You are on page 1of 74

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO CURSO DE TURISMO

PLANO CORES DO BRASIL MARKETING TURSTICO NACIONAL FASE I - DIAGNSTICO

Alunos: Ismael Siade Fbio Dias Kelton Prestes Wescley Tavares


Manaus 2012

Introduo

O planejamento do Marketing Turstico iniciado a partir do produto estruturado, sendo considerado como tal o atrativo que j foi devidamente preparado para o mercado, que j se encontra organizado e disponvel para comercializao e, ao ser promovido fora de sua localidade, se transforma em Oferta. Uma Oferta Turstica , ento, um produto turstico promovido atravs das redes de venda e/ou de comunicao turstica

Analisar as aes promocionais do turismo interno realizadas nos ltimos anos, a partir de recopilao de dados do Ministrio;
Analisar a imagem atual do Brasil como destino turstico; Avaliar os 219 plos tursticos do Brasil definidos pelo Programa de Regionalizao do Turismo; Definir a estratgia de marketing turstico nacional adequada para atingir os objetivos propostos pelo Plano Nacional de Turismo para o perodo 2003 2007;

Estabelecer a integrao da marca turstica internacional do Brasil com as aes de marketing que sero desenvolvidas no mercado nacional; Propor critrios tcnicos para as aes de promoo nacional compartilhadas com os fruns estaduais de promoo; Elaborar um plano operacional de marketing preciso e factvel, inteligvel sob o ponto de vista comercial, com seus programas, aes, calendrios e oramentos;

A SITUAO ATUAL DO TURISMO INTERNO NO BRASIL

O desenvolvimento do turismo no mundo hoje superou at as mais otimistas expectativas de crescimento estabelecidas na dcada de 1980 Segundo estimativas da FIPE/Embratur2, o turismo no Brasil varia entre 2 a 2,5% do PIB, totalizando as receitas geradas pelo turismo domstico e internacional. Estima-se que em 1999 o turismo tenha gerado 1,63 milhes de empregos diretos e outros 750 mil indiretos, totalizando cerca de 2,4 milhes de pessoas empregadas nos diferentes setores, isso equivale a 3,3% da populao economicamente ativa (PEA).

Baseado nos dados do Anurio Estatstico do Embratur e em fontes provenientes das Secretarias Estaduais destacamos os itens a seguir: Numero de viagens - O nmero de viagens domsticas, mdia dos mercados emissores brasileiros, expandiu em mais de 18% entre 1998 e 2002, alcanando um ndice superior a 2,6 vezes viagens a cada ano. Permanncia Este item traduz e afere a atratividade de cada destino, e o grau de satisfao do turista.

Gastos tursticos

A SITUAO DA OFERTA TURSTICA DO BRASIL

Para a anlise da oferta turstica do Brasil foram realizados os seguintes estudos: As aes promocionais do turismo interno realizadas nos ltimos anos, a partir de recopilao do Ministrio; A imagem atual do Brasil como destino turstico e de seus produtos tursticos, tanto no trade setor profissional nacional como para o turista nacional atual; As 134 regies tursticas do Brasil definidas pelo Programa de Regionalizao do Turismo, da Secretaria Nacional de Polticas de Turismo do Ministrio do Turismo.

A ANLISE DOS ROTEIROS Para a anlise do produto turstico do Brasil foi definido inicialmente como objeto de trabalho o conjunto dos 116 roteiros tursticos do Programa de Regionalizao do Ministrio do Turismo que, conforme dados de janeiro de 2005, se encontravam em processo de estruturao para sua oferta em junho de 2005.

A Metodologia de Avaliao dos Roteiros

A metodologia de avaliao utilizada considera a potencialidade comercial e o valor real dos mesmos no mercado. Nesse processo realizado em vrias etapas e envolvendo diferentes segmentos, tcnicos, operadores e consultores foi utilizada a metodologia de valorao de produtos tursticos desenvolvida pela Chias Marketing, testada com sucesso em vrios pases, tanto em planos de desenvolvimento turstico, quanto em planos de promoo turstica para mercados nacionais e internacionais, elaborados pela Consultoria.

Valor Potencial dos 116 roteiros Roteiros do Programa de Regionalizao, com nfase na diversidade natural e cultural

IMPORTNCIA DO PATRIMNIO DO BRASIL

DISPOSIO DOS PATRIMNIOS NO TERRITRIO NACIONAL

AVALIAO DO DESENVOLVIMENTO: ACESSIBILIDADE, ATIVIDADES E ESTRUTURA TURSTICA

MTODOS DA PESQUISA
Conceitos utilizados para atribuio de notas de 1 a 5:

Excelente
Bom

Razovel
Precrio

Inadequado

AS CONCLUSES

AVALIAO DO DESENVOLVIMENTO POR REGIO PATRIMNIO

VALOR POTENCIAL

ATIVIDADE TURSTICA

ESTRUTURA TURSTICA

ACESSIBILIDADE

SINALIZAO

Mercado Atual Neste ponto foram considerados os pblicos gerais estadual, regional, nacional e internacional sem especificar a origem especfica dos visitantes e a participao de mercado no mercado turstico brasileiro dos roteiros de cada regio.

