You are on page 1of 84

GESTO DE PESSOAS EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS

Maria Leonor Galante Delmas mleonorgd@gmail.com mleonorgd@fgvmail.br

EMENTA

Gerenciando pessoas estrategicamente. Revisando posturas estratgicas. Estratgias genricas para pessoas em empresas internacionalizadas. Gerenciamento de contradies em operaes no exterior. Importncia da integrao das pessoas da organizao. Dinmicas de Integrao. Comunicao verbal e no verbal. Barreiras fsicas e interpessoais. Conflitos interpessoais e de grupo. Assertividade e as relaes em grupo. Motivao. Satisfao do funcionrio. Trabalhos em equipe. Importncia para o administrador do seu auto-conhecimento e desenvolvimento de liderana.

Gerenciando pessoas estrategicamente.

A jornada

Focos de ateno na Gesto de Pessoas em empresas internacionalizadas

Propsito
Propsitos absolutamente claros para todos os envolvidos; Propsito oferecendo direo e significado ao engajamento de todos os colaboradores transformando-os em defensores apaixonados pelo negcio; Propsito puxa a organizao para o futuro, muito alm da correo de distores passadas e da obteno de resultados imediatos; Propsito conduz harmonizao interna e externa.

Representatividade
Representamos distintamente o negcio? Nossos colaboradores representam parte significativa da massa crtica ? Nossos colaboradores representam a variedade de negcios existentes no mercado? Temos representatividade suficiente para liderar a equipe e conduzi-la ao sucesso?

Interesses
Equilibramos interesses da equipe com interesses da organizao? Equilibramos interesses dos diferentes nveis geogrficos e culturais ? Equilibramos os diferentes interesses dos diferentes componentes da equipe ?

Gesto do conhecimento
Buscamos proativamente capturar, criar e disseminar conhecimento relevante ao funcionamento da equipe ? Investimos na criao e aperfeioamento da infraestrutura tecnolgica e social para criao e disseminao de conhecimento? Estamos provendo oportunidades e experincias que permitam aos colaboradores compartilharem seus conhecimentos e poderem aprender uns com os outros? Facilitamos a entrada da equipe na era do conhecimento e agora na era das redes de relacionamento?

Gesto do conhecimento

Que show!

Mercado
Compreendemos com profundidade os negcios com os stakeholders e somos capazes de descobrir e especificar corretamente suas necessidades? Desenvolvemos e implantamos estratgias para conquistar novos mercados e reter os existentes? Desenvolvemos e implantamos estratgias para participao e engajamento de toda a equipe? Demonstramos regular e eficazmente aos stakeholders o valor que estamos adicionando aos seus negcios por meio de nossas atividades?

Servios
Os produtos e servios desenvolvidos e ofertados esto em perfeita sintonia com o propsito? Os produtos e servios so autosustentveis a longo prazo? O portflio auto-sustentvel? revisto e atualizado com freqncia? Oferecemos os produtos, servios e processos mais relevantes ao desenvolvimento do mercado e dos stakeholders? Os produtos e servios honram a diversidade das pessoas existentes na equipe?

Desempenho
Medimos adequadamente o valor adicionado as propostas pelas diferentes aes e atividades que realizamos? Usamos a avaliao para a aprendizagem como um processo de feedback que prov orientao e apoio? Desenvolvemos e implantamos estratgias para assegurar nveis timos na relao custobenefcio e otimizar a eficcia/produtividade (usar bem os recursos disponveis etc.)?

Fora do trabalho em equipe

Futuro
Investigamos continuamente os sinais de mudana e os futuros emergentes mais relevantes para a eficcia da proposta? Desenvolvemos e implantamos estratgias com objetivo de captar os parceiros do futuro? Buscamos identificar precocemente novos ramos de atividade e preparar-se para atender suas demandas? Lidamos com a questo da sucesso e ajudamos a equipe a tambm faz-lo?

