You are on page 1of 71

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING

PRODUO DE MATERIAL DIDTICO SOBRE HISTRIA DO PARAN: um trabalho integrado entre professores e alunos da Educao Bsica e Ensino Superior Pblicos do Paran.
Projeto financiado pelo Programa Universidade sem fronteiras SETI/PR

EQUIPE DO PROJETO:
Professores:
Dr. ngelo Aparecido Priori (Coordenador) Dr. Jos Carlos Gimenez Dr. Marco Ccero Cavallini

Alunos de Ps-Graduao
Silvia Maria Amncio Vernica Karina Iplito

Alunos de Graduao
Camila Samira de S. Bolonhezi Graziela Alves Gomes de Deus Carlos Eduardo R. Laureti Lucas Ferreira Cabreira Luciana Aparecida Firmino

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS AUTORES

Ditadura Militar e Represso no Paran

No Brasil, o fim das liberdades democrticas, a represso e o terror como poltica de Estado, foram formuladas atravs de uma bem arquitetada estrutura legislativa, que dava sustentao ao regime militar. Devemos enfatizar que a ditadura militar no foi resultado do acaso, de um acidente. Pelo contrrio, ela foi sendo estruturada conforme a democracia e a participao poltica da populao iam se ampliando. No podemos negar que no incio dos anos 60 estava sendo configurada uma nova forma de ao, atravs da organizao popular, que questionava o arbtrio interno e a dependncia externa e exigia mudanas nas estruturas econmicas e sociais, visando uma maior incluso social da populao pobre e trabalhadora. O grupo militar que tomou o poder em 1964 vinha de uma tradio militar mais antiga, que remonta participao do Brasil na II Guerra. A participao do Brasil ao lado dos pases aliados acabou sedimentando uma estreita vinculao dos oficiais norte-americanos e militares brasileiros, como os generais Humberto de Castelo Branco e Golbery Couto e Silva.

Terminada a guerra, toda uma gerao de militares brasileiros passaram a freqentar cursos militares norte-americanos. Quando esses oficiais retornavam dos EUA, j estavam profundamente influenciados por uma concepo de defesa nacional. Tanto que alguns anos mais tarde, vo criar a Escola Superior de Guerra (ESG), vinculada ao Estado Maior das Foras Armadas. Essa escola foi estruturada conforme sua similar norte-americana National War College. Foi dentro da ESG que se formulou os princpios da Doutrina de Segurana Nacional e alguns dos seus subprodutos, como por exemplo, o Servio Nacional de Informaes (SNI). Essa doutrina transformou-se em lei no ano de 1968, com a publicao do decreto-lei no. 314/68, que tinha como objetivo principal identificar e eliminar os inimigos internos, ou seja, todos aqueles que questionavam e criticavam o regime estabelecido. E bom que se diga que inimigo interno era, antes de tudo, comunista. Como diz Nelson Werneck Sodr: o anticomunismo, foi assim e, sempre, o caminho para a ditadura.

Essa nova estrutura de poder e de controle social se materializou com a publicao do Ato Institucional No. 1, que subverteu a ordem jurdica at ento estabelecida. No prembulo do AI-1, institudo em 09 de abril de 1964, os militares j enfatizavam essa nova realidade. Com esse ato os militares no s ditavam novas regras constitucionais, como impunham profundas remodelaes no sistema de segurana do Estado. Atravs do AI-1, foi institucionalizado o sistema de eleio indireta para Presidente da Repblica, bem como foi dado poderes ao presidente para ditar nova constituio, fechar o congresso, decretar estado de stio, impor investigao sumria aos funcionrios pblicos contratados ou eleitos, abrir inquritos e processos para apurar responsabilidades pela prtica de crime contra o Estado ou contra a ordem poltica e social, suspender direitos polticos de cidados pelo prazo de dez anos e cassar mandatos legislativos de deputados federais, estaduais ou vereadores.

Durante a ditadura militar foram editados 17 atos institucionais. Mas entre eles, o mais polmico e violento foi o de Nmero 5. O AI-5, editado em 13 de dezembro de 1968, reeditou os princpios do AI-1, suspendeu o princpio do habeas corpus e instituiu de forma clara e objetiva a tortura e a violncia fsica contra os opositores do regime. Na verdade o AI-5 simbolizou um terceiro ciclo de represso. O primeiro ciclo foi originado em meio turbulncia do golpe de 1964 e teve como base, principalmente, a retirada do mbito poltico pessoas politicamente vinculadas ao governo deposto de Joo Goulart. Fisicamente, a represso recaa apenas sobre os trabalhadores e camponeses que, aos olhos dos militares, podiam acabar desenvolvendo um foco de combate e resistncia contra o governo oficial. O segundo ciclo (1965-1966) desmontou o aparelho democrtico do estado, como as eleies diretas, o pluripartidarismo e a existncia de organizaes sociais livres. Finalmente, o terceiro ciclo realizou amplos expurgos em rgos polticos representativos, universidades, redes de informao e no aparato burocrtico do Estado, acompanhados de manobras militares em larga escala, com indiscriminado emprego da violncia contra todas as classes.

O manto dos atos institucionais e a autoridade absoluta dos militares serviriam como proteo e salvaguarda do trabalho das foras repressivas, fossem quais fossem seus mtodos de ao. S para ter uma idia, durante o regime militar foram criados vrios rgos de represso, como o SNI, os DOI-CODIs, o CIEX, o CENIMAR, a CISA, alm do fortalecimento dos DOPS em todos os Estados. Foram criados ainda os Inquritos Policiais Militares (IPMs), cujo objetivo era processar e criminalizar militantes e polticos que lutavam contra o regime militar. Somente o projeto Brasil: Nunca Mais (BNM) conseguiu reunir cpias de 717 IPMs, onde foram processados mais de 20 mil pessoas. Muitos dos processos no vieram tona e esto ainda por ser verificados. Uma das reflexes possveis que tange a especificidade do governo militar brasileiro, refere-se a forma como o regime autoritrio foi arquitetado no pas. O regime foi articulado por uma notvel ambigidade, pois mesmo no exerccio de um regime de exceo e essencialmente enfatizado por uma indelvel "lgica da suspeio", os dirigentes procuravam legitim-lo e caracteriz-lo como sendo um sistema de governo democrtico.

Do primeiro general-presidente (Humberto de Alencar Castello Branco) at o ltimo (Joo Baptista de Oliveira Figueiredo) foi salientado, principalmente, nos discursos de posse dirigidos ao povo brasileiro, a adoo de aes e comportamentos em nome da defesa da democracia no pas. Por outro lado, constatou-se, ao longo de vinte e um anos de permanncia dos militares no poder, que a existncia de uma administrao democrtica foi apenas fictcia, haja vista o contundente papel repressor desempenhado pelo rgos policiais e jurdicos a fim de suplantar possveis distrbios sociais que afetassem o andamento das atividades do Poder Executivo. Em princpio, o golpe militar foi visto como um "movimento fadado a ser de curta durao e de alcance limitado". No entanto, com o decorrer dos primeiros dias, o comando militar se estruturava sobre pilares do autoritarismo e autonomeava-se salvador da democracia.

O golpe se caracterizava como uma interveno corretiva que se destinava a preservar valores democrticos. No entanto, esta aparncia democrtica era apenas terica. Na prtica, diversos brasileiros, inclusive, ex-presidentes como Jnio Quadros e Juscelino Kubitschek, parlamentares, jornalistas, intelectuais, sindicalistas tiveram seus direitos polticos cassados. As punies foram as mais variadas e regulamentadas pelo combate subverso e a corrupo.

A resistncia...
Mesmo com uma poltica econmica e com um forte aparato de represso, sustentadas por Atos Institucionais e pela Lei de Segurana Nacional, os movimentos sociais e polticos conseguiram criar uma rede de protesto e de resistncia que colocavam em xeque as medidas adotadas pelos militares. Mesmo dentro das classes dominantes foram sendo verificados descontentamentos. So os casos de Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek e Joo Goulart, que com outros civis formularam a Frente Ampla, de oposio, em 1969.

Apesar de vida efmera, a Frente Ampla elaborou um programa poltico que exigia anistia geral, promulgao de uma constituio democrtica e restabelecimento das eleies diretas em todos os nveis. No foi por acaso que Lacerda, JK e Goulart morreram de maneira ainda inexplicveis. Isso mostrava, de certa forma, que nem tudo caminhava como a ditadura queria, isto , alguns grupos no estavam se incorporando s novas estruturas de poder e, portanto, a ditadura no tinha uma legitimao consensual, pelo menos entre as classes dominantes, como ela imaginava ter conquistado. Mas o maior desafio que a ditadura encontrou foi a resistncia da esquerda e dos movimentos sociais. O primeiro movimento que se articulou contra a ditadura militar foi liderado pelo ex-coronel Jefferson Cardim de Alencar Osrio. No ms de maro de 1965, uma coluna com trinta homens partiu do Uruguai e invadiu o estado do Rio Grande do Sul, ganhando apoio de Leonel Brizola e de outros polticos da regio. A tentativa do coronel era desencadear uma revoluo, a partir dos estados do sul e derrubar o regime militar.

