You are on page 1of 42

Comportamento Organizacional

Personalidade e Comportamento

Abraham Harold Maslow Psiclogo Americano

Um msico deve fazer msica, um pintor deve pintar seus quadros, um poeta deve escrever seus poemas, caso queiram estar em paz consigo mesmos. Aquilo que um homem pode ser, ele deve ser. A isto chamamos de autorealizao... Isto se refere ao desejo do homem de se auto-realizar, especialmente a tornar real aquilo que ele potencial; tornar-se tudo aquilo que ele capaz de vir a ser.

Personalidade e Comportamento
O que faz com que um indivduo se comporte de uma forma consistente em situaes que variam enormemente? Pense em um de seus amigos que voc conhece a anos e que onde quer que voc o encontre, em outras situaes sociais, que no a do diadia, voc consegue reconhec-lo como sendo a mesma pessoa, por apresentar caractersticas bsicas ou de carter que perduram no correr do tempo.

A este conjunto relativamente estvel de caractersticas que influenciam o comportamento individual chamamos de..

PERSONALIDADE

H um longo e permanente debate sobre os determinantes da personalidade e que tem origens diversas.
Aspectos Hereditrios Aspectos Ambientais

PERSONALIDADE

Teoria da Personalidade
Existem quatro teorias da personalidade que so as mais correntes e aceitas para explic-las. 1. 2. 3. 4. A teoria dos TRAOS; A teoria PSICODINMICA; A teoria humanstica; A chamada abordagem integrativa

A TEORIA DOS TRAOS


Est baseada em uma viso segmentada, cartesiana. Ela parte do princpio de que para entender os indivduos preciso que literalmente segmentemos os padres de comportamento em uma srie de traos observveis.

Ela prope que quando combinados os traos de personalidade em um determinado grupo, teramos, como resultado, a personalidade do indivduo. O grande problemas em relao a esta teoria que, no correr dos anos, centenas e centenas de traos foram sugeridos como relevantes e contribuintes para a formao da personalidade humana. Assim, o conceito de personalidade tornou-se algo difcil de ser operacionalizado.

Como fazer ento?


Mais recentemente, um grupo de pesquisadores no campo organizacional concluiu que era possvel reduzir todos os traos sugeridos em apenas cinco fatores e que passaram a ser chamados de:

BIG FIVE

BIG FIVE
Extroverso

A pessoa gregria, assertiva e socivel (por oposio reservada, tmida e calada A pessoa cooperativa, quente e agradvel (e no fria, desagradvel, antagnica A pessoa trabalhadora, organizada, confivel (e no preguiosa, desorganizada, e no-confivel A pessoa calma, autoconfiante (por oposio ansiosa, depressiva A pessoa criativa, curiosa, culta (por oposio prtica, terra a terra, com poucos interesses)

Agradabilidade

Conscincia

Estabilidade emocional

Abertura experincia

A TEORIA PSICODINMICA
Esta teoria enfatiza especialmente o inconsciente humano como determinante do comportamento.

Esta inteiramente baseada no trabalho do mestre e criador da Psicanlise, Sigmund Freud. Freud via a personalidade como resultante da interao de trs elementos:

id ego superego

O id
o elemento mais primitivo, a fonte dos instintos e impulsos e que, de certa forma, opera sem censura.

O superego
Equivale ao que chamamos ordinariamente de conscincia e que contm os valores de os ditames do que devemos ou devemos fazer. Podemos antever um conflito entre esses dois plos.

O ego
Cabe gerenciar o conflito entre o id e o superego. Nessa intermediao, o ego busca o que na psicologia se chama soluo de compromisso, certos ajustes e cesses, levando o indivduo a estabelecer certos mecanismos de defesa, entre os quais a negao da realidade o mais comum. A grande e inegvel contribuio da teoria da psicodinmica para a compreenso da personalidade est centrada no seu foco sobre as influncias inconscientes sobre o comportamento humano

TEORIA HUMANISTA
Acredita fielmente, que todos os homens possuem um impulso interno (drive) voltado para sua auto-atualizao, em tornar-se tudo aquilo que eles tm condies de vir a ser. Tem seu foco no crescimento e aprimoramento do indivduo, uma viso da personalidade centrada em um ncleo dinmico o self - , que tende necessariamente a tornarse melhor, uma vez dadas as condies apropriadas para que tal se efetue.

