You are on page 1of 5

Contedos e Didtica de Educao Fsica

http://farm3.static.flickr.com/2757/4417105075_0d129a6ddc.jpg http://www.santacecilia.com.br/scnovo/scNoticias.asp?boxKey=579&noticiaKey=238784

http://cdn.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2011/02/posgradua%C3%A7ao-em-educa%C3%A7ao-fisica-escolar.jpg

http://blog-do-faibis.blogspot.com.br/2010/02/professor-rolabola.html

Professora Suraya Cristina Darido

Temas
1 - Educao Fsica na escola: realidade, aspectos legais e possibilidades.

2 - Diferentes concepes sobre o papel da EF na escola.


3 - Educao Fsica na escola: contedos, suas dimenses e significados. 4 - Temas transversais e Educao Fsica escolar. 5 - Princpios de ensino para a educao fsica na escola 6 - Incluso: consideraes sobre as pessoas com necessidades especiais na escola. 7 - Aspectos didticos na Educao Fsica.

8 - Avaliao da Educao Fsica na escola.

Objetivos
Ao final destes textos, os alunos devem compreender:
A realidade das aulas de Educao Fsica na escola que vivenciaram. Os motivos que influenciaram a prtica pedaggica dos professores. Algumas possibilidades renovadoras para a Educao Fsica na escola. Alguns aspectos legais da Educao Fsica e o seu status no interior da escola. Que no existe uma nica forma de pensar a Educao Fsica na escola. Na verdade, existem diferentes concepes de Educao Fsica, com pressupostos, objetivos, contedos e metodologias diferentes.

Quais so as dimenses conceituais, atitudinais e procedimentais relacionadas Educao Fsica na escola.

Quais so os contedos que devem ser ensinados nas aulas de Educao Fsica na escola. As relaes entre Educao Fsica e os temas transversais: tica, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Sade, Trabalho e Consumo e Orientao Sexual. Entender os princpios que devem reger a prtica pedaggica do professor considerando as finalidades da Educao Fsica na escola. Compreender quais so os aspectos didtico-metodolgicos que devem ser considerados para garantir um ensino de qualidade. Compreender a avaliao em Educao Fsica, particularmente por qu, o que, como e quando avaliar.

EMENTA
Analisa o contexto histrico da disciplina no interior da escola, sua realidade e contradies. Aborda a questo do ensinar e do aprender na educao fsica com suas possibilidades e tendncias. Estuda os contedos da Educao Fsica nas suas dimenses. Discute a insero dos temas transversais e suas possibilidades na Educao Fsica escolar. Apresenta os fundamentos e os princpios pedaggicos da educao fsica como uma rea de conhecimento que estuda e intervm na cultura do movimento corporal procurando sua melhoria contnua e permanente. Analisa a importncia da avaliao, o que, como e quando avaliar no interior da disciplina.

You might also like