A coluna guerrilheira participou de trs ou quatro aes, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas quando j adentrava ao estado do Paran, os rebeldes foram presos, sendo que o seu lder foi enviado para Curitiba, onde foi condenado. Depois disso outras tentativas de guerrilha contra a ditadura foram sendo formuladas. Destacam-se a guerrilha do Capara, articulada pelo Movimento Nacionalista Revolucionrio (MNR), que escolheu a serra do Capara, na divisa dos estados de Minas Gerais e Esprito Santo, para fazer treinamentos dos guerrilheiros. Os guerrilheiros de Capara, que teriam a misso de criar insegurana permanente ditadura militar, pretendiam tomar cidades, destruir linhas de comunicaes, vias de transportes e atacar pelotes do exrcito, visando chamar a ateno do pas pelo que estava acontecendo e fazer a exortao da luta armada. No entanto, os planos audaciosos da guerrilha foram debelados bem antes dos guerrilheiros comearem as suas aes. Em abril de 1967, dezesseis guerrilheiros foram presos e condenados a penas de quatro a doze anos de deteno.

Foi no campo tambm que ocorreu a maior resistncia armada contra a ditadura militar. Trata-se da guerrilha do Araguaia, organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na regio conhecida como bico do papagaio, atual estado de Tocantins. Paralelamente diviso do territrio nacional entre as multinacionais, processava-se a expanso do latifndio com a expulso dos posseiros da regio, que muitas vezes sofriam perseguies violentas ou eram assassinados pelos capangas a servio das classes dominantes. Foi, portanto, diante desta situao social existente na regio, que o PCdoB, a maioria jovens universitrios advindos das cidades e da classe mdia e sem nenhuma experincia militar, comearam chegar na regio em 1967, onde comearam a fazer treinamento militar, cursos de sobrevivncia na selva, de primeiros socorros, alm de trabalhar na roa e compartilhar dos problemas da populao local, visando conhecer a cultura e a realidade daquela gente.

Durante sete anos, a guerrilha se manteve na regio. No entanto, os grupos armados no passavam de 70 pessoas, mas mobilizou grande efetivo do exrcito brasileiro. Quando os militares descobriram que no Araguaia havia a existncia de militantes polticos fazendo treinamento de guerrilha, trataram logo de deslocar alguns destacamentos para a regio para combater os chamados terroristas. Em outubro de 1973, o exrcito com um efetivo de seis mil homens, avies, helicpteros, para-quedistas e homens bem treinados em combates na selva tomaram a regio, que foi atacada na forma de arco, para impedir a fuga dos guerrilheiros. Para garantir o sucesso da operao, foram estabelecidas bases de apoio em fazendas, roas e castanhais. A populao local passou a ser tratada com extrema violncia e a tortura tornou-se rotina naquele rinco sertanejo. No natal de 1973, o exrcito desbaratou a comisso militar da guerrilha, que dirigia a luta dentro da selva. Os militantes passaram a ser localizados e assassinados com maior rapidez. A situao comeou a ficar insustentvel. Em maio de 1974, o comit central do PCdoB deu ordens para que a guerrilha fosse dispersada. Mas era tarde demais. Aproximadamente setenta militantes haviam sido mortos pela ditadura. Poucos lograram escapar; pouqussimos sobreviveram.

Mas a luta contra a ditadura no ocorreu apenas no campo. Nas cidades, muitas organizaes de esquerda atuaram e lutaram de armas na mo. Entre as que mais se destacaram, a Ao Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighela; o Partido Comunista Brasileiro Revolucionrio (PCBR), cuja direo mxima estava a cargo do jornalista e intelectual Mrio Alves; O Movimento Revolucionrio 08 de outubro (MR-8), a Poltica Operria (Polop) e, depois, a Vanguarda Popular Revolucionria (VPR), comandada pelo ex-capito do exrcito Carlos Lamarca, entre vrias outras organizaes menores como PCR, Molipo, MRT, PRT, Colina etc. A Aliana Libertadora Nacional foi a organizao que melhor formulou as estratgias de luta armada na cidade. Surgida de uma dissidncia do Partido Comunista Brasileiro (PCB), no ano de 1967, tinha como lder mximo Carlos Marighela, militante e intelectual comunista com grande experincia organizativa e conhecedor dos movimentos sociais. Marighela tinha sido deputado constituinte em 1946 pelo PCB e uma das maiores lideranas daquele partido. Aps o golpe militar de 1964, comeou a divergir com o partido, principalmente no que tange ao encaminhamento das estratgias de resistncia.

Enquanto o PCB optava pela luta pacfica de combate ditadura militar, Marighela definia-se pela luta armada. Em 1967, desliga-se da Comisso Executiva do PCB e em seguida viaja para Havana, onde participa da assemblia da Organizao Latinoamericana de Solidariedade (OLAS), evento em que formulado um pretensioso plano de luta objetivando desencadear aes revolucionrias em toda a Amrica Latina. Quando do seu regresso ao Brasil expulso do PCB. Funda ento a ALN. A ALN propunha a guerrilha urbana, visando conseguir recursos para elaborar uma bem estruturada organizao e, depois, desencadear a guerrilha rural. O lder da ALN no teve tempo de levar adiante o seu ideal. Foi assassinado pela ditadura militar, na cidade de So Paulo, em uma emboscada preparada pelo delegado Srgio Paranhos Fleury, da Delegacia de Ordem Poltica e Social (DOPS), no dia 04 de setembro de 1969.

Embora as aes das organizaes da luta armada tenham colocado em xeque a ditadura militar, foram as grandes mobilizaes de massas que preocupavam os militares. Pois, contra os guerrilheiros, que agiam de forma violenta, causando certo impacto contra a sociedade, os militares tinham um discurso e at uma justificativa para a prtica da represso. Eles diziam que os guerrilheiros eram terroristas, que queriam implantar um regime comunista no pais, que eram contra a liberdade, as leis, a famlia, a propriedade etc. No entanto, quando usavam de extrema violncia contra manifestaes pacficas, desnudava-se a face mais cruel e violenta da ditadura. Numa poca onde os partidos polticos de esquerda estavam proscritos, os sindicatos estavam sofrendo uma forte interveno estatal e os movimentos sociais como um todo eram vigiados e controlados pelos rgos de represso, foram os estudantes que mais se destacaram na luta contra a ditadura. O movimento estudantil funcionou, de certa forma, como um porta-voz da sociedade contra o regime militar.

Os estudantes tiveram vida ativa durante todo o regime militar. J em 1965, foi realizado um plebiscito, nas escolas do Rio de Janeiro, repudiando a tentativa do ministro da educao, Flvio Suplicy de Lacerda, de extinguir a Unio Nacional dos Estudantes (UNE) e substitu-la por um Diretrio Nacional dos Estudantes, atrelados aos militares. Em 1966, a UNE realiza o seu 28 congresso nacional, em Belo Horizonte. No ms de setembro desse ano, ainda, foram realizadas grandes passeatas em So Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Braslia e Curitiba, onde os estudantes reivindicavam ensino gratuito, autonomia universitria, no vinculao da universidade com rgos americanos (USAID), alm da defesa da UNE e do fim da ditadura militar. Mas nada foi to significativo como o ano de 1968. Aproveitando a onda de grandes manifestaes estudantis que aconteciam na Europa, sobretudo em Paris e em Praga, os estudantes brasileiros saram s ruas para protestar contra a ditadura militar, pelo fim do convnio MEC/USAID e pelo ensino gratuito. Em 28 de maro de 1968 foi morto pela ditadura, no Rio de Janeiro, o estudante Edson Lus Lima Souto, quando participava de uma manifestao pacfica em defesa do restaurante universitrio calabouo.

Esse incidente desencadeou um protesto nacional contra a violncia da ditadura, cujo epicentro foi a cidade do Rio de Janeiro. Em uma semana, houve pelo menos 26 grandes passeatas em 15 capitais de estados. A onda de passeatas teve seu auge no dia 26 de junho de 1968, quando uma passeata reuniu 100 mil pessoas no Rio de Janeiro. No ms de junho ocorreram outras 16 passeatas em vrios estados do pas. Aps 1968, por quase dez anos o movimento estudantil passou por um refluxo. Foram os anos em que os grupos guerrilheiros se proliferaram. Alis, grande parte deles foram recrutados no meio estudantil. Em 1977, a agitao estudantil eclodiu novamente, tendo como bandeira as lutas pelo fim da ditadura militar, as campanhas pela libertao de estudantes presos, as campanhas pelo fim das torturas e os vrios protestos contra administraes universitrias autoritrias. Essas lutas do final dos anos 70 motivaram a reconstruo da UNE em 1979.