Revisando posturas estratgicas. Estratgias genricas para pessoas em empresas internacionalizadas.

O ambiente de atuao define decisivamente as necessidades de gesto de Pessoas nas organizaes


No basta a empresa ser boa. preciso crescer continuamente e ocupar novos espaos no mercado. Lderes capacitados e capazes de se anteciparem s mudanas fazem toda a diferena. O cuidado com processos de sucesso determinante. Profissionais e executivos com formao de especialistas em suas respectivas reas, mas com viso sistmica , atuao de carter generalista e amplo em relao ao negcio

Gesto de Pessoas e Competitividade -cuidados e pontos de ateno-Conhecer as suas verdadeiras foras;


-Mistura de Culturas - Quebra de barreiras culturais e psquicas; -Barreiras culturais; -Preconceitos;
-Aprendizagem para alcanar posio no mercado;
- Estratgia
Este conceito representa toda a lgica global de funcionamento de um dado negcio e deve definir as razes pelas quais a empresa tem vantagens competitivas. Nela se devem incluir as core competencies, como tambm serve para definir o que a empresa de fato faz. Mesmo que no esteja definida propriamente uma estratgia dentro da empresa, o comportamento desta, constitui uma indicao da sua orientao estratgica. Portanto, o conjunto de polticas gerais a empreender para a concretizao de objetivos predefinidos, define uma estratgia.

Quebra de paradigmas grupo de macacos

Ambiente Internacional A globalizao no abre todas as portas ( Barreiras ou oportunidades )

Ambiente Cultural religio, linguagem, valores, atitudes, esttica

Ambiente Econmico
demografia, rendimento, inflao

Ambiente Financeiro
cmbio

Ambiente Poltico legal


poltica internacional, acordos, ONGs

Estratgia genrica diz respeito forma como as organizaes, ou as suas divises pretendem distinguir-se a si prprias, relativamente aos concorrentes. Porter distinguiu trs estratgias de concorrncia genrica que podem levar ao sucesso: liderana de custos, diferenciao e foco. A estratgia de concorrncia genrica escolhida ser o ponto de partida para o desenvolvimento das estratgias de gesto de pessoas para o sucesso pretendido.

Porter identificou trs estratgias genricas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto para criar uma posio sustentvel a longo prazo.
CUSTO

a empresa centra seus esforos na busca de eficincia produtiva, na ampliao do volume de produo e na minimizao de gastos com propaganda, assistncia tcnica, distribuio, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preo um dos principais atrativos para o consumidor.

DIFERENCIAO faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistncia tcnica, distribuio, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.
FOCO

significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciao ou do custo, a empresa se especializar atendendo a segmentos ou nichos especficos.

Gerenciamento de contradies em operaes no exterior. Importncia da integrao das pessoas da organizao.

Estamos viajando por um territrio desconhecido, onde os velhos mapas e bssolas so inadequados e, possivelmente perigosos
Peter Drucker

Globalizao

Comprometimento com as oportunidades do negcio Comprometimento com o impacto da organizao na sociedade Comprometimento com as relaes

Competio

Comprometimento com o resultado da organizao Comprometimento com o resultado

Comprometimento com o trabalho bem feito Sem Concorrncia Comprometimento com o dever cumprido Lealdade firma do patro

Lealdade ao patro

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS Para gerenciar Pessoas, preciso dominar a arte do relacionamento. As habilidades de relacionamento j representam uma das mais importantes chaves do sucesso na vida pessoal e profissional. O mundo est passando por grandes transformaes e ns precisamos nos adaptar para no sucumbir frente a todas essas mudanas.

O circo

Gerenciamento de contradies em operaes no exterior.


A contradio entre economia e poltica ou as dificuldades na gesto geopoltica da estrutura social da humanidade

A contraditria, mas irreversvel unidade de desenvolvimento social humano criada pela expanso do mercado mundial.
Os casos de integrao econmica regional: MERCOSUL, NAFTA, UE, ALCA.

O desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo se expressa tanto por um nvel globalizado como por um problema de ordem geopoltica.

Conceitos
Os casos de integrao econmica regional: MERCOSUL, NAFTA, UE, ALCA
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
O Mercosul, como conhecido o Mercado Comum do Sul (em espanhol: Mercado Comn del Sur, Mercosur) a unio aduaneira (livre comrcio intrazona e poltica comercial comum) de cinco pases da Amrica do Sul. Em sua formao original o bloco era composto por quatro pases: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Desde 2006, a Venezuela depende de aprovao dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada. O Tratado Norte-Americano de Livre Comrcio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA um tratado envolvendo Canad, Mxico e Estados Unidos da Amrica e tendo o Chile como associado, numa atmosfera de livre comrcio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os trs pases. O NAFTA entrou em vigor em 1 de janeiro de 1994. A Unio Europeia[nota 1] (UE), anteriormente designada por Comunidade Econmica Europeia (CEE; no Brasil, Comunidade Econmica Europeia) e Comunidade Europeia (CE), uma unio supranacional econmica e poltica de 27 estados-membros estabelecida aps a assinatura do Tratado de Maastricht em 7 de Fevereiro de 1992 pelos doze primeiros pases da antiga CEE. A rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA) um acordo comercial idealizado pelos Estados Unidos. Este acordo foi proposto para todos os pases da Amrica, exceto Cuba, segundo o qual seriam gradualmente derrubadas as barreiras ao comrcio entre os estados-membros e prev a iseno de tarifas alfandegrias para quase todos os itens de comrcio entre os pases associados.Este acordo foi delineado na Cpula das Amricas realizada em Miami, EUA, em 9 de Dezembro de 1994. O projeto resultado da tendncia, no contexto da globalizao, onde os pases procuram estreitar as relaes comerciais por meio de uma integrao mais efetiva, onde as trocas comerciais possam acontecer de forma menos burocrtica e com maiores incentivos

Importncia da integrao das pessoas da organizao.


A realidade empresarial hoje caracterizada por velocidade, mudana e resultados. Desempenhar uma funo de gesto numa empresa ou organizao exige do profissional um conjunto amplo de competncias, experincia e conhecimento. As decises de sucesso so fruto da preparao do gestor que, muitas vezes, se v diante verdadeiros cenrios de adversidade, com curto prazo para tomada de deciso. Especialmente em empresas internacionalizadas.

Dinmicas de Integrao. Comunicao verbal e no verbal. Barreiras fsicas e interpessoais. Conflitos interpessoais e de grupo. Assertividade e as relaes em grupo. Motivao.

Dinmicas de Integrao.

Desenvolvimento criativo e de integrao, avaliao de desempenho individual e em grupo, anlise de problemas e tomada de decises, soluo de conflitos interdepartamentais, planejamento organizacional e mtodo de trabalho, resistncia mudana, liderana . As dinmicas de Integrao visam o conhecimento das outras pessoas, o maior envolvimento e cumplicidade dos membros da equipe com o objetivo comum, criando um sinergia que leva a aes de Alta performance. So propcias para incio de atividades e encontros. a justamente a hora de abrir-se para novas relaes e ter uma aventura partilhada.

OBJETIVO: TRABALHAR

A percepo na Gesto de Pessoas.


A percepo do mundo diferente para cada um de ns, cada pessoa percebe um objeto ou uma situao de acordo com os aspectos que tm especial importncia para si prpria

A questo da Comunicao Diferentes critrios podem conduzir a respostas diferentes, da a necessidade de compreender o ponto de vista do outro para que o entendimento entre os membros de uma equipe se faa. Isto comunicao..

Produtividade

Comunicao Verbal e No-verbal

Principais elementos da comunicao


Interesse no assunto
canal
Bl.. bl.. bl... FONTE

Valores pessoais

(rudos)

Blim.. blim... blim!!!

