You are on page 1of 29

PIAGET, Jean; INHELDER, Brbel. A psicologia da criana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

O NVEL SENSRIO-MOTOR
O beb ainda no apresenta pensamento, nem afetividade ligada a representaes que permitam evocar pessoas ou objetos na ausncia deles. Elabora o conjunto das subestruturas cognitivas, que serviro de ponto de partida para as suas construes perceptivas e intelectuais ulteriores, assim como certo nmero de reaes afetivas elementares, que lhe determinaro, em parte, a afetividade subseqente.

A inteligncia sensrio-motora: essencialmente prtica, tendente a resultados favorveis e no ao enunciado de verdades, constri um sistema complexo de esquemas de assimilao, e de organizao do real de acordo com um conjunto de estruturas espcio-temporais e causais.
Estdio I - reflexos
Assimilao reprodutiva ou funcional Assimilao generalizadora Assimilao recognitiva

Estdio II - primeiros hbitos Esquema - estrutura ou organizao das aes, as quais se transferem ou generalizam no momento da repetio da ao, em circunstncias semelhantes ou anlogas. Estdio III - hbito em estado nascente, sem finalidade prvia estremada dos meios empregados. Estdios IV e V - impe-se ao sujeito uma finalidade prvia, independentemente dos meios que vai empregar. E no V estgio, acrescenta-se a procura de meios novos por diferenciao dos esquemas conhecidos (conduta de suporte)

Estdio VI - fim do perodo sensrio-motor. A criana torna-se capaz de encontrar meios novos por combinaes interiorizadas. A construo do real Constri as grandes categorias da ao que so os esquemas do objeto permanente, do espao, do tempo e da causalidade, subestruturas das futuras noes correspondentes. Descentrao geral (a criana um objeto entre os outros num universo formado de objetos permanentes, estruturado de maneira espciotemporal e sede de uma causalidade ao mesmo tempo espacializada e objetivada nas coisas).

Espao e tempo: grupo dos deslocamentos (primeiramente material e depois no plano da representao do conjunto. Causalidade: mgico-fenomenista, depois se objetiva e espacializa O esquematismo sensrio motor manifesta-se em trs grandes formas sucessivas:
)as formas iniciais so constitudas por estruturas de ritmos )regulaes diversas que diferenciam os ritmos iniciais segundo esquemas mltiplos )princpio de reversibilidade

Aspecto afetivo das reaes sensrio-motoras Adualismo inicial - no h fronteira entre o mundo interior ou vivido e o conjunto das realidades exteriores. Sorriso Satisfao biolgica + satisfao psicolgica: sistema de trocas graas imitao, leitura dos indcios dos gestos e das mmicas. Modulao dos afetos, controle das excitaes, possibilidade de adiar reaes. Relaes "objetais" : a afetividade solidria com o conjunto da conduta sem consistir em

Sorriso do beb

em causa nem em efeito das estruturaes cognitivas, o fator essencial nas relaes objetais a relao como tal entre o sujeito e o objeto afetivo.
O DESENVOLVIMENTO DAS PERCEPES A inteligncia procede da ao em seu conjunto, na medida em que transforma os objetos e o real, e que o conhecimento, cuja formao pode seguir-se na criana, essencialmente assimilao ativa e operatria.

Percepo: depende do aspecto figurativo do conhecimento real Ao sensrio-motora: operativa e transforma o real. Constncia e causalidade perceptiva:
Constncia de grandeza: percepo da grandeza real de um objeto situado a distncia independentemente do seu apequenamento aparente. A grandeza de um objeto varivel viso mas constante ao toque e todo desenvolvimento sensrio-motor impe uma correspondncia entre escala perceptiva visual e a escala tctil-cinestsica.

Constncia da forma: percepo da forma habitual do objeto, independentemente da sua apresentao perspectiva.
Efeito anteparo : a passagem de um objeto A por baixo de outro objeto B se reconhece, quando A est em parte oculto, pela organizao das fronteiras as leis da figura e do fundo) Efeito tnel : quando A passa por baixo de B a uma velocidade constante, percebida antes da entrada, experimenta-se uma impresso perceptiva, mas no sensorial, de suas posies e antecipa-se-lhe a sada.

A atividade perceptiva pode ser dirigida a uma inteligncia; isso no substitui a percepo, mas, ao estruturar o real, contribui para programar as colheitas de informao perceptiva, isto , para indicar o que se deve olhar com mais ateno.

