You are on page 1of 16

criptorquidia

ectopia testicular ou distopa testicular

conceito
A criptorquidia deve ser considerada doena e no anomalia congnita sendo que est entre as mais comuns nos meninos. A palavra de origem grega e significa testculo oculto e, desse modo, criptorquidia se refere a qualquer testculo que ocupa posio extra-escrotal.

conceito
a ausncia de um ou ambos os testculos na bolsa escrotal. A criptorquidia afeta 3 a 4% dos recm-nascidos a termo, com resoluo espontnea em grande parcela dos casos. O reconhecimento desta condio e seu tratamento adequado so fundamentais para preservar a fertilidade, facilitar a deteco precoce de tumores e prevenir a toro testicular. Recomenda-se que o tratamento se inicie aps o primeiro ano de vida e esteja concludo at os dois anos de idade.

Etiologia
A maioria dos casos idioptica; no entanto podemos encontrar outras causas como: anormalidades mecnicas (ex.: cordo espermtico curto, canal inguinal estreito), anormalidades genticas (ex.: trissomia do 13), anomalias hormonais(ex.: deficincia do hormnio luteinizante).

Distopa testicular
o nome dado para a anomalia de posio do testculo, isto , ele no se encontra no seu local natural no escroto. Os testculos formados at o 7. ms de gestao, no interior do abdome, iniciam a sua descida para o escroto sendo puxados por uma estrutura chamada gubernaculum testis, que depois reabsorvido. Alm dessa estrutura, tambm contribui para a descida testicular, a testosterona, hormnio masculino produzido pelos testculos do feto. A Distopa Testicular ocorre em 3,5% dos recm-nascidos de trmo e em 30% dos recmnascidos prematuros. O lado mais comumente acometido o direito em 50% ( o testculo esquerdo desce antes que o direito), o esquerdo em 25% e bilateral em 25% dos casos. Em 90% dos casos est associada a uma persistncia do conduto peritnio-vaginal ( trajeto usado para a descida do testculo, como uma hrnia).

Tipos de Distopias Testiculares


1- Testculo Retido o mecanismo de descida estava sendo realizado quando o testculo ficou parado em algum local do trajeto, e no chega at o escroto; 2- Testculo Ectpico o testculo saiu do seu trajeto habitual para o escroto, ficando preso fora dele. Pode ser encontrado em qualquer local do perneo e regio inguinal; 3 Criptorquidia a ausncia de testculo palpvel na criana, mesmo ao redor do local de descida normal do testculo. Em geral intra-abdominal ou no existe; 4 Testculo Retrtil o testculo chega bem ao escroto e ali permanece por algum tempo subindo em seguida para a regio inguinal. Muito confundido com a exacerbao do reflexo cremastrico ( que ocorre com frequncia nos meninos ao se retirarem as roupas, quando h contrao dos msculos que envolvem o cordo do testculo, fazendo-o subir um pouco).

Criptorquidia e testculo retrtil


Os testculos se formam nas lojas renais de uma parte dos rins embrionrios por volta da 4 semana de gestao e por volta do 6 ou 7 ms de gravidez eles migram at a bolsa escrotal. Quando, por algum motivo, eles no desceram para a bolsa escrotal e estacionaram em algum lugar do trajeto entre a loja renal e a bolsa escrotal denominamos de Criptorquidia. Por esse motivo mais freqente encontrarmos a patologia em prematuros. Testculo retrtil desce normalmente para a bolsa escrotal, mas devido a uma hipertrofia e hiperexcitabiliadade do msculo da bolsa escrotal, mantm-se em grande parte do tempo em uma posio alta. uma situao benigna e transitria, que na grande parte das vezes no requer tratamento.

CLASSIFICAO DA CRIPTORQUIDIA
Testculo palpvel Testculo nopalpvel Retrtil Intracanicular Ectpico Intra-abdominal Supra-escrotal Ausente Intracanicular

importncia
A maioria dos casos unilateral; no entanto 25% so bilaterais. A importncia clnica reside no fato que est relacionado a elevada prevalncia de hrnias inguinais, esterilidade e aumento de 10 a 40 vezes na incidncia de neoplasias testiculares. A correo cirrgica (orquipexia) diminui a probabilidade de esterilidade se for efetuada precocemente, mas no reduz o risco de neoplasia.

Diagnstico
feito primariamente pela observao clnica e pela palpao, que devem ser realizadas em ambientes aquecidos, com mos aquecidas, com a criana decbito dorsal e/ou sentada em posio de Buda. Um testculo no palpvel dificilmente ser visualizado ao ultra-som ou outro exame radiolgico. A Videolaparoscopia a indicao nos casos de testculos que no foram palpados no trajeto at o escroto ou fora dele.

Complicaes
O testculo criptorqudico sofre leses de atrofia progressiva e irreversvel, o que pode provocar a infertilidade e a transformao deste testculo em um seminoma (cncer do testculo), sendo esse ltimo 10 vezes mais freqente que em um testculo normal. Essas leses so mais evidentes a partir dos 2 anos de idade, devendo o tratamento ser efetuado antes desta idade.

Complicaes
A partir do 2.ano, 38% dos pacientes com criptorquidia j apresentam desaparecimento das clulas germinativas dos testculos. A infertilidade ocorre em 50% dos pacientes com criptorquidia unilateral e em 75% daqueles com criptorquidia bilateral, mesmo com a cirurgia. A transformao maligna do testculo distpico ocorre 30% mais do que em testculos normalmente localizados no escroto.

Tratamento
Hormonal( HCG -gonadotrofina corinica humana) Cirrgico, dependendo do caso No testculo retrtil o tratamento apenas expectante, devendo ser avaliado anualmente, para detectar anormalidades que possam estar ocorrendo.

ESQUEMAS DE TRATAMENTO HORMONAL


Idade/anos <1 2 x/semana 1-5 2x/semana >6 2x/semana Dose 250 U Durante 5 semanas

500 U
1.000 U

5 semanas
5 semanas

Tratamento cirrgico
Deve ser realizado at os 2 anos de idade, principalmente pelas alteraes imunolgicas que ocorrem no testculo contra lateral, pelas alteraes das clulas responsveis pela espermatognese.

Consideraes
O tratamento hormonal pouco usado e motivo de muita controvrsia. O tratamento cirrgico feito por uma inciso na regio inguinal, com anestesia geral nas crianas, com a fixao do testculo no escroto. A cirurgia na criana realizada com internao de algumas horas.

You might also like