Na rea intelectual tambm eram visveis as manifestaes crticas contra o governo militar. Destacam-se as msicas de protesto de Chico Buarque, Taiguara, Geraldo Vandr, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Capinam, Torquato Neto, entre outros. Mas foi a voz de uma mulher que imortalizou a cano de Joo Bosco e Aldir Blanco, O bbado e o equilibrista, consagrada como o hino da anistia aos banidos e exilados polticos do pas. A voz emocionada de Elis Regina, entoava com beleza singular os versos de Aldir Blanco, sobre assassinatos nos pores da ditadura, de maridos pranteados por Marias e Clarices e sobre a luta pela anistia aos desaparecidos, presos e exilados polticos, ao pedir a volta do irmo do Henfil e tanta gente que partiu num rabo de Foguete. No cinema se destacaram alguns cineastas que fizeram produes engajadas e de resistncia. Filme, como Os fuzis, de Rui Guerra, Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha ou mesmo produes que tiveram maior alcance popular, como O Rei da Noite, Xica da Silva, Lcio Flvio, Pixote, Bye bye Brasil, O homem que virou suco etc, procuravam mostrar a dura realidade que viviam o povo brasileiro.

Na estratgia de represso contra os movimentos sociais, foi o movimento sindical que mais sofreu com a ditadura militar. A partir do golpe, os trabalhadores foram sendo sistematicamente esmagados, marginalizados. Por um longo perodo, o sindicalismo mais combativo foi incapaz de se organizar na ilegalidade. Ampliava-se, com a ajuda do Estado, o sindicalismo do sim senhor, que desenvolvia uma prtica assistencialista, sem contestar o status quo estabelecido e o autoritarismo da ditadura militar. Foi somente a partir do final da dcada de 1970, quando a inflao no pas j estava incontrolvel, os salrios estavam cada vez mais arrochados, a concentrao de renda era cada vez mais visvel e a ditadura dava sinais claros de enfraquecimento, que o movimento sindical retornou suas atividades com maior fora. As greves operrias no ABC paulista, nos anos 1978/80, o nascimento das centrais sindicais, notadamente da CUT, em 1983, e fim da ditadura militar em 1985, deram novo alento ao movimento sindical, embora j sem a fora que o caracterizou durante todo o incio e meados do sculo XX.

No poderamos deixar de analisar a participao das mulheres contra a ditadura militar. A forma de resistncia das mulheres foram construdas desde o mundo estritamente privado, quando o chefe da famlia (marido, pai, irmo) perdia o seu emprego, era preso, assassinado ou "desaparecido poltico, at as atuaes de defesa da dignidade nacional, tradies e valores pblicos. As mulheres foram capazes de demonstrar que entendiam de poltica ao lutarem contra a desagregao moral da unidade familiar impostas pelos regimes autoritrios que tentavam desmoralizar os sentimentos mais profundos das mulheres como mes, esposas, irms e filhas. O autoritarismo e a represso serviram para que muitas mulheres desenvolvessem sua inteligncia, criatividade e capacidade poltica como num jogo dialtico. As mulheres resistiram ao autoritarismo no apenas dentro de casa, ou descobrindo formas diferentes de enfrentar a clandestinidade quando os partidos progressistas foram proibidos, mas tambm no exlio, pois milhares de mulheres tiveram que deixar seu pas para continuarem vivas.

O exlio um dos graves problemas da conjuntura internacional nas dcadas de sessenta e setenta, e era mais grave ainda para a grande parcela de mulheres que tiveram que exercer as tarefas de me em situaes difceis. A amarga experincia do exlio marcou profundamente a estrutura familiar e tambm, cada um dos membros da famlia, alm disso a grande trauma de no poder viver na prpria ptria foi extremamente angustiante e desterritorializante. O papel ativo das mulheres na luta contra a ditadura militar teve vrios fronts: na reorganizao do movimento sindical, na reestruturao das organizaes polticas de esquerda, na distribuio de ajuda da solidariedade internacional e nas campanhas pela libertao dos presos polticos. O compromisso das mulheres com as lutas democrticas no implicou, necessariamente, que estivessem em jogo os interesses e direitos das mulheres, prioritariamente. O compromisso poltico da maioria delas no provinha de conhecimentos ideolgicos democrticos ou de clculos de estratgias anti-ditatoriais. Pois no havia uma lgica poltica, mas sim uma lgica do afeto. Porque as mulheres foram diretamente afetadas como mes, avs e familiares de vtimas polticas.

A memria sobre a Ditadura Militar...


Existem vrios mitos que justificam o discurso da represso do governo militar ao povo brasileiro. E tambm vrios mitos que foram criados para sustentar os grupos de resistncia represso totalitria que se instalou com o Estado de Segurana Nacional. A memria desse perodo, onde o exrcito, que nunca tinha torturado civis antes, tem a sua imagem de defensor da ptria abalada, ainda incmoda e imprecisa. incmoda porque nas novas descobertas sobre o perodo aparece com mais nitidez o terror que se abateu sobre os dissidentes do regime e outros que foram punidos ao acaso. Isso faz com que a direita e as classes dominantes procurem se imiscuir dessa herana, atravs de discursos sobre a excepcionalidade do perodo estudado, justificando suas atitudes anti-socias pregressas. Elas esto imbudas de apagar o passado e promover o esquecimento como a melhor forma da recuperao da harmonia nacional (Silva, 2001). Apagar da memria os crimes cometidos pelas ditaduras apagar da memria as lutas desenvolvidas contra elas. Apagar da memria esse passado traumtico, indesejado, querer impedir que a sociedade conhea o arbtrio e a violncia poltica instaurada pela ditadura militar brasileira.

Em contrapartida os grupos de esquerda tem desenvolvido uma luta colossal para construir uma memria que se contraponha a memria oficial que se instalou no Brasil, como resultado scioeconmico e cultural desse perodo, que reordenou o conjunto da sociedade brasileira para uma ordem cada vez mais perversa de insero ao mercado internacional. Quando as foras progressistas conseguirem ter representatividade nas instituies de poder do Estado (cmaras legislativas, senado federal, poder judicirio e poder executivo) e tambm nas organizaes de base democrticas da sociedade civil, a memria oficial sobre o perodo poder ser mais amplamente revista pelas memrias concorrentes advindas das foras da esquerda.

A Ditadura Militar no Paran


Em 1964, o governador do Paran era Ney Amintas de Barros Braga. Eleito em 1961, foi partidrio de Jnio Quadros, mas com a renncia do presidente o governador paranaense passou a apoiar os ministros de guerra. Partilhava da idia de que era o capital estrangeiro o grande vilo que fizera Jnio abdicar. Desta forma, aliou-se Frente Nacional de Libertao que era contrria Frente de Libertao Nacional liderada por Leonel Brizola posicionando-se claramente contra a posse de Joo Goulart. Podemos observar assim, que o governador era favorvel Revoluo de 1964 e que teria o apoio dos militares. Polticos contrrios ao regime, como Anbal Khury, foram perseguidos e presos no perodo de seu governo. A Ditadura baseou-se em 17 Atos Institucionais, 130 Atos Complementares e algo mais que 1000 Leis Excepcionais. Neste perodo verificou-se a cassao de mandatos de polticos por todo Paran, muitos deles, efetuados com extremo abuso de autoridade. Alguns tambm, dotados de acusaes infundadas, por vezes absurdas.

Presos-polticos em frente do AHU, Curitiba, Paran, dia 30/05/1964. (Entre eles Hermgenes Lazier). FONTE: LAZIER, Hermgines. Paran: Terra de Todas as Gentes e de Muita Histria. 3ed. Francisco Beltro, Grafit, 2005, p. 206.

O operariado e os sindicatos em geral foram igualmente reprimidos. A regulamentao das greves por parte do governo consistiu em um dos mais expressivos mtodos para manipular os movimentos reivindicatrios. Na Greve de 1968 em Maring, apesar de terem lutado por direitos institudos por lei, muitos operrios foram presos sob acusao de terem agitado uma greve ilegal. As estruturas de controle dos sindicatos que vigoraram no perodo da ditadura, tanto no Paran como no resto do pas, copiavam o modelo estadonovista que por sua vez era inspirado pelo exemplo fascista. Em Paranagu o Frum Sindical, que fora antes de 1964 um importante rgo para as reivindicaes e unio sindicais, teve j nos primeiros anos da Ditadura grande parte de seus membros e dirigentes perseguidos e/ou presos. Nas universidades, o peso da Ditadura tambm se fez presente. Houve tentativa de desestatizao das universidades, reduzindo-se gradativamente o peso e a importncia da universidade pblica e gratuita. Da mesma forma, entidades como a Unio Paranaense dos Estudantes (UPE) e a Unio Nacional dos Estudantes (UNE) conheceram de perto a represso.

