You are on page 1of 60

Gesto da Inovao

A Economia da Tecnologia no Brasil Paulo Tigre (Unidades 1 e 2) Aula de Desenvolvimento Econmico CATE - Prof. Renan Brando

Objetivos

Unidade 1 Teorias Econmicas da Tecnologia

Teorias que do conta da economia da tecnologia e do processo de inovao. Contradies.

Teorias se desenvolvem de acordo com contexto histrico, poltico-social, regimes jurdicos, motivaes econmicas.

Evoluo das teorias da firma e sua relao com paradigmas tcnico-econmicos mostram que no existe corpo terico nico e coeso.

Objetivos

Unidade 2 Inovao e competitividade

relaes entre inovao e competitividade. Candidato deve atentar para os conceitos e tentar enxerg-los durante leitura dos textos normativos das polticas industriais brasileiras (PDP, PACTI, ...).

Inovao e difuso tecnolgica, seus condicionantes e indicadores.

Condicionantes para inovao: setor de atividades, localizao regional e porte das empresas.

Impacto das mudanas tecnolgicas sobre competitividade internacional.

Captulo 1 Teorias Econmicas Clssicas da Tecnologia

Revoluo industrial transformaes tecnolgicas a partir do sc XVIII at meados do XIX: mquina a vapor e automao da manufatura arcabouo terico: economia clssica (Smith e Ricardo) -> Papel da tecnologia na criao de riquezas.

Antecedentes: Agricultura, produo artesanal, individualizada, sem padro. Aumentos da produo replicando as estruturas. Arcabouo terico: fisiocracia aumentos da renda se deviam a incrementos na produtividade agrcola. S a terra e a natureza criavam o novo, comrcio e indstria apenas transformavam os produtos da terra.

Inglaterra foi pioneira. Por que? Inovaes da Rev. Industrial=> substituio: esforo humano por mquinas, fontes animadas de energia por inanimadas, matrias animais e vegetais por minerais.

Revoluo industrial iniciada na indstria txtil. Gargalos na cadeia. Cincia e Tecnologia seguiram caminhos distintos. Inovaes da Rev. Ind. tinham carter prtico.

Captulo 1 Smith

Clssicos: Smith e Ricardo -> Teorias do valor-trabalho. Transformaes tcnicas implicavam o crescimento econmico. Tecnologia o principal agente transformador da economia.

Smith: aumentos de produtividade devido introduo de maquinaria e diviso do trabalho.

Diviso social do trabalho :


especializao do trabalhador fim dos deslocamentos e troca de ferramentas. Mquinas: substituio da fora humana pela motriz

referncia pioneira a P&D, como tipo de especializao. diviso do trabalho x tamanho dos mercados => comrcio internacional. Ricardo posteriormente retoma essas idias, desenvolvendo vantagens comparativas.

Captulo 1 Ricardo

impactos das inovaes sobre nveis de renda e emprego. aumento do capital constitui principal fonte de crescimento. . Inicialmente, introduo de mquinas poupa trabalho, provocando desemprego.

Crescimento proporcionado pela tecnologia=> aumenta demanda por trabalho, mas em menor proporo e de forma decrescente.

teoria que analisa distribuio dos rendimentos entre os fatores: crescimento redistribui renda em favor do capital e em detrimento dos salrios.

Posteriormente, afirma que aumentos de produtividade proporcionados pelas mquinas seriam benficos por seu efeito de reduo generalizada de preos.

Teorias do comrcio: vantagens comparativas => pases se especializam na produo que detm maior produtividade do trabalho relativa.

Captulo 2 A Tecnologia nas vises marxista e neoclssica

A partir de meados do sc XIX: Segunda Revoluo Industrial. Inovaes deste perodo: eletricidade, telgrafo, motor a combusto interna.

Consolidao da Inglaterra como superpotncia econmica . No temia concorrncia e aceitou a queda de protees artificiais contra produtos estrangeiros

Forma jurdica e arranjos de propriedade e gerncia impunham restries ao crescimento das firmas.

Arcabouo terico: duas correntes de pensamento econmico at hoje influentes, embora antagnicas. Trata-se da teoria marxista e teoria neoclssica, que diferem particularmente em 4 aspectos importantes: 1 concentrao do capital, 2 equilbrio, 3 diferenciao de produtos, 4 acesso tecnologia.

Captulo 2 Teoria Marxista

Mudana tecnolgica elemento fundamental. Tem carter endgeno e est presente nas relaes de trabalho e na valorizao do capital.

Capitalismo considerado um processo evolucionrio, de no-equilbrio, alimentado pelo progresso tcnico e que reflete luta de classes entre capital e trabalho.

retoma tradio clssica ao estudar processo de gerao de valor. Inovaes em bens de capital e aprofundamento da diviso social do trabalho so base para processo de acumulao de capital: capitalistas tentam atravs da introduo de mquinas e inovaes em processos aumentar o excedente (mais-valia), substituindo trabalho vivo por trabalho morto.

Inovao a forma pela qual capitalista conquista monoplio temporrio sobre tcnica superior ou produto diferenciado, auferindo lucros de monoplio neste perodo.

Captulo 2 Teoria Marxista

Inovaes no so acompanhadas imediatamente por reduo do preo de mercadorias. Isso s ocorre posteriormente com imitao e concorrncia.

Capitalismo considerado um processo evolucionrio, de no-equilbrio, alimentado pelo progresso tcnico e que reflete luta de classes entre capital e trabalho.

Questo social da tecnologia: permite ao capital ampliar a explorao sobre a fora de trabalho.

Tecnologia poupa trabalho, diminuindo sua demanda, reduzindo salrios. Cria exrcito industrial de reserva, que se sujeita a menores salrios, piores condies de trabalho e serve de ajuste para os ciclos de crescimento e recesso.

Teoria marxista muito influente sobre as questes de inovao abordadas por Schumpeter e seus seguidores (ver cap 3 e 4).

