You are on page 1of 15

Alguns conceitos bsicos de Filosofia Marxista

O problema primordial da filosofia


Problema primordial da filosofia o da relao entre o ser e o pensar. Segundo a soluo que do a este problema todos as correntes filosficas se dividem em dois campos: a) Materialismo b) Idealismo. Materialismo. Uma das tendncias principais na filosofia, que d a nica resposta cientfica correta sobre a soluo entre o ser e o pensar. O materialismo, em oposio ao idealismo, reconhece a matria como primaria e a conscincia, o pensar, como secundrio. A forma superior de materialismo o materialismo filosfico marxista, que superou todos os defeitos e debilidades das anteriores doutrinas materialistas.

O problema primordial da filosofia


O ltimo grande representante do materialismo, antes de Marx, foi o filsofo alemo Feuerbach. (1804-1872) que lutando contra o idealismo de Hegel, afirmava que a natureza existe independentemente da conscincia e que o homem o produto da natureza. Feuerbach concebia o homem de maneira abstrata, s como homem em geral e no como um homem social e historicamente concreto que modifica o mundo que o circunda. Feuerbach permanece nas posies idealistas quanto interpretao dos fenmenos sociais. Rechaou o idealismo Hegeliano mas refutou tambm a sua dialtica, pondo-se nas posies do materialismo metafsico. S Marx e Engels, idelogos da nica classe revolucionria, a classe operria, reelaborando tudo o que de valioso tinha criado o pensamento cientfico e filosfico precedente, criaram a forma superior de materialismo Materialismo Dialtico. Fizeram extensivo, pela primeira vez, o materialismo ao conhecimento da sociedade, criando o Materialismo Histrico.

A Filosofia Marxista Leninista e a Definio de Matria


A definio Leninista da Matria O principio bsico da filosofia marxista-leninista o reconhecimento da existncia da realidade objetiva, a qual existe fora da conscincia humana e independente dela. O conceito filosfico da matria resulta de um prolongado desenvolvimento histrico do conhecimento das leis da natureza e da sociedade. A matria a realidade objetiva que nos dada nas sensaes!!!! Lenine. Matria tudo o que existe fora da conscincia e independentemente dela. [e o que est dentro?]

A Filosofia Marxista Leninista e a Definio de Matria


A filosofia materialista empenhou-se sempre em encontrar uma explicao racional e natural dos fenmenos. O nosso mundo circundante no outra coisa seno matria em movimento. Mesmo as idias e conceitos mais abstratos, so o resultado da atividade de um rgo material (o crebro humano) e o reflexo de objetos materiais. Conceito de matria: matria a base substancial de todos os fenmenos, incrivel, indestrutvel, a sua existncia eterna no tempo e infinita no espao objetiva e independente da conscincia.

A Filosofia Marxista Leninista e a Definio de Matria

Os idealistas subjetivistas: Do ponto de vista da filosofia idealista, na base de todos os fenmenos est uma substancia; vontade divina, razo universal, idia absoluta, etc. Consideravam os objetos do mundo exterior como algo derivado do mundo interior do homem, das suas sensaes, percepes, etc. (filosofo ingls Berkeley)

Imagem Mecanicista do Mundo


Os materialistas pr-marxistas tinham idia metafsica e especulavam sobre a matria. Admitiam o movimento mecnico do tomo, que todas as formas de movimento se reduziam mecanicismo dos tomos. Marx e Engels submeteram a profunda anlise critica a limitao metafsica e mecanicista do materialismo precedente. As bases da concepo mecanicista do mundo foi tambm abalada pela revoluo cientifica dos sculos XIX e XX. O desenvolvimento da teoria do campo magntico; A descoberta da radioactividade e da estrutura complexa dos tomos, a modificao da massa dos corpos com o aumento da velocidade do seu movimento. A destrutibilidade do tomo, a sua inesgotabilidade, a mutabilidade de todas as formas da matria e do seu movimento foram sempre sustentculo do materialismo dialtico.

