You are on page 1of 98

Geografia 1 ano do Ensino Mdio Professora: Beatriz Pias

A Terra e o Universo

Universo- universus- todo inteiro

O que Universo?

Universo:conjunto de estrelas, planetas, galxias e outros objetos celestes inseridos no sistema espao-temporal que obedecem s leis fsicas conhecidas

Ano Luz unidade de distncia equivalente distncia que a luz percorre no vcuo em 1 ano. A luz desloca-se a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilmetros por segundo. Um ano luz aproximadamente 9,5 trilhes km Terra e a Lua: aproximadamente 384 mil km- 1,25 segundos luz Sol e Terra- 150 milhes de km8 minutos luz

Para calcular quanto mede 1 ano-luz em quilmetros, voc precisa saber que a velocidade da luz no vcuo de 299.792,458 quilmetros por segundo (km/s) e que o ano da definio o do nosso calendrio, chamado de Ano Gregoriano Mdio, que de 365,2425 dias. Ento, se a cada segundo de tempo a luz percorre 299792,458 km, ela vai andar 60 vezes mais em 1 minuto, o que d 17.987.547,48 km. Se anda isso em 1 minuto, vai andar 60 vezes mais em 1 hora, o que d 1.079.252.848,8 km. Se anda isso em 1 hora, vai andar 24 vezes mais em 1 dia, o que d 25.902.068.371,2 km. Finalmente, se anda isso em 1 dia, vai andar 365,2425 vezes mais em 1 ano, o que d 9460536207068,016 km. (9,5 trilhes)

Como se formou o Universo?

De acordo com a teoria do Big Bang, h cerca de 14,7 bilhes de anos o Universo teria se formado a partir de uma gigantesca exploso. Antes desse processo, toda matria e energia se encontravam concentradas como uma quente e densa esfera. Desse modo, com a suposta exploso, a energia liberada expandiu as matrias e formou o Universo

radiao e a matria contida se esfriam( princpio de Friedmann)

Big Bang- enquanto o Universo se expande, a

O Big Bang A Lei de Hubble implica que, em algum tempo no passado, todas as galxias e tudo o mais no Universo matria e radiao estava confinado num nico ponto naquele instante.

Houve ento uma grande exploso e o Universo que vemos hoje seria uma conseqncia dessa detonao primordial.
Supondo que as velocidades das galxias permaneam constantes no tempo, a idade do Universo pode ser assim estimada:

distncia distncia 1 tH velocidade H distncia H


Para o valor atual de H, obtm-se tH = 13,6 bilhes de anos!
Ruth Bruno IF/UFF

Ruth Bruno IF/UFF

O Universo em expanso

background.uchicago.edu/.../expansion.gif

Vivemos em um Universo em expanso

Ruth Bruno IF/UFF

Do Big Bang at hoje

www.lancs.ac.uk/ug/salkelda/Pics/Universe_exp...

Ruth Bruno IF/UFF

Onde foi o Big Bang? O Big Bang no foi uma exploso em um universo vazio. O Big Bang envolveu o universo inteiro no apenas a matria e a radiao nele contida, mas o prprio universo. As galxias no se afastam umas das outras em um universo em repouso. O universo que est em expanso. Para entender melhor ...

www.lcsd.gov.hk/

O Big Bang aconteceu em todos os lugares


Clareando ainda mais as idias...

physics.uoregon.edu

As moedas grudadas na superfcie do balo se afastam umas das outras medida que o balo inflado. Similarmente as galxias se afastam umas das outras medida que o universo expande.
Ruth Bruno IF/UFF

Redshift Slipher observou as linhas de emisso e absoro do espectro de galxias e notou que quase todas as linhas estavam deslocadas para maiores comprimentos de onda (redshift).

obs rep z rep


Espectro: Relaciona a intensidade de radiao transmitida, absorvida ou refletida em funo do comprimento de onda ou frequncia da dita radiao

cse.ssl.berkeley.edu/.../pics/bt2lf0615_a.jpg

Ruth Bruno IF/UFF

A Recesso Hubble interpretou as observaes de Slipher como deslocamentos Doppler e conclui que quase todas as galxias esto se afastando da Via Lctea.

