You are on page 1of 40

Educao Especial no Brasil

Segundo Marcos Mazzotta. Sculo XX Final dos anos 50 e incio da dcada de 60. - Incluso da educao de deficientes, da educao de excepcionais ou da educao especial na poltica educacional brasileira.

Evoluo da Educao Especial no Brasil

Destacados 2 perodos:

1 de 1854 a 1956 iniciativas oficiais e particulares isoladas. 2 de 1957 a 1993 iniciativas oficiais de mbito nacional.

Perodo de 1854 a 1956 Atendimento escolar dos portadores de deficincia foi concretizado:
D. Pedro II, funda o Imperial Instituto dos meninos Cegos Rio de Janeiro (12/09/1854) * Jos lvares de Azevedo * Dr. Xavier Sigaud * Conselheiro Couto Ferraz Decreto n 408 de 1890 mudana do nome para Instituto Nacional dos Cegos. Decreto n 1320 de 1891 mudou para Instituto Benjamim Constant. (IBC)

1.

2. Pela Lei n 839 de 1857 D. Pedro II funda o Imperial Instituto dos Surdos-mudos. Em 1957 passou a denominar-se Instituto Nacional de Educao dos Surdos (INES).

Caractersticas:
a) Voltado para a educao Literria e o ensino profissionalizante. b) Para meninos surdos-mudos. c) Idade entre 7 e 14 anos. - Em ambos institutos: Oficinas para aprendizagem de ofcios: # Tipografia e encadernao meninos cegos; # Tric meninas cegas; # Sapataria, encadernao, pautao e dourao para meninos surdos.

Entretanto, em 1.872 com a populao de 15.848 cegos e 11.595 surdos, atendiam apenas 35 cegos e 17 surdos.

3. Em 1874 incio a assistncia aos deficientes mentais, no Hospital Estadual de Salvador, hoje denominado de HOSPITAL JULIANO MOREIRA.

Sculo XX No comeo do Sc XX
# Trabalhos cientficos e tcnicos publicados, como: - Da educao e tratamento mdico- pedaggico dos idiotas. - A educao da infncia anormal da inteligncia no Brasil. - Infncia retardatria, etc.

- 40 estabelecimentos de ensino regular (1 federal e 39 estaduais) atendimento escolar especial para deficientes mentais; - 14 estabelecimentos de ensino regular (1 federal, 9 estaduais e 4 particulares) outras deficincias; - 3 instituies especializadas (1 estadual e 2 particulares) deficientes mentais; - 8 (3 estaduais e 5 particulares) outras deficincias.

Na 1 metade do sculo XX at 1950 havia:

1) Colgio dos Santos Anjos (particular, regular 1909) deficientes mentais (Santa Catarina) 2) Escola Rodrigues Alves (estadual, regular 1905) - deficientes fsicos e visuais (Rio de Janeiro) 3) Sociedade Pestalozzi (particular, especializada 1948) deficientes 4) mentais (Rio de Janeiro) 5) Escola Estadual Instituto Pestalozzi (especializada 1935) deficientes auditivos e mentais (Minas Gerais) 6) Instituto de Cegos da Bahia (especializada, particular 1936)

Dentre os 54 estabelecimentos de ensino regular e as 11 especializadas destacam-se:

partir de 1950 houve um aumento na impresso de livros em braile com a instalao da imprensa braile na Fundao para o Livro do Cego no Brasil criada em 1946, hoje a chamada Fundao Dorina Nowill para Cegos. Isso possibilitou melhores condies de estudo para os cegos.

Porm, importante ressaltar que ate hoje apenas a Fundao Dorina Nowill (So Paulo) e o Instituto Benjamin Constant (Rio de Janeiro) produzem livros em braile no pas.

Foi intensificado o atendimento de reabilitao aps a 2 Guerra Mundial devido ao grande nmero de mutilados, cegos e acometidos de outras deficincias.

A dcada de 50 acabou sendo um marco do inicio da emancipao das pessoas cegas foi quando o Conselho Nacional de Educao autorizou que estudantes cegos ingressassem nas Faculdades de Filosofia, dando a eles oportunidade profissional em nvel superior. Tambm em 1950, foi instalada no Estado de So Paulo a primeira classe Braile em escolas de ensino regular em carter experimental que posteriormente em 1953 oficializou-se.

