You are on page 1of 42

Sintax e Reviso

REVISO DE SINTAXE

Termos essencias da orao:


sujeito predicado

Termos integrantes da orao:


complemento nominal complementos verbais:


objeto direto objeto indireto predicativo do objeto agente da passiva

Termos acessrios da orao:


adjunto adnominal adjunto adverbial aposto vocativo

SUJEITO concorda com o verbo; constitui seu assunto central; apresenta como ncleo um substantivo, um pronome ou uma palavra substantivada. PREDICADO apresenta um verbo; est em concordncia com o sujeito; contm uma afirmao a respeito do sujeito. Soou na escurido uma pancada seca. Todas as noites, depois do jantar, eu e minha famlia assistimos televiso.

TIPOS DE SUJEITO

simples => Apresenta um nico ncleo. Meu av brigou com os outros fazendeiros. composto => Apresenta mais de um ncleo. Os quadros, os livros e os mveis antigos no sero vendidos. oculto (desinencial ou implcito) => Encontra-se implcito na forma verbal ou no contexto. Sinto muito a falta de meus livros.

TIPOS DE SUJEITO (Cont.)

indeterminado => Quando no se quer ou no se pode identificar claramente a quem o predicado da orao se refere. H duas maneiras de se indeterminar o sujeito: verbo na 3 pessoa do plural, sem referncia a nenhum termo identificado anteriormente:
Procuraram voc ontem noite. Esto pedindo sua presena l fora.

verbo acompanhado do pronome SE. Atuando como ndice de indeterminao do sujeito:

TIPOS DE SUJEITO (Cont.)

orao sem sujeito (inexistente) => Formada apenas por predicados, nos quais aparecem verbos impessoais. Ocorre com: verbos que exprimem fenmenos da natureza:
Choveu pouco no ltimo ms de maro. Anoiteceu rapidamente.

os verbos estar, fazer, haver e ser, quando indicam tempo ou fenmeno natural.
Est cedo. Faz muito frio na Europa. H meses no vejo sua prima. So duas horas da tarde.

verbo haver, expressando existncia ou

PREDICAO

A predicao o tipo de relao que o verbo mantm com o sujeito da orao. De acordo com essa relao, h dois grupos: verbos de ligao ( ou de estado) e verbos de ao (significativos ou nocionais)

VERBOS DE LIGAO (OU DE ESTADO)


No expressam aes do sujeito; Ligam o sujeito a seu atributo, estado ou caracterstica; Eu sou o poeta solitrio. Minha namorada est atrasada. Pedro parecia feliz em sua nova casa. Todos permaneceram calados. A novela continua enfadonha. O rapaz tornou-se um grande poltico. Joana anda preocupada com as dvidas. Ns ficamos alegres por sua nomeao. Ns viramos fs do novo candidato

VERBOS SINIFICATIVOS
(DE AO OU NOCIONAIS)

Indicam ao, acontecimento, fenmeno natural, desejo, atividade mental. Apresentam transitividade ou no. A transitividade verbal a necessidade que alguns verbos apresentam de ter outras palavras como complemento. A esses verbos que exigem complemento chamamos de transitivos e aos que no exigem complemento chamamos de

VERBOS INTRANSITIVOS

So verbos intransitivos os que no necessitam de complementao, pois j possuem sentido completo. Observe estas frases, retiradas de manchetes de jornais: Rei Hussein, da Jordnia, morre aos 63. 24 mil casam-se ao mesmo tempo. Nascem trigmeos na virada do ano. Perceba que esses verbos no necessitam de qualquer elemento para complementar seu sentido, pois quem morre, morre, quem se casa, casa-se, quem nasce, nasce.

VERBOS TRANSITIVOS

So verbos que necessitam de complementao, pois tm sentido incompleto. Observe as oraes:

O Flamengo venceu o Vasco.

Cliente reclama de promoo da BCP. Medida em estudo promete alvio para os Estados.
Perceba que os trs verbos utilizados nos exemplos necessitam de complementao,

TRANSITIVO DIRETO

Exige complemento sem preposio obrigatria. O complemento denominado objeto direto.


Presidente receber governadores. Prefeitura compra novos computadores.

TRANSITIVO INDIRETO

Exige complemento com preposio obrigatria. O complemento denominado objeto indireto.


Eleitor no obedece convocao do TRE. Populao ainda acredita nos polticos.

TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO

Possuem dois complementos; o objeto direto e o objeto indireto.


Governador perdoa a Deputado traio do passado. Empresrio doa rendimentos do ms UNICEF.