Denomina-se efeito Doppler a alterao da frequncia notada pelo observador em odin.physastro.mnsu.edu virtude do movimento relativo de aproximao ou afastamento entre uma fonte de ondas e o observador. Ruth Bruno http://astro.if.ufrgs.br/univ/
IF/UFF

Lei de Hubble Combinado as medidas de velocidade feitas por Slipher com as suas prprias medidas de distncia dessas galxias, Hubble chegou importante concluso: A velocidade com que uma galxia se move, afastando-se de ns, proporcional sua distncia.
imagine.gsfc.nasa.gov

v Hr H 23 km /(s.Ma.l )
Ruth Bruno IF/UFF

Antes do Big Bang


O Big Bang representa o comeo do universo inteiro massa, energia, espao e tempo tiveram origem naquele instante.

Como o tempo no existia, a noo do antes no faz qualquer sentido.


Esta no , entretanto, a viso de todos os cosmologistas. Para alguns deles a prpria teoria se encarregar de explicar a singularidade e ento poderemos responder a questo do que aconteceu antes .

Ruth Bruno
IF/UFF

Cientistas de mais de 50 pases participaram da construo do maior acelerador de partculas do mundo, uma mquina gigantesca que levou cerca de quatorze anos para ser construda e um gasto de aproximadamente US$ 8 bilhes. Essa parece ser a mais ambiciosa experincia de todos os tempos, experincia que tem como foco principal a recriao do Big Bang, a exploso que teria dado origem ao Universo. Localizada entre a Frana e a Sua, essa mquina est construda em uma profundidade de cem metros e tem extenso de pouco mais de 27 quilmetros. Essa aparelhagem possui quatro pontos principais nos quais foram construdos gigantescos detectores construdos especialmente para poder detectar e visualizar as partculas to pequenas que preciso juntar milhes delas para formar um gro de areia.

De acordo com a Relatividade Geral, a matria altera a natureza do espao-tempo. A matria molda a geometria do espao.
Quanto mais massa, maior a distoro. O grau de distoro curvatura deve ser o mesmo em qualquer lugar e corresponde, portanto, s possibilidades previstas para o destino do Universo.

A Geometria do Espao

physics.uoregon.edu

aether.lbl.gov/www/science/geometry.gif

Ruth Bruno IF/UFF

um grande aglomerado de bilhes de estrelas e outros objetos astronmicos (nebulosas de vrios tipos, aglomerado estelares, etc.), unidos por foras gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.

Galxia-

As nebulosas so nuvens de
poeira, hidrognio e Hlio .So constantemente regies de formao estelar, .Como o processo de formao das estrelas muito violento, os restos de materiais lanados ao espao por ocasio da grande exploso formam um grande nmero de planetas e de sistemas planetrios.

Nebulosa da Tarntula

Pertence: Grande Nuvem de Magalhes

Galxias

As galxias so formadas por agrupamentos de vrios corpos celestes, principalmente por planetas, estrelas, poeira csmica e outros elementos astronmicos que ficam em um centro comum. A fora da gravidade a principal responsvel pela unio dos componentes de uma determinada galxia

Andrmeda galxia espiral

As galxias espirais so assim denominadas devido sua morfologia, quando vistas de "cima" apresentam uma clara estrutura em espiral em volta de um ncleo.

Pequena Nuvem de Magalhes uma galxia irregular

Grande Nuvem de Magalhes uma galxia an satlite que orbita em torno da Via Lctea. O seu dimetro vinte vezes menor do que o da Via Lctea e o seu nmero de estrelas dez vezes menor.

Galxias irregulares so um tipo de galxia que apresentam uma estrutura morfolgica desordenada ou catica, ou seja, no possuem formas elpticas ou espirais, mas sim forma indefinida. Geralmente esse tipo de galxia tem uma grande quantidade de estrelas recm-nascidas e continuam a proliferar novas estrelas estando sempre em intensa atividade.

Galxia elptica gigante NGC 1316.

As galxias elpticas so um tipo de galxia que apresentam forma esfrica, e no tm estrutura em forma de espiral. A grande maioria dessas galxias tm pouco gs, pouca poeira e poucas estrelas jovens.

