You are on page 1of 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PR-REITORIA DE GRADUAO SISTEMAS DE TRATAMENTO DE GUAS RESIDUARIAS

WETLANDS
ANDR LUIZ PUGAS ARRUDA ELIANE FERREIRA DOS SANTOS LAUANNA RAFAELA ARAJO COELHO NADSON NANMIR BORGES DE OLIVEIRA RAQUEL CRISTIANE AMARAL VAZ

Orientadora: Prof. Dr. Liliana Pena Naval Palmas TO / Novembro de 2010

Wetlands
O aumento do consumo de gua nos centros urbanos gera, simultaneamente, um maior volume de esgotos sanitrios. Estes, por sua vez, exigem uma destinao adequada; caso contrrio, haver o risco de poluio do solo e contaminao dos ecossistemas aquticos.

Wetlands
Existem dois tipos de wetlands: Os naturais, ou seja, aqueles que existem no meio ambiente e que foram naturalmente moldados; e
Os construdos que so artificiais tentando copiar o ecossistema existente nos wetlands naturais para um possvel tratamento da gua.

Wetlands
Podem ser chamados de wetlands naturais:
s vrzeas dos rios (terreno baixo e mais ou menos plano, margem de um rio ou ribeiro) os lagos, as lagoas os banhados (pntano coberto de vegetao, brejo, terreno baixo e alagadio onde a gua estagnada se espalha - charco) os igaps na Amaznia os manguezais as pequenas ou grandes reas com lenol fretico muito alto

Wetland natural

Fonte: www.usbr.gov apud Preto, et. al. 2007

Objetivos dos Wetlands


Modificar e melhorar a qualidade Da gua dos wetlands naturais, Da gua proveniente de esgoto, da chuva, E at para tratamento de chorume (resduo lquido formado a partir da decomposio de matria orgnica presente no lixo)
Ou seja, de lquidos que chegam at os rios e lagos atravs de canalizaes causando poluio de suas guas.
SCHARF, 2006

Wetlands
Os Wetlands construdos funcionam como um sistema alternativo de tratamento de esgotos que utiliza plantas aquticas (macrfitas) em substratos (como areia, solo ou cascalho), onde ocorre a proliferao de biofilmes que agregam populaes variadas de microrganismos que, atravs de processos biolgicos, qumicos e fsicos so capazes de tratar efluentes.

SOUZA, et al., 2000

Wetlands
As plantas aquticas possuem as funes: De remover os nutrientes e metais pesados contidos no efluente Transferir oxignio para a rizosfera Funo de suporte ao crescimento e ao dos microrganismos, pela presena de rizomas e de razes Bem como a absoro de material particulado, pelo sistema radicular das macrfitas.
(FILHO et al., 2009).

Wetlands
Em relao ao substrato utilizado, este pode ser: Areia
Brita

Solo
Ou cascalho

Alem de observar se o local em que o sistema foi construdo apresenta impermeabilizao para evitar possveis contaminaes do lenol fretico

Wetlands
preciso considerar fatores como:

Substrato

Tipos de macrfitas
Microrganismos e Hidrulica

COMPONENTES BSICOS DE UM WETLAND

Substrato: pode ser usado como substrato, resduos de minerao como areia, silte, cascalho, brita e outros; e resduos orgnicos.
Macrfitas aquticas: podem ser usadas espcies vegetais nativas que se caracterizam por crescer em locais alagados a maior parte do tempo (JOLY, 1991 apud BIOTERRA 2003, apud SCHARF, 2006). Biofilme microbiano: desenvolve-se na rizosfera, razes e substrato.

Distribuio da gua residuria pelo leito: deve ser caracterizada pela simplicidade de manuteno e operao.

