You are on page 1of 19

ATMOSFERA

AULA 01 ESTRUTURA DA ATMOSFERA


5a srie

Antes de passar para o prximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDTICO vol. 2.

As perguntas em AMARELO que esto aqui nos slides devem ser respondidas no CADERNO e com ENUNCIADO.
Essas perguntas sero cobradas como TAREFA logo aps a volta as aulas.

Ol Seja bem vindo a Aula 02 sobre a atmosfera. J pegou todo o seu material? Ento prepare-se, pois hoje iremos subir at as mais altas camadas da atmosfera. Alis, qual mesmo a mais alta camada da atmosfera????

Eu adoro a atmosfera

Aula 2
Ol! Queridos alunos.
Finalizamos a primeira aula abordando assuntos como: o que e para que serve a atmosfera; quais so os principais elementos que formam ou fazem parte da atmosfera; qual a importncia da atmosfera para a vida na Terra; o que e qual a diferena entre tempo e clima. Nesta aula estudaremos a

A atmosfera dividida em diferentes camadas, cada qual com suas caractersticas, observe a ilustrao a seguir:

De todas as camadas que observamos, a que tem maior importncia para a sociedade em geral a Troposfera.

Voc sabia que na Troposfera que ocorrem a maioria dos fenmenos atmosfricos e climticos?

Observe alguns deles a seguir:

CHUVAS DE GRANIZO

CHUVAS VENTOS

TUFES

Sobre esse assunto enriquea os seus conhecimentos assistindo os vdeos a seguir, acessando o link:
http://www.youtube.com/watch?v=00kCm_R9BJQ
OBSERVAES IMPORTANTES: O material (vdeos) separado em seis partes. Assista a parte 1 e a parte 2, que falam sobre a atmosfera. Antes assistir ao vdeo, veja no prximo slide as atividades que devem ser respondidas no caderno. Para facilitar, as copie antecipadamente em seu caderno, memorize-as e, bom vdeo!

Atividades Agora com base na aula e no vdeo ao qual voc assistiu, copie e responda em seu caderno as questes abaixo: a) No vdeo 1, o apresentador faz referncia a algumas caractarsticas da primeira camada da nossa atmosfera. Responda: Qual essa camada e cite algumas de suas caractersticas comentadas pelo apresentador. b) No vdeo 2, um astronauta realizou uma incrivel viagem. Qual foi o objetivo e o instrumento utilizado para realizar essa viagem? c) At que camada o astronauta conseguiu chegar no vdeo 2? E qual a altitude? d) Comente significativamente sobre o que aconteceu quando o astronauta (vdeo 2) passou da 2 camada para a 1? e) Qual a terceira camada da atmosfera citada no vdeo e qual sua funo principal?

A troposfera a camada mais importante para os seres vivos do nosso planeta, pois nela que vivemos e onde ocorrem a maior parte dos fenmenos atmosfricos que influenciam diretamente na manuteno da vida. Mas sozinha, essa camada no daria conta de nos proteger contra influncias externas, como objetos vindos do espao e os raios nocivos do Sol.

na estratosfera que concentra-se um gs, que embora seja nocivo na superfcie terrestre, mas que na posio em que se encontra filtra os raios nocivos do sol. Estamos falando do Oznio.

Mas, o que a Camada de Oznio?

Mas, de que maneira essa camada vem sendo destruda?

So vrias as causas, algumas naturais, porm a principal causa a ao do ser humano.

No caso da atuao do ser humano, a destruio da camada de oznio acontece, principalmente, pela liberao em excesso de um gs chamado CFC (clorofluorcarbono). O CFC destri o oznio, e liberado pelas latinhas de spray aerossol (de desodorantes e inseticidas, por exemplo), geladeiras, aparelhos de ar condicionado e extintores de incndio.

Veja quais so as consequncias da destruio dessa camada e do fenmeno de aquecimento global para o nosso planeta, assistindo ao vdeo no link indicado abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=55VETQ2lasU

Agora, analise com ateno a charge ...

... e resolva as questes a seguir em seu caderno.

Copie o enunciado das atividades em seu caderno e responda tudo direitinho...

Abra o livro didtico na pgina 31 e responda: quais so as 5 principais camadas da atmosfera terrestre? b) Quais so as principais caractersticas da troposfera? c) Cite caractersticas importantes sobre a estratosfera. d) O que camada oznio e qual sua importncia para a vida no planeta Terra? e) A charge retratada nesta aula, faz uma crtica a um assunto que muito discutido atualmente. Qual esse assunto? f) Cite duas das consequncias da destruio da camada de oznio para o nosso planeta. g) Cite duas atitudes que podem contribuir para resolver esse problema.

Aguarde, pois logo tem a prxima aula... E eu no vejo a hora

You might also like