ABORDAGEM INTEGRATIVA
Tem buscado um viso mais integrativa e sistmica para uma melhor compreenso da personalidade. Esta passou a ser vista como o resultado de emoes, *cognies, atitudes, expectativas e fantasias.

* o ato ou processo de conhecer que envolve: ateno, percepo, memria, raciocnio, juzo, imaginao, pensamento, linguagem.

Assim, no momento em que a personalidade passou a ser entendida como o produto resultante da interao de um conjunto de fatores ou varveis to *dspares, seu grau de complexidade aumentou significativamente e passou a exigir um estudo mais aprofundado para que se pudesse entender qual seu real impacto sobre o.....

COMPORTAMENTO
*que no tem par; diferente, desigual

Melhor Compreendendo as Teorias da Personalidade e sua Aplicao na Organizao.

Um dos maiores estudiosos do comportamento.

CARL GUSTAV JUNG 1875 / 1961

Vamos cham-lo de JUNG. Foi o psiclogo de estudou e desenvolveu um modelo de tipologia muito discutido e utilizado nas teorias sobre as diferentes personalidades.

Identificando atitudes e comportamentos


Alm de identificar as atitudes comportamentais das pessoas, Jung procurou outros indicadores de personalidade para ajudar na diferenciao das caractersticas humanas:

SENSAO; PENSAMENTO; SENTIMENTO; INTUIO.

SENSAO
Refere-se a um enfoque na percepo de detalhes e de fatos concretos. A experincia real e sua sensao tm prioridades sobre a discusso e a interpretao da experincia. Os tipos sensitivos preocupam-se com o momento atual e lidam com todos os tipos de crise facilmente.

PENSAMENTO
Est relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critrios impessoais, lgicos e objetivos. Os indivduos dominados por esta funo so denominados reflexivos e considerados bons planejadores. Alm disso, possuem a forte tendncia de se agarrar a seus planos e teorias, mesmo quando confrontados com argumentos.

SENTIMENTO
o tipo de indivduo que prefere emoes fortes e intensas, ainda que negativas, a experincias apticas. A consistncia e princpios abstratos so altamente valorizados pela pessoa sentimental. A tomada de decises deve ser feita de acordo com julgamentos de valores prprios, como bom ou mau, certo ou errado, agradvel ou desagradvel, no em termos de lgica ou eficincia, como no caso da pessoa reflexiva.

INTUIO
uma forma de processar informaes passadas, processos inconscientes e objetivos futuros. Para o tipo intuitivo, as implicaes da experincia so mais importantes que a experincia em si, sendo dada tanta importncia s suas percepes que, s vezes, no se consegue separ-las dos dados brutos. Processam a informao muito depressa e relacionam automaticamente a experincia passada com a imediata.

O comportamento segundo Jung


SENSORIAIS: so prticos, julgam com base em dados

SENTIMENTAIS: decidem com base em sentimentos e no na lgica

PENSADORES: so racionais, tericos, bons planejadores

INTUITIVOS: fazem muitas correlaes, misturam dados e aprendizado 26

Segundo Jung, a combinao das quatro funes resultam em um equilbrio para a pessoa. fundamental que todo indivduo tenha: Uma funo que assegure o concreto (sensao); Uma funo que estabelea a definio desse concreto percebido (pensamento); Uma funo que declare se ou no apropriado ou que valor tem (sentimento); Uma funo que indique de onde veio e para onde vai (intuio).

Veja que interessante!


Embora todas essas funes estejam presentes nos indivduos, em maior ou menor grau, Apenas uma predominante ou seja, todos possuem as quatro funes, mas sua importncia varia de acordo com cada um. Essa tipologia de Jung, ajuda a compreender os relacionamentos sociais, descrevendo de que maneira as pessoas percebem, usam critrios, agem e julgam.

Carl Gustav Jung


Vamos assistir um documentrio de Jung e seus estudos sobre a Psicologia Analtica. Conhecida como: Psicologia Junguiana ou Psicologia Complexa

em grande parte nossa percepo da realidade, e no a realidade em si, que influencia e determina nosso comportamento.