Nas constncias perceptivas, o objeto no modificado na realidade, mas apenas na aparncia, isto , do ponto de vista do sujeito. Sendo necessria uma regulao perceptiva. No caso das conservaes, o objeto modificado em realidade e, para compreender a invarincia, preciso construir operatoriamente um sistema de transformaes que assegura as compensaes.

A FUNO SEMITICA OU SIMBLICA

Poder representar alguma coisa (um "significado" qualquer: objeto, acontecimento, esquema conceitual, etc.) por meio de um "significante" diferenciado e que s serve para essa representao: linguagem, imagem mental, gesto simblico, etc. Funo semitica: funcionamentos fundados no conjunto dos significantes diferenciados.

Aparecimento da funo semitica: Imitao diferida : criana imita uma cena nova, aps esta ter ocorrido. o incio da representao e o gesto imitativo o princpio de significante diferenciado. Jogo simblico : menina finge dormir, fechando os olhos e refazendo o ritual que observa ao adormecer; faz dormir seu urso de pelcia; coloca uma concha numa caixa e diz miau (aps ver um gato). Ntida representao e o significante diferenciado um gesto imitativo, acompanhado de objetos que vo se tornando

Desenho ou imagem grfica : intermedirio entre jogo e imagem mental. Imagem mental : imitao interiorizada Evocao verbal de acontecimentos no atuais : sinais da lngua em vias de aprendizagem Imitao uma prefigurao da representao, constitui no decurso do perodo sensrio-motor uma espcie de representao em atos materiais e ainda no em pensamento. A funo semitica engendra duas espcies de instrumentos: os smbolos, que apresentam, embora significantes diferenciados, alguma

semelhana com os seus significados (individuais), e os sinais que so arbitrrios ou convencionais (coletivo). O jogo transforma o real por assimilao mais ou menos pura s necessidades do eu, ao passo que a imitao (quando constitui fim em si mesma) acomodao mais ou menos pura aos modelos exteriores e a inteligncia o equilbrio entre a assimilao e a acomodao. Tipos de jogos: Jogo de exerccio: repetir pelo prazer das atividades adquiridas, com uma finalidade de adaptao

Jogo simblico: Jogos de regras: que se transmitem socialmente de criana a criana Jogos de construo: construes mecnicas, etc. Soluo de problemas e criaes inteligentes. Tipos de desenho: Realismo fortuito: garatuja com significao descoberta em seu desenrolar Realismo gorado: fase de incapacidade sinttica, em que os elementos da cpia esto justapostos em vez de estarem coordenados num todo.

Realismo intelectual: apresenta os atributos conceituais do modelo, sem preocupao de perspectiva visual. Realismo visual: o desenho no representa o que visvel de um ponto de vista perspectivo particular. Imagens mentais Reprodutivas: limitam-se a evocar espetculos j conhecidos e percebidos anteriormente Antecipadoras: imaginam movimentos ou transformaes, assim como seus resultados, mas sem haver assistido anteriormente a sua realizao

Carter esttico das imagens pr-operatrias, no se tornando possveis as imagens cinticas e de transformao seno depois dos 7-8 anos, e isso graas a antecipaes ou reantecipaes, que se apiam na compreenso operatria. A memria e a estrutura das lembranas-imagens memria de reconhecimento memria de evocao Nem toda conservao do passado memria, pois um esquema se conserva pelo funcionamento, mesmo independente de qualquer memria (...) a memria de um esquema o prprio esquema.

A partir de experimentos com bebs chegou-se aso seguintes resultados: a lembrana-imagem apia-se no esquema e no no modelo perceptivo. Os progressos intelectuais do esquema acarrearam os da lembrana os elementos motores ou operatrios so importantes em todos os nveis de memria. A linguagem na criana normal, a linguagem aparece mais ou menos ao mesmo tempo que as outras formas do pensamento semitico.

Evoluo fase de falao espontnea (comum s crianas de todas as culturas de 6 a 10-11 meses) fase de diferenciao de fonemas por imitao (desde os 11-12 meses) final do sensrio-motor, fase das palavrasfases final do segundo ano de vida: frases de duas palavras, depois pequenas frases completas sem conjugaes nem declinaes e, em seguida, uma aquisio progressiva de estruturas gramaticais

A linguagem, ao contrrio dos outros instrumentos semiticos (imagem, etc.) construdos pelo indivduo proporo das necessidades, a linguagem j est toda elaborada socialmente e contm de antemo, para uso dos indivduos que a aprendem antes de contribuir para o seu enriquecimento, um conjunto de instrumentos cognitivos (relaes, classificaes, etc.) a servio do pensamento.

You might also like