(mensagem codificada) TRANSMISSO Feedback

(decodifica) RECUPERAO

RECEPTOR

Boatos

Meio ambiente Cultura organizacional

Comunicao Interpessoal
A comunicao entre pessoas frente a frente, face a face. Contato, redes de relacionamento. Situaes com mais de duas pessoas: em casa ou ambiente de trabalho. A nfase no falar e nas formas noverbais de comunicao constituem caractersticas desta categoria.

Barreiras na comunicao - fatores que filtram nossas mensagens e filtremos as recebidas:


Filtro mais comum presunes pouco criteriosas; Barreiras mecnicas so resultados de obstrues fsicas no processo da comunicao; Barreiras semnticas so originrias do significado dos signos. Barreiras psicolgicas se originam de preconceitos que provocam um filtragem na mensagem. Isto afeta a codificao da mensagem quando ela enviada e a sua decodificao quando recebida.

Comunicao verbal e no verbal. Barreiras fsicas e interpessoais.


Conhecer alguns dos fatores que podem constituir barreiras compreenso, ao sentir e ao agir dos atores sociais que pretendem interagir o propsito que nos orienta.

Fatores pessoais, sociais, fisiolgicos, de personalidade, de linguagem, psicolgicos e culturais.

Comunicao verbal e no verbal. Barreiras fsicas e interpessoais.

Comunicao verbal e no verbal. Barreiras fsicas e interpessoais.


VERBAL A comunicao verbal o modo de comunicao mais familiar e mais freqentemente usado. ( oral e escrita) NO-VERBAL A comunicao no-verbal, que se refere transmisso de uma mensagem por algum meio diverso da fala e da escrita, uma das facetas mais interessantes da comunicao. Incorpora coisas como o modo com que usamos o nosso corpo, os nossos gestos e nossa voz para transmitir certas mensagens. Disso resulta que h maior ou menor exatido daquilo que se quer transmitir. A exatido na comunicao, por outro lado, se refere ao ponto at onde o sinal bsico transmitido pelo emissor recebido, sem distores pelo receptor.

Conflitos interpessoais e de grupo.


As relaes interpessoais desenvolvem-se em decorrncia do processo de interao. No h processos unilaterais na interao humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO( S). O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integrao de esforos, conjugando as energias, conhecimentos e experincias para um produto maior que a soma, ou seja a sinergia. Ou ento tende a tornar-se muito tenso,conflitivo,levando desintegrao de esforos e final dissoluo do grupo

Conflitos interpessoais e de grupo.


O conflito

A partir de divergncias de percepo e idias, as pessoas se colocam em posies antagnicas, caracterizando uma situao conflitiva.

Os conflitos interpessoais se encontram nas relaes de indivduo com o grupo, dos indivduos entre si, do grupo com outro, do dirigente com o grupo, do indivduo com o lder.

Conflitos interpessoais e de grupo.


Quando conseguimos obter acordos, podemos ter certeza que estamos melhorando nossa capacidade de relacionamento humano e principalmente fortalecendo o nosso processo de negociao.

Conflitos interpessoais e de grupo em empresas internacionalizadas

- Aspectos Polticos, econmicos, scio-culturais e tecnolgicos que podem interferir nas atividades internacionais das empresas. -Como lidar com os riscos inerentes ao processo de internacionalizao.

Comportamento importante na liderana:

ASSERTIVIDADE Capacidade na tomada de deciso e competncia na postura intra-pessoal e interpessoal.

MOTIVAO

Motivao -voar

MOTIV AO

importante entender que para Maslow ningum motiva ningum, pois a motivao nasce de uma necessidade individual, o que podem acontecer so estmulos.

Satisfao do funcionrio. Trabalhos em equipe.

Gesto de Pessoas
Ningum uma ilha; precisamos compartilhar desde a idia at o desenvolvimento e a deciso. Nunca podemos esquecer das pessoas, que so a base para qualquer mudana de sucesso. Sem elas, as aes no tm seguimento ...e de nada vale o nosso esforo

Satisfao do funcionrio.

