You are on page 1of 11

BIBLIOLOGIA I

|INTRODUO A BBLIA|
O termo Bblia significa Livro e chegou at as lnguas modernas por meio do francs e tem sua origem no grego biblos. Este nome era dado casca de um papiro do sculo XI a.C.

O pergaminho passou a ser mais aceito no sculo III e os livros bblicos foram escritos em papiro.

Foi a partir do sculo II d.C. que os cristos comearam a usar este nome para designar seus escritos sagrados.

| Os dois testamentos|

O AT foi escrito e preservado pela comunidade judaica por mais de um milnio a.C. O NT foi escrito pelos discpulos de Cristo ainda no primeiro sculo.

O termo testamento vem do grego diatheke que significa aliana (pacto, acordo).

Uma caracterstica da Bblia a unidade entre os dois testamentos.

|INSPIRAO DA BBLIA|
A palavra inspirao usada uma vez no AT (J 32.8) e uma vez no NT (2 Tm 3.16) e significa soprado por Deus (theopneustos). Contudo, duas passagens do NT so mais significativas para a doutrina da inspirao: 2 Tm 3.16-17: Toda a Escritura (graph) inspirada por Deus (theopneustos) e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado pata toda boa obra. 2 Pe 1.20-21: ...nenhuma profecia da Escritura provm de particular elucidao; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Esprito Santo.

A inspirao se aplica aos escritos e no aos escritores.

A doutrina da inspirao contm trs elementos essenciais: causalidade divina, mediao proftica e autoridade escrita.

Inspirao diferente de revelao e iluminao.

Inspirao dos originais, no das cpias.

Inspirao de todo ensino, mas no de todo o contedo da Bblia.

TEORIAS DA INSPIRAO
Ortodoxia (A Bblia a Palavra de Deus) Liberalismo (A Bblia contm a Palavra de Deus) Neo-Ortodoxia (A Bblia torna-se a Palavra de Deus)

Ditado verbal

Conceito da iluminao ou percepo religiosa

Viso da desmitologizao

Conceitos inspirados ou inspirao formal e no material

Conceito da intuio

Encontro pessoal

|O que a Bblia diz sobre sua inspirao| A inspirao proposicional. Ex 24.4: Moiss escreveu todas as palavras do Senhor.... 2 Sm 23.2: O Esprito do Senhor fala por meu intermdio, e a sua palavra est na minha lngua.

A inspirao plena ou total. 2 Tm 3.16 diz psa.

A inspirao atribui autoridade.

Jo 10.35: ...a Escritura no pode ser anulada.

Mt 15.2-3: Por que transgridem os teus discpulos a tradio dos ancios? Pois no lavam as mos, quando comem. Ele (Jesus), porm, lhes respondeu: Por que transgredis vs tambm o mandamento de Deus, por causa da vossa tradio?
Mt 22.29: Errais, no conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

|Implicaes| A inspirao alcana o AT e o NT.

2 Pe 3.15-16: ...como igualmente o nosso amado irmo Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epstolas, nas quais h certas coisas difceis de entender, que os ignorantes e instveis deturpam, como tambm deturpam as demais Escrituras, para a prpria destruio deles.

1 Tm 5.18 cita Lc 10.7: Pois a Escritura declara: ...o trabalhador digno de seu salrio.

A inspirao alcana os diversos gneros literrios. Os autores eram escritores e compositores, no meros copistas e usavam outras fontes literrias por vezes (Lc 1.1-4). A inspirao pressupe inerrncia. Se a Bblia no fosse inerrante em assuntos ordinrios ela poderia ser crvel em assuntos espirituais? (Jo 3.12) Dos livros do AT apenas 4 no so citados no NT: Juzes, Crnicas, Ester e Cntico dos Cnticos. Contudo, h referncias a acontecimentos de Juzes (Hb 11.32) e Crnicas (Mt 23.35; 2 Cr 24.20), uma provvel referncia a Festa do Purim de Ester 9 (Jo 5.1) e uma aluso a Cnticos 4.14 (Jo 4.10).

O NT, por sua vez, foi citado pelos pais da Igreja.

Alm disto, eram feitas leituras pblicas dos livros do NT, circulao dos livros entre as igrejas (Cl 4.16) e coleo dos livros. Se a Bblia a Palavra de Deus inspirada, segue-se que: Deus se revela nas proposies bblicas A Bblia tem uma unidade entre AT e o NT A revelao de Deus nos permite ter um encontro pessoal com Ele Dado que Deus no pode mentir (Hb 6.18), a Bblia inerrante

You might also like