Galxia -Via Lctea

Existem na Via Lctea cerca de 150 bilhes de estrelas

Estrelas As estrelas menores que o Sol tm menor temperatura e seu brilho alaranjado ou avermelhado. As como o Sol tm temperatura mdia e o seu brilho amarelado. E as maiores tm maior temperatura e um brilho branco-azulado.

so corpos gasosos, dotados de luz prpria e possuidoras de elevadas temperaturas e presso

Estrelas

A segunda estrela mais prxima da Terra Prxima Centauri, que se encontra a uma distncia 270 mil vezes maior, assim sua luz demora 4 anos e 4 meses para chegar at ns.

O Sistema Solar

INTRODUO
O sistema solar formado pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas com suas luas e anis, pelos planetas anes, pelos asterides e pelos cometas. O que so esses astros? Quais so seus tamanhos? Como se movimentam? Do que so formados? Qual sua origem?

A EVOLUO DO CONHECIMENTO SOBRE O SISTEMA SOLAR


Uma das questes fundamentais da Humanidade entender o Universo que a cerca e do qual faz parte. O sistema solar, at a poucos sculos, constitua todo o Universo conhecido. relativamente recente a noo de que as estrelas que vemos no cu so astros similares ao Sol; mas muito mais distantes. A observao do cu noturno, ainda na Antigidade, mostrou ao Homem que alguns astros se movimentam contra um fundo de "estrelas fixas". Esses objetos celestes foram chamados planetas, isto , astros errantes, pois planeta vem do grego e significa errante. So eles: a Lua, Mercrio, Vnus, Marte, Jpiter e Saturno. Hoje o significado da palavra planeta diferente, e no mais chamamos a Lua de planeta. Mas, o que a Lua? E o que so os hoje chamados planetas?

Muito se pensou sobre a distribuio e a organizao dos astros no cu. O modelo que dominou o pensamento filosfico europeu at o sculo XVI o chamado modelo geocntrico, sistematizado por Ptolomeu (astrnomo, matemtico e gegrafo) no sculo II, a partir de idias preexistentes.

Com o objetivo de explicar com mais simplicidade o movimento dos planetas, o astrnomo polons Nicolau Coprnico (1473-1543) props, em 1543, o modelo heliocntrico

O astrnomo e fsico italiano Galileu Galilei (1564-1642), no incio do sculo XVII, foi o primeiro a observar o cu com o auxlio de um telescpio. Entre as suas descobertas esto as fases de Vnus e os satlites de Jpiter. Essas observaes corroboravam o modelo heliocntrico.

O modelo de Coprnico, porm, ainda possua problemas ao considerar as rbitas dos planetas circunferncias perfeitas. Foi o astrnomo alemo Johannes Kepler (1571-1630), no incio do sculo XVII, quem mostrou que as rbitas planetrias eram elpticas. Para isso, ele contou com as observaes do astrnomo dinamarqus Tycho Brahe (1546-1601), do qual foi assistente durante o ltimo ano de vida. Os dados obtidos por Brahe eram os mais precisos da poca e no limite do que o olho humano, sem auxlio de instrumentos, pode conseguir. E foi tentando explicar esses dados que ele props trs leis que descrevem corretamente os movimentos dos planetas.

Com o trabalho de Kepler passou-se a saber como os planetas se movimentavam ao redor do Sol. Mas ainda restava uma pergunta bsica: por qu? Foi s com a Teoria da Gravitao Universal do fsico e matemtico ingls Isaac Newton (1643-1727), publicada em 1687, que isso foi respondido. A teoria da gravitao mostra que os corpos se atraem uns aos outros, isto , um corpo cria em torno de si um campo gravitacional que sentido por todos os outros corpos. Esse campo gravitacional tanto mais intenso quanto maior a massa do corpo, e decresce proporcionalmente com o quadrado da distncia. Essa a razo porque a Terra est ligada ao Sol, por exemplo.
Dois corpos atraem-se com foras proporcionais s massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distncia entre seus centros.