Captulo 2 Teoria Neoclssica


Nega teoria do valor-trabalho, adotada por clssicos e Marx. Economia: estudo da alocao de recursos escassos para satisfao de necessidades alternativas. foca na formao de preos e alocao de recursos e abandona a preocupao com as origens e causas da riqueza das naes. negligencia papel das mudanas tecnolgicas, que ocorrem no interior do indivduo firma. adota premissa de comportamento nico para os indivduos: a maximizao . Firma caixa preta que transforma insumos em produtos, dada a tecnologia. Preocupao com sistema de preos e conformao dos mercados em detrimento da organizao interna das empresas tem motivaes ideolgicas: defender livre mercado em oposio a contempornea marxista.

trata firma como agente individual, no como entidade coletiva. Firma no tratada como instituio, mas como ator, sem autonomia e que obedece sempre o princpio comportamental da maximizao.

Captulo 2 Teoria Neoclssica x Marxista


1 - Tecnologia e concentrao de capital

neoclssica: mercado atomizado-> indivduos incapazes de influenciar mercado. Concorrncia perfeita ideal.

Marxista: competio busca incessante por eliminao de concorrentes.

Concorrncia no se sustenta sob efeitos da inovao. Investimento em mquinas e aumento das escalas requerem capital cada vez maior e capitalistas que no o obtm so excludos do mercado, permitindo concentrao de capital.

Economias de escala limitadas a algumas indstrias. Na mairia: deseconomias internas e externas. Externas: aumento da escala pressiona mercado de insumos e eleva custos

Interna: maior escala eleva custos gerenciais Curva de custos de Cournot em U.

Marx foi visionrio ao antever tendncia de concentrao do capital.

Captulo 2 Teoria Neoclssica x Marxista


2 Equilbrio e dinmica tecnolgica

Marxista: sistema capitalista instvel e extremamente dinmico. Competio leva capitalista a inovar incessantemente, com vistas a eliminar a concorrncia.

neoclssica: negligencia dinmica. apresenta situaes transitrias de desequilbrio.

3 Diferenciao de produtos e processos

neoclssica: negligencia papel de inovaes, principalmente as que diferenciam produtos. Produtos diferentes constituem mercados diferentes. Produto homogneo.

Marxista: inovaes acarretam obsolescncia dos meios de produo e dos produtos antigos.

Tecnologias novas matam as mais tradicionais. Para permanecer no mercado, empresas precisam investir em inovaes e abandonar tecnologias tradicionais.

Captulo 2 Teoria Neoclssica x Marxista


4 Tecnologia exgena ou endgena
Marxista: tecnologia endgena. a prpria base do aumento de produtividade e gerao de lucros.

neoclssica: tecnologia exgena. Constitui fator de produo que pode ser adquirido no mercado embutido nos bens de capital ou nos recursos humanos especializados (capital humano). Realista no contexto do sec. XIX: Ao delegar inovaes organizacionais aos trabalhadores, firma no se apropriava do conhecimento envolvido na produo.

Deve ser a preocupao central dos capitalistas.

Captulo 3 A era fordista e a concorrncia oligopolista

Inovaes tecnolgicas entraram em rpida difuso, ampliando escalas e a dimenso geogrfica dos negcios: eletricidade, telgrafo, telefone, ferrovia, motor a combusto e fordismo-taylorismo.

Permitiram economias de escala e de escopo e reduzir custos de transao. Surge a grande empresa industrial, capaz de acelerar o processo de concentrao econmica.

Tais inovaes se difundiram mais rapidamente nos EUA: novo centro dinmico do capitalismo.

O oligoplio estrutura caracterstica de vrios segmentos da indstria. Novo modelo de empresa p/ lidar com complexidade organizacional, aplicar conhecimentos cientficos e investir pesadamente.

Captulo 3 Administrao cientfica: Taylorismo - Fordismo

Smith descreveu origens do sistema de produo em massa, mas Taylor desenvolveu abordagem formal do processo .

Leis cientficas regendo atividades dos trabalhadores e dos sistemas produtivos.

Prope completa diviso entre trabalho manual e intelectual. Formas mais eficientes de produzir atravs do estudo de tempos e movimentos, tcnicas de seqenciamento, diviso do trabalho, mecanizao, padronizao, administrao cientfica racional.

Baseado no taylorismo, Ford inaugura linha de montagem de automveis, considerada uma das maiores inovaes tecnolgicas em processos da histria.

Chandler identifica: integrao vertical e organizao multidivisional das empresas.

Captulo 3 Inovaes e Teorias da firma

Teorias neoclssicas de concorrncia em xeque no novo contexto: produtos essencialmente homogneos, quando, na prtica, competio se assentou cada vez mais na diferenciao (marcas, designs exclusivos).

Marx reconhecera pioneiramente processo de concentrao e centralizao do capital como tendncia capitalista. Seguindo essa linha, Schumpeter reconhece importncia da grande empresa para o progresso tcnico. (QUESTO DISCURSIVA DO LTIMO CONCURSO).

Relao mtua entre oligoplio e progresso tcnico: diferenciao de produto conduzia a expanso e criao de novos mercados oligopolistas e altos custos de P&D, necessrios sobrevivncia no ambiente dinmico, exigiam presena de grandes empresas.

Teorias da firma ganharam contribuies de outras reas. Teoria behaviorista rejeita hiptese neoclssica de que firmas buscam maximizar lucros: firma vista como entidade composta por subgrupos (gerentes, trabalhadores, acionistas, clientes, fornecedores), cada qual com seus objetivos, que podem ser conflitivos.

Captulo 3 Schumpeter e a Destruio Criadora

Desenvolveu propostas de Marx sobre papel da tecnologia na economia capitalista. reticente quanto a desdobramentos polticos da obra de Marx.

Crtica: Marx no tinha teoria da firma, no distinguia capitalista do EMPREENDEDOR => esprito animal abastecido por busca do lucro monopolista.

