You are on page 1of 15

Arteterapia, Educao e Sade

Abertura da mesa temtica

Bianca Acampora
Mestre em Cognio e Linguagem Arteterapeuta/ Psicopedagoga

A Arteterapia o uso da arte como terapia. Embora seja uma atividade milenar, se desenvolveu h cerca de 60 anos. Consiste na criao de material sem preocupao esttica e sim apenas de expressar sentimentos. Esta catarse muito sadia e faz com que o indivduo se reorganize internamente. A arte por si s uma atividade regeneradora.

No processo criativo, a energia do inconsciente se liga a um arqutipo e o expressa numa linguagem simblica. A arte um canal para um nvel no verbal de percepo que leva ao processo de individuao. Neste processo somos forados a nos confrontar com diversas facetas de nosso ntimo que esto geralmente em conflito com nossas idias e comportamento consciente.

So muitos os instrumentos da arteterapia:


gua, argila, areia, corpo Desenho, pintura, colagem, sucata, escultura (massa, papel march, durepox, etc) costura, tric, culinria, teatro, dana, literatura, Enfim todas as formas de arte.

A Arteterapia ento uma terapia que atravs da estimulao da expresso, do desenvolvimento da criatividade. Favorece: . A liberao de emoes, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente. . Contato com ansiedades, contedos reprimidos, medos . Coordenao motora . Mais e melhores "sadas" no dia a dia . O processo de individuao . Equilbrio fsico/ mental/ espiritual

Temas tratados na arteterapia: Auto estima, ,amor incondicional, valores, expresso dos sentimentos bloqueados, perdo, capacidade de entrega, afeto / ternura, agressividade, contato com o Divino, autocrtica, limites, sexualidade / sensualidade, quebra da armadura corporal, medo, produtividade, ideais de vida, criana interior, maldade x bondade, masculino x feminino, natureza instintiva, morte x imortalidade, intuio, unidade do homem com a natureza, fuso com a totalidade ...

Criar abrange a habilidade em usar o crebro para alterar, renovar, recombinar os aspectos da vida. Implica em sentir o mundo com vitalidade e fazer um novo uso do que se percebeu. expressar nossas vivncias, sonhos, conforme os sentidos e descobrir novas formas segundo as quais uma sociedade pode ser construda.

A arteterapia pode ser aplicada:


empresa ou instituies - neste caso o trabalho visa o desenvolvimento da criatividade, desenvolver o potencial pessoal e a diminuio do stress. escola - trabalha o desenvolvimento da criatividade, e o processo que o criar envolve: medo da expresso, do julgamento, ansiedade, auto estima, segurana em grupo ... ao consultrio - vai trabalhar com o processo criativo e o produto da expresso, entendendo melhor o paciente e ajudando-o no processo de integrao de si mesmo, o equilbrio.

Os desafios da educao
Estimular a autonomia dos alunos propiciando a construo do cidado, para isso devendo trabalhar a Auto estima, o amor, os valores, a expresso dos sentimentos bloqueados, o perdo, o afeto / ternura, agressividade, a autocrtica, os limites, o medo, a produtividade, os ideais de vida, a maldade x bondade, a unidade do homem com a natureza...

A escola o palco do mais extenso convvio social. Passamos boa parte de nossa vida na escola e as relaes que estabelecemos, os vnculos, so constituintes da formao da nossa personalidade. Professor e aluno so, antes de mais nada, seres humanos, pessoas em relao de troca afetiva. Para o aluno, a escola uma segunda casa e a ateno dos professores, as relaes estabelecidas, so modelos.

A autonomia est intimamente ligada ao cuidar. Ser cuidado Cuidar de si mesmo

A arte e a expresso funcionam como facilitadores para o despertar criativo, estabelecendo uma relao positiva com seu mundo, ampliando seu conhecimento. auxilia no processo de cuidar de si mesmo e de autodescoberta.

Qualidade de vida e Sade


A arteterapia proporciona o redimensionamento do aprendizado para o reaprender a se olhar, a se cuidar, a se amar, a lidar com as situaes sob um novo enfoque, revela pessoa um despertar para a qualidade de vida, gerando assim, menos incidncias de doenas e mais sade.

You might also like