You are on page 1of 43

PLEISTOCENO

1,8 milho a 11.000 anos atrs

As Glaciaes
Glaciaes = 100 mil anos; Interglacioaes = 20 mil anos; Pelo menos 16 ciclos glaciais de tamanhos variveis; Apenas 4 a 5 foram identificadas geologicamente nos continentes.

As Glaciaes
Mais conhecida a sequncia dos Alpes e vale do rio Reno; Mais antiga no foi encontrada em muitas regies; Mais recente comeou h cerca de 100 mil anos e terminou h 12 mil anos atrs.

As Glaciaes
TABELA DO LIVRO PGINA 259

Causas das Glaciaes


Existem muitas possveis causas e vrias teorias para explicar o incio e fim de um perodo glacial. Porm nenhuma proposta explica plenamente as grandes mudanas climticas ou decide se cada Idade do Gelo tem causas diferentes ou no.

Fatores que podem iniciar ou terminar uma glaciao


Mudanas do relevo topogrfico; Mudanas de radiao por efeito de meteoros; Mudanas de radiao por efeito de vulcanismo; Mudanas na inclinao do eixo de rotao; O ciclo solar; Teoria de Milankovitch.

Mudanas do relevo topogrfico


O levantamento de grandes cadeias de montanhas no final do Tercirio iniciaria uma glaciao por mudana do padro dos ventos e das regies anticiclnicas. Mais gelo se formaria nos polos e o nvel dos oceanos abaixaria. Aumento das reas continentais resultando em uma maior espessura geral dos continentes.

Mudanas do relevo topogrfico


Este mecanismo poderia explicar uma Idade do Gelo, mas no o clico glaciao/interglaciao j que no foram encontradas mudanas topogrficas que indicam a intercalao de seca-umidade.

Mudanas de radiao por efeito de meteoros


Existe uma camada de p muito fino em volta da Terra. Se no passado houve uma fase de grande quantidade de meteoros ou cometas que caram na Terra e Lua esta camada teria sido espessa e causaria uma alta de temperatura por efeito estufa.

Mudanas de radiao por efeito de meteoros


Esta capa de p sendo to espessa que a energia solar no pudesse penetrar na atmosfera, a temperatura baixaria definitivamente e comearia uma glaciao. Se a energia solar no penetra, no haveria luz necessria e cessaria toda a fotossntese na Terra, resultando assim na morte das plantas.

Mudanas de radiao por efeito de meteoros


Causaria ento um colapso dentro da cadeia alimentar.

PLANTAS HERBVOROS
CARNVOROS DECOMPOSITORES

Mudanas de radiao por efeito de meteoros


No foram observadas extines em massa no incio de cada glaciao quaternria, o que mostra que esta situao no pode ter ocorrido.

Mudanas de radiao por efeito de vulcanismo


Durante o Pleistoceno houve fases de grande atividade vulcnica que resultaria na formao de uma grande quantidade de cinza que seria lanada na estratosfera, formando uma camada espessa. O p refletiria luz solar e menos calor fosse transferido para a atmosfera, e a superfcie receberia menos energia.

Mudanas de radiao por efeito de vulcanismo


A reduo de energia que penetra na Terra, iria baixar a temperatura e iniciar uma glaciao. O esfriamento parece ser mais acentuado nas latitudes mdias e altas. A atividade vulcnica para ser a nica explicao a iniciar uma glaciao s seria possvel quando sua intensidade fosse descomunal.

Mudanas na inclinao do eixo de rotao


A inclinao do eixo de rotao da Terra em relao ao plano orbital de 23,5, variando ao longo dos sculos entre 22,1 e 24,5. Sem esta inclinao os dias e noites teriam a mesma durao e o clima seria uniforme

Mudanas na inclinao do eixo de rotao


No final do tercirio o ngulo teria aumentado e resultado nas quatro estaes do ano. A cada 41 mil anos a inclinao muda do mnimo para o mximo e estas variaes cclicas orbitais do planeta resultariam em mudanas na quantidade de energia solar recebida, razes estas pelas quais existiriam as glaciaes.

O ciclo solar
O Sol um reator termonuclear cuja energia emitida no constante. Durante os perodos de maior atividade so observadas numerosas manchas na superfcie, proeminncias e labaredas na coroa. Causam na Terra auroras boreais e austrais e fortes campos magnticos.

O ciclo solar

Fonte: http://www.infoescola.com/fenomenos-opticos/aurora-boreal/

O ciclo solar
As manchas solares so negras, de forma e tamanho irregular e durante amxima atividade podem chegar a mais de 100 na superfcie solar. Foram descritas por Galileu no sculo 17. Depois de Galileu astrnomos no encontraram mais, indicando que houve fases de relativa inatividade solar. Voltaram a aparecer s no sculo 20.

O ciclo solar

Fonte: http://noticias-alternativas.blogspot.com/2010/09/artigo-um-universoeletrico.html

O ciclo solar
Nas fases de mxima atividade h emisso maior de energia solar e de jatos de partculas, chamados de vento solar. Estamos em uma fase de interglaciao, suponhamos que o Sol entre em uma grande fase de inatividade, resultando, segundo esta teoria, na reduo da temperatura global o que poderia levar a uma glaciao.

Teoria de Milankovitch
Em 1941 Milankovitch apresentou a teoria para explicar as mudanas climticas que resultam em uma glaciao. Tomou como base estudos astronmicos anteriores e principalmente a teoria de Lagrange sobre as variaes cclicas dos movimentos orbitais da Terra.

