You are on page 1of 25

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO

Dividido

em 3 partes: Pr-textuais Capa (opcional) Folha de rosto Sumrio(opcional)


Textuais

Introduo Desenvolvimento Concluso

ESTRUTURA
Ps-textuais

Referncias Glossrio (opcional) Apndice(s) Anexo(s)

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO:

CAPA: dispensvel ou em material plstico transparente com espiral FOLHA DE ROSTO SUMRIO: a relao dos captulos e sees do trabalho, na ordem em que aparecem. Com a respectiva pgina que inicia. desnecessrio em trabalhos pouco extensos (no subdivididos em captulos). TEXTO: Composto de introduo, desenvolvimento e concluso (ou consideraes finais). Pode ser dividido em captulos ou no. Esta estrutura sempre deve aparecer, ou dentro de um nico texto sem sub diviso em captulos, se for algo sucinto, ou separado em captulos, caso seja um trabalho mais detalhado ou mais complexo . Cada captulo deve sempre comear folha nova, com exceo dos artigos .

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO:

REFERNCIAS: todos e somente os documentos mencionados (citados) no trabalho devem aparecer elencados no ltimo item do trabalho. APNDICE : so contedos considerados de importncia secundria. Podem ser fotos, tabelas, manuais utilizados em experimentos desenvolvidas pelo autor do trabalho. Eles devem ser citados no texto e, se houver mais do que um, devem ser enumerados. Se o grfico, tabela, figura, etc. for importante para a compreenso do texto estes podem e devem ser inseridos no texto. ANEXOS: idem ao item anterior mas desenvolvido por outra pessoa que no o autor do trabalho.

QUANTO AO TEXTO
INTRODUO parte do trabalho onde o assunto apresentado como um todo, sem detalhes. Deve compreender: Apresentao do tema. Breve descrio do assunto que ser tratado no trabalho Objetivos *. Para que servir esta pesquisa; meta a ser atingida com o trabalho Justificativa *. Porqu importante pesquisar este assunto; (opcional) *OBSERVAES: Os objetivos e justificativa devero ser discutidos com o professor, pois por serem trabalhos didticos e os alunos no terem uma viso global da disciplina, talvez sozinhos no consigam identificar estes itens.

QUANTO AO TEXTO

DESENVOLVIMENTO, tambm chamado Corpo do Trabalho, pretende demonstrar as principais idias, so os argumentos necessrios para atingir o(s) objetivo(s). Dependendo do tipo de trabalho podem aparecer alguns ou todos os itens abaixo: Reviso de literatura o que foi escrito sobre o assunto e j aceito como conhecimento cientfico, chamado tambm de fundamentao terica Material e mtodos - (procedimentos metodolgicos) para pesquisa de campo, relatrio de atividades em laboratrio. Resultados (descrio dos dados) Discusso (anlise dos dados)

QUANTO AO TEXTO

CONCLUSO (ou CONSIDERAES FINAIS) no uma idia nova nem o resumo do desenvolvimento, a sntese (fechamento das idias) do desenvolvimento articulado com o(s) objetivo(s). Deve ser breve e clara. CONJUGAO VERBAL recomenda-se a expresso impessoal, evitando-se o uso da 1 pessoa, tanto do singular como do plural . Exemplo : observa-se, conclui-se ,poder-se- , analisar-se-o.

DIGITAO
Papel A4 Margens: Superior: 3cm ; Esquerda: 3cm Inferior: 2cm ; Direita: 2cm Fonte: Normal: ARIAL 12 Menor: ARIAL 10 (em citaes diretas longas, notas de roda p, nota da folha de rosto) Entrelinhas: Duplo: Corpo do trabalho Simples: Citaes longas , notas de rodap, referncias

CAPA (OPCIONAL)
-- Serve para proteger e identificar o trabalho -- S utilizada quando houver distino entre capa e folha de rosto -- Ordem das informaes (em caixa alta): Nome da instituio ou logomarca (opcional) (negrito) Nome do autor (negrito) Ttulo (negrito) Subttulo (se houver) precedido de 2 pontos (:)(caixa alta, centralizado e negrito) Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado o trabalho Ano de depsito (entrega do trabalho)

FOLHA DE ROSTO
--Ordem das informaes: Nome do autor (caixa alta, centralizado e negrito) Ttulo (caixa alta, centralizado e negrito) Subttulo (se houver) precedido de 2 pontos (:)(caixa alta, centralizado e negrito) Natureza (nota) (minsculas, letra menor e entrelinhas simples, justificado a esquerda, recuo no meio da pgina ) Tipo do trabalho, disciplina, curso, sria/perodo, turno, instituio. Professor ou orientador(linha nova Local (cidade) (penltima linha, centralizado, caixa alta) Ano de entrega (ltima linha, centralizado, caixa alta)

TELMA PICHETH

ENSINO SUPERIOR : O GRANDE DESAFIO

Artigo apresentado para a disciplina de didtica. Curso de pedagogia, 1 ano . Universidade Federal do Paran. Prof. Osmair Ribeiro

CURITIBA 2009

SUMRIO (QUANDO NECESSRIO)


Relao ordenada pela ordem que aparece no texto das partes do trabalho. Nmero da pgina Deve aparecer como aparece no texto (tamanho de letra, grafia, nmero de item, etc)

SUMRIO (QUANDO NECESSRIO)


Ttulos de sees e texto Ttulos claros e objetivos Evitar a subdiviso excessiva Numerao seqencial alinhados na margem esquerda 2 caracteres entre a numerao e o ttulo
1 MATERIAL E MTODOS 1.1 REA DE ESTUDO 1.1.1 Macroambiente de Coletas 1.1.1.1 Lagos e rios