A satisfao dos funcionrios tem influncia direta na produtividade da empresa e na reteno de talentos.

Satisfao do funcionrio.
Em tempos de incerteza econmica, at mesmo os gestores de companhias consideradas estveis encontram dificuldades em manter as equipes motivadas. Mas a satisfao dos funcionrios ao desempenhar suas funes tem influncia direta na produtividade. Por isso, os lderes devem dispensar ateno especial a comportamentos e aes que motivem seus colaboradores e garantam a reteno de talentos. Mais do que promover a realizao de tarefas em conjunto e a integrao entre os COLABORADORES, o gestor deve entender os anseios e as aspiraes da equipe para, ento, conseguir satisfaz-la. VAMOS CONSTRUIR ALGUNS PASSOS PARA A MANUTENO DE UM AMBIENTE DE TRABALHO ATRAENTE A PERMANNCIA DO FUNCIONRIO NA EMPRESA DE FORMA COMPROMETIDA.

Trabalho em equipe.
Nos ltimos tempos, as empresas redescobriram o trabalho em equipe, pois no podemos dizer que esse modelo nunca existiu, ao contrrio, um velho conhecido desde muito tempo atrs. Com os programas de qualidade, esta forma de trabalhar voltou como uma onda muito forte ao cotidiano de muitas pessoas. A partir da, hoje dificilmente no se exige das pessoas esse comportamento dentro de qualquer empresa. No entanto, para desenvolv-lo preciso, por exemplo, um ingrediente fundamental que muito escasso nas organizaes: o tempo.

Trabalho em equipe.

Uma verdadeira equipe de trabalho precisa de tempo para que seus membros possam, por exemplo, ajustar suas diferenas individuais (de percepo, de forma de trabalhar, de relaes...). Este o primeiro passo para o caminho em direo produtividade da equipe; quando uma equipe amadurece, estas diferenas so colocadas a servio do coletivo. Alm deste aspecto, o verdadeiro trabalho em equipe implica em uma organizao interna de papis, recursos e dinmica de funcionamento, acertos de convivncia, grau de autonomia decisria e relaes com o lder. Esses detalhes precisam aparecer e serem tratados rapidamente pela equipe, sob pena de adiar seus melhores nveis de produtividade e de sucesso. Sabemos que isto no fcil de se conseguir, nem tampouco rpido de se consolidar pois em meio ao trabalho cotidiano de muita presso, principalmente por resultados, as solues, nem sempre so fceis de se implementar.

Formao de equipes- Riverdance

Trabalho em equipe.

No entanto, para chegar ao estado de produtividade ideal importante que a equipe separe periodicamente um espao e um tempo para realizar alinhamentos: das expectativas, das relaes, dos conflitos, das individualidades em direo aos objetivos e aos resultados. Desta forma mais adequada a construo daquilo que se denomina pactos de convivncia entre os membros da equipe. So condies, expectativas e percepes individuais explicitadas e negociadas em relao situao em que a equipe se encontra, ou deseja chegar. Construir um pacto deste tipo implica, portanto, em sentar junto com uma certa periodicidade e resolver questes do tipo:

definio de objetivos e metas ; diviso de papis e funes ; ajustes interpessoais ; resoluo de conflitos ; definio da organizao do trabalho e dos nveis de autonomia ; relaes com o lder .

Importncia para o administrador do seu auto-conhecimento e desenvolvimento de liderana.

A importncia do autoconhecimento. Ponto de partida para o processo de mudana pessoal e desenvolvimento da auto-estima.

AUTOCONHECIMENTO
A conscincia de si uma soma de sensaes simultneas e integradas unificadas de fora, de equilbrio, de limites e de respirao . O que nos difere do animal justamente poder ampliar o Auto-Conhecimento, ou seja , a nossa conscincia de quem somos, nossos os valores, o que sentimos, o que vibramos, etc.