Os roteiros nordestinos so os que tm as maiores quotas de participao no mercado turstico brasileiro atual

Os roteiros do Sudeste so os que apresentam o maior percentual de visitantes do prprio estado e da prpria regio

Os roteiros do Sul aparecem em primeiro lugar pelos estrangeiros, depois pelos brasileiros de outras regies

Mercado Potencial
Foram avaliados tambm os mercados potenciais de cada regio considerando os

pblicos por origem estadual, regional, nacional e internacional considerando a


atratividade dos roteiros e a capacidade para seduzir fluxos tursticos, conforme o interesse e a experincia do turista.

Nos roteiros tursticos do Centro-Oeste verificase que, conforme seu potencial e estrutura turstica, mesmo num cenrio de crescimento acelerado do turismo brasileiro.

Os roteiros da regio Norte tm potencial para ampliar a participao no mercado turstico Brasileiro.

Os roteiros tursticos nordestinos verifica-se que h espao para uma acomodao no ritmo de crescimento.

Os roteiros do Sudeste apresentam potencial para um crescimento.

Os destaques so os segmentos de Sol & Praia, o Esportivo, o de Negcios & Eventos e o de Aventura.

Na classificao dos roteiros avaliados como Produtos A ,o segmento de Sol & Praia lidera de forma isolada.

Os produtos Sol e Praia respondem quase 30% do total dos roteiros avaliados.

Dos 116 roteiros avaliados quase 90% tm caractersticas que se enquadram no segmento de ecoturismo.

O patrimnio cultural brasileiro tem vrios roteiros que foram estruturados a partir ou agregando atrativos culturais tangveis e intangveis.

O turismo de aventura vem sendo estruturado em diferentes modalidades por todo o territrio nacional; a regio Nordeste foi a que mais incorporou este Segmento quase 35% do total.

Aproximadamente 38% dos roteiros estruturados atravs do Programa de Regionalizao

Em todas as capitais e cidades brasileiras vem sendo criada infraestrutura especfica para atendera demanda de feiras, eventos, congressos, entre outros.

Grau de Aproveitamento Atual do Produto

Analisou-se ainda, de acordo com a regio, o aproveitamento atual que os roteiros fazem do seu potencial efetivo, valorado neste diagnstico.

ANLISE DOS PRODUTOS NO TRADE

Os produtos tursticos nos catlogos do trade do Brasil

A principal concluso de que a presena do produto turstico Brasil est totalmente concentrada nos destinos consolidados, sendo praticamente inexiste a oferta dos demais destinos do pas. como mostra o quadro abaixo:
Foram entrevistadas 200 agncias de viagens nos 20 principais

mercados emissores no Brasil com apoio da ABAV Nacional e da


Braztoa, que selecionaram os entrevistados.

A ANLISE DA PROMOO DOS ROTEIROS O Salo do Turismo Roteiros do Brasil realizado em So Paulo em junho de 2005. Folhetos de promoo de cada Estado e de cada Roteiro - 242 folhetos. Analisados de acordo com os seguintes critrios: Todos os materiais grficos e eletrnicos de fontes de informao e divulgao que os estados da federao prepararam e distriburam Materiais dispersos produzidos por particulares tambm foram considerados

Critrios de Avaliao

Algumas consideraes mais pontuais sobre o material de divulgao : Os estados produziram pouco material; Na capa do material verificou-se a falta da informao inicia; Pouca informao com relao ao contedo de informao, alm da grande deficincia de mapas gerais ou especficos;

Tratando dos aspectos grficos, de imagem do material, confirma-se que a qualidade est entre o razovel at o inadequado em 72% dos folhetos. Avaliando a legibilidade das informaes presentes no material considera-se que somente 46% boa e 5% excelente. Do conjunto materiais impressos que os estados levaram para a divulgao e venda de seus roteiros tursticos 74%, avaliado como razovel ou inferior, portanto inadequado

A OPINIO DOS TURISTAS A pesquisa de opinio com o turista atual no Brasil foi realizada nos aeroportos dos 15 principais destinos receptivos do pas, com um total de 1173 entrevistas. O foco foi principalmente qualitativo, mas com uma base quantitativa forte.

Algumas concluses so importantes e devem ser destacadas: 95% ficaram satisfeitos com o destino e recomendariam o destino visitado e para 80,7% dos entrevistados a viagem correspondeu expectativa.

A pesquisa mostra que o turista brasileiro est seguindo uma tendncia de mercados mais experientes, a busca prpria na web e nos guias.

Motivos da Viagem Atual

Atividades realizadas

Destino visitado - ltimos 12 meses

O que pretende fazer na prxima viagem

O VALOR REAL HOJE Para o estabelecimento do valor real dos 116 roteiros valorizados pela potencialidade foram estabelecidas notas para os critrios de concentrao de oferta e notoriedade de cada produto. Dos 116 roteiros analisados apenas 10 so classificados como produtos AAA; 21 so classificados como produtos A. E 41 roteiros foram classificados como produtos B e 44 como produtos C.

A segmentao turstica no Produto Brasil Para definir quais so os segmentos tursticos prioritrios para o desenvolvimento do produto Brasil foram utilizados os mesmos critrios do Plano Aquarela. No Plano Cores do Brasil, a segmentao turstica compreendida como um instrumento de organizao da promoo para os diferentes pblicos e definida pela natureza intrnseca ao prprio atrativo, em funo das atividades preponderantes e motivadoras do fluxo turstico.

Assim, considerando o potencial das atividades e atrativos dos roteiros tursticos analisados foram estabelecidos os seguintes segmentos: Turismo de Sol e Praia Ecoturismo

Turismo Cultural
Turismo de Aventura Turismo Esportivo Turismo de Negcios e Eventos

Obrigado!

You might also like