You are on page 1of 42

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO CINCIA E TECNOLOGIA DO PIAU CAMPUS PICOS CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA DISCIPLINA: LIBRAS PROF. Esp.

JULIANA

PICOS 2012.

EQUIPE: FAGUNDES TALO- FSICA JOSIVALDO MENDES RAMIRO CORTEZ ROBERT RIBEIRO

INTRODUO
O bilinguismo como abordagem educativa mais importante para o desenvolvimento do surdo; Papel fundamental na comunicao humana;

INTRODUO
Situao lingustica que envolve o uso de duas lnguas distintas na comunicao; L1- Lngua materna L2- Lngua estrangeira

INTRODUO
Quando falamos de bilnguismo no campo da educao de surdos, estamos nos referindo Existncia de duas lnguas no ambiente do surdo E estamos, ao mesmo tempo, reconhecendo que os surdos vivem em uma situao bilnge. L1- Lngua natural: libras L2- Lngua oficial do pas: Lngua Portuguesa

INTRODUO
Nesse caso porque a LIBRAS considerada uma segunda lngua para os surdos? Lngua Natural: aquela aprendida sem barreiras de qualquer ordem para sua aquisio, so aprendidas naturalmente, bastando estar em contato com as pessoas que a utilizam.

INTRODUO
Em funo da perda auditiva as crianas surdas no se apropriam de maneira natural das linguas de modalidade oral-auditiva. H

um

impedimento

biolgico

para

aquisio da L. portuguesa pelos surdos

INTRODUO
Nesse caso, planeja-se: A aprendizagem da Lngua Portuguesa pela criana surda ocorrer em um processo formal com metodologias especficas e professores especializados.

HISTRICO
No passar dos anos, a populao surda trabalha constantemente em busca de espao e reconhecimento perante a sociedade ouvinte; No Brasil, a Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos, FENEIS, a responsvel por cuidar das demandas e necessidades dos surdos no pas.

HISTRICO
Sculo XX: A maioria das escolas usava o mtodo oral puro. Final de 1970: No Brasil introduzida a Comunicao Total. 1983: criada no nosso pas a Comisso de Luta pelos Direitos dos Surdos. No mesmo ano, na Alemanha, os surdos reivindicam o reconhecimento da Lngua de Sinais.

HISTRICO
1987: criada a FENEIS, que luta pelos surdos no nosso pas. 2002: Atravs da FENEIS ocorre a oficializao de LIBRAS em todo territrio nacional. Mais precisamente dia 24 de abril de 2002. Sendo assim, verifica-se que atravs da FENEIS, e outros movimentos, os surdos tendem a conquistar cada vez mais espao em todos os sentidos. O que importa, atualmente, tirar a ignorncia que ronda a sociedade atravs de informaes sobre os surdos, que de deficientes j provaram no ter nada.

A SURDEZ x OUVINTES
Crianas ouvintes:
Desde o nascimento, recebem informaes interagindo em sua lngua materna/natural na famlia e em outros espaos de formao. A lngua materna/natural lhes permite: Ter acesso s mais variadas informaes; A construir hipteses, categorizaes, generalizaes e conhecimento sobre o mundo; Desenvolver juzos de valor; Permite sua identificao cultural com seu grupos de referncia.

A SURDEZ x OUVINTES
Crianas surdas pais ouvintes:
Interaes limitadas poucos gestos naturais, que reduzem enormemente as trocas simblicas com o meio. O conhecimento sobre o mundo e as operaes cognitivas que se estabelecem so limitadas, j que no so significados e mediados por uma lngua. O sentimento de identificao com seus pares, to necessrios ao fortalecimento de sua identidade surda, inexistente, originando problemas emocionais.

A SURDEZ x OUVINTES
A situao de carncia de estmulos para o desenvolvimento da linguagem, acarretam problemas:
Na formao e interiorizao de conceitos, abstrao, raciocnio hipottico-dedutivo, entre outras funes psicolgicas mediadas pela linguagem.

Crianas surdas pais surdos:


Interaes significativas com a L.S.; Desenvolvimento lingstico e cognitivos seguindo as mesmas etapas com a mesma qualidade das crianas ouvintes

A SURDEZ x OUVINTES
Os pais ouvintes de crianas surdas devem aprender o quando antes; Da melhor maneira possvel a lngua dos sinais; Que lhes permitir comunicar-se com seu filho, ofertando-lhe um ambiente lingstico favorvel comunicao.