Em contraste com o capitalista predador de Marx, empresrio schumpeteriano heri do desenvolvimento.

Concordam que capitalismo processo evolucionrio metaforicamente biolgico => Inovaes que buscam monoplio temporrio so motor da economia capitalista.

Desenvolvimento diferente de Crescimento:

Desenvolvimento deriva do emprego de recursos diferentes (inovaes) para produzir resultados distintos que so descontnuos em relao aos seus anteriores.

Captulo 3 Schumpeter x Neoclssicos

Schumpeter tambm critica viso estacionria da teoria neoclssica. Constantes desequilbrios em contraposio tendncia a equilbrio. Critica neoclssicos pela preocupao excessiva com estrutura de mercados. Neoclssicos limitam o processo competitivo anlise de preos. O que importa no o tipo de competio (perfeita, oligopolista, monopolista), mas a competio oriunda de novos produtos, tecnologias, insumos, organizaes .

Schumpeter no sustenta que um tipo de competio em si seja mais ou menos eficiente para economia (em contraste com neoclssicos).

Captulo 3 Schumpeter: grande empresa e concentrao de capital

Schumpeter (como Marx) reconheceu importncia da grande empresa e concentrao do capital para progresso tcnico.

diferenciao de produto conduz a expanso e criao de novos mercados oligopolistas.

altos custos de P&D, necessrios sobrevivncia, exigiam presena da grande empresa.

Concentrao deriva de tendncia do capitalismo de aumentar o tamanho das plantas.

Concentrao deriva de tendncia de aumento das unidades de controle (firma).

Empresas maiores auferem benefcios das economias de escala, sendo mais competitivas.

Captulo 4 O ps-fordismo e as novas teorias da firma e da tecnologia

ltimo quartil do sc XX: difuso das tecnologias da informao e comunicao (TICs).

3 marcos da nova onda de inovaes:


Choque do petrleo Esgotamento do modelo fordista Surgimento da microeletrnica

TICs mudaram os padres de produo e organizao: modelos de gesto mais intensivos em informao e conhecimento.

Globalizao e liberalizao dos mercados permitidas por essas tecnologias reduziram espaos econmicos privilegiados e idiossincrasias regionais.

Captulo 4 Economia do Conhecimento


Aumento do contedo informacional da produo . Ciclos de vida dos produtos foram encurtados, aumentando custos relativos de P&D.

Economias de velocidade em contraposio a economias de escala. Economias externas: conceito marshalliano (conglomerados industriais) ampliado pelas TICs. Derivam da disponibilidade de fatores de produo especializados de baixo custo no mercado, melhorando a eficincia coletiva das empresas individuais.

Redes virtuais ampliam limites econmicos dos distritos industriais para alm das fronteiras geogrficas.

Captulo 4 Neo-Schumpeterianos e Evolucionistas

Duas origens:

Freeman: ciclos econmicos => difuso tecnolgica est no centro dos movimentos cclicos da economia

Nelson e Winter: conceitos transpostos da biologia evolucionista => path dependence

Trs pontos de contraste com Neoclssicos e teorias de OI

Marx e Schumpeter: dinmica vm da inovao. Os neo reforam que inovaes no so necessariamente graduais e provocam grande instabilidade ao sistema econmico (ver ciclos econmicos adiante)

Descartam racionalidade substantiva e invariante dos agentes. Racionalidade procedural (ver conhecimento acumulado adiante)

Rejeitam qualquer tipo de equilbrio de mercado.

Captulo 4 Neo-Schumpeterianos e Evolucionistas

Evolucionistas enxergam idiossincrasias: firmas, indstrias, estruturas de mercado => pluralidade de ambientes de seleo.

Competitividade dada por conjunto de competncias tecnolgicas diferenciadas => firma tem carter nico e diferenciado.

Competncia central importante para definir firma e explicar diferenas com relao s outras e como evoluem.

Revisitaram modelo E-C-D das teorias de OI. Aprendizado cumulativo: aprendizagem cumulativa e coletiva, depende de rotinas organizacionais codificadas ou tcitas

Evoluo da firma no aleatria, ela se d num sentido determinado pelas competncias acumuladas => dependncia da trajetria passada (path dependence)

Captulo 4 Viso institucionalista da tecnologia

Conceito de inovao de Schumpeter essencialmente centrado na firma e de certa forma negligencia o ambiente setorial e nacional (INSTITUIES).

North: desenvolvimento das naes atribudo natureza de suas instituies => aspectos institucionais que afetam comportamento econmico.

Viso institucionalista revigorada pelo conceito de Sistema Nacional de Inovaes (interao entre agentes econmicos, sociais e polticos, que fortalece capacitaes e favorece a difuso de inovaes em determinado pas).

Neoschumpeterianos: trajetrias que emergem de um paradigma tecnoeconmico raramente so naturais, impulsionadas por fatores tecnolgicos externos.

Captulo 4 Ciclos Econmicos de LP

Kondratieff: estudo das ondas largas. Identificou 3 grandes ciclos de 1790 a 1920.

Schumpeter: ciclos de Kondratieff se devem a difuso de inovaes-chave => prosperidade a fase de rpida difuso de inovaes no sistema produtivo, quando inovao est amplamente difundida, desaparecem lucros monopolistas, inicia-se a fase de depresso.

Interesse pelo tema renovado na dc. 1970, quando crise no era explicada por anlises de curto e mdio prazos.

Conceito de ciclos longos ajuda a entender caractersticas da infraestrutura dominante em cada paradigma.

Estudo aprofundado por Freeman => 4 ciclo: fordismo, 5 ciclo: microeletrnica. Provvel 6 ciclo: bio e nanotecnologia, meio ambiente e sade.

Captulo 5 Inovao e difuso tecnolgica


Tecnologia: conhecimento sobre tcnicas. Tcnicas: aplicaes desse conhecimento em produtos, processos e mtodos organizacionais.