Em 1955 foi autorizado pelo governo do Estado de So Paulo um Curso de Especializao para o Ensino dos Cegos no Instituto de Educao Caetano de Campos com durao de um ano.

Perodo de 1957 a 1993


O atendimento educacional aos excepcionais: Assumido, a nvel nacional, pelo governo federal Atravs da criao de CAMPANHAS:

CAMPANHAS
1 Campanha para Educao do Surdo do Brasil em 1957; 2 Campanha Nacional de Educao dos cegos em 1960( subordinado ao Ministrio de Estado da Educao e Cultura; 3 Campanha Nacional de Educao e reabilitao de Deficientes Mentais.

A partir da dcada de 60 os servios de reabilitao cresceram e se desenvolveram devido a um maior incentivo e apoio oferecido pelo governo. Em 1961, com a homologao da Lei de Diretrizes e Bases 4024/61, a educao da pessoa com deficincia passou a ser integrada ao sistema regular de ensino. Na verdade essa integrao no ocorreu pois o atendimento educacional ficava sob a responsabilidade de outras instituies particulares subvencionadas pelo governo.

Em 1972, expedido pela Portaria de 25 de maio, foi institudo pelo ministro um Grupo-Tarefa de Educao Especial.
Em 1986, com o Decreto n 93613 de 21 de novembro, o CENESP foi transformado na Secretaria de Educao Especial SESPE, e posteriormente foi extinta. Nesse mesmo ano foi criada tambm a Coordenadoria Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia CORDE.

Em 19 de novembro de 1992 aps a queda do presidente Fernando Collor de Mello, os Ministrios foram reorganizados e reapareceu a Secretaria de Educao Especial SEESP.

Educao Especial / Incluso Social

Na Histria da Educao Especial o Movimento de Incluso Social vem se delineando vagarosamente. Nos anos 50 os Estados Unidos abre a pr-escola. Com a origem da pr-escola o sistema educacional comeou a se modificar para atender uma minoria. A pr-escola um importante aliado da Educao Inclusiva.

Na dcada de 60, os cientistas deram um grande impulso ao movimento ao iniciarem uma discusso de que deficincia mental no seria sinnimo de doena mental (WERNECK,2000:47). J na dcada de 80, nos paises mais desenvolvidos, o Movimento Inclusivo ganhou impulso. Nesse momento no era caracterizado como um movimento inclusivo, mas tinha como objetivo inserir deficientes no mercado de trabalho.

Aps a 2 Guerra Mundial, assim como j foi dito anteriormente, houve uma maior preocupao com os deficientes, afinal eles eram feridos de guerra. Isso tambm ajudou a delinear o movimento, pois o mundo comeava a creditar na capacidade das pessoas com eficincia (WERNECK,2000:49). Documentos como a Declarao de Salamanca de 1994 oficializaram o termo incluso no campo educacional, embasados anteriormente pela Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948 e estabelecido pela Conferncia Mundial sobre Educao para Todos, de 1990.

A tendncia que cada vez mais seja observada a importncia do Movimento de Incluso Social, visto que ele visa muito alm dos portadores de deficincia: ele visa um novo modelo de sociedade.

PONTOS A RESSALTAR

APS DELINEAR-SE ESSA TRAJETRIA HISTRICA PODEMOS RESSALTAR ALGUNS PONTOS:

Apesar dos avanos o acesso e a permanncia dos cegos na escola atingia apenas 1 % dessa populao devido a vrios fatores e em especial a discriminao.

Tambm importante destacar que a Educao Especial no Brasil muito falha quanto a oferta de servios e quanto aos recursos financeiros destinados a educao dessa populao.

passvel uma constatao quando analisamos a Histria da Educao Especial no Brasil e em especial o histrico do atendimento dado aos portadores de deficincia visual: At hoje, nenhuma das aes do Estado atenderam a demanda existente.