O PAPEL DA LINGUAGEM
Comunicar-se com seus pais e familiares o mais cedo possvel atravs da linguagem ocorre grande parte do estabelecimento de vnculos afetivos entre crianas/pais; Desenvolver suas capacidades cognitivas durante a infncia; Adquirir conhecimento sobre o mundo; Comunicar-se integralmente com o mundo circundante; Pertencer culturalmente a dois mundos.

O PAPEL DA LINGUAGEM
Na educao dos surdos o instrumento cultural alternativo a Lngua de Sinais: uma lngua que foi criada para e por eles. Educar os surdos na Lngua de sinais respeitar sua diferena sua singularidade favorecendo seu desenvolvimento educacional, cognitivo e social.

O DIREITO DE SER BILNGUE


As pessoas surdas possuem o direito de serem educadas na lngua de sinais; A lei 10.436 de 2002 reconhece o estatuto lingstico da L.S e, ao mesmo tempo, assinala que esta no pode substituir o portugus; Sendo surdos cidados brasileiros tem o direito de utilizar esta lngua oficial to importante para o exerccio de sua cidadania.

O DIREITO DE SER BILNGUE


O Decreto 5.626/2005 assinala que a Educao dos surdos no Brasil deve ser bilnge, garantindo o acesso Educao por meio da Lngua de Sinais e o ensino da lngua portuguesa como segunda lngua.

Decreto 5626/05
Art. 22 As instituies federais de ensino responsveis pela educao bsica devem garantir a incluso de alunos surdos ou com deficincia auditiva 1o So denominadas escolas ou classes de educao bilnge aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Lngua Portuguesa sejam lnguas de instruo utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. 2o Os alunos tm o direito escolarizao em um turno diferenciado ao do atendimento educacional especializado para o desenvolvimento de complementao curricular, com utilizao de equipamentos e tecnologias de informao. 3o As mudanas decorrentes da implementao dos incisos I e II implicam a formalizao, pelos pais e pelos prprios alunos, de sua opo ou preferncia pela educao sem o uso de Libras. 4o O disposto no 2o deste artigo deve ser garantido tambm para os alunos no usurios da Libras.

Art. 23. As instituies federais de ensino, de educao bsica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os servios de tradutor e intrprete de Libras - Lngua Portuguesa em sala de aula e em outros espaos educacionais, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso comunicao, informao e educao. 1o Deve ser proporcionado aos professores acesso literatura e informaes sobre a especificidade lingstica do aluno surdo.

O DECRETO:
A incluso da LIBRAS como disciplina curricular; A formao de professores de LIBRAS e instrutores de LIBRAS; O uso e a difuso da Lngua de Sinais e da Lngua Portuguesa para acesso das pessoas surdas educao; A formao do tradutor interprete de LIBRASlngua portuguesa; A garantia e o direito educao das pessoas surdas.

A CRIANA SURDA
Se h um dispositivo de aquisio comum a todos ser humanos que precisa ser acionado mediante a experincia lingustica positiva, a criana surda deve ter acesso a LIBRAS o quanto antes para acionar de forma natural esse dispositivo.

EDUCAO BILNGUE
Lngua oral/lngua de sinais a nica via atravs da qual a criana surda poder ser atendida em suas necessidades. Lngua de Sinais-Lngua Portuguesa: oral / escrita

EDUCAO BILNGUE/LINGUA DE SINAIS


Desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo e social da criana surda e permite a aquisio de conhecimento sobre o mundo; Permite criana surda um desenvolvimento de sua identificao com o mundo surdo; Facilita a aquisio da lngua, seja na modalidade escrita ou falada.

EDUCAO BILNGUE/LINGUA ORAL


A lngua oral, principalmente na sua modalidade escrita ser um meio importante para a aquisio de conhecimentos; Permite criana surda a possibilidade de comunicao com ouvintes que no utilizam a Lngua de Sinais; Oportuniza maior possibilidade acadmico e sucesso profissional. de xito

PROBLEMTICA
Como uma criana surda, filha de pais ouvintes que nunca viram a lngua de sinais , no conhecem pessoas surdas e nem imaginam o que fazer para comunicar-se com seu filho, vai adquirir sua primeira lngua?

A proposta bilnge deve considerar:


Ofertando contato com surdos adultos na mais tenra idade no ambiente escolar, com objetivo de desenvolver a linguagem e o pensamento da criana surda, assim ser possvel o ensino de uma segunda lngua, caso contrrio, no ter chances de apresentar um domnio razovel da lngua portuguesa.

