You are on page 1of 18

Introduo

Neste

trabalho vamos falar sobre o Clima Urbano, dentro desse tema vamos abordar vrios subtemas:
Chuvas

cidas Dias de maior intensidade de nevoeiro Temperaturas elevadas Situaes de smog

Clima Urbano
As grandes cidades possuem um clima com caractersticas diferentes dos das reas circundantes, pois normalmente registam Chuvas cidas com maior frequncia, mais dias de nevoeiro por ano, temperaturas mais elevadas e situaes de smog.

Esta imagem demonstra a diferena de temperatura do centro da cidade para o seu exterior

As principais causas da ilha de calor urbano so:

O que a chuva cida


A gua da chuva resulta da elevao da gua evaporada dos mares e lagos. Ao alcanar atmosfera, as baixas temperaturas levam sua condensao, formando gotas. Ao precipitar para a Terra, alguns materiais da atmosfera dissolvem-se nessa gua. Esses materiais so sais martimos arrastados pelo vapor de gua, materiais

Cont
O dixido de carbono o composto que influencia o pH da gua da chuva, sendo este de 5,6 para a gua da chuva normal. Este valor, apesar de revelar a acidez da soluo, no prejudicial para o meio ambiente. Esta acidez deve-se existncia de cido

Consequncias das chuvas cidas


Para

a Sade

A chuva cida liberta metais txicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando srios problemas de sade.
Nas

Casas, Prdios e demais edifcios A chuva cida tambm ajuda a corroer alguns dos materiais

Para

o meio ambiente

Lagos

Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas cidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida. Desflorestao A chuva cida provoca clareiras, matando algumas rvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser at destruda.

Agricultura

chuva cida afecta as plantaes quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruio mais rpida, uma vez que as plantas so todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas cidas.

Uma grande fonte de poluio atmosfrica em todo Mundo!

Conclus o de elaborar Gostmos muito

este trabalho, no s porque achamos o tema interessante, mas sim porque achamos que sempre bom relembrar a populao jovem sobre a realidade do dia-a-dia, e os cuidados que devem ter para que a sua vida seja saudvel e sem poluio.

Bibliografia e http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/quimica/ Webgrafia 11chuvasacidas.htm


http://www.explicatorium.com/Chuvasacidas.php http://www.google.pt/imgres?q=consequencias+ das+chuvas+cidas+trabalhos&um=1&hl=ptPT&sa=N&biw=1366&bih=632&tbm=isch&tbnid =079aYYVyIeQsSM:&imgrefurl=http://conceicaof erreira75.blogspot.com/2011/11/chuvasacidas.html&docid=Y7fpVP0ufe0L Manual do 9 ano de Geografia: Viagens

You might also like