Em escalas astronmicas a fora gravitacional dominante e rege grande parte dos fenmenos celestes. Newton, em sua teoria, tambm descreveu exatamente como um corpo se movimenta quando sujeito a uma certa fora, qualquer que seja sua natureza. Com esses dois fundamentos foi possvel entender a dinmica do sistema solar.

Desse modo, no final do sculo XVIII, os movimentos dos maiores corpos do sistema solar eram explicados tanto do ponto de vista de sua descrio, como de sua causa. Porm, como o sistema solar surgiu? O filsofo alemo Immanuel Kant (1724-1804) foi o primeiro a propor a hiptese nebular em 1755, que foi posteriormente desenvolvida pelo matemtico francs Pierre-Simon de Laplace (17491827). Ela considera que o sistema solar formou-se a partir de uma nuvem de gs e poeira em rotao. Apesar de outras teorias terem surgido, esta ainda a teoria mais aceita sobre a formao do sistema solar e do Sol e corroborada por observaes de outras estrelas.

Distncia da Terra: 150.000.000km


Temperatura do centro:17.000.000C

5.500C

As estrelas so classificadas de acordo com seu brilho ou magnitude, em 21 grandezas.

SOL

Para os padres do Universo, o Sol uma estrela de porte mdio para pequeno. Est em plena meia-idade, com algo em torno de 4,5 bilhes de anos. Sua vida til estimada em cerca de 12 bilhes de anos. . Portanto, v se preparando.

Atualmente, sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos oito planetas, trs planetas anes, 1.600 asterides, 138 satlites um grande nmero de cometas. Sua massa 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distncia do nosso planeta ao Sol de cerca de 150 milhes de quilmetros . A luz solar demora cerca de 8 minutos para chegar Terra.

OS PLANETAS E SEUS SATLITES


Ao redor do Sol orbitam oito planetas, que em ordem de proximidade mdia ao Sol so: Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas podem ser divididos em dois tipos: planetas telricos (similares Terra) e planetas jovianos (similares a Jpiter). Os planetas telricos so: Mercrio, Vnus, Terra e Marte. Os jovianos so: Jpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Sistema Solar

Planeta

1. Planeta um corpo celeste que: a) est em rbita ao redor do Sol; b) possui massa suficiente para que a sua gravidade, agindo sobre as foras de coeso do corpo slido, mantenha-o em equilbrio hidrosttico, ou seja, em uma forma quase esfrica; c) tenha eliminado os corpos capazes de se deslocar sobre uma rbita prxima, ou seja, tenha a sua rbita desimpedida.

Planeta - ano
2.

Planeta ano um corpo celeste que: a) est em rbita ao redor do Sol;


b)

no tenha eliminado os corpos capazes de se deslocar sobre uma rbita prxima, ou seja, no tenha a sua rbita desimpedida; c) no seja um satlite.

ris

Constelao existem 88 constelaes

Temperatura diurna mdia: 350C

Distncia do Sol: 57.900.000km

o planeta mais prximo ao Sol. Como seu perodo orbital relativamente curto e sua rotao muito lenta, em Mercrio um ano tem apenas um dia e meio. A temperatura da superfcie varia de 450C positivos,na face voltada para o Sol, a 180C negativos,na face escura

Atmosfera opaca de xido de carbono

Temperatura da

superfcie:350C

o planeta mais semelhante Terra em termos de tamanho e massa. A superfcie est eternamente escondida sob pesadas nuvens de dixido de carbono, que lana chuvas de cidos sulfrico sobre o solo. O efeito estufa causado pelo manto gasoso faz desse planeta o mais quente do Sistema Solar.

Rotao:23h 56 min 04 seg


Translao: 365 dias, 5 horas,48 min, 46 seg

Distncia do Sol; 149.600.000km

Hidrognio

A atmosfera terrestre formada basicamente por nitrognio (78 %), que faz com que o nosso planeta seja azul quando visto de fora.