A verdadeira viagem do ser humano consiste no em buscar novas paisagens, mas sim em ver-nos com olhos novos Marcel Proust

TESTE DE PERSONALIDADE Escolha um desenho que te parea o melhor e mais agradvel. Vers logo a seguir o diagnstico de tua personalidade. Estas formas foram criadas por um psiclogo e testadas em todo o mundo durante vrios anos. Na medida em que recebamos informaes adicionais concernentes nossa pesquisa, cuidadosamente ajustvamos cores e detalhes at que resultasse uma seqncia altamente confivel. Elas representam os nove tipos bsicos de personalidade.

CLIMA ORGANIZACIONAL
Nada menos tangvel, nem mais importante, na vida das organizaes e nas relaes interpessoais do que o clima psicolgico. Sua existncia to real e to sujeita a alteraes quanto o clima fsico, embora os componentes que perfazem o clima psicolgico, ainda que igualmente identificveis,no sejam to concretos.

Ferramenta para construo do clima organizacional

Objetivos do feedback para o gestor de pessoas


Manter e aprimorar desempenhos; Orientar e aconselhar pessoas; Adquirir novas aptides; Desenvolver talentos; Trabalhar o desempenho das equipes; Criar motivao e comprometimento.

Inteligncia emocional
Trata de pensar o ser humano em sua totalidade, pois agrega inteligncia s emoes e pode se desenvolver A partir do autoconhecimento.

Sorria e conte at dez: voc est sendo filmado

Implica em
conhecer e saber lidar com as prprias emoes, motivar-se, e saber lidar com os relacionamentos.

INTELIGNCIAS INTRA E INTERPESSOAIS

Esquadrilha da Fumaa.
EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE. EQUIPES LIDERANA MOTIVAO. **Partilha de sentimentos comuns; **Sinergia dos esforos individuais; **Trabalho rduo- prazer satisfao; **Aprendizagem constante; **Dilogo aberto e flexvel; **Decises consensuais; **Livre fluxo de informaes; **Decises baseadas em clculos e intuio.

Liderana e formao de equipe. Comportamentos fundamentais ao gestor de pessoas

One- Um domingo qualquer

Gestor de Pessoas

Drer, Nacionalidade: Alem Nuremberg (1471) - (1528) Estilo: Pintura Flamenga

Histria do quadro As mos

NA VIDA NINGUM CONSEGUE TRIUNFAR SOZINHO.

Nunca esquecer de buscar:


Maturidade pessoal e profissional; Viso compartilhada; Aes individuais para que os objetivos comuns sejam atingidos; Esprito de cooperao e competncia para o gerenciamento de conflitos; Humanidade para ver-se no outro e permitir que o outro veja-se em voc

Todo lder deveria agir para que sua obra se imortalizasse. No exerccio da liderana, aja sempre com a vontade e a postura de, tornar-se um dia,o lder da vida de seus liderados.

Gestor de Pessoas LIDERAR CAMINHAR JUNTO.

Ter sempre na mente a preocupao de difundir a idia de que o fator de diferenciao no

Os problemas que temos hoje no podem ser resolvidos se mantivermos a mesma maneira de pensar que tnhamos quando os criamos.

RIVERDANCE
A vida no se trata do nmero de vezes que voc caiu, trata-se do nmero de vezes que voc recebeu ajuda para se levantar.

Riverdance - apoteose

E , SE VOC ESQUECER DE ALGUMA COISA DO QUE VIU E OUVIU AQUI , PROCURE LEMBRAR-SE DO QUE ACHOU IMPORTANTE, MAS SOBRETUDO LEMBRE-SE DE UMA COISA...

Preocupe-se em ser muito... FELIZ!!!

Desejo a cada um de vocs,

UM ANO DE LUZ, PAZ E HARMONIA.


Maria Leonor

You might also like