Muitos civis tambm foram presos injustamente, muitas vezes desconhecendo a prpria causa de sua priso.

Presos polticos no presidio provisrio de AHU em 31 de maro de 1976. FONTE: CALCIOLARI, 2006: 47.

A Operao Marumbi, efetuada em 1975, consiste em outro exemplo deste ataque do regime sociedade civil. Por meio da DOI-CODI (faco de carter terrorista composta de membros das Foras Armadas) em parceria com polcia federal, objetivava-se apurar operaes do PCB no Estado do Paran.

De 1975 a 1978 a represso poltica no Paran tomou contornos extremamente inusitados e violentos. Enquanto no restante do pas a violncia aos poucos ia cedendo na abertura lenta gradual e segura do Governo Geisel, em nosso estado tudo indicava que ela pretendia reeditar regionalmente os anos de chumbo do General Mdici. Foi em 1975 a chamada Operao Marumbi, o maior, o mais rumoroso e uma das mais violentas aes repressivas no Paran. A mdia brasileira foi tambm vitima de represso. A manipulao de notcias e a perseguio a jornalistas foram uma constante no governo militar, e no Paran isto no foi diferente. Muitos reprteres foram presos, e jornais censurados. Em 1965, o promotor de justia Benedito Rauen instituiu um processo contra diversos jornalistas. Considerada pelos advogados dos acusados uma autntica comemorao do estado de barbrie do Direito Penal, as penas para os crimes cometidos pelos jornalistas deveriam variar, individualmente, de 21 41 anos.

Construo da parte frontal do Presdio Provisrio de Curitiba em 1972. FONTE: CALCIOLARI, 2006: 169.

A Ditadura Militar foi, portanto, um infeliz episdio na sociedade brasileira e, diferentemente do que muitos pensam, no Paran a represso tambm foi um importante instrumento de coao contra os mais diferentes segmentos sociais.

PERSEGUIO POLTICA NO PARAN: A OPERAO MARUMBI EM 1975


Em se tratando dos Estados da Federao, muitos j contavam com a atuao das Delegacias de Ordem Poltica e Social, as conhecidas DOPS que eram subordinadas s Secretarias Estaduais de Segurana Pblica (SESP). No Paran, especificamente, todas as atividades que consistiam em vigiar e exercer um determinado controle na sociedade, iniciaram-se no incio do sculo XX pela Chefatura de Polcia e, posteriormente, na dcada de 1920, pelo Comissariado de Investigao e Segurana Pblica, at transformar-se na Delegacia de Ordem Poltica Social, criada pela lei n 177 de 05/03/1937. Tomando como alicerce os 69 anos de atuao desse rgo de represso poltica no Estado do Paran, sua trajetria no mbito das investigaes policiais que ocorreram ainda no ano de 1920 at as ltimas diligncias que se efetuaram no ano de 1989, foi norteada por perodos em que o rgo policial orientava suas investigaes para um determinado assunto, grupo social ou instituio.

A histria do DOPS no Paran pode ser entendida assim: a)No perodo que vai de 1920 at 1930 h uma grande preocupao do rgo com o movimento operrio, sobretudo em relao aos militantes anarquistas e anarco-sindicalistas; b) No perodo de 1930-1945 a preocupao se volta, primeiramente para os movimentos tenentistas e depois, com a adeso do Brasil ao lado dos pases aliados, em 1942, durante a Segunda Guerra, contra os imigrantes estrangeiros dos pases do eixo, mais detidamente alemes e japoneses; c) No perodo 1945-1964 a preocupao se centra nos movimentos sociais e nas atividades do Partido Comunista Brasileiro (PCB). J no perodo 1964-1979, as diligncias vo ser direcionadas aos militantes dos partidos de esquerda, sobretudo do PCB e daquelas organizaes que se envolveram na luta armada, bem como do movimento estudantil. d) E por fim, o perodo que compreende 1979-1989 dedicado aos movimentos populares e de direitos humanos na luta pelo fim da ditadura militar.

Nesse caso, ento, constatou-se que os olhares vigilantes da DOPS miravam suas lentes para grupos especficos em determinadas pocas. O que mais interessa, particularmente, diz respeito ao perodo que compreende os anos de 1964 a 1979, assinalado pela perseguio aos membros do PCB. Entre esses anos, em 1975 mais exatamente, foi organizada e desfechada no Paran uma manobra policial-militar conhecida como Operao Marumbi. Marumbi Sobre esta operao que foi executada pela DOPS e pelo CODI-DOI, a maior desencadeada no Estado do Paran, o jornalista Joo Arruda da Folha de Londrina publicou, em 1983, um caderno especial referente ao perodo da ditadura militar enfocando, principalmente, os episdios que envolveram questes polticas do Estado. Segundo o jornalista, a idia surgiu depois que ele teve uma conversa com Joo Alberto Einecke que havia sido preso e enquadrado no IPM 745 derivado das atividades realizadas pela Operao Marumbi.

Joo Arruda achou importante resgatar esta parte da histria do Paran e revelar, atravs de suas reportagens, que inmeras pessoas sofreram diversas espcies de sevcias por defenderem posies polticas que no se harmonizavam com os preceitos daqueles que detinham o poder. Porm, no eram apenas estes indivduos que agonizavam frente ao autoritarismo descomedido, mas tambm as suas famlias que se sentiam impotentes, inseguras e ameaadas por aqueles que acreditavam estar defendendo a ordem social e poltica do pas. Iniciadas em 12 de setembro de 1975, durando aproximadamente um ms, as aes da polcia poltica tinham o propsito de apreender algumas pessoas que eram acusadas de rearticularem o PCB no Paran. Segundo Samuel Alves Corra, general da 5 Regio Militar com sede em Curitiba, os episdios relacionados a Operao Marumbi serviram para desarticular completamente o dispositivo subversivo-comunista no Paran.

O general prometia ao povo paranaense que os rgos incumbidos de zelarem pela paz social, procurariam, na medida do possvel, oferecer sociedade um clima de tranqilidade e, sobretudo, de ordem. Curiosamente, os rgos do governo andaram na contra mo daquilo que eram responsveis. Por outro lado, na realidade, acabaram semeando em inmeros crculos familiares temor e preocupao, tendo em vista que mais de 100 pessoas foram presas e, deste montante, 65 foram indiciadas. Na tabela seguinte, os nomes dos indiciados e os locais onde moravam:
Tabela 1: Relao das pessoas indiciadas pela Operao Marumbi e seus respectivos locais de moradia

Indiciados Abelardo de Arajo Moreira Aldo Fernandes Antoniel de Souza e Silva Antnio Brito Lopes Antnio Cardoso de Melo

Local de residncia Arapongas Curitiba Londrina Curitiba Curitiba

Antnio de Lima Sobrinho Antnio Elias Ceclio Antnio Narciso Pires de Oliveira Arnaldo Assuno Arnaldo Ramos Leonil Arno Andr Giesen Berek Krieger Carlos Guimares Celestino Jacinto Gomes Ceslau Raul Kaniewski Danilo Schwab Mattozo Diogo Afonso Gimenez Esmeraldo Blasi Jnior Eujcio de Almeida Fernando Pereira Christino Flvio Ribeiro

Londrina Maring Apucarana Curitiba Apucarana Rolndia Curitiba Londrina Cianorte Apucarana Curitiba Curitiba Curitiba Paranagu Rio de Janeiro capital Londrina

Francisco Luiz de Frana Genecy Souza Guimares Gregrio Parandiuc Halu Yamaguti de Melo Honrio Delgado Rbio Humberto Soares de Oliveira Ildeu Manso Vieira Jacob Schmidt Joo Alberto Einecke Joo Teixeira Jodat Nicolas Kury Jorge Karam Jos Caetano de Souza Jlio Costa Bonfim Jlio de Oliveira Feij Larcio Figueiredo Souto Maior

Curitiba Londrina Maring Curitiba Curitiba Curitiba Curitiba Curitiba Londrina Paranagu Curitiba Curitiba Apucarana Londrina Curitiba Maring

Lenini Pereira dos Passos Leonor Urias de Mello Souza Luiz Gonzaga Ferreira Manoel de Almeida Pina Manoel Urquiza Mrio Gonalves Siqueira Moacyr Reis Ferraz Nelson Pedro Zambom Newton Cndido Nicanor Gonalves da Silva Nilton Abel de Lima Noel Nascimento Osires Boscardim Pinto Osvaldo Alves Paulo Eugnio Sudrio Paulo Simio Costa