FATORES QUE INFLUENCIAM


Fatores que podem determinar o processo de aquisio de L2(PORTUGUS): a idade do diagnstico; A metodologia utilizada; A idade de aquisiso de L1 e contato com L2; Envolvimento familiar; Fatores afetivos Ambiente Interao Interesse do aluno Prticas sociais

O objetivo educacional do enfoque bilngue, seria que o indivduo surdo fosse capaz de comunicar-se atravs das duas lnguas, utilizando-as em situaes lingusticas distintas.

O Bilinguismo praticado no Brasil no caso dos surdos, incipiente por inmeras razes:
a) b) c) d) e) f) Ausncia de uma poltica lingstica oficial e sria de preservao da LIBRAS; Falta de uma poltica lingstica na escola que atribua LIBRAS a qualidade de lngua principal para o ensino o que requer professores surdos e ouvintes fluentes em LIBRAS; Ausncia de educadores surdos contribuindo no planejamento e na execuo das polticas educacionais; As fortes presses exercidas pelos surdo para o domnio do portugus; Por fora da poltica nacional de incluso, alunos surdos tem que concluir seus estudos nas escolas monolnges; A confinao da LIBRAS a limitados espaos sociais, contribuindo para seu desconhecimento pela a sociedade.

Estudantes surdos ainda so discriminados em suas manifestaes em L.S e marginalizados por avaliaes arbitrrias em suas produes escritas na lngua portuguesa L2. Sua diferena lingstica, manifestada por um processo de comunicao visual, que tem na LIBRAS sua representao principal ignorada.

fatores a ser considerados na implantao da abordagem educacional bilnge-bicultural:


O envolvimento de todos os participantes da comunidade escolar e da comunidade surda, inclusive nas tomadas de deciso; A formao de professores com competncia em Lngua de Sinais, de intrpretes de Lnguas de Sinais e de profissionais surdos; A problematizao dos esteretipos, das vises sobre os surdos e a surdez e das questes que envolvem as relaes de poder existentes entre as duas lnguas; A posio poltica e ideolgica frente a escola inclusiva

O Desafio da Incluso na escola comum

Segundo as Diretrizes Nacionais para Educao Especial na Educao Bsica.

A oferta de educao especial deve ocorrer nas escolas pblicas e privadas da rede regular de ensino. A escola deve assegurar uma reposta educativa adequada as necessidades educacionais de todos os seus alunos, em seu processo de aprender, buscando implantar os
servios de apoio pedaggico especializados

Servio de apoio pedaggico especializado


Salas de Recursos Profissional Interprete Instrutor Surdo Professor itinerante Escola Especial Equipes multidisciplinares

escola comum deve viabilizar sua escolarizao em um turno e o Atendimento Educacional Especializado em outro, contemplando:

o ensino de libras, o ensino em libras e o ensino em lngua portuguesa.

Caractersticas do ensino especializado Especializado para o ensino de Libras


os alunos com surdez tero aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisio, principalmente de termos cientficos. realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estgio de desenvolvimento da Lngua de Sinais em que o aluno se encontra. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Lngua de Sinais.

Caractersticas do ensino especializado no ensino da Lngua Portuguesa


So trabalhadas as especificidades dessa lngua para pessoas com surdez Realizado todos os dias, parte das aulas da turma comum, por uma professora de Lngua Portuguesa, graduada nesta rea, preferencialmente. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Lngua Portuguesa.

O intrprete de libras/lngua portuguesa


A atuao do interprete na tica da incluso; interpretar contedos em sala de aula. mediar a comunicao entre professores e alunos, alunos e alunos, pais, funcionrios e demais pessoas da comunidade em todo o mbito da escola e tambm em seminrios, palestras, fruns, debates, reunies e demais eventos de carter educacional. agir como difusor dos conhecimentos que tem sobre Libras e comunicao entre pessoas com surdez e ouvintes. saber o valor e limites de sua interferncia no ambiente escolar, para dar esclarecimentos e orientao aos que necessitam de seus conhecimentos especficos.

intrprete apenas um mediador da comunicao e no um facilitador da aprendizagem. No cabe ao intrprete a tutoria dos alunos com surdez O espao da sala de aula pertence ao professor sendo o aluno de sua responsabilidade esses papis so absolutamente diferentes e precisam ser devidamente distinguidos e respeitados nas escolas de nvel bsico e superior.

Obrigado!!!

You might also like