You are on page 1of 24

Lacan e a Psicanlise:

interlocues com a contemporaneidade


Tema:

Seminrio 5 (As formaes do inconsciente): a instncia do significante e o Outro


Coordenao Alexandre Simes
ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

No Seminrio 5 (06-11-1957 a 02-07-1958), Lacan vai enfatizar a presena da funo simblica no campo psicanaltico para, da, verificar os efeitos do simblico sobre o sujeito

Para tal, dando sequncia ao retorno a Freud, Lacan empreender um debate mais intenso com duas produes de Freud:

A psicopatologia da vida cotidiana


(1901)

e Os chistes e sua relao com o inconsciente


(1905)

Nesse debate, tanto na perspectiva do dito


espirituoso quanto na do esquecimento de palavras (ato falho) Lacan reconhecer o que Freud j havia introduzido no momento dA interpretao dos sonhos (1900): o simblico nos afeta e a experincia humana do desejo uma decorrncia dessa condio.

A marca crucial do simblico sobre o humano ser abordada por Lacan por intermdio dessa figura chamada de o

Grande Outro (A).

Este Grande Outro apresentar, ao longo do ensino de Jacques Lacan, vrias faces. Em algumas circunstncias, ele se mostrar como lugar; em outras, como funo ou operao.

Notemos que so estas perspectivas (lugar-funooperao) que, entrecruzadas, demarcaro o estatuto do Grande Outro na psicanlise lacaniana

O Outro como distinto do pequeno outro (-> o semelhante, o prximo, sua imagem, o reflexo do prprio corpo) tende a se mostrar como annimo, universal e abstrato.

Todavia, sob uma perspectiva mais fina, Lacan nos propor que o Outro limitado. desde o seu prprio limite que o Outro funciona.

Vale lembrar que o Seminrio 5 de Lacan concomitante elaborao de um texto publicado na coletnea dos Escritos, que vai estabelecer um importante dilogo com o contedo das lies: A instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud (1957)

A partir da articulao da Psicanlise com a Lingustica, Lacan vai formalizar as leis do inconsciente. A proposta de Lacan nesse seminrio (e tambm no prximo) ser definir uma topologia do funcionamento (impacto) do significante no sujeito.

opologia em Jacques Lacan:

uma forma de apresentar o sujeito em funo de suas conexes. Da, a articulao do dentro com o fora, do perto com o longe, do ntimo com o estranho. Trata-se de uma importante decorrncia da argumentao apresentada por Freud no artigo sobre O familiarmente estranho (1919)

O grafo, que ser construdo em vrias etapas ao longo do Seminrio 5 de Lacan,

um prenncio do uso que, mais tarde, ele far da topologia para pensar (e sustentar) a experincia psicanaltica

Em suma, com o grafo e a topologia (por vir) Lacan vai problematizar a relao do fora (a linguagem tida como aquilo que j dado) com o dentro (o psquico), do anterior (o discurso, a sexualidade) com o posterior (o corpo, a zona ergena).

Mas, o que um

grafo

Um grafo representado como um conjunto de pontos (chamados de vrtices) ligados por retas (chamadas de arestas). comum se apresentar as arestas de maneira direcionada; neste caso, elas so representadas por setas.

Para apreendermos a elaborao do grafo que Lacan ir construir


Devemos considerar que ele composto por diversos nveis, vetores, relaes, elementos e posies.

Toda a maquinaria cartografada no intuito de se propor como que se d o efeito do significante no sujeito.

Primeiro nvel do grafo: fluxos e refluxos, com pontos de sobreposio

Um discurso no apenas uma matria, uma textura, mas requer tempo, tem uma dimenso no tempo, uma espessura. (...) Por exemplo, quando comeo uma frase, vocs s compreendero seu sentido quando eu a houver concludo. (...) Isso nos d o exemplo mais tangvel do que podemos chamar de ao nachtrglich do significante. (Seminrio 5, p. 17)

O ponto de estofo: primeiro efeito do significante: a produo de significado

Detalhamento do primeiro nvel do grafo: a significao e o Outro

O Outro como lugar do cdigo:

Decerto preciso que o cdigo esteja em algum lugar, para que possa haver audio do discurso. Esse cdigo est, muito evidentemente, no grande Outro (A), isto , no Outro como companheiro de linguagem. absolutamente indispensvel que esse Outro exista, e, rogo-lhes que o observem, no h nenhuma necessidade de cham-lo por esse nome imbecil e delirante de conscincia coletiva. Um Outro um Outro. Basta apenas um para que uma lngua seja viva. (...) Pode-se continuar a fazer tiradas espirituosas numa lngua mesmo quando se o nico a possu-la. (Seminrio 5, p. 19/20)

Primeiro nvel do grafo mais completo:

Em um dado momento de sua elaborao, Lacan localiza no ponto de partida inferior do grafo o assujeito: Pois bem, digo que a criana se esboa como assujeito. Trata-se de um assujeito porque, a princpio, ela se experimenta e se sente como profundamente assujeitada ao capricho daquele de quem depende, mesmo que esse capricho seja um capricho articulado. (Seminrio 5, p. 195)

Desde o primeiro gemido, o recm-nascido articulase com a me, de quem receber o uso da cadeia significante.
(Seminrio 5, p. 528)

O impulso para o segundo nvel do grafo:

Prosseguiremos no prximo encontro com o tema Seminrio 5 (As formaes do inconsciente): a instncia do
significante e o Outro

At l! Acesso a este contedo: www.alexandresimoes.com.br

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

You might also like