You are on page 1of 16

Solos e Inertes

David Canaveira - Diogo Parrinha - Pedro Arruda 12 Act

Solos

Formao dos Solos


Os ventos, as chuvas, as trovoadas e as mudanas rpidas de temperatura, desgastam as rochas. Os fragmentos so transportados, sendo depositados nas fendas das rochas. A, comeam a aparecer os primeiros seres vivos microscpicos e, mais tarde, as primeiras plantas, resultantes de sementes que so transportadas pelo vento, gua, e seres vivos. Com os anos, este solo vai ficando mais rico em matria orgnica resultante dos seres vivos mortos, e em matria mineral, proveniente das rochas. Com o passar dos anos, formam-se as vrias camadas do solo.

HORIZONTES

Horizonte 0 ou manta morta - Camada constituda por seres vivos e restos de seres vivos; Horizonte A Camada mais superficial do solo constituda por matria mineral e matria orgnica. Tem cor escura devido grande quantidade de matria orgnica apodrecida; Horizonte B- Camada constituda essencialmente por matria mineral. pobre em matria orgnica; Horizonte C- constitudo por pedaos de rochas. Na base deste horizonte encontra-se a rocha-me.

TIPOS DE SOLOS
Os vrios tipos de solo so definidos por uma complexa interao de fatores como o material, o clima e a vegetao. Distintos tipos de solo tm caratersticas fsicas e qumicas muito especficas, que afetam a utilizao que lhes podemos dar.

Atualmente, o solo est classificado em nove tipos diferentes: > incipientes: solos em formao, como, por exemplo, a areia que tem muito baixo teor de matria orgnica; > calcrios: solos pouco evoludos, com vegetao rara e baixo teor de hmus; > barros: solos evoludos de cor escura, textura argilosa e frteis; > argilosos: solos evoludos, avermelhados e frteis, com 35% de grau de saturao no horizonte B; > podzolizados: solos evoludos, pobres em matria orgnica, mas com acidificao do hmus; > halomrficos: com grandes quantidades de sal; > hidromrficos: solos sujeitos a forte irrigao de gua, ou inundao.

A classificao mais corrente estabelece o nome dos solos de acordo com as suas caractersticas fsicas, contedo em argila e quantidade de nutrientes disponveis. A terminologia da classificao dos solos tambm oferece informaes acerca dos contedos de humidade, mdia anual da temperatura atmosfrica, horizontes desenvolvidos, qumica do solo, contedo em matria orgnica e muitas vezes a origem e a idade relativa dos solos.

No Jardim das Sensaes pode encontrar-se variados tipos de solo, com diferentes caractersticas. Solo calcrio: o solo presente no jardim em maior quantidade. Este solo resulta da degradao de rochas calcrias prexistentes, pelo que essencialmente composto por calcrio, sendo comum encontrar fragmentos de rocha de tamanho considervel. Este tipo de solo tem uma elevada permeabilidade e pouco teor de nutrientes, o que faz com que seja um solo pobre, inadequado para a agricultura.

Terra Rossa: Este solo argiloso, comum em clima mediterrnico, resulta de milhares de anos de eroso e decomposio de rochas calcrias, que libertam componentes no solveis como a argila e a slica. Por fim origina-se uma mistura essencialmente composta por argila e minerais de ferro, que lhe conferem a cor avermelhada caracterstica. Tem boa capacidade de drenagem, o que faz com que seja bastante utilizada na produo de vinho.

INERTES

Inertes so objectos que no so biologicamente activos e no pertencem directamente ao solo. Os principais inertes que existem so os cascalhos nas suas mais variadas formas.

A Granulometria ou Anlise Granulomtrica dos solos o processo que visa definir, para determinadas faixas pr-estabelecidas de tamanho de gros, a percentagem em peso que cada fraco possui em relao massa total da amostra em anlise.
No Jardim das Sensaes pode encontrar-se areia e balastros, de elementos angulosos e elementos rolados.

Designao do detrito Balastros

Dimenso

Designao do sedimento Cascalheira de elementos angulosos Cascalheira de elementos rolados

Rocha consolidada Brecha

Grosseiro > 2 mm

Conglomerado

Areia

Mdio 1/16 a 2 mm

Areia

Arenito ou grs

No Jardim das Sensaes foram recolhidas amostras dos diferentes solos e inertes presentes na vrias zonas.

Aps a recolha de amostras, procedeu-se anlise das mesmas. Para determinar a sua origem utilizou-se cido clordrico (HCl), que reage com os fragmentos presentes no solo calcrio, fazendo efervescncia devido libertao de CO2.

O solo est presente em todo o tipo de habitat, mas este tambm um habitat para variadas espcies. As minhocas, por exemplo, so uns dos organismos mais abundantes nos solos. Com o passar do tempo, animais como os insectos e as minhocas vo proceder decomposio de inertes como troncos mortos, restos de animais, folhas e mesmo fezes, passando estes a fazer parte integrante do solo, enriquecendo-o com minerais e outros compostos biolgicos. Assim, os organismos presentes no solo permitem a sobrevivncia de outros organismos, tal como os vegetais plantados pelo Homem na agricultura.

You might also like