Guarapuava Maring Londrina Cianorte Curitiba Paranagu Curitiba Guarapuava So Paulo capital Londrina Paranagu Curitiba Apucarana Mandaguari Paranagu Paranagu

Pedro Agostineti Preto Renato Ribeiro Cardoso Salim Haddad Severino Alves Barbosa Severino Francisco Ribeiro Synval Martins Arajo Teodolino Alves de Oliveira Tranqilo Saragiotto Ubirajara Moreira Verssimo Teixeira da Costa Vladimir Salomo do Amarante Zzimo de Carvalho

Apucarana Curitiba Maring Londrina Ponta Grossa Curitiba Londrina Paranava Curitiba Curitiba Guarapuava Curitiba

Para o general da 5 Regio Militar, a obteno da paz era tida como certa e a sociedade podia ficar mais sossegada. Para a polcia poltica estava tudo fluindo muito bem. Ela estava, segundo os seus princpios que, por sua vez, bebiam na fonte dos valores da Doutrina de Segurana Nacional, realizando o seu trabalho e se esforando para anular as foras do inimigo interno. A Operao Marumbi abrangeu, a nvel estadual, pelo menos 13 cidades Londrina, Paranagu, Curitiba, Mandaguari, Ponta Grossa, Maring, Arapongas, Apucarana, Rolndia, Guarapuava, Cianorte e Paranava. O documento liberado pela 5 Regio Militar preocupava-se em afirmar tambm que a ao desenvolvida no se tratava de perseguio de carter pessoal ou polticopartidria, mas sim de benefcio exclusivo para a coletividade. A fragilidade desta afirmao se depara nas contundentes denncias de sevcias e torturas praticadas nas sedes dos organismos envolvidos na operao.

Na reportagem inicial sobre a manobra policial-militar ocorrida no Paran, no Caderno Represso da Folha de Londrina, Joo Arruda colheu o depoimento de quem participou das realizaes das prises, no caso, um agente da polcia poltica que revelou dados curiosos a respeito do trabalho promovido pelos mantenedores da Segurana Nacional. Pelo seu depoimento prestado ao jornalista, houve o reconhecimento de sua prpria parte de que havia a falta de informaes mais precisas. Surgiram alguns informes imprecisos, alguns at sem fundamento, revelando maldade e tambm querer mostrar servio, mas baseados neles muitas prises foram feitas, obviamente para a surpresa e espanto do erroneamente detido (ARRUDA, 1983, p. 13). Pelo visto, ento, no havia o emprego sistemtico de mtodos ou de uma checagem mais apurada e demorada dos indcios que possuam em mos. Segundo o agente da polcia, o grupo anti-PCB, de acordo com suas prprias palavras, agiu mais levado pelo impulso e motivaes dirias do que propriamente dentro de um trabalho organizado. O trabalho foi marcado pela falta de preciso nos objetivos (ARRUDA, 1983, p. 13).

Portanto, houve a deteno de pessoas que no tinham ligao concreta com nenhuma organizao de esquerda. Numa das prises efetuadas, disse o policial, o que aconteceu lhe causou d. Um jovem foi injustamente detido somente porque era irmo de um membro do PCB. Ele morava em Apucarana, onde foi detido em sua fbrica de brindes. Uma cerrada presso psicolgica e alguns fala logo fizeram o rapaz abrir o bico e entregar o prprio irmo, que acabou sendo levado (ARRUDA, 1983, p. 13). Neste trecho mencionado acima, dois pontos interessantes: causou d e fala logo. Uma mistura de sentimentos muito peculiar, pois a priso indevida do jovem ocasionou uma combinao de um sentimento de compaixo e de atos truculentos ao mesmo tempo. O sentir pena teve o seu contraponto simbolizado pela expresso fala logo, grifada, inclusive, no depoimento e que abre espao para interpretaes de variados matizes, dentre eles, principalmente, presso psicolgica, de ordem moral e, at possivelmente, tortura fsica.

Os motivos da Operao Marumbi


A subverso foi, , e sempre ser uma constante entre os homens, diziam os agentes da polcia da Ditadura Militar. Por isso, segundo a tica da ditadura militar, os olhares vigilantes tinham que ser muito atuantes e todas as pessoas deviam ser colocadas sob o mesmo teto: o da suspeio desmedida. Para o regime militar deveria existir uma fiscalizao sistemtica para que a subverso no se manifestasse em torno das instituies polticas, militares, sociais e econmicas, procurando min-las da base cpula, visando muito ao contrrio do aprimoramento, sua destruio no momento oportuno. Dessa maneira, ficou explcita a conotao de um esteretipo negativo que se referia aos militantes da esquerda como portadores de objetivos destrutivos e que almejavam semear as sementes da desintegrao nacional. Nesse sentido, nada mais apropriado segundo o ponto de vista do governo, em se auto-intitular como o nico responsvel pela manuteno e preservao das instituies brasileiras, dentre elas, a famlia. Para os militares, ainda existiam, determinados segmentos sociais comprometidos com as ideologias importadas e que insistiam em subverter a ordem vigente e aquietar o povo.

Seguindo essa idia, justificava-se a priso das 65 pessoas pela Operao Marumbi e acusadas de rearticularem o PCB no Paran. Dessa forma, todas elas se enquadravam no artigo 43 da Lei de Segurana Nacional que afirmava o seguinte: Reorganizar, ou tentar reorganizar de fato ou de direito, ainda que sob falso nome ou forma simulada, partido poltico ou associao dissolvida por fora de disposio legal ou de deciso judicial, ou que exera atividades prejudiciais ou perigosas Segurana Nacional, ou faz-lo funcionar nas mesmas condies quando legalmente suspenso. Pena recluso de dois a cinco anos. Baseando-se nesse artigo, a polcia poltica montou o seu discurso expondo pormenorizadamente os acontecimentos e envolvendo no s os militantes do PCB, como tambm membros do Movimento Democrtico Brasileiro (MDB) que havia se destacado nas eleies de novembro de 1974.

O desenrolar dos acontecimentos


A inteno dos agentes da DOPS em montar um tpico que abordasse a descrio mais detida dos fatos, era uma forma, segundo eles, de identificar as investidas e as pretenses tticas dos militantes comunistas. Por isso, foram citadas as realizaes de reunies clandestinas dos comunistas, do apoio do PCB aos candidatos do MDB e todo o processo de reestruturao do Partido Comunista no Paran. Segundo o que consta no documento: Os rgos do Comit Central do Partido Comunista, h algum tempo vinham insistindo junto aos comunistas residentes no Paran, para que reorganizassem o Partido no Estado, visando a ampliao progressiva de suas bases e, por via de conseqncia uma maior atuao nos mais diversificados setores de atividades. Havia tambm uma nfase sistemtica sobre o auxlio concedido pelos militantes do PCB aos candidatos do MDB. De acordo com um documento levantado pelo DOPS:

O Partido Comunista Brasileiro do Paran, votaria e trabalharia em favor dos candidatos do Movimento Democrtico Brasileiro, e para fins de apoio a candidatos a Deputado Federal e Estadual, o Paran seria dividido em duas reas: ao Norte o Partido Comunista Brasileiro do Paran, apoiaria os candidatos da regio, cabendo ao Comit Municipal de Londrina escolher os candidatos de sua preferncia; e ao sul o Partido apoiaria para Deputado Federal, Sebastio Rodrigues Jnior e para Deputado Estadual Enas Eugnio Ferreira Faria. Para Senador o Partido apoiaria Francisco Leite Chaves; seria exigido dos candidatos escolhidos, em troca do apoio do Partido Comunista Brasileiro do Paran, uma contribuio em dinheiro, o fornecimento de material de propaganda eleitoral e o compromisso de defenderem, se eleitos, os seguintes pontos pragmticos do Partido Comunista Brasileiro: 1) anistia aos presos polticos; 2) eleies diretas em todos os nveis; 3) extino do Ato Institucional no 5 e revogao do decreto-lei no 477; 4) retorno da vigncia do Habeas Corpus para crimes capitulados na Lei de Segurana Nacional e abolio da censura; 5) convocao de uma Assemblia Constituinte para a elaborao de nova Constituio para o Brasil.

Atravs do levantamento de questes dessa natureza, pode se dizer que uma das finalidades do DOPS e dos IPM tambm eram de acusar o MDB como um partido rodeado e, sobretudo, infiltrado por pessoas consideradas subversivas. O fato de receberam ajuda daqueles indivduos que estavam sendo acusados de reestruturarem as bases do PCB no Paran era um fator agravante. Ter ligaes com o comunismo, por mais brandas que fossem, j era motivo para interveno da polcia poltica. O que aconteceu aps as eleies de novembro de 1974? O que o contexto histrico do perodo fornece de interessante e capaz o suficiente para lanar luz sobre as dvidas existentes sobre o que de fato ocorreu? Primeiramente, foi patente o espao que a oposio oficial, o MDB, conseguiu durante o governo do general-presidente Ernesto Geisel, perodo em que ocorreu a Operao Marumbi.