Inveno: criao de processo ou produto indito. Inovao: quando inveno passa a ter efetiva aplicao comercial. Referncia metodolgica: 1 - Manual Frascati, depois Manual de Oslo. Inspiraram a PINTEC, conduzida pelo IBGE.

Inovao e sua difuso nem sempre se distinguem: pois difuso contribui para a prpria inovao (novas verses, atualizaes, reparo tcnico).

Difuso alimenta e direciona a trajetria da inovao

Captulo 5 Tipos de Inovao

Inovaes incrementais: nvel mais elementar e gradual de mudanas tecnolgicas. Tm carter contnuo e cotidiano. No derivam necessariamente de P&D, sendo resultante do aprendizado interno e capacitao acumulada.

Inovaes Radicais: rompem trajetrias, inaugurando nova rota tecnolgica. Frutos de P&D, tm carter descontnuo, trazendo saltos de produtividade.

Novo sistema tecnolgico: um setor ou grupo de setores transformado pela emergncia de novo campo tecnolgico. Inovaes so acompanhadas de mudanas organizacionais no interior da firma e na sua relao com mercado. Ex.: Internet

Mudanas de paradigma tcnico-econmico: inovaes no apenas em tecnologia, mas no tecido scio-econmico. Influncia pervasiva e duradoura. Necessita de mutaes institucionais para se consolidar. Os ciclos longos so associados a mudanas de paradigma. Para constituir fator chave de novo paradigma: custos baixos com tendncias declinantes, oferta aparentemente ilimitada e potencial de difuso em muitos setores e processos.

Captulo 5 Fatores indutores da mudana tecnolgica

Demanda e Oferta (demand-pull & technology-push). Duas foras indutoras => necessidades explicitadas pelos usurios e consumidores (demand-pull) e tecnologia como fator autnomo, sendo as mudanas derivas de avanos da cincia (technology-push). Na prtica, duas foras podem coexistir.

Custos de fatores de produo: inovaes so induzidas por mudanas relativas nos preos dos fatores de produo. Novas tecnologias sero poupadoras dos fatores de produo de mais alto preo.

Captulo 5 Processo de Difuso Tecnolgica

Trajetria de adoo de uma tecnologia no mercado. Geralmente avaliada em 4 dimenses:

a) Direo tecnolgica: opes tcnicas adotadas ao longo de uma trajetria evolutiva. Quando surge inovao radical, costumam ocorrer guerras de padres, at que uma ou poucas tecnologias se consolidem na indstria. Ex: telefonia => TDMA x CDMA x GSM.

b) Ritmo de difuso: velocidade de adoo pela indstria e sociedade. No uniforme ou constante no tempo ou espao => modelos epidemiolgicos. Inovao passa por estgios como ciclo de vida: introduo, crescimento, maturao e declnio.

c) Fatores condicionantes: condicionantes tcnicos, econmicos e institucionais.

Captulo 5 Processo de Difuso Tecnolgica

tcnicos: complexidade da tecnologia, necessidade de co-evoluo de outras inovaes, flexibilidade organizacional e capacidade cognitiva para assimilar novas tecnologias, treinamento de RH,... Usurios qualificados podem aperfeioar inovaes atravs de um processo de learning by doing.

econmicos: difuso depende de custos de aquisio, implantao e manuteno, risco de aprisionamento por parte de um fornecedor (aumentando custos de transao). Tecnologias podem ter aplicao restrita a a setores da economia ou ser ampla, podem ser orientadas para etapa da cadeia ou serem genricas. Dependem de oportunidade de economias de escala e escopo. Empresas voltadas pro mercado externo podem ser confrontadas com maiores necessidades de inovao.

Captulo 5 Processo de Difuso Tecnolgica

Institucionais: disponibilidade de financiamentos e incentivos fiscais inovao, clima favorvel ao investimento no pas, acordos internacionais de comrcio e investimento, sistema de propriedade intelectual, existncia de capital humano e instituies de apoio, caractersticas scio-culturais e religiosas, marco regulatrio e regime jurdico.

d) Impactos da Difuso: positivos ou negativos, cada caso avaliado individualmente. Econmicos: podem levar a concentrao do mercado ou desconcentrao. Criam novos mercados ou destroem mercados j estabelecidos. Sociais: criam ou destroem empregos, necessidades de diferentes qualificaes para lidar com inovaes. Ambientais: podem ter efeitos perversos sobre meio ambiente ou podem ser poupadoras de recursos, eficientes no uso da energia, ...

Captulo 6 Fontes de Inovao na Empresa

Tecnologia no exgena, mas no totalmente endgena. H fontes internas e externas:

Internas: atividades explicitamente voltadas para o desenvolvimento de produtos e processos. Melhorias incrementais por meio de programas de qualidade, treinamento de RH e aprendizado organizacional.

Externas: i) aquisio de informaes codificadas (livros, manuais, softwares, ...), ii) consultorias especializadas, iii) obteno de licenas de fabricao de produtos, iv) tecnologias embutidas em mquinas e equipamentos

Desenvolvimento tecnolgico prprio: P&D dividido em 3 tipos:

Pesquisa bsica: relacionada a prpria cincia, foco avano cientfico. Incerteza e resultados de LP, mas podem gerar grandes saltos tecnolgicos. evitada pelas empresas.

Pesquisa aplicada: visa soluo de problemas prticos, esforos nas atividades finais de inovao, menores incertezas, desenvolvida nas

Captulo 6 Fontes de Inovao na Empresa

Desenvolvimento experimental: voltado para gerao de produtos, servios e processos. Desenvolvido na fase em que projetos de pesquisa se tornam produtos comerciais, mobilizao de investimentos muito superior ao da pesquisa bsica.

Nos pases desenvolvidos, maior parte da P&D desenvolvida nas empresas, mas Estado tem papel fundamental.