CLASSIFICAO DOS WETLANDS


Quanto ao escoamento: Superficial Sub-superficial Quanto ao tipo de vegetao Flutuante Emergentes Submersas

Wetlands de Escoamento Superficial

Fonte: Mitsch e Gosselink (1993) aput SANTIAGO

Wetlands de Escoamento Superficial


Principais vantagens
baixo custo de implantao alta eficincia de melhoria dos parmetros que caracterizam os recursos hdricos alta produo de biomassa

CAMPOS, 2002

Wetlands de Escoamento Sub-superficial

Fonte: Mitsch e Gosselink (1993) aput SANTIAGO

Wetlands de Escoamento Sub-superficial


Neste sistema, os processos de depurao do material orgnico, da transformao da srie nitrogenada e da remoo do fsforo so:
Fsicos filtrao Sedimentao Qumicos - adsoro, complexao e troca inica Biolgicos degradao microbiolgica aerbia e anaerbia,

predao e remoo dos nutrientes pelas plantas, ocorrendo tanto no material recheio como na rizosfera.
Philippi e Sezerino, 2004

Wetlands com Vegetao Flutuante


Utilizadas em projetos com canais relativamente rasos
Podendo conter apenas uma espcie de planta ou uma

combinao de espcies
A espcie de planta flutuante mais estudada o aguap

(Eichornia crassipes)

CAMPOS, 2002 apud MANNARINO 2003, apud SCHARF, 2006

Wetlands com Vegetao Emergente


Usualmente fixada em um meio filtrante Areia Pedras Argila Silte Turfa Agregados leves manufaturados

MAEHLUM, 1998 apud MANNARINO 2003, apud SCHARF, 2006).

Wetlands com Vegetao Emergente

MANNARINO 2003, apud SCHARF, 2006

Wetlands com Vegetao Flutuante

PRETO, 2007

CONSIDERAES DE PLANEJAMENTO OU DE IMPLANTAO DOS WETLANDS


Construir em terrenos elevados e no exterior de reas alagadias
Considerar o papel do tratamento de wetlands dentro do divisor de guas

Examinar de perto os fatores especficos do lugar, como o solo apropriado, hidrologia, vegetao e presena de espcies que ponham em risco ou habitats crticos
Utilizar o controle de gua que permite fceis respostas sobre a quantidade de gua, qualidade, profundidade e fluxo. Criar e acompanhar em longo perodo a gerncia do plano que inclui inspees regulares, monitoramento e manuteno.

Wetlands
Vantagens Baixo custo de implantao Alta eficincia de melhoria dos parmetros que caracterizam os recursos hdricos Alta produo de biomassa

Considervel reduo de patgenos


No necessita de maquinrios complexos

Wetlands
Desvantagens
Podem causar problemas com moscas

Necessidade de caracterizao precisa de slidos a tratar, tipo de enchimento, ciclo hidrolgico e temperatura
Requer perodo de iniciao at que a vegetao esteja estabelecida

Necessidade de controle da carga hidrulica

Utilizaes no Brasil
Para pr-tratamento de gua para diversas finalidades;
Para o tratamento secundrio e tercirio de esgoto urbano; Para abastecimento de gua industrial e urbana;

Para purificao de grandes volumes de guas para enquadramento de rios na Classe 2, a partir de rios atualmente com qualidade Classe 3 ou 4.

Consideraes ou Recomendaes
Wetlands podem ser aplicados em:
Tratamento integral de esgoto domstico Tratamento secundrio e tercirio de esgoto

Tratamento de efluente agrcola (casas de vegetao, recinto de animais e tanques de peixes)


Tratamento de runoff urbano Barreiras de reteno (buffer) para o controle da poluio difusa Tratamento de grandes volumes de gua de rios classificados como Classe 3 ou 4 para enquadramento em rios de Classe 2 Tratamento de gua de rios Classe 2 para abastecimento industrial e urbano

Referncias Bibliogrficas
CAMPOS, J. C. VI Simpsio talo Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental - Tratamento do chorume do aterro sanitrio de Pira (RJ) utilizando wetlands. 2002. CAMPOS, J. R. Tratamento de esgotos sanitrios por processo anaerbio e disposio controlada no solo. Rio de Janeiro RJ: PROSAB, 1999. CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resoluo CONAMA n357, de 17 de maro de 2005. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf> Acesso em: 12/11/ 2010. Disponvel em: <www.finep.gov.br/prosab/produtos.htm> Acesso em 12/11/2010.

