You are on page 1of 10

WEBQUEST CAMADA DE OZONO

INTRODUO
Estamos frente ao maior perigo que a humanidade j enfrentou. Essas palavras foram proferidas pelo Dr. Mostafa Toba, diretor-executivo do Programa das Naes Unidas Para o Meio Ambiente. A Camada de Ozono encontra-se na estratosfera em forma de um escudo fino que protege todos os seres vivos na Terra dos danos causados pela radiao ultravioleta do Sol; essa radiao recebe um nome especial: UV-B, que significa radiao biologicamente ativa.

INTRODUO

Raios ultravioleta em excesso, principalmente na faixa do UV-B (280 a 320 nanmetros de comprimento de onda), que atinjam a superfcie terrestre, podem acarretar srios prejuzos sade do homem e ao meio ambiente em geral. Se essa camada desaparecesse, a radiao ultravioleta do Sol esterilizaria a superfcie do globo e aniquilaria toda a vida terrestre. Dada a magnitude dos riscos, foi impulsionada a adoo de medidas imediatas a nvel mundial para a proteo da Camada de Ozono.

O Processo
Antes de comear a responder as questes, deve saber o que a camada de ozono, como acontece a sua destruio e refletir sobre este problema. Em seguida analise as questes propostas.
Defina a sua estratgia de pesquisa e s em seguida consulte os sites/endereos fornecidos. Seja objetivo, seletivo e criterioso na pesquisa para responder s questes, no esquecendo do papel que est a desempenhar.

Fontes de Pesquisa
http://www.ecolog.cjb.net/ http://www.msantunes.com.br/juizo/acamada.htm http://www.geocities.com/RainForest/canopy/9399/Ambie nte_Global/ozone.html http://www.agendamarrom.cjb.net/ http://www.moderna2000.com.br/quimicaam/qmoderna/o zonio.htm http://www.geocities.com/ResearchTriangle/Lab/6116/ozo nio.html

Este mapa mostra a concentrao de ozono na atmosfera. O buraco na camada de ozono est representado pelas cores azul claro, azul escuro e corde-rosa.

A Tarefa
O desafio que responda as questes seguintes assumindo uma das profisses relacionadas abaixo, no esquecendo que para um mesmo problema existem pontos de vista e solues diferentes dependendo da rea de atuao de cada um. ambientalista engenheiro qumico

bilogo
cientista poltico

As Questes
1. Diferencie as aes do ozono nas altas camadas atmosfricas em relao s que podem fazer parte do ar que banha uma cidade. 2. Qual o efeito do CFC sobre a camada de ozono que circunda a atmosfera? 3. De que maneira esse efeito pode trazer prejuzos biosfera terrestre? 4. Que medidas podem ser tomadas para minimizar o efeito do CFC sobre a camada de ozono que circunda a atmosfera terrestre? 5. Existe relao entre o buraco na camada de ozono e efeito estufa? 6. Analise o problema do buraco na camada de ozono e apresente sugestes para a diminuio dessa destruio.

AVALIAO
Esse trabalho sujeito a uma avaliao, tendo em conta a apresentao, a objectividade da informao, a qualidade da expresso escrita, o rigor cientfico e a forma como a informao est apresentada, postura e interesse na aula de pesquisa, criatividade.

Concluso
O buraco na camada de ozono no na realidade um buraco, e sim uma regio que contm uma concentrao baixa de ozono. Esse termo tecnicamente incorreto d uma ideia sobre a dimenso e gravidade da situao. A educao ambiental pode ajudar as pessoas a entender como o seu consumo pode contribuir para a destruio da camada de ozono. Assuntos como estes, aparentemente distantes, tm tudo a ver com a preservao da vida na Terra.

You might also like