Tipo particular de P&D: Engenharia Reversa => reproduo funcional de produtos e processos lanados por empresas inovadoras sem transferncia formal de tecnologia. No simples cpia.

Cooperao em P&D: tendncia mundial, dada complexidade cientfica, convergncia de tecnologias e altos custos de pesquisa.

Outra fonte de cooperao: necessidade de compatibilizao de produtos, padronizao, integrao de interfaces.

Captulo 6 Fontes de Inovao na Empresa

Tradicionalmente, multinacionais concentram P&D em suas matrizes. Aps dcadas de investimentos em ps-graduao, pases em desenvolvimento ganham espao nessas atividades, estando aptos e sendo mais competitivos (custos).

Esforos de P&D: oramento de P&D varia com estratgia tecnolgica e setor de atividades (ver cap 7). Geralmente, ocorre em empresas de grande porte.

Esforos so usualmente medidos pelo percentual desses gastos em relao ao faturamento, mas indicador apresenta problemas.

No existe alternativa ideal para estabelecer intensidade do esforo, pois ele depende de combinao de aspectos externos (exigncias competitivas do setor) e internos ( estratgia tecnolgica e capacitao da empresa).

Captulo 6 Transferncia tecnolgica


Transferncia de Tecnologia: contratos de assistncia tcnica, obteno de licenas para fabricao de produtos j comercializados por outras empresas e licenas para uso de marcas registradas, aquisio de servios tcnicos e de engenharia.

Licenciamento atividade mais internacional que domstica, porque empresas fornecedoras da tecnologia evitam fomentar concorrentes em seus prprios mercados.

Empresas licenciadas compensam falta de diferenciao tecnolgica por vantagens competitivas locais.

Aquisio de tecnologia permite salto tecnolgico, mas ganho de eficincia apenas esttico => necessita de inovaes incrementais e esforos internos empresa.

Algumas limitaes do comrcio de tecnologia no existem na relao universidade-empresa: universidades podem licenciar tecnologias ainda no defasadas.

Captulo 6 Tecnologias embutidas em BK e insumos crticos

Maioria de econ. em desenvolvimento (inclusive Brasil) realiza esforo tecnolgico por aquisio de mquinas e equipamentos, adicionando-os a plantas existentes ou na forma turn-key (pacote adquirido integralmente).

Principal fonte de tecnologia em vrios setores, principalmente os usurios de tecnologia. Depende do suporte tcnico oferecido, documentao (manuais,...), mas tambm dos esforos dos usurios para capacitao prpria.

Qual a importncia da indstria loca de bens de capital ??? Importantes para processo de difuso. Mquinas desenvolvidas para um contexto no so sempre adequadas para outros em funo de diferentes escalas produtivas, custos de fatores de produo, aceitao do produto pelo mercado local.

Indstria local de BK importante para completar oferta internacional, oferecendo equipamentos compatveis com disponibilidade de recursos e necessidades locais.

Captulo 6 Tecnologias embutidas em BK e insumos crticos

Debate sobre adequao de tecnologia aos contextos originou conceito de tecnologia adequada, que se esvazia com avano da globalizao, mas mostra que indstrias de pases em desenvolvimento precisam adaptar seus produtos e processos para:

Atender mercados de menor poder aquisitivo com produtos populares. Adequar processos aos baixos custos da mo-de-obra e mo-de-obra menos qualificada.

Contornar escassez de insumos e matrias-primas. Evitar problemas de manuteno e falta de assistncia tcnica em mercados dispersos geograficamente.

Captulo 6 Conhecimento e Aprendizado

Conhecimento:

Codificado: passvel de ser transmitido, armazenado e reproduzido. Ex.: manuais, livros tcnicos, frmulas, bancos de dados, documentos de patentes,...

Tcito: dificilmente transformado em informao ou transmitido de forma objetiva. Permite diferenciao entre empresas, constituindo vantagem competitiva nica. A forma de adquiri-lo atravs da contratao de funcionrios qualificados de outras empresas.

Aprendizado cumulativo: aprendizado processo cumulativo, pois absoro de informaes avanadas requer capacitao prvia.

Learn by doing (aprender-fazendo): processo interno empresa, relacionado ao processo produtivo

Aprender-usando: relacionado ao uso de insumos, equipamentos e software.

Captulo 6 Conhecimento e Aprendizado

Aprender-procurando: refere-se busca de informaes e tecnologias, principalmente atravs da internet

Aprender-interagindo: interno e externo s empresas, advm do relacionamento interpessoal, mas principalmente com fornecedores e clientes.

Spill-overs (ou transbordamentos): aprendizado de origem externa, baseado na contratao permanente ou temporria de tcnicos experientes de outras empresas. uma forma de promover a difuso de novas tecnologias a custos relativamente baixos.

Aprender com avano da tecnologia: aprendizado de origem externa que se d pelo acompanhamento dos resultados das pesquisas realizadas em universidades e centros tecnolgicos do mundo todo.

Captulo 6 Tecnologia Industrial Bsica (TIB)

Compreende conjunto de tcnicas e procedimentos orientados para codificar, analisar e normalizar aspectos de produtos e processos. Inclui: metrologia, regulamentao tcnica, avaliao de conformidade, gesto de qualidade e propriedade intelectual => infraestrutura tecnolgica.

Infraestrutura tecnolgica mais importante com abertura econmica => tendncia de padronizao para superar barreiras tcnicas ao comrcio.

Normalizao e certificao: normas (voluntrias) e regulamentos (compulsrios). Visam padronizao, interconexo de sistemas e segurana de produtos e processos. Certificao processo realizado para verificar conformidade e adequao com parmetros das normas e regulamentos. Certificados muitas vezes so pr-requisito para acesso a mercados => ABNT, ISO,...

Metrologia: cincia da medio. Objetivo: assegurar confiabilidade de medies efetuadas da produo => INMETRO

Captulo 6 Tecnologia Industrial Bsica (TIB)

Propriedade intelectual: valor de determinada tecnologia depende das condies de apropriabilidade => possibilidade do inventor manter controle monopolista sobre determinada tecnologia por um perodo. Controle exercido por patentes. Tecnologia no-patentevel protegida por segredo industrial.

