You are on page 1of 17

1.

Introduo:

o incio do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza e de maneira panormica: O qu? Quem? Como? Quando? Onde? Por qu? Envolve o problema a ser analisado. Geralmente, pode ser exposto em apenas um pargrafo. Uma introduo no deve ser muito longa para no desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Deve-se evitar em uma introduo: . Iniciar uma ideia geral que no transpassa por todo o texto; . Usar chaves; . Iniciar a introduo com as mesmas palavras do ttulo; . Fazer desvios do assunto principal; . Escrever perodo longo; . Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1 pessoa.

2. Desenvolvimento:
o corpo do texto, onde se organiza o pensamento e se articulam as ideias. construdo pelos argumentos que, no caso, representam o posicionamento adotado. Os argumentos podem se classificar em: argumento de autoridade, argumento por ilustrao, argumento do pensamento lgico, argumentao de prova concreta e argumentao de competncia lingustica. Argumento por autoridade a citao de frase ou pensamento de autor do tema em questo. Pode ser uma faca de dois gumes, de forma positiva, fazendo-se uma intertextualidade, ou negativa, se for inadequado ao tema proposto. Argumento por ilustrao o uso de exemplos relativos realidade. Argumento do pensamento lgico uma ideia que parte do geral para o particular ou, ao contrrio, do particular para o geral. Argumento de prova concreta uma prova concreta, seja de lei, dados estatsticos, fatos do conhecimento geral, como o reforo da ideia defendida. Argumento da competncia lingustica o uso da incorreo gramatical que gera problemas na coerncia do texto. Deve-se evitar em um desenvolvimento: . Repeties; . Escrever pormenorizando; . Exemplos extremamente excessivos; . Usar de exemplos fracos e fora do contexto.

3. Concluso: a sntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento do texto. Na concluso, as ideias tratadas no texto propem uma soluo. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido em outras partes, adquire maior destaque na concluso. Deve-se evitar em uma concluso: . No conseguir finalizar, deixando o texto sem um desfecho; . Expresses bvias como em resumo, concluindo, terminando.

ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO TEXTO ESCRITO: textos argumentativos

Preparao para a escrita:


1. O qu? 2. Quem? Para quem? Papis sociais?

3. Por qu?

Estruturao do texto
Introduo Conexo entre os pargrafos

Desenvolvimento

Concluso

Coeso e Coerncia
Coeso e coerncia constituem dois mecanismos essenciais na produo de textos, sejam eles escritos ou orais, e garantem ao interlocutor a compreenso do que se l/diz.
Coeso: so as articulaes gramaticais existentes entre palavras, oraes, frases e pargrafos de um texto, garantindo sua conexo sequencial. "Coeso" significa "unido", "intimamente ligado", "harmnico". Coerncia: o resultado da articulao das ideias de um texto; a estruturao lgico-semntica que faz com que, numa situao discursiva, palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores. "Coerncia" significa "harmonia", "conexo", "lgica".

Alm da estrutura global do texto argumentativo, importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades bsicas: o pargrafo.

Construo do pargrafo
Pargrafo uma unidade de texto organizada em torno de uma ideia-ncleo, que desenvolvida por ideias secundrias. O pargrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho varivel. No texto argumentativo, os pargrafos devem estar todos relacionados tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introduo. Embora existam diferentes formas de organizao de pargrafos, os textos argumentativos e alguns gneros jornalsticos apresentam uma estrutura-padro. Essa estrutura consiste em trs partes: a ideia-ncleo, as ideias secundrias (que desenvolvem a ideia-ncleo), a concluso (em pargrafos curtos, raro haver concluso).

Esquema de construo do texto argumentativo:


1 pargrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3

2 pargrafo: desenvolvimento do argumento 1


3 pargrafo: desenvolvimento do argumento 2 4 pargrafo: desenvolvimento do argumento 3 5 pargrafo: expresso inicial + reafirmao do tema + observao final.

Vejamos um exemplo: Texto para anlise

INTRODUO: 1. PARGRAFO:
TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 (PANORAMICAMENTE)

Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populaes imersas em completa misria, a paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, alm do mais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico.

TEMA/TESE/PROBLEMA

ARGUMENTO 1 ARGUMENTO 2 ARGUMENTO 3

DESENVOLVIMENTO: 2. PARGRAFO
2 pargrafo :desenvolvimento da argumentao

Embora o planeta disponha de riquezas incalculveis estas, mal distribudas, quer entre Estados, quer entre indivduos encontramos legies de famintos em pontos especficos da Terra. Nos pases do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regies da frica, vemos, com tristeza, a falncia da solidariedade humana e da colaborao entre as naes.

DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 1

DESENVOLVIMENTO: 3. PARGRAFO
3 pargrafo: desenvolvimento da argumentao

Alm disso, nestas ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem, na memria, a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coreia, as quais provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslvia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreenso nos causou.

DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 2

DESENVOLVIMENTO: 4. PARGRAFO
4 pargrafo: desenvolvimento da argumentao

Outra preocupao constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em um local inabitvel.

DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 3

CONCLUSO: LTIMO PARGRAFO


5 pargrafo: expresso inicial + reafirmao do tema + observao final.

Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem est muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidria. desejo de todos ns que algo seja feito no sentido de conter essas foras ameaadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacfico, ser mais facilmente habitado pelas geraes vindouras.

CONCLUSO

http://www.algosobre.com.br. Texto adaptado. Acesso: 19/09/10.

Agora sua vez!


Passemos atividade do anexo 2

You might also like