Conceito filosfico de matria


Matria toda a infinita quantidade de objetos e sistemas mais diversos que existem e se movem no espao e no tempo e possuem inesgotvel multiplicidade de propriedades. O conceito de matria identifica-se freqentemente com o conceito de substncia. Substncia : Totalidade de microparticulas, de corpos macroscpicos e sistemas csmicos, possuindo uma massa finita em repouso. A substncia inclui as partculas elementares correspondentes; ncleos atmicos, tomos, molculas, organismos vivos, sistemas tcnicos criados pelo homem, estrelas, etc. Mas existem outras formas de matria que nada tm a ver com substncia Campo magntico. Estes no tm massa em repouso, possuem massa em movimento.

Conceito filosfico de matria


Sistema: A matria possui sempre uma determinada organizao, ela existe sob forma de sistemas materiais concretos. Sistema um conjunto internamente organizado e ordenado de elementos em ntima interconexo. Os sistemas existem objetivamente como formaes ordenadas e integradas- galxias, estrelas, sistema solar, terra, molculas, tomos, etc.

Conceito filosfico de matria


O conhecimento da matria: Este s se realiza atravs da investigao das suas propriedades e das suas formas concretas da sua organizao em sistemas. Diviso da matria: A matria pode dividir-se em: i. Inorgnica: Sistemas da natureza inanimada. ii. Orgnica: Todos os sistemas biolgicos. iii. Socialmente organizada: O homem e os diferentes sistemas sociais.

A matria e as formas bsicas do seu movimento


O movimento e suas formas bsicas No mundo tudo se encontra em movimento e passa de um estado para outro. Movimento: a transformao, passagem de um estado a outro. O movimento o atributo geral da existncia de matria. No mundo no pode haver matria sem movimento, nem movimento sem matria. Impulso Estando indissoluvelmente ligado ao movimento e possuindo atividade interna, a matria no necessita de nenhum impulso divino externo para ser posta em movimento. Engels -assinalou a existncia no mundo de diversas formas de movimento; deslocao mecnica, eletricidade e magnetismo, movimento qumico, biolgico (a vida) e social, no qual est includo o pensamento.

A matria e as formas bsicas do seu movimento


Formas de movimento Deslocamento no espao: Acompanha toda a transformao, pode ser, acelerada, retilnea, circular ou oscilatria, seguir ou no uma determinada trajetria. Gravitacional: Processo de interao de todos os campos conhecidos por efeito do campo de gravitao.Determina a formao de todos os sistemas csmicos e unio de grandes massas de substncia. Eletromagntico: Interao com participao do campo magntico. A cada sistema corresponde sua forma de movimento A etapa superior do desenvolvimento da matria na Terra a sociedade humana, com suas formas sociais de movimento que lhe so inerentes.

A matria e as formas bsicas do seu movimento


O desenvolvimento da produo material, a vida econmica, etc uma forma complexa de movimento na vida social dos homens. Manifestao das formas sociais de movimento so tambm os processos de reflexo da realidade em idias, conceitos e teorias. Entre todas as formas de movimento da matria existe uma inter-relao. Desenvolvimento histrico da matria e aparecimento de formas superiores de movimento na base de outra relativamente inferior. As formas superiores de movimento englobam em si, transformadas, muitas formas inferiores, que as precedem e na base das quais aquelas surgiram. As formas de movimento no se reduzem s inferiores.

Categorias filosficas: Espao e tempo


a) b) c) d) Todos os corpos e objetos existem no espao. Espao condio fundamental da matria. O espao uma forma objetivamente real da existncia da matria. O conceito de espao exprime a coeso das coisas e o afastamento entre si, a sua extenso e a ordem em que esto dispostas umas em relao s outras. Tempo- o tempo unidimensional Seqncia de processos materiais (um antes ou depois do outro), distinguem-se pela sua durao e tm diferentes fases. Isto significa que os corpos existem no tempo. O tempo uma forma objetivamente real da existncia da matria. Caracteriza a seqncia do desenrolar dos processos materiais, o afastamento entre si dos diferentes estdios destes processos, a sua durao e o desenvolvimento. No mundo no h nada seno matria em movimento e esta movimento no o pode fazer seno no espao e no tempo.

e) f)
g) h) i) j)

Propriedades do espao e tempo


So objetivos, existem fora e independentemente da conscincia. So eternos. A matria existe eternamente. So ilimitados e infinitos. A existncia dos corpos fsicos e do prprio homem dura de minuto a minuto. Tudo se modifica no mundo. Cada coisa possui passado, presente e futuro.

You might also like