You are on page 1of 9

Elaborao de texto com correo, clareza e objetividade, que contenha no mnimo 20 (vinte) e no mximo 30 (trinta) linhas, com assunto,

tema e modalidade especficos, expressos na proposta constante da folha de prova. A produo textual deve respeitar, integralmente, as caractersticas da modalidade textual proposta e a linguagem utilizada deve estar de acordo com os padres da norma culta da lngua portuguesa.

As modalidades de texto (descrio, narrativa e dissertao); os tipos de descrio; caractersticas da descrio; os tipos de narrativa; caractersticas da narrativa; o interesse humano; narrativa e descrio; os tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre); os tipos de dissertao; a linguagem retrica; figuras de linguagem; narrativa e dissertao.

a) Narrativa: seleo de elementos significativos e sugestivos; coerncia; movimento; coeso da linguagem; criatividade. Sero observados, ainda, o respeito integral modalidade textual proposta, a seleo lexical (linguagem), o atendimento norma culta da lngua, a correo gramatical e a apresentao do texto (caligrafia, margens e limpeza).

b)Dissertao: assunto e tema; coerncia nos pargrafos (argumentao); criatividade (persuaso); coeso na linguagem. Sero observados, ainda, o respeito integral modalidade textual proposta, a seleo lexical (linguagem), o atendimento norma culta da lngua, a correo gramatical e a apresentao do texto (caligrafia, margens e limpeza).

No ter a parte discursiva de Portugus (redao) corrigida, o candidato que apresentar o texto de sua Redao: a) com fuga total ao tema proposto na Parte Discursiva de Portugus; b) em modalidade textual diferente da pedida na Parte Discursiva de Portugus; c) ilegvel, isto , que no pode ser lido; d) em linguagem e/ou texto incompreensvel, isto , o vocabulrio no pode ser compreendido; e) em forma de poema ou outra que no em prosa; f) em texto com menos de 20 (vinte) ou mais de 30 (trinta) linhas;

g) com marcas ou rasuras que possam identificar o candidato na Folha de Redao; e h) redigido sem a utilizao de caneta esferogrfica de tinta azul ou preta.

O trabalho infantil continua a ser um dos mais vergonhosos atestados da condio de pobreza de milhares de brasileiras, que precisam usar suas crianas para aumentar a produo no campo ou para complementar o oramento domstico nas cidades. O trabalho infantil compromete o rendimento escolar, quando no impede as crianas de estudarem.

Elabore um texto dissertativo, com no mnimo 20 (vinte) e no mximo 30 (trinta) linhas, sobre o tema do pargrafo acima abordando a origem, causas e as conseqncias dessa modalidade de trabalho, e possveis solues para combater esta realidade. D um ttulo para sua redao.

You might also like