Com espao garantido para se manifestar, o MDB pde debater questes que geravam muito incmodo sociedade de uma forma geral. O combate legislao autoritria e ao arrocho salarial, por exemplo, estamparam as bandeiras levantadas pela oposio durante a campanha eleitoral. O interessante nesse perodo tambm foi registrar o auxlio advindo de outros setores da esquerda que viam o MDB como um partido poltico que simbolizava um canal que concentraria todos os votos de protesto contra o governo militar. O que se verificou no Paran, ento, foi a utilizao dessa idia e da inteno de transmitir uma imagem de que o MDB estava sendo preenchido por membros simpatizantes das idias de Moscou. Para o regime militar no era bom o que estava acontecendo e a ida da populao s urnas apontou para um descontentamento e foi na contramo do que os estrategistas governamentais previam. Para se ter uma noo do desempenho da ARENA e do MDB, as tabelas posteriores fornecero os resultados da votao de novembro de 1974 no Paran.

Tabela 2: Resultado das eleies parlamentares de 14/11/1975 para o Senado e Cmara Federal
Cargo poltico Senador Senador Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Eleito Sim No Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Nome do candidato Francisco Leite Chaves Joo Mansur Arnaldo Fraivo Busato Norton Macedo Correia Joaquim dos Santos Filho talo Conti Iosio Antnio Ueno Alpio Ayres de Carvalho Hermes Faria de Macedo Odilon Tlio Vargas Mrio Braga Ramos Cleverson Marinho Teixeira Agostinho Jos Rodrigues Partido MDB ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA Votao 1.090.831 703.354 95.308 85.987 47.607 45.897 40.281 39.249 33.203 33.059 31.776 28.983 28.433

Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal Dep. Federal

Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Joo Vargas de Oliveira Igo Iwant Losso Adriano Jos Valente Minoro Miyamoto lvaro Fernandes Dias Antnio Casemiro Belinati Jos Alencar Furtado Sebastio R. de S. Jnior Paulo David da C. Marques Nelson Maculan Fernando Gama e Souza Antnio Martins Annibelli Walber Souza Guimares Jos Gomes do Amaral Joo Olivir Gabardo Pedro Lauro Domaradzki Osvaldo Buskei Gamaliel Bueno Galvo Expedito Zanotti

ARENA ARENA ARENA ARENA MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB

26.818 26.485 24.036 23.995 175.434 150.698 86.413 73.443 50.078 49.279 48.337 45.555 35.281 26.395 24.632 6.119 4.058 3.060 2.673

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Paran, (TRE-PR), 1975.

A prxima tabela mostra as votaes recebidas pelos candidatos a deputados estaduais no Estado do Paran:
Tabela 3: Resultado das eleies parlamentares de 14/11/1975 para a Assemblia Legislativa do Paran
Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Fabiano Braga Cortes Ivo Thomazoni Francisco Escorsin Luiz Alberto M. de Oliveira Luiz Roberto N. Soares Gabriel Manoel Wilson Figueiredo Fortes Artago de M. Leo Filho Jos Lzaro Dumont Ivan Santos Ruppel Aguinaldo Pereira Lima David Federmann Werner Wanderer ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA 34.370 32.920 26.551 25.730 25.491 25.033 23.822 22.544 22.355 20.537 20.176 19.575 16.913

Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual

Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Fuad Nacli Francisco A. R. da C. Neto Luis Gabriel G. Sampaio Jurandir Avahe Messias Quielse Crisstomo da Silva Alfredo Gulin Jorge Sato Dcio Leonel de Quadros Paulo Afonso A. De Camargo Gilberto Rezende de Carvalho Ezequias Losso Joo Leopoldo Jacomel Egon Pudell Joo Cioni Netto Baslio Zanusso Rosrio Pitelli

ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA ARENA

16.841 16.701 15.793 15.549 15.140 15.076 14.699 14.472 14.325 14.196 14.099 13.891 13.775 13.734 13.640 12.874

Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual

Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Oswaldo Evangelista de Macedo Maurcio Roslindo Fruet Jos Antnio Del Ciel Deny Lineu Schwartz Luiz Carlos Stanislawzuk Ernesto DallOglio Jos Domingos Scarpelini Nelson Buffara Nilso Romeu Sguarezzi Fidelcino Tolentino Waldencio Barbalho Domcio Scaramella Jos Muggiati Filho Adalberto Daros Trajano Bastos de Oliveira Hlio Manfrinato Antnio Facci Edlson Alencar Barbosa Benedito Lcio Machado Jayme Rodrigues de Carvalho

MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB MDB

59.912 51.603 32.256 31.281 25.730 24.700 23.368 23.240 21.965 21.922 21.874 20.725 20.467 19.863 19.792 17.355 17.099 16.044 15.227 13.518

Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual Dep. Estadual

Sim Sim Sim Sim

Osrio Valter Pietrngelo Lineu Mansani Turra Otssio Pereira da Silva Ernesto Gnoatto

MDB MDB MDB MDB

10.094 9.617 9.540 9.457

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Paran, (TRE-PR), 1975.

Portanto, como se viu nas tabelas apresentadas, para o senado o MDB elegeu seu candidato, sendo que a ARENA no conseguiu eleger o seu. Para o cargo de deputado federal a margem de diferena entre os dois partidos foi de apenas um candidato, ou seja, o MBD elegeu 14 e a ARENA 15 candidatos. Para deputado estadual, a vantagem da agremiao poltica do governo tambm no foi expressiva, elegendo 29 candidatos e a oposio emedebista elegendo 25. O ano de 1974 simbolizou o momento em que a populao, de uma maneira geral, identificou nos quadros polticos do MDB um canal de expresso contra a ditadura militar. Uma situao bem diferente da vivida tempos atrs, em 1970, quando o jogo da poltica nacional estava a favor do governo e deixava os nmeros de seu placar bem frente dos resultados obtidos pelos grupos ideologicamente contrrios.

Aos olhos do regime militar, a situao que havia se delineado aps a apurao dos votos de 1974 no era nada confortvel. Havia, na realidade, uma pedra no meio do caminho, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, que necessitava ser retirada e, mais do que isso, destruda o mais rpido possvel. Contra os inimigos do regime, o jogo tinha que ser duro e as medidas de combate tinham que ser contundentes. As constituies de inquritos policial-militares eram uma das maneiras de lutar contra os indivduos ideologicamente contrrios aos generais-presidentes. No caso do IPM 745, a situao no destoou muito, pois uma de suas razes existenciais era envolver pecebistas e emedebistas, acusando-os de conluio. Resultado disso foram as prises das 65 pessoas, pelos motivos que se expe a seguir: 1 Fernando Pereira Christino Codinome Nei. Integrante do Comit Central do PCB, enviado para o Paran para auxiliar os comunistas na reorganizao do partido no Estado. Participou das reunies comunistas em janeiro, na cidade de Curitiba e em maio na cidade de Mandaguari. Alm disso, ajudou na montagem do Comit Municipal de Londrina.

2 Joo Alberto Einecke Codinome Setbal. Ocupava o cargo de 3 secretrio do Comit Municipal do PCB em Londrina e se responsabilizava pelo Setor de Agitao e Propaganda. Participou da reunio do PCB em Mandaguari. 3 Mrio Gonalves Siqueira Codinome Bonifcio. Era 1 secretrio do PCB em Paranagu. Participou das reunies de janeiro e de maio de 1975. 4 Luiz Gonzaga Ferreira Mantinha vnculos com o Comit Municipal de Londrina, ficando responsvel pelo setor de Entendimentos Polticos. Foi designado para estabelecer contatos com os candidatos do MDB, Olivir Gabardo e Antnio Del Ciel, com a finalidade de propor o apoio do Partido Comunista em troca de ajuda financeira e poltica, sobretudo se fossem eleitos. No cumpriu a tarefa a ele atribuda pelo Comit Municipal de Londrina, com receio de lhe prejudicar na eleio para presidente do Movimento Democrtico Brasileiro. Em interrogatrio complementar, afirmou que participou da reorganizao do PC no Paran.

