You are on page 1of 39

Anlises de Nitrognio, Potssio, Fosforo, Clcio e Magnsio na produo de Etanol

IFSP Campus Mato Alunas: Barbra, Camila O., Letcia, Luiza, Regiane e Sulen Prof. Dr. Danilo Flumignan

Mtodos Analticos
O laboratrio de uma usina ou destilaria, tem por objetivo o seguinte: a) Orientar operacionalmente todos os processos necessrios a produo do lcool e acar. b) Obter dados para clculos dos rendimentos de cada processo. c) Computar e analisar os dados obtidos em relao ao desempenho da usina e destilaria, o que mostrar o caminho a seguir nas prximas semanas, nos prximos meses ou na prxima safra. Para isso so realizadas analises por mtodos analticos para analisar todas as etapas da produo de acar e lcool para gerar produtos de qualidade, a escolha do mtodo a ser utilizado depender do tamanho da usina ou destilaria e do nvel de controle a ser adotado pela mesma. Existem mtodos alternativos, dependendo do produto a ser analisado, pois h diferentes interferentes em cada material.

Fundamentao terica

Para a fermentao alguns macro nutrientes e micronutrientes so essenciais para a eficincia do meio, sendo indispensveis s leveduras para a mxima transformao dos acares.

Nitrognio

Fundamentao terica

Nitrognio
A forma mais utilizada pele levedura na fermentao a amoniacal, porm na sua ausncia a levedura utiliza outras fontes como aminocidos, o que proporciona um aumento no nveis dos lcoois superiores ( n-propanol, isso butanol, n-butanol, isoamilico).

Fundamentao terica

Reaes:

Determinao do nitrognio amoniacal


ebulio

NH4 + + OHNH3 + 4H3BO3 cido brico

NH3 (g) + H20 NH4HB4O7 + 5H2O tetrabonato de amnia (NH4)2 SO4 + 8H3BO3

2NH4HB4O7 + H2SO4 + 10H2O Portanto 28 g N 98 g H2SO4

Fundamentao terica

Clculos
14 g N 49 g H2SO4 (1 equivalente grama) 1 L H2SO4 1N 14 g N 1 ml H2SO4 1N 0,014 g N 1 ml H2SO4 0,01 ----- 0,00014 g N = 0,14 mg N V gasto H2SO4 0,01 N ----- X mg N X = 0,14 V mg N
1 ml de mosto ------ 0,14 V mg N 100 ml mosto ------ Z X = 14. V mg N/100 ml mosto Z = 0,014. V g N/100 ml mosto V = Volume gasto na titulao.

Fundamentao terica

Determinao de Nitrognio Assimilave


Mtodo de Sorensen:
HCHO + NH2 CH2 COOH CH2 NCH2COO- + H+ + H2O

HCHO + NH4+

NH2 CH2 OH + H+

Tcnica utilizada

Mosto
Anlise Nitrognio Amoniacal

Tcnica utilizada

Materiais
Pipeta de 5, 10 e 20 mL; Erlenmeyer de 125 mL; Microdestilador Kjelbahl; Bureta de 25 mL; Agitador Magntico.

Tcnica utilizada

Reagentes
cido brico; NaOH 45%; Mistura indicadora cido Sulfrico 0,01N

Tcnica utilizada

Determinao
Colocar 10mL da mistura indicadora de cido brico, mais 40mL de gua em erlenmeyer de 125mL; Pipetar 20mL de amostra e colocar no micro destilador Kjedahl; Adicionar 5 mL de soluo de NaOH 45%; Receber o destilado borbulhando na mistura indicadora, at dobrar o volume do erlenmeyer; Titular com soluo padronizada de H2SO4, 0,01N

Clculo
ppm de N amoniacal = 7 x (Va Vb) x f Sendo: Va: Volume de H2SO4 0,01N gasto para titular a amostra Vb: Volume de H2SO4 0,01N gasto para titular o branco F: Fator de correo do H2SO4 0,01N.