TIPOS DE PREDICADOS

Predicado verbal: Aquele que tem como ncleo (palavra mais importante) um verbo significativo. Ex.: Ministro anuncia reajuste de impostos. Ncleo: anuncia (verbo significativo)

LEMBRE-SE: O verbo significativo pode ser: transitivo direto (VTD), transitivo indireto (VTI), transitivo direto e indireto (VTDI) ou intransitivo (VI). Ex.: O tcnico comprou vrias bolas. VTD O tcnico gosta de bolas novas. VTI O tcnico prefere melhores condies de trabalho a aumento de salrio. VTDI O tcnico viajou. VI

TIPOS DE PREDICADOS (Cont.)

Predicado nominal

Aquele cujo ncleo um nome (predicativo). Nesse tipo de predicado, o verbo no significativo e sim de ligao. Serve de elo entre o sujeito e o predicativo.

Ex.: Todos estavam apressados. Ncleo: apressados (predicativo)

TIPOS DE PREDICADOS (Cont.)

Predicado verbo-nominal

Aquele que possui dois ncleos: um verbo significativo e um predicativo do sujeito ou do objeto.

Ex.: O juiz julgou o ru culpado. Ncleos: julgou- verbo significativo culpado- predicativo do objeto (o ru)

INFORMAO, QUALIDADE OU ESTADO) PREDICATIVO DO SUJEITO o termo que atribui caracterstica, qualidade ou estado ao sujeito. Sua presena confortante. PREDICATIVO DO OBJETO o termo que atribui caracterstica, qualidade ou estado ao Objeto Direto ou ao Objeto Indireto. A prefeitura conservou a cidade limpa.

(ATRIBUTO, CARACTERSTICA,

PREDICATIVOS

VOZES VERBAIS

No que se refere voz, o verbo pode ser ativo, passivo, reflexivo. 1. Voz ativa O verbo de uma orao est na voz ativa quando a ao praticada pelo sujeito, ou seja, o sujeito o agente da ao verbal. Ex.: O diretor da escola maltratou Alice.(O diretor da escola o agente da ao verbal) 2. Voz passiva O verbo de uma orao est na voz passiva quando a ao sofrida pelo sujeito, que no o mesmo que pratica a ao verbal. Ex.: Alice foi maltratada pelo diretor da escola. (Alice o sujeito paciente

Procedimento para transformao de uma orao na voz ativa em uma orao na voz passiva. Maria fez uma boa prova./ Uma boa prova foi feita por Maria. Maria (sujeito ativo) /Uma boa prova (sujeito paciente) fez (verbo ativo) /foi feita (verbo passivo) uma boa prova (objeto direto) /por Maria (agente da passiva) NOTE-SE QUE:

VOZES DO VERBO ( cont.)

O que era sujeito ativo transformou-se em agente da passiva O verbo que era simples passou a composto O complemento do verbo transformou-se em

COMPLEMENTOS VERBAIS OBJETO DIRETO

o complemento de um verbo transitivo direto, ou seja, o complemento que normalmente vem ligado ao verbo sem preposio e indica o ser para o qual se dirige a ao verbal.

Pode ser representado por: a) substantivo: Passageiros e motoristas atiram moedas. b) pronome (substantivo): Os jornais nada publicaram. c) numeral: A moa da repartio ganha 450 reais. d) palavra substantivada: Tem um qu de inexplicvel. e) orao: Meu pai dizia que os amigos so para as

COMPLEMENTOS VERBAIS (Cont.)

OBJETO INDIRETO o complemento de um verbo transitivo indireto, isto , o complemento que se liga ao verbo por meio de preposio. Pode ser representado por: a) substantivo: Falamos de vrios assuntos inconfessveis. b) pronome (substantivo): Tambm dialogava com elas. c) numeral: preciso optar por um d) orao: Esquecia-se de que no havia piano em casa.

COMPLEMENTO NOMINAL

o termo sinttico que complementa nomes, isto , substantivos, adjetivos e advrbios. Normalmente o complemento nominal regido de preposio.
Declare seu amor pelo Cear. A oposio votou favoravelmente ao governo. O torcedor tinha f em seu time. Fiquei indiferente a sua desculpa.

ADJUNTO ADNOMINAL

o termo da orao que modifica um substantivo, qualquer que seja sua funo sinttica, qualificando-o, especificando-o, determinando-o ou indeterminando-o.

Adjetivo

As casas antigas eram mais trabalhadas. As rosas vermelhas murcharam. As estrelas iluminavam a noite. Os motoristas estavam descontrolados. Trs rvores caram. Dois carros chocaram-se violentamente.

Artigo

Numeral

ADJUNTO ADNOMINAL (Cont.)