5 Halue Yamaguti de Melo Codinome Olga. Atuava na cidade de Ponta Grossa. Recebia o jornal Voz Operria e tambm participou da reestruturao do PC no Estado. 6 Osvaldo Alves Cedeu a sua residncia para reunies do PCB. Recebeu o jornal Voz Operria e contribuiu com o valor de Cr$ de 4.000,00 para reorganizar o PCB. Disse em interrogatrio complementar que a sua casa tambm serviu para uma reunio do Comit Municipal de Londrina em fevereiro de 1975, na qual contribuiu com Cr$ 500,00 para o partido. 7 Diogo Afonso Gimenes Codinome Di. Era 3o secretrio do Comit Estadual do PCB. Participou da reunio comunista realizada em janeiro de 1975. Desde 1957 militava no partido. Atuava na formao da organizao de base da cidade de Curitiba. 8 Nilton Abel de Lima Era militante antigo do PCB no Paran. Apoiou a candidatura do emedebista Maurcio Fruet. Nilton A. de Lima era vereador pelo MDB em Paranagu. 9 Paulo Simio Costa Era 2o secretrio do Comit Municipal de Paranagu. Trabalhou para o candidato do MDB, Enas Faria, nas eleies de novembro de 1974. Alm disso, recebia o jornal Voz Operria e contribuiu financeiramente para reorganizar o PCB.

10 Genecy Souza Guimares Codinome Benigno. Integrava o Comit Municipal de Londrina e era responsvel pela Seo Sindical. Participou da reunio de maio de 1975 na casa do mdico Osvaldo Alves. Era tambm suplente de vereador do MDB. Assumiu a sua cadeira na Cmara Municipal de Londrina. Estabeleceu, junto com Luiz Gonzaga Ferreira, contatos com os candidatos do MDB, Olivir Gabardo e Antnio Del Ciel, oferecendo a ajuda do PCB. Ambos os candidatos aceitaram. Genecy tambm recebeu exemplares do jornal Voz Operria e contribuiu com dinheiro para a reorganizao do PCB. 11 Eujcio de Almeida Era encarregado pelo controle das finanas do partido em Paranagu. Trabalhou para o candidato do MDB, Enas Faria. Participou da reestruturao do PCB no Paran. 12 Francisco Luiz de Frana Codinome Fagundes. Era 1o secretrio do Comit Estadual do partido e para isso recebia remunerao. Era militante do PCB na Bahia e foi deslocado para o Paran para ajudar na coordenao dos trabalhos do partido, sobretudo em Curitiba e Paranagu, visando ampliar os quadros da agremiao poltica.

13 Antnio Brito Lopes Codinome Juca. Era militante do PCB em Santos. No Paran, recebia contribuies em dinheiro de outros comunista de Curitiba e as entregava a Francisco Luiz de Frana. Recebia o jornal Voz Operria e ajudou com dinheiro o processo de reestruturao do PCB. 14 Ildeu Manso Vieira Codinome Mineiro. Era responsvel pela seo de Agitao e Propaganda do Comit Estadual do Partido Comunista. Participou das reunies de janeiro e de maio de 1975. Realizou junto com Moacyr Reis Ferraz, contato com o candidato emedebista ao senado, Francisco Leite Chaves, propondo apoio do PCB, o qual foi aceito em troca de auxlio financeiro e poltico ao partido. Trabalhou ativamente para reorganizar o Partido Comunista no Paran. 15 Arnaldo Assuno Iniciou sua militncia comunista em Santa Catarina. No Paran, recebia contribuies de outros militantes e as entregava para Jodat Nicolas Kury. Recebeu o jornal Voz Operria e atuou na reorganizao do PCB. 16 Jodat Nicolas Kury Militava no PCB desde 1959. Fazia a distribuio do jornal Voz Operria entre Francisco Luiz de Frana, Jorge Karam e Arnaldo Assuno.

17 Jorge Karam Militante convicto do PCB no Paran. Respondeu a IPM em 1967 sendo condenado e tendo cumprido a pena. Recebia o jornal Voz Operria. 18 Renato Ribeiro Cardoso Militava h tempos no partido. Recebia o jornal Voz Operria e ajudou com dinheiro a reorganizao do PC no Estado. 19 Antnio Cardoso de Melo Era militante do PCB na cidade de Ponta Grossa desde 1954. Junto com sua esposa, Halue Yamaguti de Melo, pertenceu ao Comit Municipal de Ponta Grossa. Recebeu o jornal Voz Operria e contribuiu com dinheiro no processo de rearticulao do PCB. 20 Berek Kriger Era comunista antigo. Foi processado em 1967 e foi absolvido. Participou de uma reunio em 1972 na casa de Zzimo de Carvalho para discutir um possvel apoio ao candidato do MDB, Enas Faria Cmara de Vereadores. Recebia o jornal Voz Operria por intermdio de Arnaldo Assuno ou Francisco Luiz de Frana. Dava contribuies em dinheiro para o partido. 21 Severino Francisco Ribeiro Militante do PCB no Paran. Contribuiu com dinheiro para a reorganizao do partido.

22 Esmeraldo Blasi Jnior Iniciou sua militncia comunista em 1955. Respondeu a um IPM de 1967 e foi absolvido. Recebia o jornal Voz Operria e trabalhou para reestruturar o PCB no Estado. 23 Ubirajara Moreira Codinome Catarina. Cedeu sua casa para uma reunio comunista em 1973. Participou da reunio do partido em janeiro de 1975. Como fazia parte do Comit Estadual, era encarregado pelo setor de Finanas e, portanto, detinha em seu poder a quantia de Cr$ 2.000,00. 24 Antnio Lima Sobrinho Codinome Tanaka. Era 2o secretrio do Comit Municipal de Londrina e se responsabilizava tambm pelo setor de Agitao e Propaganda. Alm disso, recebia e distribua o jornal Voz Operria. Cedeu a sua residncia para a reunio do partido em que se decidiu que os candidatos do MDB que receberiam apoio seriam Olivir Gabardo e Jos Antnio Del Ciel. 25 Jacob Schmidt Militava no PCB desde 1937. Recebia o jornal Voz Operria e tambm ajudou na reestruturao do partido no Estado. 26 Manoel Urquiza Recebeu o jornal Voz Operria e contribua com dinheiro, atravs de Arnaldo Assuno, para reorganizar o partido.

27 Salim Haddad Era antigo militante do PCB no Estado e trabalhou para formar o Comit Municipal de Maring. Como atuava na rea de medicina, proporcionava auxlio mdico a algum militante que necessitasse. Recebia o jornal Voz Operria. 28 Verssimo Teixeira da Costa Recebia o jornal Voz Operria e contribuiu com dinheiro para o processo de rearticulao do PCB no Estado. 29 Danilo Schwab Mattozo Recebia o jornal Voz Operria e dava dinheiro para a reestruturao do partido no Paran. 30 Jlio de Almeida Feij Recebia o jornal Voz Operria e dava dinheiro para a reestruturao do partido no Paran. 31 Honrio Delgado Rbio Respondeu a um IPM de 1967 e foi absolvido. Recebia o jornal Voz Operria e se encarregava de distribu-lo, inclusive para Humberto Soares de Oliveira. Contribuiu financeiramente para reorganizar o partido no Estado. 32 Aldo Fernandes Respondeu a um IPM de 1964 e foi desclassificado. Contribuiu financeiramente, atravs de Jodat Nicolas Kury, para o PCB.

33 Humberto Soares de Oliveira Recebia o jornal Voz Operria atravs de Honrio Delgado Rbio e Ubirajara Moreira. Lia os exemplares e os destrua. Tambm mantinha contato com Moacyr Reis Ferraz. 34 Synval Martins Arajo Era ex-deputado cassado por Ato Institucional. Participou de uma reunio na casa de Ubirajara Moreira. Recebia o jornal Voz Operria e contribua financeiramente para o partido. 35 Moacyr Reis Ferraz Codinome Antnio. Responsvel pelo Comit Municipal de Curitiba. No Comit Estadual do partido, comandava o setor de Entendimentos Polticos. Junto com Ildeu Manso Vieira, estabeleceu contato com o candidato emedebista, Francisco Leite Chaves, oferecendo ajuda do PCB nas eleies de 1974 em troca de apoio poltico e de dinheiro do candidato. Foi condenado por um IPM instaurado no Paran, mas no cumpriu pena, pois se refugiou no Estado de So Paulo. Quando voltou ao Estado novamente, trabalhou para reerguer o PCB. 36 Abelardo de Arajo Moreira Ofereceu apoio mdico a integrantes do PCB, inclusive ao 2o secretrio do Comit Estadual, Newton Cndido. Recebia o jornal Voz Operria e contribuiu com dinheiro para a reorganizao do partido no Estado.