Teoria de Milankovitch
Na teoria as glaciaes seriam o resultado principalmente de trs parmetros orbitais que modificariam a quantidade de energia recebida e forariam uma mudana no sistema climtico: Obliquidade da elptica; Precesso dos equincios; Excentricidade da rbita terrestre.

Teoria de Milankovitch
A teoria atualmente admitida pela maioria dos pesquisadores, entretanto a opinio geralmente aceita de que estes trs fatores no so os nicos e o desencadeamento de um perodo glacial teria como causa a soma algbrica destes e outros efeitos modificando o balano energtico global da Terra.

Fatores de manuteno de uma Idade do Gelo


So responsveis pela manuteno de uma determinada situao climtica, como temperatura baixa ou elevada, por um perodo longo de tempo: Albedo; Evaporao; Correntes marinhas e ventos.

Albedo
Uma vez que menos energia solar chega Terra, a temperatura ca, mais gelo se forma nos polos, nas altas montanhas e nos mares. Aumenta substancialmente a superfcie coberta por gelo, cujo albedo muito alto e portanto refletiria mais energia em direo ao espao.

Albedo
Desta forma menos energia solar seria absorvida pela superfcie do planeta. A temperatura se manteria baixa, mesmo depois que cessasse o efeito desencadeante da glaciao e os glaciares no derreteriam por muito tempo.

Evaporao
O nvel do mar baixou mais de 100 metros na ultima glaciao. Se cai o nvel do mar os continentes aumentam em superfcie e os mares so reduzidos. Como parte da gua do mar congelada, haver menos superfcie de evaporao total de gua no globo.

Evaporao
Resultando em uma diminuio de nuvens e de chuvas, podendo haver uma diminuio significativa do efeito estufa, o que faria baixar a temperatura do planeta Terra.

Correntes marinhas e ventos


A temperatura global declina, diminuindo a temperatura nos polos, aumentando o volume de gua gelada, esta que flui lentamente para o fundo dos mares e a subir superfcie nas zonas de afloramento. O declnio de temperatura dispersado para todos os oceanos pelas correntes marinhas.

Corrente marinhas e ventos


Os icebergs causam tambm o esfriamento da superfcie do mar medida que vo derretendo lentamente. Os ventos frios que se originam nas regies polares levam esta queda de temperatura s zonas temperadas e ento para as zonas tropicais.

Efeitos das glaciaes quaternrias


Mudanas do nvel do mar; Efeitos sobre os continentes; Efeitos sobre a distribuio da biota terrestre; Efeitos no mar.

Mudanas do nvel do mar


Houve perodos no Quaternrio em que glaciares tinham uma superfcie menos que no presente e o gelo derretido causou uma elevao do nvel do mar. O peso de uma grande geleira sobre o continente faz com que ele abaixe nessa rea e quando a geleira eliminada o continente volta a subir.

Mudanas do nvel do mar


O nvel do mar baixou entre 70 e 180m e cerca de 58km de gua ocenica foi removida e congelada durante a ltima glaciao. Assim a plataforma continental estaria acima do nvel do mar e era terra firme. Como exemplo temos o estreito de Bering que era uma ponte-de-terra na ltima glaciao.

Mudanas do nvel do mar


Ao baixar o nvel do mar, fauna e vegetao puderam migrar entre terras antes separadas por uma barreira de oceano e foram estabelecidas novas rotas de migrao atravs das pontes-de-terra.

Efeitos sobre os continentes


Quando os mares baixaram a superfcie dos continentes aumentou pela incorporao da maior parte da plataforma continental. A biota se expandiu nas reas onde a plataforma continental era mais larga.

Efeitos sobre os continentes


O aumento de continentalidade significa ter um clima mais extremado, com invernos mais frios e veres mais quentes, ou ter o aumento de aridez nas latitudes onde se localizam os desertos.

Efeitos sobre a distribuio da biota terrestre


O efeito mais drstico nos continentes durante uma glaciao a reduo de rea onde a maioria dos seres vivos podem habitar. Numerosos animais e plantas tinham que viver em latitudes mais baixas e muitos eram forados a compartilhar o mesmo ambiente com os elementos das reas sub-tropicais e tropicais.

Efeitos no mar
A diminuio do nvel do mar resulta em uma menor superfcie ocenica. H portanto uma diminuio grande do ambiente aqutico e o confinamento de fauna e flora marinhas. Os intervalos interglaciais so fases de expanso desta biota marinha.

Teoria de refgio
Regio europia Regio tropical

Teoria de refgio Regio Europia


Certas espcies teriam sobrevivido a glaciaes e reas especiais onde o solo ficou livre do gelo, onde haveria um microclima que permitiria a existncia destes indivduos. Esta pequena populao ficaria isolada reprodutivamente do resto da espcies e comearia a se diferenciar.

Teoria de refgio Regio tropical


No passado houve fases muito secas nas reas ocupadas hoje por florestas pluviais, com isso esta floresta seria reduzida e fragmentada em reas pequenas onde haveria condies de umidade alta para a sua manuteno, onde plantas e animais viveriam at o prximo perodo mido.

Teoria de refgio Regio tropical


Formando assim por isolamento reprodutivo e mutaes genticas, populaes de subespcies e variaes que quando chegasse a prxima fase mida coexistiriam com outras populaes isoladas aps a expanso de seus refgios.

You might also like