Propriedade intelectual: patente de inveno, modelo de utilidade, desenho industrial (design), marcas registradas e direito autoral (copyrights).

Propriedade intelectual regida por acordos internacionais, o principal o TRIPS, criado em 1994 pela OMC.

medida que ECONOMIA DO CONHECIMENTO avana, os ativos intangveis de natureza tecnolgica, cultural e informacional passam a representar o futuro do aumento do emprego e dos lucros, sendo, portanto, fonte de crescimento econmico.

A proteo propriedade intelectual constitui hoje um dos temas mais crticos e polmicos na economia poltica das relaes internacionais.

Captulo 7 Setor de Atividades, tamanho da firma e localizao geogrfica

Setor de atividades, localizao geogrfica, origem do capital e escala do empreendimento afetam significativamente desempenho inovador.

Setor de atividades: padro de competio setorial tem caractersticas estruturais prprias => intensidade da competio, grau de concentrao, barreiras entrada estticas e dinmicas, competio internacional e regime de regulao. Empresas mais inovadoras geralmente so de setores que necessitam de mais conhecimento tcnico-cientfico.

Comparando gastos setoriais em inovao no Brasil com OCDE, padro no homogneo mesmo dentro dos setores => 2 fatores:

Origem do capital da empresa. Especializao da indstria nacional dentro da cadeia produtiva setorial.

Captulo 7 Setor de Atividades


Nessa comparao, verificamos: a) Setores em que Brasil gasta mais em inovao que OCDE: aeronaves, papel e celulose, refino de petrleo e madeira => predomnio de capital nacional com autonomia para estratgias tecnolgicas.

b) Setores que Brasil gasta mais da metade que OCDE: alimentos e bebidas, txteis, siderurgia, mquinas e equipamentos, materiais eltricos e mveis => tambm h predomnio de capital nacional. Exceo de mquinas e equipamentos e eltricos, setores pouco intensivos em P&D, tecnologia madura e pode ser adquirida via licenciamento. Especializao brasileira em segmentos menos avanados da cadeia produtiva.

c) Setores que Brasil gasta menos da metade que OCDE: qumica, farmacutica, borracha e plsticos, metais no-ferrosos, veculos, informtica, eletrnica e comunicaes => predomnio de empresas estrangeiras, que concentram P&D na matriz. Tecnologias sofisticadas, globais e adaptveis aos contextos locais.

Captulo 7 Setor de Atividades

Taxonomia adotada para setores: commodities, tradicionais, bens durveis e difusores do progresso tcnico. parte, setor de servios.

a) commodities:

produzidas em alta escala, fluxo contnuo e por processos integrados. Plantas intensivas em capital => elevada concentrao, oligoplio homogneo, elevados custos afundados .

Difuso depende de complementaridade, co-evoluo de inovaes, compatibilidade de padres na planta e cadeia, interconexo. Elevado path dependence: difuso depende de decises tcnicas pregressas que aprisionam a firma.

Produtos indiferenciados => competio via preos, inovao visa reduzir custos, obtida com escala e otimizao de processos.

Empresas promovem mais inovaes incrementais. Inovaes radicais s quando trocam toda a planta.

Captulo 7 Setor de Atividades

b) setores tradicionais:

Indstrias so heterogneas . Aspecto comum a baixa intensidade tecnolgica, mesmo em pases desenvolvidos.

No h esforo prprio de P&D, somente em design e adaptaes. Inovaes nos processos so incorporadas por aquisio de mquinas e insumos crticos.

Competio se d via preos e marca. Coexistem processos e nveis tecnolgicos diferenciados, segundo escala e variedade dos produtos. Inovao pode ser incremental.

Diferentemente do setor de commodities, que altamente integrado, nos setores tradicionais, novas mquinas podem ser incorporadas de maneira discreta, sem precisar trocar toda a planta.

Captulo 7 Setor de Atividades


c) setores produtores de bens durveis e seus fornecedores: Empresas so de grande porte, operam com escala e inovam bastante. So pioneiras em inovaes que posteriormente se difundem para outros ramos do sistema econmico.

Competio global e acirrada, exigindo incorporao de contedo tecnolgico.

Inovar em produtos questo de sobrevivncia, pois competio se d via diferenciao.

Inovaes em processos caracterizam bastante da trajetria tecnolgica do setor: fordismo, toyotismo, just in time, ...

H tendncia de desverticalizao e formao de redes de empresa, com cooperao entre empresas e seus fornecedores.

Captulo 7 Setor de Atividades

d) setores difusores do progresso tcnico:

Suprem tecnologia para outros setores por meio de mquinas, componentes e insumos estratgicos. So de grande importncia para o desenvolvimento industrial, pois determinam a produtividade de toda indstria manufatureira (importncia p/ pol. industrial) Muito intensivos em tecnologia. Custos de P&D, aprendizado tcito cumulativo e proteo a propriedade intelectual so fortes barreiras entrada. Empresas apresentam alto grau de endogeinizao dos esforos inovadores e contam com seus prprios centros de P&D. So muito heterogneos, dada segmentao tecnolgica. Especificidade leva a concorrncia com poucas empresas. Bens de capital e servios tecnolgicos: comum PMEs fornecedoras de tecnologia, que se relacionam diretamente com clientes, tem demanda idiossincrtica e por encomenda. BK apresentam elevado coeficiente de abertura comercial. Segmentos avanados que peoporcionam oportunidades para economias de escala e escopo (microeletrnica, farmacutica,...) so dominados por oligoplios globais. Altos custos de P&D levam a fuses e incorporaes de laboratrios, contribuindo para esses oligoplios globais.