A LUA

A Lua um satlite relativamente particular dentro do sistema solar, pois possui um tamanho comparvel ao da Terra. Sua massa apenas 80 vezes menor que a da Terra. O tamanho da Lua apenas 1/4 do da Terra. Assim, do ponto de vista fsico, o conjunto Terra-Lua poderia ser definido como um sistema binrio

Entre as possveis teorias para explicar a formao lunar, existe a de formao conjunta com a Terra e posterior separao, captura, ou mesmo formao inicial em separado. A teoria mais aceita atualmente diz que a Terra sofreu o impacto de um objeto de massa muito alta (como Marte, por exemplo) e nesse processo uma parte da Terra foi ejetada e formou a Lua.

Possui na superfcie crateras como as da Lua e tambm vales e vulces semelhantes ao da terra.

O quarto planeta a partir do Sol bem menor que a Terra , mas o que apresenta o ambiente mais parecido com o nosso. Sua atmosfera, muito rarefeita, composta principalmente de gs carbnico,nitrognio,argnio e oxignio. A temperatura mdia , de cerca de 60 C negativos,no permite a existncia de gua em estado lquido.

Marte possui dois satlites, Fobos e Deimos (em grego, Medo e Terror), cujos nomes representam os dois filhos do deus da guerra, Ares, na mitologia grega. So pequenos, da ordem de 10 km de raio, e possuem forma irregular, como a de uma batata. So provavelmente asterides capturados pela gravidade do planeta.

Distncia do Sol:778.300.000km
Quatro satlites de Jpiter destacam-se por seu tamanho: Io, Europa, Ganmedes e Calisto

Maior planeta do sistema solar e o quinto a partir do Sol.Seu Satlite Europa um dos que mais atraem a ateno dos astrnomos. Debaixo da crosta de gelo que recobre o satlite, pode existir um oceano lquido onde prolifere a vida

cercado por anis de partculas cobertas de gelo

Distncia do Sol: 1.427.000.000km

o segundo maior planeta do Sistema Solar e tem como principal caracterstica os anis perfeitamente visveis at mesmo por telescpios menos potentes. Os anis so constitudos de milhes de partculas slidas, resultantes da desagregao de satlites naturais.

A cor verde se deve atmosfera rica em metano

Esse planeta possui uma caracterstica nica : gira deitado, tendo sempre um dos plos voltado diretamente para o Sol. Com isso, cada plo passa 84 anos em total e luminoso vero e outros 84 anos em pleno inverno escuro.

um planeta gasoso.As nuvens, constitudas sobretudo de hidrognio, Hlio e metano, atingem uma temperatura de 214C negativos e so agitadas por ventos de at 2 mil quilmetros por hora.Seus principais satlites so Trito e Nereida.

ASTERIDES pequenos corpos celestes entre


rbita de Marte e Jpiter

Planeta ano

BURACO NEGRO

rbita- trajetria curva de um corpo no espao influenciado por um corpo de maior massa

SATLITE- astros que giram ao redor dos planetas

COMETAS

76 anos

6,6 anos

Ncleo ( parte central e slida-gelo, poeira,rocha), Cabeleira ou coma (nuvem gasosa ),Cauda (rastro deixado pelo cometa)

Meteoro

COMETA uma grande bola de gelo - formada pela juno de vrios gases - que vaga pelo espao. O cometa uma espcie de "sobra" do processo de formao dos grandes planetas gasosos do sistema solar, como Jpiter e Saturno. Este bloco gelado que voc v aqui s uma minscula parte de todo o cometa, o seu ncleo slido, que em geral tem uns 6 km de dimetro ASTERIDE

Enquanto o cometa uma bola de gases congelados, o asteride uma grande pedra espacial. Tambm uma "sobra" do sistema solar, mas uma sobra do processo de formao dos planetas rochosos, como Terra e Marte. Com formato irregular, a maioria dos asterides tem cerca de 1 km de dimetro - mas alguns podem chegar a centenas de quilmetros! METEORIDE
um asteride pequeno. No h um limite exato, mas a partir de 1 km de dimetro as pedras espaciais costumam ser chamadas de asterides. A maior parte dos meteorides equivale a gros de areia. Mas esses so quase imperceptveis: toneladas se dirigem atmosfera da Terra todos os dias. J meteorides com uns 4 m de dimetro deixam sinais mais evidentes

You might also like