Douglas McGregor

Percepo / Concepo e Comportamento Individual As percepes nada mais so do que as imagens, as descries interiores, a nossa maneira de fotografar e interpretar o mundo que nos cerca Os cientistas sociais, voltados ao estudo do comportamento humano, esto cada vez mais cnscios de que o que qualquer coisa : depende de como quem olha para o qu

O QUE ISSO SIGNIFICA?


1. No obtemos as nossas percepes a partir das coisas que nos cercam. As nossas percepes provm de ns. 2. O que ns percebemos e, em grande parte, uma funo de nossas experincias prvias, de nossos pressupostos e de nossos fins (isto , necessidades)

Quer dizer que, seja o que for que est ai fora, nunca poder ser conhecido, exceto na medida em que seja filtrado atravs do sistema nervoso humano. Nunca podemos sair da nossa prpria pele. A realidade uma percepo localizada algures atrs dos olhos.

Em outras palavras, o perceptor decide o que um objeto percebido , onde est e por que est, de acordo com as suas finalidades e com as suas pressuposies que faz em qualquer momento determinado. A nossa tendncia parra percebemos o que queremos e temos necessidade de perceber, e o que a nossa experincia passada nos leva a supor que funcionar em nosso interesse

EM SUMA!
O significado de uma percepo como esta nos leva a atuar. As suas percepes do que est acontecendo so diferentes, como se reflete no fato de fazerem coisas diferentes.

O fato de que ambos os grupos concordaro com a frase Est chovendo no significa que percebem o acontecimento da mesma maneira. Transpondo para a situao organizacional, um mesmo fato objetivo poder gerar comportamentos diversos segundo a forma de interpretao (percepo)

REAES DIFERENTES
Administradores diferentes podero ter reaes diferentes diante, por exemplo: Do comentrio de um subordinado; Um ir interpret-lo como uma crtica negativa; O outro como uma forma de colaborao para o aprimoramento organizacional. Em ambos os casos, os comportamentos resultantes de parte do Administrador possivelmente sero diferentes. PUNIO OU RECOMPENSA

NIVEL DO ICEBERG
COMPORTAMENTO

PERCEPES

CONCEPES

Por outro lado, nossas percepes, ou seja, o segundo nvel do iceberg, tambm sem seus condicionantes, que ns chamaremos de concepes. Aqui esto includos a nossa escala de valores, o nosso *back-ground cultural e as nossas necessidades ou motivaes e os conhecimentos adquiridos de que dispomos. Isto significa que iremos interpretar ou perceber determinado fato em funo de toda nossa formao prvia.
*processo de segundo plano, um termo oriundo dos estudos referentes a Sistemas Operacionais, que designa os processos que ocorrem em que no h interao com o usurio.

O que normalmente os indivduos exteriorizam ou seja, seu comportamento corresponde possivelmente a uma parcela mnima de sua personalidade global. O mais importante, ou seja, os informadores ou condicionantes de seu comportamento, esto em guas mais profundas: referimo-nos s suas percepes e concepes. Se queremos obter uma modificao significativa e duradoura no comportamento daqueles com os quais trabalhamos ou que so a ns subordinados na hierarquia organizacional, no nos adianta atuar somente sobre o comportamento manifesto, mas sim sobre seu condicionantes.

Douglas McGregor, considerado um dos mais influentes cientistas do comportamento, destacou o fato de que a maioria das tentativas para influenciar outras pessoas so baseadas em pressupostos que raramente so testados ou mesmo reconhecidos como tal. Isto , a maioria das pessoas dentre estas os Administradores, nosso foco de anlise agem como se suas concepes bsicas sobre a natureza humana estivessem corretas e no requeressem nenhuma reviso em particular, ou reconsiderao.

Isto porque os prprios elaboradores de tais programas partem de um pressuposto extremamente simplista, o de que basta que as pessoas adquiram novos conhecimentos para que automaticamente sejam capazes de mudar. Esquecem que o comportamento resultante algo mais complexo, produto tambm dos valores e motivaes dos Administradores. Deve ser mais pretensioso, tendo como objetivo inicial a prpria sensibilizao dos executivos, fazendo com que seus valores e motivaes aflorem e possam ser repensados, alm de levar em considerao o macroambiente social e cultural onde eles atuam.

You might also like