You are on page 1of 10

O que semitica?

Disciplina: Teoria da comunicao Profa. Dra. Mirna Feitoza

O que semitica?
Cincia ou grupo de cincias? Disciplina, transdisciplina, interdisciplina? Metodologia ou grupo de metodologias? Ponto de vista?

O que semitica?
Uma definio: Semitica como campo de saber

Semitica um campo de saber com pesquisadores, professores, estudantes, teorias, metodologias, disciplinas, pontos de vistas, entre outros meios para obter conhecimento sobre um certo objeto de estudos, como a Economia, a Sociologia, a Antropologia, a Biologia, a Fsica, a Matemtica, a Comunicao...
Qual , ento, o objeto de estudos da semitica?

O objeto da semitica
Simples: so SIGNOS E o que so signos?

O que signo?
Signo algo que est no lugar de algo
A mesa no a palavra mesa. A palavra mesa que se refere ao que chamamos mesa A rosa no palavra rosa. A palavra rosa que se refere aquilo que chamamos rosa O computador no a palavra computador. A palavra computador se refere ao meio tecnolgico a que chamamos computador. MP3 player no a palavra MP3 player. A palavra MP3 player se refere ao dispositivo usado para baixar e ouvir msicas da Internet no formato MP3. A marca Omo no o sabo em p. um signo que veicula uma mensagem publicitria cujos sentidos representam o branco que sua famlia merece.
Cite exemplos de signos (algo que est no lugar de)

Sofisticando a definio de signo


Para que a palavra mesa se refira aquilo a que chamamos mesa, necessrio algum (ou algo) capaz de fazer a relao entre a palavra mesa e aquilo que ela representa.
Assim como algum (ou algo) capaz de associar a palavra rosa aquilo a que chamamos rosa

Assim como algum (ou algo) capaz de relacionar a palavra computador ao meio tecnolgico a que chamamos computador.
Assim como algum (ou algo) capaz de traduzir que o nome MP3 player se refere ao dispositivo capaz de viabilizar a ao de baixar e ouvir msicas da Internet no formato MP3. Assim como algo ou algum capaz de associar a marca Omo ao branco que sua famlia merece. Em resumo: a ao do signo de estar no lugar de s se completa se houver algum (ou algo) capaz de interpretar essa relao.

Sofisticando a definio de signo


Completando: Ento, signo algo que est no lugar de algo para uma mente capaz de interpretar essa relao em que algo substitui algo.
Por isso, a definio de signo inclui uma ao interpretadora em que algo (1), ao se relacionar com outro algo (2), toma seu lugar, por meio de uma representao (3). Em outras palavras, signo envolve uma ao interpretadora entre trs elementos: SignoObjeto-Interpretante.

Esta a definio de signo de uma teoria semitica, a Semitica Peirceana.

Semitica Peirceana
A definio de signo como uma ao tridica interpretadora (signo-objeto-interpretante) o conceito principal da Teoria Geral dos Signos, do matemtico, cientista, filsofo norteamericano Charles Sanders Peirce (1839-1914). A Semitica Peirceana uma teoria sgnica do conhecimento, de carter amplamente geral, uma teoria semitica que se volta ao estudo de todo e qualquer tipo de representao, inclusive das representaes da comunicao. o caso de perguntar por que esta teoria se volta ao estudo da comunicao?

Semitica Peirceana e Comunicao


Ora, no h comunicao sem signos. Para comunicar, usamos signos. Tudo que comunica tem signos. Desafio: tente comunicar sem signos.

O objeto da semitica e seu vasto campo de estudos


O signo tridico e o vasto campo da semitica

Se signo uma ao interpretadora que envolve trs elementos, ento, signo processo. Esta noo de signo como processo importantssima para compreender o objeto de estudos da semitica. Pois trata-se de um objeto que tem uma dinmica, uma ao contnua que envolve tempo, processo, interpretao, representao. Esta ao contnua se chama semiose, outra palavra para signo, conforme a Teoria Geral dos Signos (Peirce). Em outras palavras, o objeto de estudos da Semitica a semiose, a ao entre trs elementos que envolve processos de interpretao, representao, comunicao. Questo: a semiose, isto , a ao em que um signo capaz de interpretar outro ocorre s entre humanos? Segundo a Semitica, esta uma ao que est em todas as esferas da vida e at mesmo no mundo puramente fsico, onde quer que haja uma mente capaz de interpretar signos. Por isso mesmo, o objeto de estudos da Semitica so todos os processos sgnicos na natureza e na cultura.

You might also like