You are on page 1of 24

Globalizao

Clique para editar o estilo do subttulo mestre


Prof. Ivanilson Lima

5/22/12

Globalizao O processo de globalizao um fenmeno do modelo econmico capitalista, o qual consiste na mundializao do espao geogrfico por meio da interligao econmica, poltica, social e cultural em mbito planetrio.
5/22/12

Globalizao
Bolsas de Valores

Fluxo de Capitais Especulativos e Produtivos

Multinaciona is

Fluxo de Informa es
Mdia e Interne t

Fluxo de Pessoas
Consumo e Culturaliza o

5/22/12

Fluxo de Capitais Especulativos Capitais de curto prazo (hot money) que em busca de alta lucratividade se movimentam rapidamente pelo sistema financeiro mundial em busca das mais altas taxas de juros dos ttulos pblicos ou, principalmente, para se ter uma maior rentabilidade das aes.
5/22/12

Fluxo de Capitais Especulativos A maior parte dos recursos pertence a milhes de pequenos poupadores, principalmente de pases desenvolvidos (fundos de penso para aposentadoria, poupanas, dentre outros). So prejudiciais pois quando o mercado se torna instvel, os recursos so transferidos rapidamente fazendo com que os pases onde o dinheiro era aplicado entre em crise financeira, ou ento agravem uma crise existente.
5/22/12

Fluxo de Capitais Produtivos Capitais de investimento de longo prazo, ou seja, investimentos diretos na produo de bens ou servios, so aplicados em um determinado territrio e possuem uma base fsica, so associados a expanso de multinacionais.

5/22/12

Fluxo de Capitais Produtivos So capitais com menores riscos de mudanas rpidas ou oscilaes repentinas do mercado. Esto ligados a maximizao dos lucros das empresas multinacionais, que buscam explorar menores custos para produo em relao aos seus pases de origem, seja diminuindo custos com transporte, seja com mo-de-obra ou para aproximao dos mercados consumidores.
5/22/12

Multinacionais So empresas que se caracterizam por desenvolver uma estratgia de atuao internacional a partir de uma base nacional, onde est sua sede (quartel-general). Os governos dos Estados nos quais tem suas sedes lhes do suporte econmico e poltico na competio internacional. Esse apoio ocorre pois se garante que a pesquisa e desenvolvimento gerado permaneam no territrio do pas, assim como os lucros que voltam para sede enriquecem as naes das mesmas.
5/22/12

Multinacionais

5/22/12

Ranking Mundial da Forbes

5/22/12

Ranking Brasileiro da Forbes

5/22/12

Ranking Brasileiro da Forbes

5/22/12

Ranking Brasileiro da Forbes

5/22/12

Ranking Brasileiro da Forbes

5/22/12

Critrios Expanso Multinacionais i. Construir novas unidades (filiais) no exterior; Adquirir empresas estatais em processo de privatizao;
i.

i.

Adquirir empresas privadas no exterior.

As empresas dos pases desenvolvidos ou no tem ido s compras no exterior para ampliar seus negcios alm de suas 5/22/12

A Expanso dos Pases Emergentes China se destaca como pas emergente com maior expanso mundial montando novos negcios ou comprando empresas. Contrria parte das Estatais. ao neoliberalismo a maior multinacionais chinesas so

A tendncia que cada vez mais empresas multinacionais dos pases emergentes, sejam privadas ou estatais, ganhem espao no mundo globalizado.
5/22/12

Fluxo de Informaes As informaes podem circular pelos mais diversos meios, ou seja, pelas mais diversas mdias (rdio, jornais, televiso, dentre outras). Porm hoje o maior destaque para o aumento desse fluxo a Internet, um dos principais cones da atual Revoluo Tcnico Cientfica ou Informacional. A Internet aumentou as possibilidades de acesso aos mais variados servios, assim como muda as concepes de tempo e espao.
5/22/12

Pela Internet Gilberto Gil Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleja ... Que veleje nesse informar Que aproveite a vazante da infomar Que leve um oriki do meu orix
5/22/12 Ao

porto de um disquete de um micro em

Pela Internet Gilberto Gil

5/22/12

Acesso a Internet Apenas 24% da populao mundial tem acesso as informaes contidas na rede mundial de computadores e com uma distribuio desigual. Apesar da difuso desigual, a Internet tem ampliado as possibilidades de contatos entre as pessoas e pode-se dizer at mesmo que est abrindo a possibilidade de gestao de uma cidadania global.
5/22/12

Fluxo de Pessoas Crescente movimentao internacional de viajantes com impacto econmico e cultural.
i.

Viagens a turismo; Administrao de negcios globalizados; Estudar em outros pases;

ii.

iii.

Participao de eventos cientficos e congressos


iv. v.

Fluxo de migrantes.

5/22/12

Fluxo de Pessoas Apesar do enorme crescimento esse fluxo bastante desigual, pois a grande maioria da populao nunca participar desse fluxo internacional por falta de condies financeiras. Outro fator de desigualdade que o turismo fortemente concentrado em poucos pases e regies, locais que apresentam melhor infraestrutura para receber os viajantes.

5/22/12

Sociedade do Consumo Outra face dessa globalizao a entrada de mercadorias estrangeiras em quase todos os pases, o que resulta em uma globalizao do consumo com intensificao do comrcio, resultante da globalizao da produo. Paralelo a isso temos a invaso cultural, praticamente hegemnica, de uma cultura de massa que se origina sobretudo nos Estados Unidos, a nao mais poderosa e influente do planeta, e se difunde pelos meios de comunicao de massa. O American way of life (estilo de vida americano).
5/22/12

Cultura de Massa Culturalizao Apesar dessa indstria cultural dos Estados Unidos e do avano do consumo massificado imposto por esse pas, hoje temos resistncias em muitos setores e em muitos lugares. Alm disso, hoje tambm podemos ter acesso as manifestaes culturais de quase todos os 5/22/12 povos do planeta.

You might also like