Captulo 7 Setor de Atividades

Setor de servios:

Diferentemente dos bens, servios so intangveis, no podem ser estocados e dependem da interao com clientes, pois sua produo concomitante ao seu consumo. Dada a intensidade em informao, ganham importncia na economia do conhecimento. So complementares a outros produtos e verificados em todos os setores da economia. H uma tendncia de crescimento do setor de servios que acompanha desenvolvimento econmico. Servios que lidam com processamento de informaes so inovadores: bancrios, comunicaes, software, comrcio eletrnico e consultorias => ativo estratgico quando aliado a P&D => crescimento das consultorias e terceirizao dos servios (outsourcing) Setor de servios apresenta menor relao capital/trabalho que setores industriais, por isso, h mais espao para inovar e aplicar TICs aos servios.

Captulo 7 Tamanho da firma

MPEs inovadoras existem, mas esto restritas a nichos de mercado em que escala pouco relevante para competio. MPEs de base tecnolgica so intensivas em P&D, mas geralmente s existem nas fases iniciais do ciclo de vida de produtos ou da indstria, sendo, ento, absorvidas por grandes empresas, quando tecnologia inicia fase de grandes investimentos e difuso. Grandes empresas tm vantagens competitivas quando existem vrias rotas tecnolgicas alternativas e riscos de insucesso podem ser minimizados por pesquisas paralelas. Tipo especial de pequena empresa de base tecnolgica (PEBT) a que surge da sada de profissionais altamente qualificados de grandes empresas (spinoffs). As economias de velocidade proporcionadas pelas TICs, ao contrrio das economias de escala, que somente grandes empresas podem capitalizar, podem beneficiar empresas de micro e pequeno porte. Esta oportunidade potencializada quando MPE se insere em rede ou arranjo produtivo local (APL).

Captulo 7 Arranjos Produtivos Locais

Externalidades: derivam da disponibilidade local de fatores de produo no mercado e no de sua melhor utilizao no interior da firma.

Existncia de infraestrutura social e tecnolgica fundamental para sucesso de empresas inovadoras: RH qualificado, instituies de ensino e pesquisa e cluster de empresas com massa crtica tecnolgica (learning regions) para promover spill overs.

Difuso de conhecimento tcito facilitada pela proximidade espacial, devido s oportunidades de aprendizado por interao entre agentes econmicos e instituies de ensino e pesquisa.

Conceito de externalidades til para entender dinmica das MPEs: facilidade de comunicao com novas tecnologias faz com que todos os agentes se beneficiem, independente de seu porte.

Isso permite desverticalizao de empresas em direo a modelo de firma mais horizontal, voltada para suas competncias centrais, mais intensiva em transaes com parceiros externos.

Captulo 8 Inovao e Competitividade Internacional

Inovao um dos mais importantes determinantes da competitividade internacional.

Principal aspecto: padro de especializao x demanda por tecnologia. Pases especializados em produtos primrios parecem ser menos dinmicos que especializados em manufaturados.

Segundo aspecto: necessidade tecnolgica das empresas exportadoras. Pesquisas apontam que pases em desenvolvimento precisam no apenas de inovaes em produtos e processos, mas principalmente de TIBs.

Terceiro aspecto: papel dos acordos internacionais nas dinmicas das transaes e nas estratgias exportadoras => acordos contemplam cada vez mais temas relativos a economia do conhecimento, como propriedade intelectual, tecnologia e comrcio eletrnico.

Captulo 8 Tecnologia e Competitividade Internacional

Ricardo inaugurou preocupao com competitividade internacional: vantagens comparativas atribudas ao diferencial da produtividade do trabalho, que depende da tecnologia utilizada no processo produtivo. Logo, tecnologia determinante do comrcio internacional. Vantagens comparativas tambm foram explicitadas no modelo H-O, base das teorias neoclssicas de comrcio: custos relativos dos produtos so determinados pela dotao de fatores (terra, capital e trabalho) => modelo essencialmente esttico, ignorando vantagens comparativas dinmicas, construdas por investimentos em conhecimento e inovao. Hiato tecnolgico: empresas que desenvolviam novos produtos criavam monoplio exportador em seu pas de origem at entrada de imitadores no mercado. Competitividade explicada pela assimetria de acesso tecnologia => vantagens comparativas dinmicas. Freeman: hiato entre inovadores e imitadores perdura se inovadores sustentam inovaes e se externalidades necessrias so fracas nos pases imitadores.

Captulo 8 Tecnologia e Competitividade Internacional

Neoclssicos: tentaram incorporar papel da tecnologia sobre competitividade (teoria do capital humano), mas continuou negligenciando em larga medida, prevalecendo eficincia econmica, preos relativos, fundamentos econmicos, grau de abertura comercial. Tecnologia essencialmente exgena, obtida no mercado pela aquisio de mquinas. Heterodoxos: tecnologia fundamental para competitividade das exportaes, tanto em mercados dinmicos quanto em tradicionais. Tecnologia, por ser especfica, precisa ser adaptada => capacitao local. Eficincia da indstria no vem automaticamente com aquisio de tecnologia embutida em mquinas ou por contratos de transferncia de tecnologia, recursos especializados (RH, P&D, TIB). Mecanismos de mercado no so suficientes para garantir investimentos nesses ativos => polticas pblicas para capacitao, infraestrutura tecnolgica e apoio sustentado inovao.

Captulo 8 Hiato de produtividade

Hiato de produtividade: diferentes intensidades de uso de capital, tecnologias mais avanadas e mo-de-obra mais bem qualificada nos pases avanados. Melhor do que identificar hiato saber se ele cresce ou diminui. No Brasil, os nveis de produtividade da indstria so bem inferiores aos americanos (benchmarking global). Indstria brasileira heterognea, combinando poucas empresas de classe mundial com grande maioria operando com baixa produtividade. Teorias sobre hiato de produtividade tm conseqncias para estratgia exportadora de pases em desenvolvimento: objetivos de seus sistemas de inovao so diferentes dos pases desenvolvidos. Perifricos: principal objetivo aproveitar janelas de oportunidades, de forma a realizar o catching up Inovaes permitem cortar caminho, pulando etapas do desenvolvimento industrial => leapfrogging : eliminao da necessidade de absorver conhecimentos defasados e obsoletos.