Tcnica utilizada

Mosto
Anlise Nitrognio Assimilvel

Tcnica utilizada

Materiais
pH metro, Bquer de 200mL, Pipeta de 10,25 e 100mL, Balo Volumtrico 200mL; Basto de Vidro Bureta 25mL.

Tcnica utilizada

Reagentes
NaOH 1N; BaCl2 1N; Formaldedo (H2CO) ajustado a pH 8

Tcnica utilizada

Preparo da amostra e determinao


Pipetar 100mL da amostra e colocar em um Becker de 200mL ajustar o pH 8 com NaOH 1N; Adicionar 10mL de BaCl2 1 N; Esperar 15 minutos, transferir para o balo volumtrico de 200mL; Completar o volume, agitar e filtrar; retirar 100mL e ajustar novamente o pH 8; Adicionar 25mL de Formaldedo a pH 8(acertado previamente); Titular com NaOH 0,1N at pH8; Anotar o volume gasto (Vg).

Tcnica utilizada

Clculo
ppm N assimilvel = Vg x f x 28 f = fator de padronizao do NaOH 0,1N

Potssio

Fundamentao terica

Apresentao
O potssio um elemento qumico de smbolo K (do latim "kalium", nome original da sua base KOH), nmero atmico 19 (19 prtons e 19 eltrons), metal alcalino, de massa atmica 39 u, colorao branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas guas salgadas e outros minerais. Oxida-se rapidamente com o oxignio do ar, muito reativo especialmente com a gua e se parece quimicamente com o sdio.

Fundamentao terica

Analise

A analise de potssio acontece no setor de fermentao , no Mosto

Figura 1 - Mosto

Figura 2 Dornas de Fermentao

Fundamentao terica

Por que analisar potssio


O potssio um elemento essencial para o crescimento e a produo da cana-de-acar requer uma certa quantidade de potssio para a atividade metablica normal. Este mineral participa da translocao de acares at os rgos de reserva, o que acontece em maior quantidade no perodo final da maturao ,estudos realizados mostram que a falta de potssio tambm extremamente prejudicial. Na fermentao alcolica, quando a concentrao de potssio est muito baixa, ocorre a parada de fermentao que, neste caso, ocasionada pela dificuldade das leveduras em metabolizar a glicose e a frutose do meio. Por outro lado, o excesso de potssio pode ter um impacto negativo na qualidade do vinho , principalmente devido ao decrscimo de cido tartrico livre, resultando num acrscimo do pH do mosto e do vinho.

Tcnica utilizada

Mtodo da Analise
MATERIAIS Pipeta de 5mL; balo de 50mL e fotmetro de chama REAGENTE Padro de potssio com 20 ppm de K.

Figura 3 Fotmetro de chama

Tcnica utilizada

DETERMINAO
Pipetar 5 mL do extrato obtido na digesto nitroperclorica e adicionar em balo de 50mL, completar com gua desmineralizada. Levar essa soluo ao fotmetro depois de acertar a leitura zero com gua desmineralizada e a leitura 100 com a soluo padro de trabalho, de potssio (0,020mg de K+/mL) (20 ppm). Se a leitura da amostra for muito abaixo de 100, usar padro de 10 ppm.

Tcnica utilizada

A leitura da amostra deve variar entre 70 e 100, caso saia desta faixa acertar o valor do padro de tal forma que se adapte a esta condio. Obs.: Antes de iniciar cada safra fazer uma curva de linearidade no fotmetro de chama, com padres de 0 a 100 de leitura, com valores intermedirios de 25, 50 e 75 de leitura. (fazer padro de 20 ppm com leitura de 100) CLCULOS ppm de K+ = 20 x La La = leitura da amostra no fotmetro com calibrao de padro com 20 ppm de K+