CITAO : a meno de uma informao extrada de outra fonte


CITAO

DIRETA Transcrio textual de parte da obra do autor consultado Texto de at 3 linha: Mantidas no texto e entre aspas (duplas)

Ex.: Fernandez (2000, p. 100) pondera: Pobre Hairston, foi atropelado pela Histria

CITAO : a meno de uma informao extrada de outra fonte


Com mais de 3 linhas: Destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, Letra menor, espaamento simples e sem aspas Exemplo:

Alm disso, a qualidade do ensino fornecido era duvidosa, uma vez que as mulheres que o ministravam no estavam preeparadas para exercer tal funo.
A maior dificuldade de aplicao da lei de 1827 residiu no provimento das cadeiras das escolas femininas. No obstante sobressarem as mulheres no ensino das prendas domsticas, as poucas que se apresentavam para reger uma classe dominavam to mal aquilo que deveriam ensinar que no logravam xito em transmitir seus exguos conhecimentos. Se os prprios homens, aos quais o acesso instruo era muito mais fcil, se revelavam incapazes de ministrar o ensino de primeiras letras, lastimvel era o nvel do ensino nas escolas femininas, cujas mestras estiveram sempre mais ou menos marginalizadas do saber (SAFFIOTI, 197, p. 193).

CITAO INDIRETA

utiliza-se a idia do autor porm escreve-se com as prprias palavras. Muitas vezes utilizam-se idias de diversos autores em uma mesma sentena, desta forma citam-se todos os autores, por ordem cronolgica de publicao. Ex.: A maior ameaa sobrevivncia dos animais a destruio dos habitats naturais e sua substituio por reas alteradas pela presena do homem, como plantaes, criaes de animais domsticos e reas urbanas (TERBORGH, 1974; GROOMBRIDGE, 1992; PRIMACK & RODRIGUES, 2001).

CITAO DE CITAO
Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original Ex.: O grande problema do desmatamento a perda de habitat (SOUZA1 citado por SILVA, 2002, p. 27) Ou O grande problema do desmatamento a perda de habitat (SOUZA1 apud SILVA, 2002, p. 27)

A referncia de SOUZA aparece em nota de rodap e de SILVA aparece em REFERNCIAS.

NOTA DE RODAP

Indicao,

observao ou adiantamento ao texto feito pelo autor, tradutor ou editor.

informao deve aparece ao final da pgina, com letra menor, entrelinhas simples

PAGINAO
Todas

as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A paginao deve ser usada a partir da primeira folha da parte textual Algarismos arbicos (1, 2, 3) Canto superior direito

REFERNCIAS
podem

aparecer em ordem alfabtica ou em ordem cronolgica quando usado o sistema numrico. Indica-se o nome do autor, de modo geral, o ltimo sobrenome em caixa alta, seguido dos prenomes abreviados ou no.

LIVROS CONSIDERADOS NO TODO


ABNT
AUTORIA. Ttulo. Edio. Local: Editora, ano. SILVEIRA, I. C. O pulmo na prtica mdica. 3. ed. Rio de Janeiro: Publ. Mdicas, 1993.

VANCOUVER Autoria. Ttulo. Edio. Local: Editora; ano.

Silveira IC. O pulmo na prtica mdica. 3. ed. Rio de Janeiro: Publ. Mdicas; 1993.

LIVROS CONSIDERADOS NO TODO


Quando

o autor uma instituio

ABNT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Setor de Cincias Biolgicas. Bioqumica: aulas prticas. Curitiba: Scientia et Labor, 1988. VANCOUVER Universidade Federal Do Paran. Setor de Cincias Biolgicas. Bioqumica: aulas prticas. Curitiba: Scientia et Labor, 1988.

ARTIGOS DE PERIDICOS

ABNT AUTORIA DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico, Local de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicial-final do artigo, data. ALMEIDA, C.; MONTEIRO, M. Descrio de duas novas espcies (homptera). Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v.9, n. 12, p. 55-62, mar./jun. 1992. VANCOUVER Autoria do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico, Ano; ms, volume (nmero):Pginas inicio-pginas final.
Almeida C, Monteiro M. Descrio de duas novas espcies (homptera). Revista Brasileira de Zoologia. Curitiba,1992 Mar-Jun; 9(12):55-62.

ARTIGO CONSULTADOS ON-LINE

ABNT FIGUEIRA, S. Remendo nas contas: governo baixa medidas na tentativa de reduzir o roubo de R$51 bilhes do Sistema Financeiro de Habitao. Isto , So Paulo, n.1409, 01 out. 1996. Disponvel em: <http://www.uol.com.br//istoe/economia/140920.htm> Acesso em: 03 out. 1996. VANCOUVER Lucena AR, Velasco e Cruz AA, Cavalcante R. Estudo epidemiolgico do tracoma em comunidade da Chapada do Araripe - Pernambuco Brasil. Arq Bras Oftalmol [peridico na Internet]. 2004 Mar-Abr [cited 2004 Jul 12]; 67(2):[cerca de 4 p.]. Disponvel em: http://www.abonet.com.br/abo/672/197-200.pdf

SITE DAS NORMAS DE VANCOUVER

O texto completo da verso de novembro de 2003 do texto do Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication, est disponvel em: http://www.icmje.org/ e os exemplos das referncias podem ser encontrados no endereo: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requiremen ts.html

You might also like