rea do corpo.

REGRA DOS 9% (VIDE FIGURA ABAIXO):

REGRA DOS 9% (VIDE FIGURA ABAIXO):

O QUE DEVE FAZER


Se a roupa estiver a arder, envolver a vitima numa toalha molhada ou, na sua falta, faz-la rolar pelo cho ou envolv-la num cobertor (cuidado com os tecidos sintticos); Se a vitima se queimou com gua ou outro lquido a ferver, despi-la imediatamente. Dar gua a beber freqentemente;

SE A QUEIMADURA FOR DO 1 GRAU O QUE FAZER?

Arrefecer a regio queimada com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua fria corrente, at a dor acalmar.

SE A QUEIMADURA FOR DO 2 GRAU O QUE FAZER?

Arrefecer a regio queimada com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua fria corrente, at a dor acalmar; Lavar cuidadosamente com um anti-sptico (no aplicar lcool); Se as bolhas no estiverem rebentadas, no as rebentar; aplicar gaze gorda e compressa esterilizada; Se as bolhas rebentarem, no cortar a pele da bolha esvaziada; tratar como qualquer outra ferida. O penso deve manter-se 48 horas e s depois expor a zona queimada ao ar para evitar o risco de infeco/ttano; Transportar a vtima para o Hospital.

SE A QUEIMADURA FOR DO 3 GRAU O QUE FAZER?

Arrefecer a regio queimada com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua fria corrente, at a dor acalmar; Lavar cuidadosamente com um anti-sptico (no aplicar lcool); Tratar como qualquer outra ferida; Se a queimadura for muito extensa, envolver a vitima num lenol lavado e que no largue plos, previamente umedecido com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua simples. Nota: Situao grave que necessita de transporte para o Hospital. Se a queimadura for de 4 grau - Queimadura por choque eltrico, chamar o servio de emergncia.

O QUE NO FAZER
Retirar qualquer pedao de tecido que tenha ficado agarrado queimadura; Rebentar as bolhas ou tentar retirar a pele das bolhas que rebentaram; Aplicar sobre a queimadura cubos de gelo; Aplicar sobre a queimadura outros produtos para alm dos referidos. Nota: O tratamento final das queimaduras deve ser sempre no hospital

OBRIGADA!!!

You might also like