You are on page 1of 16

Prof. Msc. Eduardo Jesus Coppola coppoladocente@gmail.

com

Motivao?
No so as mais fortes das espcies que sobrevivem, nem as mais inteligentes, mas aquelas que respondem melhor s mudanas. (Renascimento de Darwinismo, Josuttis, 2008)

Docente
Eduardo Jesus Coppola, Graduado em Estatstica, (FESP), Ps-Graduado em Anlise de Sistemas Orientado a Objetos (FAAP), Mestre em Tecnologia e Inovao (CEETPS), Doutorando na Unifesp, Consultor em Projetos de Desenvolvimento de Software, atuando nas respectivas instituies.

Motivao?

1 2 3
4
5 6

Energia Primeiro contato com a eletricidade Carga Eltrica Campo Elttrico

Tenso Eltrica Corrente Eltrica Conceito de Resistncia Eltrica Resistncias fixas e variveis Conceito de potncia eltrica Conceito de Energia eltrica Elementos de um Circuito Eltrico Leis de Kirchhohh

ENERGIA

Energia uma grandeza que caracteriza um sistema fsico, mantendo o seu valor independente das transformaes que ocorrem nesse sistema, expressando, tambm, a capacidade de modificar o estado de outros sistemas com os quais interage. Markus, Otvio 2008

ENERGIA

Energia no podemos nem toc-la e nem v-la. Energia o termo tcnico, originrio da Fsica, mais empregado em nossa vida cotidiana. Energia um conceito muito abrangente e, por isso mesmo, muito abstrato e difcil de ser definido com poucas palavras de um modo preciso. Usando apenas a experincia do nosso cotidiano, poderamos conceituar energia como "algo que capaz de originar mudanas no mundo". A queda de uma folha. A correnteza de um rio. A rachadura em uma parede. O vo de um inseto. A remoo de uma colina. A construo de uma represa. O conceito de energia est relacionado com a capacidade de produzir trabalho, segundo os livros, e limitado a fsica. A energia causa modificaes na matria e, em muitos casos, de forma irreversvel.

TIPOS DE ENERGIA
Algumas formas de obteno de energia: Energia solar: proveniente de uma fonte inesgotvel: o Sol. Os painis solares possuem clulas fotoeltricas que transformam a energia proveniente dos raios solares em energia eltrica. Tem a vantagem de no produzir danos ao meio ambiente.

Usar painis solares para produzir eletricidade

ENERGIA
Energia nuclear: energia trmica transformada em energia eltrica, produzida nas usinas nucleares por meio de processos fsico-qumicos.

Como funciona uma usina nuclear? A fisso dos tomos de urnio dentro das varetas do elemento combustvel aquece a gua que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. Para que no entre em ebulio o que ocorreria normalmente aos 100 graus Celsius -, esta gua mantida sob uma presso 157 vezes maior que a presso atmosfrica. O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as guas deste primeiro circuito e a do circuito secundrio, que so independentes entre si. Com essa troca de calor, a gua do circuito secundrio se transforma em vapor e movimenta a turbina - a uma velocidade de 1.800 rpm - que, por sua vez, aciona o gerador eltrico. Esse vapor, depois de mover a turbina, passa por um condensador, onde refrigerado pela gua do mar, trazida por um terceiro circuito independente. A existncia desses trs circuitos impede o contato da gua que passa pelo reator com as demais. Uma usina nuclear oferece elevado grau de proteo, pois funciona com sistemas de segurana redundantes e independentes (quando somente um necessrio).

ENERGIA
Energia elica (ar em movimento): ela j foi utilizada para produzir energia mecnica nos moinhos. Atualmente usada com o auxlio de turbinas, para produzir energia eltrica. atraente por no causar danos ambientais e ter custo de produo baixo em relao a outras fontes alternativas de energia.

Energia elica aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia utilizado pelo homem, principalmente nas embarcaes e moinhos. Atualmente, a energia elica, embora pouco utilizada, considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (no gera poluio e no agride o meio ambiente). Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, so colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Atravs de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia eltrica. Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provm deste tipo de fonte. Porm, o potencial para explorao grande. Atualmente, a capacidade elica mundial de 238,4 GW (Gigawatts).

ENERGIA
A energia eltrica tambm pode se transformar em outros tipos de energia ao chegar s residncias ou em indstrias. Exemplos:

Energia trmica: quando vamos passar roupas, a energia eltrica transformada em energia trmica atravs do ferro de passar. Energia sonora e energia luminosa: recebemos iluminao em casa pela transformao da energia eltrica que, ao passar por uma lmpada, torna-se incandescente, e o televisor nos permite receber a energia sonora. Energia mecnica: usada nas indstrias automobilsticas para trabalhos pesados.

ENERGIA

O smbolo t (tau) e a sua unidade de medida joule (j)


Nenhum processo de transformao de um tipo de energia em outro ideal. Isso significa que sempre h energias indesejveis, que so denominadas perdas. Como exemplo, podemos citar a lmpada incandescente, em que uma parte da energia eltrica convertida em energia luminosa (desejvel) e outra parte convertida em calor (perda).

ENERGIA

Eletricidade uma forma de energia associada aos fenmenos causados por cargas eltricas em repouso (eletrosttica) e em movimento (eletrodinmica). Tambm o resultado da existncia de carga eltrica nos tomos que constituem a matria. Como se sabe, um tomo composto por prtons (cargas positivas), eltrons (cargas negativas) e nutrons, que no possuem carga. Os prtons e os nutrons ficam no interior do ncleo do tomo, os eltrons ficam na eletrosfera - ao redor do ncleo.

ENERGIA
H vrios conceitos envolvidos em um circuito eltrico:
Tenso: Corrente: Resistncia: Potncia:

ENERGIA
Exerccio: Pesquisar um vdeo abordando energia nuclear descrevendo: benefcios, destruio, cuidados e sua concluso sobre a j efetiva energia nuclear. (Aborde Angra dos Reis-RJ, Brasil)

ENERGIA
Energia uma grandeza que caracteriza um sistema fsico, mantendo o seu valor independente das transformaes que ocorrem nesse sistema, expressando, tambm, a capacidade de modificar o estado de outros sistemas com os quais interage. Markus, Otvio 2008

You might also like