37 Gregrio Parandiuc Participou da reestruturao do Comit Estadual de Maring, juntamente com Antnio Elias Ceclio, Leonor Urias de Melo e Souza, Salim Haddad e Newton Cndido. Contribuiu com Cr$ 1.000,00 para o partido. 38 Zzimo de Carvalho Militante antigo do PCB. Numa reunio realizada em sua casa em 1972, ficou decidido que o PCB daria apoio ao candidato a vereador na poca, Enas Faria. Recebia o jornal Voz Operria e contribua financeiramente para reorganizar o partido no Estado 39 Flvio Ribeiro Codinomes Rui, Flores. Antigo militante do PCB no Estado. Era 1o secretrio do Comit Municipal de Londrina e membro efetivo do Comit Estadual do partido. J foi processado por se envolver com atividades subversivas e trabalhou para reorganizar o partido no Estado. 40 Antoniel de Souza e Silva Era membro efetivo do Comit Municipal de Londrina. Recebia e distribua o jornal Voz Operria. Contribua financeiramente para reestruturar o PCB. 41 Nicanor Gonalves da Silva Era membro efetivo do Comit Municipal de Londrina. Recebia e distribua o jornal Voz Operria. Contribua financeiramente para reestruturar o PCB.

42 Teodolino Alves de Oliveira Era membro efetivo do Comit Municipal de Londrina. Recebia e distribua o jornal Voz Operria. Contribua financeiramente para reestruturar o PCB. 43 Severino Alves Barbosa Era membro efetivo do Comit Municipal de Londrina. Havia emprestado o seu mimegrafo para confeccionar resolues polticas do Comit Estadual do PCB. Recebia o jornal Voz Operria. 44 Pedro Agostineti Preto Em sua casa, na cidade de Apucarana, realizou-se uma reunio do PCB. Dentre os assuntos tratados, um deles se referia a filiao dos comunistas ao MDB e, tambm, a estruturao do Comit Municipal de Apucarana. Recebia e distribua o jornal Voz Operria. 45 Jos Caetano de Souza Participou da reunio na casa de Pedro A. Preto. Recebia e distribua o jornal Voz Operria. 46 Ceslau Raul Kaniewski Participou da reunio na casa de Pedro A. Preto. Recebia e distribua o jornal Voz Operria. 47 Arno Andr Giesen Militava no Partido Comunista Brasileiro Revolucionrio (PCBR), tendo, por isso, respondido a um IPM em 1973, sendo absolvido. Recebia o jornal Voz Operria de Joo Alberto Einecke e, por meio desse, entregava dinheiro para ajudar a reestruturao do PCB no Estado.

48 Larcio Figueiredo Souto Maior Militava no Partido Comunista Brasileiro Revolucionrio (PCBR), tendo, por isso, respondido a um IPM em 1973, sendo absolvido. Participou de uma reunio na casa de Leonor Urias de Melo e Souza com a finalidade de discutir a estruturao do Comit Municipal de Maring. Recebeu vrias vezes o jornal Voz Operria. 49 Antnio Elias Ceclio Participou da reunio na casa do mdico Osvaldo Alves, em maio de 1975. Foi a uma reunio na casa de Leonor Urias de Melo e Souza com a finalidade de discutir a respeito da formao do Comit Municipal de Maring. Recebeu vrias vezes o jornal Voz Operria e contribuiu com Cr$ 3.500,00 para o partido. 50 Ozires Boscardim Pinto - Participou da reunio na casa de Pedro A. Preto. Recebia o jornal Voz Operria e contribuiu financeiramente para o partido. 51 Noel Nascimento Era ex-promotor pblico que havia sido aposentado por fora de Ato Institucional. Participou de uma reunio na casa de Ubirajara Moreira e nessa ocasio expressou a sua recusa em fazer parte do quadro do Comit Estadual do partido. Mesmo assim, recebeu o jornal Voz Operria e contribuiu com a quantia de Cr$ de 30,00 para o PCB.

52 Nelson Pedro Zambon Havia participado de uma reunio no escritrio de Lenine Pereira dos Passos para discutir sobre questes polticas e sobre o fortalecimento do PCB que podia ocorrer atravs da infiltrao de militantes do PCB no partido da oposio oficial, o MDB. Cedeu a sua residncia para reunies de carter comunista e recebia o jornal Voz Operria. 53 Lenine Pereira dos Passos Era vereador em Guarapuava pelo MDB. Pretendia solicitar apoio do PCB para sua candidatura Prefeitura de Guarapuava. Recebia o jornal Voz Operria e trabalhava para reorganizar o Partido Comunista no Estado. 54 Newton Cndido Codinomes Cludio, Jair, Jonas, Andr. Era 2o secretrio do PCB no Paran e para isso recebia remunerao. Participou de reunies nas cidades de Apucarana, Maring, Paranava, Cianorte, Guarapuava e Cascavel. Fez curso na Unio Sovitica, na escola do Partido Comunista da Unio Sovitica (PCUS). 55 Leonor Urias de Melo e Souza Cedeu a sua casa na cidade de Maring para reunio do PCB. Recebia e distribua o jornal Voz Operria.

56 Antnio Narciso Pires de Almeida Participou da reunio realizada na casa de Pedro A. Preto. Reproduziu 300 exemplares do jornal Voz Operria atravs de um instrumento chamado reco-reco e os entregou a Newton Cndido para que fizesse a distribuio. Contribuiu financeiramente para a confeco dos jornais. 57 Arnaldo Ramos Leomil Participou da reunio realizada na casa de Pedro A. Preto. Recebia o jornal Voz Operria e contribuiu financeiramente para o partido. 58 Celestino Jacinto Gomes Ingressou no PCB em 1962. Recebia o jornal Voz Operria e contribuiu com Cr$ 300,00 para o partido. 59 Jlio Costa Bonfim Codinome Henrique. Participou da reunio realizada na casa de Osvaldo Alves que tratou da estruturao do Comit Municipal de Londrina. Recebia o jornal Voz Operria. 60 Manoel de Almeida Pina Recebia o jornal Voz Operria e trabalhou para reorganizar o partido no Estado. 61 Vladimir Salomo do Amarante Confeccionava junto com Antnio Narciso Pires de Oliveira, o jornal Voz Operria e entrega para Newton Cndido para ser distribudo. Em sua casa foi apreendido grande quantidade de material subversivo.

62 Carlos Guimares Integrou o PCB devido a atuao de Genecy Souza Guimares. Participou da reunio realizada na casa do mdico Osvaldo Alves. Recebia e distribua o jornal Voz Operria. Contribuiu financeiramente para a reorganizao do partido. 63 Tranqilo Saragiotto Cedeu a sua casa, em Paranava, para reunio do partido. Recebia e distribua o jornal Voz Operria. Contribuiu financeiramente para a reorganizao do PCB. 64 Paulo Eugnio Sudrio Codinome Lisboa. Participou da reunio de janeiro de 1975 realizada na casa de Ubirajara Moreira. 65 Joo Teixeira Membro do Comit Municipal de Paranagu. O que se consegue depreender da leitura feita a partir da relao de nomes apresentados, que todos os indiciados estavam envolvidos em maior ou menor grau com a reativao das bases comunistas no Paran. Houve a construo de um discurso que priorizava pela acusao de que a grande maioria das pessoas arroladas ou participavam das reunies do PCB ou, ento, foram influenciadas pela ideologia desse partido. Ficam as informaes para reflexo.

Referncias Bibliogrficas
ALVES, M. H. M. Estado e oposio no Brasil (1964-1984). Petrpolis: Vozes, 1987. AQUINO, M. A. A especificidade do regime militar brasileiro: abordagem terica e exerccio emprico. In: REIS FILHO, D. A. (org.). Intelectuais, histria e poltica (sculos XIX e XX). Rio de Janeiro: 7 letras, 2000. ARNS, P. E. Brasil: Nunca mais. Um relato para a histria. Petrpolis: Vozes, 1985. ARRUDA, J. Operao Marumbi. Folha de Londrina, Londrina, 17 mai. 1983, Represso, p. 13. BRUNELO, Leandro. Represso poltica na terra das araucrias: a operao Marumbi em 1975 no Paran. Maring: UEM, 2006 (Dissertao de mestrado em histria). CARONE, E. O PCB (1964-1982). v. 3. So Paulo: Difel, 1982. COSTA, A. C.; MORAES, M. T.; MARZOLA, N.; LIMA, V. R. Memrias das mulheres no exlio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. COUTO, R. C. Histria indiscreta da ditadura e da abertura Brasil: 1964-1985. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 1999. CRUZ, D. R. Exlio. Entre razes e radares. Niteri. 1998 (Tese (Doutorado em Histria) Universidade Federal Fluminense.

Dados eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Paran, 1975. GASPARI, E. A ditadura escancarada. So Paulo: Cia das Letras, 2002. GORENDER, J. Combate nas trevas. So Paulo: tica, 1987. HELLER, M. I. Resistncia democrtica: a represso no Paran. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. HELLER, M. Resistncia democrtica: a represso no Paran. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. HUGGINS, M. K. Polcia e poltica: relaes Estados Unidos/Amrica Latina. So Paulo: Cortez, 1998.

You might also like