You are on page 1of 9

EEEP DONA CREUSA DO CARMO ROCHA

A Histria da Informtica e sua Evoluo


Prof Nathlia Alcntara

baco
Primeira mquina de calcular da humanidade, inventada pelos chineses conhecendo-se tambm verses japonesas, russas e astecas; Instrumento muito simples, usado para diversas operaes aritmticas tais como a soma, a subtrao, a multiplicao e a diviso, e ainda na resoluo de diversos problemas com fraes e razes quadradas.

Mquina de Calcular de Pascal


Primeira mquina de somar de verdade, construda em 1642 pelo francs Blaise Pascal; Aparelho automtico que, girando suas pequenas rodas, adicionava e subtraa;

Cartes perfurados da Mquina de Hollerith


Criado na primeira metade do sculo XVIII, mas a aplicao de seu princpio mquina de calcular s se deu em 1880, por iniciativa do americano Herman Hollerith .

Mquina Analtica
Idealizada em 1833 por Charles Babbage; Similar aos computadores atuais; Usava um sistema decimal e era capaz de realizar virtualmente qualquer operao; Tanto os dados como as instrues eram introduzidas por meio de cartes perfurados, e os resultados finais sairiam impressos automaticamente; Considerado o pai do computador atual.

Mquina de Turing
Em 1936, Alan Turing construiu um autmato imaginrio, a Mquina de Turing. No seu estudo "Computing machinery and intelligence" (1950), Turing aborda a questo da inteligncia da mquina, avaliando os argumentos face possibilidade de criar uma mquina computacional inteligente e sugere respostas para estes argumentos, propondo o Teste de Turing como um teste emprico da inteligncia; A mquina de Turing pode ser vista como um sofisticado leitor de fitas, com uma fita arbitrariamente extensvel. A fita marcada nas seces, cada seco contm um " 1 ", um " 0 " ou ser branca. Existe uma cabea que verifica uma seco de cada vez.

Mquina de Turing

Ada Lovelace Primeira Programadora

ColossusDesenvolvido por Turing Computador Eletromecnico

Eniac Primeiro Computador Turing

Univac Primeiro Computador Comercial

O Mark I - Primeiro computador eletroeletrnico

AT A PRXIMA!!!!!

You might also like