Fsforo

Produto MOSTO Analise FSFORO


1. MATERIAIS Pipetas de 1 e 10mL; tubos de ensaio e espectrofotmetro. 2. REAGENTES Padro de fsforo com 10g/mL de P; soluo de vanadomolibdica 3. DETERMINAO Numerar 5 tubos de ensaio e adicionar : Pipetar 10 mL do extrato obtido na digesto nitroperclorica, e colocar no tubo de ensaio 1. Pipetar 10 mL do padro de trabalho (10 microgramas/mL) e colocar em tubo de ensaio 2 e 3. Pipetar 10 mL do branco (gua) e colocar em tubo de ensaio 4 e 5. Colocar 1 mL do reativo Vanado Molibdico em cada tubo e agitar. Esperar 15 minutos e ler em espectrofotmetro a 420 nm ou colormetro em filtro 42.

4. CLCULO

ppm P = 100 (La - Lb) / (Lp-Lb)


La = Leitura do tubo 1. Lb = Leitura mdia dos tubos 2 e 3. Lp = Leitura mdia dos tubos 4 e 5.

Quando se adiciona molibdato de amnio em excesso a uma soluo diluda de fosfato e de vanadato de amnio em soluo ntrica e fria, resulta uma colorao amarela alaranjada cuja intensidade proporcional quantidade de fsforo contida na soluo. Essa colorao provocada por um precipitado de fosfovanadomolibdato de amnio, que est dissolvido no lquido cido e frio. Este composto tem a seguinte composio: PO4(NH4)3VO3NH416MoO3

3. PREPARO DOS REAGENTES PARA DETERMINAO DE FSFORO 2.1. SOLUO DE MOLIBDATO DE AMNIO Dissolver 5 g de molibdato de amnio (NH4) 6Mo7 O24.4H2O em 100 ml de gua destilada a 80 - 900C e esfriar. 2.2. SOLUO DE METAVANADATO Dissolver 0,25 g de metavanadato de amnio, NH4VO3 em 50 ml de gua destilada a 80 - 900C e esfriar. Adicionar 35 ml de cido Ntrico (HNO3). 2.3. SOLUO VANADOMOLIBDICA Misturar as solues de molibdato de amnio e metavanadato em partes iguais, pouco antes de usar. 2.4. PADRO DE FSFORO PADRO ESTOQUE Pesar 2,1952 g de KH2PO4 P.A. ou 2,22 g de KH2PO4 (99%) previamente secado em estufa (secar 2 horas 800C) e diluir a 1 litro com gua destilada (soluo com 0,5 g de P/litro). PADRO DE TRABALHO
Pipetar 5 ml de soluo estoque e diluir a 250 ml com gua destilada (10 ug P/ml).

Clcio e magnsio

Fundamentao terica

Clcio
Caractersticas do clcio: um metal de baixa dureza , malevel e dctil. Na forma pura, o clcio se apresenta como um metal prateado que reage facilmente com o oxignio, portanto, muito reativo em contato com o ar e gua.

O clcio o quinto elemento mais abundante na crosta terrestre (3,6% em massa) e na crosta da Lua se faz presente na porcentagem de 8%. Este metal no encontrado de forma pura na natureza, mas como constituinte de rochas ou minerais de grande interesse industrial, como: mrmore, calcita, calcrio e dolomita, atravs dos quais se obtm a cal viva e o cimento. O clcio tambm se faz presente em outros minerais como a fluorita, apatita e granito.

Fundamentao terica

Magnsio
O magnsio o elemento qumico que possui o smbolo Mg, nmero atmico 12 (12 prtons e 12 eltrons) e disponibiliza a massa atmica de 24 u. Pertence famlia dos Metais Alcalino-terrosos, e se localiza no grupo 2 A da Tabela Peridica dos elementos. Caractersticas fsicas do Magnsio: slido nas condies ambientes, constitui o sexto elemento mais abundante na crosta terrestre (2,76%) e o terceiro no mar. Na superfcie da Terra est presente na forma mineral e pode ser extrado de minerais rochosos, como: dolomita, olivina, magnesita e serpentina. No mar, encontra-se dissolvido na gua dos oceanos.