Captulo 8 Padro de especializao

Taxonomia industrializados x no industrializados se associa a estgio de desenvolvimento dos pases, mas perde sentido quando industrializao se generaliza. Economia do conhecimento impe novos paradigmas para refletir o desenvolvimento: mais importante que grau de industrializao entender a intensidade de conhecimento incorporado nas exportaes e a competitividade de produtos e servios no mercado.. Prebish e CEPAL: commodities x industrializados => causa estrutural do subdesenvolvimento => deteriorao dos termos de troca entre produtos (depreciao relativa das commodities). Embora produtores de bens de menor valor agregado possam se beneficiar de fases de aumento da demanda mundial, tm potencial mais limitado no LP. Produtos diferenciados e manufaturados criam seus prprios mercados, comandam preos e tm elevado potencial de crescimento.

Captulo 8 Padro de especializao

Processo de desenvolvimento est associado participao do pas em indstrias novas, dinmicas e intensivas em conhecimento. Por outro lado, tecnologia deixa de ser atributo exclusivo de manufaturados => tambm incorporada em commodities. Melhorias nos padres tcnicos, sanitrios, nos sistemas de qualidade e na velocidade operacionalnas diferentes etapas da cadeia de valor tm sido cruciais para competitividade internacional nos mercados de commodities. Nesse contexto, competitividade parece depender no apenas do padro de insero internacional, mas tambm da intensidade da informao e do conhecimento incorporado aos produtos e processos produtivos.

Captulo 8 Fluxos internacionais de tecnologia

Para medir fluxo internacional: balanos de pagamentos tecnolgicos. Fluxos podem ser das seguintes formas:

Incorporados ao capital. Incorporados aos recursos humanos. Transferncias internas (s empresas) Desincorporados, atravs de licenciamento de patentes, projetos ou especificaes tcnicas No comrcio de mercadorias intensivas em P&D

No Brasil, processo de ajuste nos anos 90 levou a abandono de linha com alto valor tecnolgico. Estrutura produtiva se orientou para segmentos com vantagens competitivas em recursos naturais => reprimarizao. (ver literatura de deseindustrializao). H evidencias de que aumento da competitividade das firmas brasileiras influenciado pelas inovaes: probabilidade de firma ser exportadora aumenta 16% se ela realiza inovaes.

Captulo 8 Necessidades tecnolgicas das emrpesas exportadoras

Empresas brasileiras sofrem com falta de TIBs, principalmente para catching up. As no intensivas em tecnologia no demandam tecnologia de ponta, mas informaes e conhecimento para solues de problemas de qualidade, custo padronizao.

Liberalizao do comrcio e queda das barreiras tarifrias abre espao para criao de barreiras no tarifrias, como proteo propriedade intelectual, restries fitossanitrias e de regulamentao tcnica.

Estratgias exportadoras se apoiam crescentemente em infraestrtura tecnolgica (metrologia, certificao, conformidade, ...). No Brasil, verificou-se a existncia de processos produtivos exclusivos para exportao: informtica (draw-back), papel e celulose (para driblar restries ambientais de alguns pases)

Papel da marca e design: desenvolvimento de marcar fortes processo longo e custoso, mas resulta em poder de mercado elevado. Poucas empresas brasileiras dispe de marcas conhecidas no exterior, limitando-se a competir via preos. Design diferenciado atributo importante no apenas na Moda, mas em bens de consumo durveis e bens de capital.

Captulo 8 Necessidades tecnolgicas das emrpesas exportadoras

Certificao de qualidade: certificao especialmente importante para produtos como bens de capital, eletrnicos e produtos em que segurana atributo fundamental, como frmacos e alimentos, ... E tambm para produtos de pases em desenvolvimento, que no gozam de boa reputao internacional.

Importncia das fontes locais de tecnologia: Nelson, Freeman e Lundvall desenvolveram o conceito de SISTEMA NACIONAL DE INOVAO, para caracterizar ambiente cietfico e institucional capaz de promover inovaes para a competitividade.

No Brasil, pesquisa do BNDES reevelou importancia de fontes locais de tecnologia para exportao. Tecnologia adquirida via licenciamento no acessa mercados estrangeiros => combinar tecnologias importadas com desenvolvimento local consttui um dos elementos do sucesso exportador. Cultura empresarial flexvel e inovadora essencial para competitividade internacional. Gerao de patentes e marcas (marca Brasil) ponto crtico.

Captulo 8 Necessidades tecnolgicas das emrpesas exportadoras

Vantagens comparativas brasileiras se apiam principalmente em vantagens naturais, como a biodiversidade, recursos hdricos para irrigao, gerao de energia renovvel,. Preservar tais recursos, de forma a garantir sua sustentabilidade, e agregar valor com gerao de novos produtos e processos pode contribuir para a gerao de vantagens competitivas nicas no futuro.

Desenvolvimento de tecnologias apropriadas explorao sustentvel desses recursos um nicho para o desenvolvimento tecnolgico local, dados o tamanho do mercado e as especificidades climticas e ambientais. Acordos multilaterais de comrcio e tecnologia: regulao do comrcio de tecnologia, da propriedade intelectual, dos padres tecnolgicos, sanitrios e do meio ambiente vm se tornando objeto de acordos multilaterais. Tnica a harmonizao dos sistemas de metrologia, a normalizao e a avaliaode conformidade atravs de acordos de reconhecimento mtuo. No mbito da OMC, o comrcio de tecnologia tratado pelo TRIPS. Pases mais desenvolvidos vm pressionando para assinatura de acordos para aumentar prazo e abrangncia da propriedade intelectual.

You might also like