Os pais tem sido uma importante fora para as mudanas no atendimento aos portadores de deficincia; No Brasil, historicamente se observa a busca de organizao de instituies especializadas gerenciadas pelos prprios pais. So relevantes as iniciativas participantes, encetadas pelas associaes de pais, principalmente as associaes Pestalozzi e APAE ( associao de pais e amigos dos excepcionais)

fim

FIM

Analisando as polticas educacionais podemos estruturar historicamente prticas e atitudes que vem quase sempre determinando atitudes de excluso social. Em 1835, o Deputado Cornlio Ferreira apresentou um projeto de lei a Assemblia Legislativa visando oferecer a alfabetizao aos cegos e surdos. Esse projeto acabou arquivado.

Foi em 12 de setembro de 1854 que teve inicio no Brasil o atendimento escolar a pessoas com deficincia. Nessa data, o imperador D. Pedro II fundou a primeira escola para cegos na cidade do Rio de Janeiro: O Imperial Instituto doa Meninos Cegos, hoje conhecido como Instituto Benjamin Constant. A fundao do Imperial Instituto deveu-se, em grande parte, a um cego brasileiro, Jos lvares de Azevedo, que estudara no Instituto dos Jovens Cegos de Paris, fundado por Valentin Hay no sculo XVIII. (...)

Em 17 de maio de 1890, portanto, j no governo republicano, o Chefe do Governo Provisrio, Marechal Deodoro da Fonseca, e o Ministro da Instruo Pblica, Correios e Telgrafos, Benjamin Constant Botelho de Magalhes, assinaram o Decreto n 408, mudando o nome do Instituto para Instituto Nacional dos Cegos e aprovando seu regulamento. Mais tarde, em 24 de janeiro de 1891, pelo Decreto n 1.320, a escola passou a denominar-se Instituto Benjamin Constant (IBC), (...).(MAZZOTTA,1996:28)

O atendimento no Imperial Instituto dos Meninos Cegos era precrio pois atendia apenas 35 dos 15848 alunos cegos existentes na poca. At 1926, a nica instituio especializada para cegos no Brasil era o Instituto Benjamin Constant. A partir desse ano comearam a aumentar o numero de escolas residenciais para cegos caracterizadas como escolas segregadas.

A Educao Especial tem se desenvolvido no decorrer da historia da Educao Especial no Brasil como uma modalidade assistencial aos deficientes. (...) Nesse sentido, cabe alertar que, tanto na literatura educacional quanto em documentos tcnicos, freqente a referencia a situaes de atendimento a pessoas deficientes (crianas e/ou adultos) como sendo educacionais, quando uma analise mais cuidadosa revela tratar-se de situaes organizadas com outros propsitos que no o educacional. (MAZZOTTA, 1996:15).

Em 1972, expedido pela Portaria de 25 de maio, foi institudo pelo ministro um Grupo-Tarefa de Educao Especial. Gerenciado por Nise Pires, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas INEP -, e integrado pelas diretoras executivas da Campanha Nacional de Educao de Cegos e da Campanha Nacional de Educao e Reeducao de Deficientes Mentais, alem de outros educadores, o mencionado Grupo-Tarefa elaborou um Projeto Prioritrio n 35, includo no Plano Setorial de Educao e Cultura 1972/74.

Dentre os trabalhos do referido GrupoTarefa figura, tambm, a vinda ao Brasil do especialista em educao especial norteamericano James Gallagher, que em novembro de 1972 apresentou o Relatrio de Planejamento para o Grupo-Tarefa de Educao Especial do Ministrio da Educao e Cultura do Brasil, contendo propostas para a estruturao da educao especial. Tal relatrio integrou os estudos do Grupo-Tarefa, cujos resultados contriburam para a criao, no Ministrio da Educao e Cultura, de um rgo central responsvel pelo atendimento aos excepcionais no Brasil, o Centro Nacional de Educao Especial CENESP.

Com essa trajetria histrica traada podemos observar que a partir da dcada de 80 as pessoas com deficincia ou com necessidades especiais[1] [4], passaram a serem sujeitos das aes de preveno, reabilitao, insero no mercado de trabalho e obteno de direitos de cidadania. Analisando essa historia possvel constatar que ser portador de necessidades especiais vai alem das deficincias, pois engloba caractersticas de uma sociedade. [1][4] Necessidades Especiais um termo bastante utilizado por autores que tratam do Movimento de Incluso Social. Acredito que esse termo vinculado estrategicamente, afinal todos ns temos necessidades especiais e essa a idia do movimento.

You might also like