You are on page 1of 17

Grupo: Inovadores Professor: Nilton Matria: Segurana no Trabalho II Turno: Noite Turma: 1-938 Data: 27/04/2012 Alunos: Cleociane

Santos, Fabiane Souza, George Augusto, Helielson Juc, Jeuselina Santos.

TRANSPORTE RODOVIRIO TRANSWOOD

NR 05 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes 5.1 A Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.5.16 A CIPA ter por atribuio: a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho; i) colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho;l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados;

NR 23 - Proteo Contra Incndios

23.17 Localizao e Sinalizao dos Extintores. 23.17.1 Os extintores devero ser colocados em locais: a) de fcil visualizao; b) de fcil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um crculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas. 23.17.3 Dever ser pintada de vermelho uma larga rea do piso embaixo do extintor, a qual no poder ser obstruda por forma nenhuma. Essa rea dever ser no mnimo de 1,00m x 1,00m (um metro x um metro).

NR 23 - Proteo Contra Incndios NR 20 - Lquidos Combustveis e Inflamveis 20.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mnimos para a gesto da segurana e sade no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extrao, produo, armazenamento, transferncia, manuseio e manipulao de inflamveis e lquidos combustveis. NR 26 - Sinalizao de Segurana

NR 06 - Equipamentos de Proteo Individual - EPI 6.1 Para os fins de aplicao desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteo Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. 6.3 A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento NR 12 - Mquinas e Equipamentos 12.3. O empregador deve adotar medidas de proteo para o trabalho em mquinas e equipamentos, capazes de garantir a sade e a integridade fsica dos trabalhadores, e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficincia envolvidas direta ou indiretamente no trabalho 12.4. So consideradas medidas de proteo, a ser adotadas nessa ordem rioridade: a) medidas de proteo coletiva; b) medidas administrativas ou de organizao do trabalho; c) medidas de proteo individual.

NR 09 - Programas de Preveno de Riscos Ambientais 9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e consequente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. 9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador. 9.1.5.1 Consideram-se agentes fsicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes, radiaes no ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom. 9.1.5.2 Consideram-se agentes qumicos as substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposio, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo atravs da pele ou por ingesto. 9.1.5.3 Consideram-se agentes biolgicos as bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros.

NR 18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo 18.11.2. Quando forem executadas operaes de soldagem e corte a quente em chumbo, zinco ou materiais revestidos de cdmio, ser obrigatria a remoo por ventilao local exaustora dos fumos originados no processo de solda e corte, bem como na utilizao de eletrodos revestidos 18.11.4. Nas operaes de soldagem e corte a quente, obrigatria a utilizao de anteparo eficaz para a proteo dos trabalhadores circunvizinhos. O material utilizado nesta proteo deve ser do tipo incombustvel.

NR 18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da


Construo

18.27. Sinalizao de segurana f) alertar quanto obrigatoriedade do uso de EPI, especfico para a atividade executada, com a devida sinalizao e advertncia prximas ao posto de trabalho NR 26 - Sinalizao de Segurana 26.1 Cor na segurana do trabalho 26.1.1 Devem ser adotadas cores para segurana em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. 26.1.3 A utilizao de cores no dispensa o emprego de outras formas de preveno de acidentes. 26.1.4 O uso de cores deve ser o mais reduzido possvel, a fim de no ocasionar distrao, confuso e fadiga ao trabalhador.

NR 10 - Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade 10.4.3 Nos locais de trabalho s podem ser utilizados equipamentos, dispositivos e ferramentas eltricas compatveis com a instalao eltrica existente, preservando-se as caractersticas de proteo, respeitadas as recomendaes do fabricante e as influncias externas. NR 18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo 18.24.1. Os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a no prejudicar o trnsito de pessoas e de trabalhadores, a circulao de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incndio, no obstruir portas ou sadas de emergncia e no provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentao, alm do previsto em seu dimensionamento

NR 18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo 18.29.2. O entulho e quaisquer sobras de materiais devem ser regulamente coletados e removidos. Por ocasio de sua remoo, devem ser tomados cuidados especiais, de forma a evitar poeira excessiva e eventuais riscos 18.29.5. proibido manter lixo ou entulho acumulado ou exposto em locais inadequados do canteiro de obras.

NR 24 - Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho 24.3.3 Os refeitrios sero providos de uma rede de iluminao, cuja fiao dever ser protegida por eletrodutos. 24.3.5 O piso ser impermevel, revestido de cermica, plstico ou outro material lavvel. 24.3.7 O teto poder ser de laje de concreto, estuque, madeira ou outro material adequado. 24.3.8 Paredes revestidas com material liso, resistente e impermevel, at a altura de 1,50m (um metro e cinqenta centmetros). 24.3.10 gua potvel, em condies higinicas, fornecida por meio de copos individuais, ou bebedouros de jato inclinado e guarda-protetora, proibindo-se sua instalao em pias e lavatrios, e o uso de copos coletivos. 24.3.11 Lavatrios individuais ou coletivos e pias instalados nas proximidades do refeitrio, ou nele prprio, em nmero suficiente, a critrio da autoridade competente em matria de Segurana e Medicina do Trabalho. 24.3.12 Mesas providas de tampo liso e de material impermevel, bancos ou cadeiras, mantidos permanentemente limpos. 24.3.13 O refeitrio dever ser instalado em local apropriado, no se comunicando diretamente com os locais de trabalho, instalaes sanitrias e locais insalubres ou perigosos.

18.22. Mquinas, equipamentos e ferramentas diversas 18.22.4. As mquinas e equipamentos de grande porte devem proteger adequadamente o operador contra a incidncia de raios solares e intempries. 18.22.9. As mquinas, equipamentos e ferramentas devem ser submetidos inspeo e manuteno de acordo com as normas tcnicas oficiais vigentes, dispensando-se especial ateno a freios, mecanismos de direo, cabos de trao e suspenso, sistema eltrico e outros dispositivos de segurana.

You might also like