FILHO, B. C. et. al. Ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios por sistemas de aplicao no solo. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/cap-2-pdf-pdf-a3162.html> Acesso em: 14/11/2010.
Henry- Silva, G. G.; Camargo, A. F. M.. Efficiency of aquatic macrophytes to treat Nile tilapia pond eflluents. Scientia Agricola. 2006. v. 63. p. 433-438. MANNARINO, Camille Ferreira; et. al. Wetlands para tratamento de lixiviados de aterros sanitrios experincias no aterro sanitrio de Pira e no aterro metropolitano de Gramacho (RJ). 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141341522006000200002&script=sci_arttext> Acesso em: 05/11/2010.

Referncias Bibliogrficas
OLIVEIRA, Anderson S. Caracterizao e Avaliao da Potencialidade de Sistemas wetland para o Tratamento do Efluente do Viveiro da Empresa Votorantim Celulose e Papel. 2008.

PHILIPPI, L. S.; SEZERINO P. H.. Aplicao de Sistemas tipo Wetlands no tratamento de guas residurias: utilizao de filtros plantados com macrfitas. Florianpolis: 2004. 144 p.
PRADO, Michella Christian do; CABANELLAS, Claudia Figueiredo Garrido. Eficincia do sistema alagado construdo no Tratamento de efluentes de laticnios em relao ultrafiltrao e filtro biolgico. MG: 2008. Disponvel em: <http://www.cefetbambui.edu.br/str/artigos_aprovados/Meio%20Ambiente/55-PT-1.pdf> Acesso em: 05/11/2010. PRETO, Leandro Alencar; et.al. Wetlands: uma alternativa para disposio de efluentes pluviais. Paran: 2007. Disponvel em: <http://www2.uel.br/pessoal/amanthea/ctu/arquivos/seminarios/6.wetlands_d04_monogr06.pdf> Acesso em: 5/11/2010. RINO, Carlos Alberto Ferreira. Disposio de efluentes de estao de tratamento de esgotos no solo: uma tcnica de reso de guas. 2002. Disponvel em: <http://www.cepis.ops-oms.org/bvsaidis/mexico26/ii-116.pdf> Acesso em: 13/11/2010. SANASA. Sistemtica de recebimento de esgoto domstico via caminho Limpa Fossa. 2008. Disponvel em: <http://www.sanasa.com.br/document/docsanasa/100.pdf> Acesso em: 12/11/2010.

Referncias Bibliogrficas
SANTIAGO, Anbal da Fonseca; et. al. Potencial para a utilizao de sistemas de wetlands no tratamento de guas residurias: uma contribuio a sustentabilidade dos recursos hdricos no BRASIL. 2005. SCHARF, Andreas Kempf; et al. Wetlands: uma alternativa para disposio de efluentes pluviais. 2006. Disponvel em: <http://www2.uel.br/pessoal/amanthea/ctu/arquivos/seminarios/6.wetlands_m02_06.pdf> Acesso em: 05/11/2010. SILVA, Selma Cristina da. Wetlands construdos de fluxo vertical com meio suporte de solo natural modificado no tratamento de esgotos domsticos. 2007. Disponvel em: <http://vsites.unb.br/ft/enc/recursoshidricos/teses-ptarh/Selma%20Silva.pdf>. Acesso em: 14/11/2010. SOUZA, J.T. de et al. 2000. Ps-tratamento efluentes de reator UASB utilizando sistemas Wetlands construdos. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, v.4, n.1, p.87- Campina Grande, PB, DEAg / UFPB. VOM SPERLING, M. V. Princpios do tratamento biolgico de guas residurias. Introduo qualidade das guas e ao tratamento de esgotos. Belo Horizonte - MG: Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental, 2005. ZANELLA, Luciano; et. al. Wetlands: construdas vegetadas com plantas ornamentais no ps-tratamento de efluentes domsticos. 2008. Disponvel em: <www.fec.unicamp.br/~sapsa05/3sapsa/IISAPSAlucianozanella.doc> Acesso em: 5/11/2010.

You might also like