Determinao de Clcio e Magnsio no

mosto
Para a determinao, tem que fazer a digesto com cido ntrico e no final cido perclrico, quente, para eliminar toda a matria orgnica interferente. Aps isso passar o extrato diludo em resina trocadora de ctions para eliminar os nions interferentes. As resinas que so usadas nesse caso so as trocadoras de ctions fortemente cidas que segundo Cruz e Bastin, so aquelas que possuem grupos ativos do tipo sulfnico (SO3), podendo desdobrar sais de cidos fortes como: Cl-, SO4- - e NO3 - , alm de sais de cidos fracos. Pelo fato dos ons sulfnicos possurem maior tendncia em unir-se com os ctions mais eletropositivos, teremos a seguinte ordem de afinidade. Fe3+, Al3+, Ca2+ , Mg2+, ,Na+, H+ Devido a esse fato estas resinas apresentam a necessidade de serem regeneradas com um excesso de regenerante para deslocar os ctions retidos. Nesse caso o regenerante o cido clordrico. A resina usada a IR - 120 da Rohn & RASS tambm comercializada como S100.

Fundamentao terica

Tcnica utilizada
1. MATERIAL

Anlise

Proveta de 100mL; coluna para resina (1cm dimetro x 25mL de altura); pipetas volumtrica de 5 e 20mL e graduada de 10mL; erlenmeyer de 250mL e bureta de 25mL. 2. REAGENTES EDTA 0,01M; ericromo negro T 0,5%; calcon 0,5%; Soluo de KCN tamponada; Soluo alcalina de KCN; hidrxido de amnio 4N; hidrxido de sdio 4N. 3. SEPARAO DO CLCIO E MAGNSIO EM COLUNA DE RESINA Passar 80 mL do material digerido na digesto nitroperclorica, em resina trocadora de ction (IR-120), depois passar 50 mL de gua destilada. Desprezar o eludo. Em seguida, passar 5 alquotas de 5 mL de HCl 4N, passando logo aps gua desmineralizada, recebendo o eludo em balo de 100 mL at completar o volume. Obs.: A coluna dever ter 1 cm de dimetro por 25 mL de altura. O volume de resina dever ser de 5 cm3. A resina dever ser tratada antes do uso com HCl 1:1. Trocar o cido vrias vezes, at este sair completamente lmpido e incolor.(No agitar em agitador magntico pois quebra se a resina nesta operao).

DETERMINAO DE CLCIO +
Pipetar 20 mL do eludo (2o eludo) da coluna e colocar em erlenmeyer de 250 mL. Acrescentar 5 mL de hidrxido de amnia 4N. Acrescentar 80 mL de gua desmineralizada. Colocar 7 mL da soluo de KCN tamponada a pH 10 (CUIDADO VENENO). (Certifique se a soluo est em pH 10) 10 gotas de soluo de trietanolamina a 20%. 3 gotas de soluo de ericromo negro T a 0,5%. Titular com soluo de EDTA 0,01M at a obteno de cor azul puro estvel. Anotar o volume gasto (VgCa +Mg) Obs.: No caso de se ter pouco magnsio na amostra a viragem fica pouco ntida. Pode-se melhorar a viragem, adicionando 5 mL de uma soluo 80 mg de Magnsio/litro, junto com a amostra a ser determinada. Do volume de EDTA 0,01M gasto nesta titulao desconta-se o volume gasto para se titular o magnsio de 5 mL dessa soluo adicionada. (Descontar 1,65 mL do volume de EDTA 0,01M gasto na titulao de Ca + Mg).

MAGNSIO

Tcnica utilizada

Por que realizar teste de Clcio e Magnsio ?


Para controlar a dureza da gua, ou seja, para evitar entupimento das tubulaes.

Analise DETERMINAO DE MINERAIS EM VINHAA


(N, P, Ca e Mg)
Proceder conforme minerais em mosto.

Obrigada !

You might also like