Pronome adjetivo

Aqueles computadores esto quebrados. Essas garotas esto impossveis hoje. O suco de laranja estava gostoso. O perodo de frias foi proveitoso. No desfile, duas garotas vestiam calas e camisetas brancas. Pode levar tambm este jornal; meu filho caula j leu o caderno de esportes. O espetculo de dana foi suspenso at segunda ordem. O espetculo coreogrfico foi suspenso at

Locuo adjetiva

OUTROS EXEMPLOS

COMPLEMENTO NOMINAL X ADJUNTO ADNOMINAL

O complemento nominal o termo que completa o sentido de substantivos, adjetivos e advrbios, ligando-se a esses nomes por meio de preposio.

Tenho a certeza de sua culpa. Ela est longe da verdade. A rvore est cheia de frutos.

COMPLEMENTO NOMINAL X ADJUNTO ADNOMINAL ( cont.)

Para determinar o complemento nominal basta seguir o seguinte esquema:

Nome (SUBSTANTIVO, ADJETIVO,ADVRBIO) + preposio + QUEM ou QUE? Ele perito em computao.

O adjunto adnominal indica tipo, matria, substncia ou possuidor


A porta de madeira foi arrombada. A casa de Joo foi assaltada. Ele tem amor de me por sua professora.

DIFERENA ENTRE COMPLEMENTO NOMINAL E OBJETO INDIRETO

Para diferenciar o complemento nominal do objeto indireto s analisar que o complemento nominal complementa o sentido dos nomes substantivo, adjetivo e advrbio e o objeto indireto completa o sentido de um verbo transitivo indireto.
Lembrei-me de minha terra natal. Ela manteve seu gosto pelo luxo.

ADJUNTOS ADVERBIAIS

a funo sinttica da palavra ou expresso que serve para modificar ou intensificar o sentido do verbo, do predicativo ou de outro adjunto adverbial atribuindo-lhes

CLASSIFICAO DOS ADJUNTOS ADVERBIAIS 01) Adjunto Adverbial de Tempo: O avio chegar tarde. De vez em quando, vou ao teatro 02) Adjunto Adverbial de Lugar: O namorado olhava a namorada a distncia. Viveremos aqui para sempre. 03) Adjunto Adverbial de Modo: A s crianas falavam com medo. Caminhei toa pela cidade. 04) Adjunto Adverbial de Negao: No ters mais a minha confiana. De modo algum, farei o que voc quer.

Adjuntos Adverbiais (cont.) 06) Adjunto Adverbial de Dvida:

Quem sabe, faremos uma boa Talvez encontremos a soluo. 07) Adjunto Adverbial de Intensidade: Ela estava chorando bea. No sabamos quo longe era a casa. 08) Adjunto Adverbial de Meio: Ela viajou de avio. Prefiro ir de automvel. 09) Adjunto Adverbial de Causa: O homem trabalha por necessidade. O filho partiu por conselho da me. 10) Adjunto Adverbial de Companhia: Iremos cidade com o professor.

11) Adjunto Adverbial de Finalidade: Estudemos para vida. Vestiam-se para o casamento 12) Adjunto Adverbial de Oposio: O Flamengo jogar contra o Fluminense. 13) Adjunto Adverbial de Assunto: Conversamos sobre a fome. Discutiremos acerca de seu problema. 14) Adjunto Adverbial de Preo: Comprei esta camisa por dez reais. 15) Adjunto Adverbial de Matria: Fiz de ouro, as alianas.

Adjuntos Adverbiais (cont.)

Adjuntos Adverbiais ( cont.)

16) Adjunto Adverbial de Concesso: Apesar de voc, amanh h de ser outro dia. (Chico Buarque). 17) Adjunto Adverbial de Condio: Sem disciplina, no h educao.

APOSTO

o termo que explica, desenvolve, identifica ou resume um outro termo da orao, Independente da funo sinttica que este exera. H quatro tipos de aposto:

Aposto Explicativo:

O aposto explicativo identifica ou explica o termo anterior; separado do termo que identifica por vrgulas, dois pontos, parnteses ou travesses.

APOSTO (Cont.)

Aposto Especificador:
O aposto especificador Individualiza ou especifica um substantivo de sentido genrico, sem pausa. Geralmente um substantivo prprio que individualiza um substantivo comum. O professor Jos mora na rua Santarm, na cidade de Londrina.

Aposto Enumerador:
O aposto enumerador uma seqncia de elementos usada para desenvolver uma idia anterior. O pai sempre lhe dava trs conselhos: nunca

APOSTO (Cont.)
Aposto
O

Resumidor:

aposto resumidor usado para resumir termos anteriores. representado, geralmente, por um pronome indefinido. Alunos, professores, funcionrios, ningum deixou de lhe dar os parabns.

VOCATIVO

O vocativo um termo independente que serve para chamar por algum, para interpelar ou para invocar um ouvinte real ou imaginrio.

Marcela, d-me um beijo!

o elemento da orao que serve para designar e chamar a ateno do receptor. Por esse motivo, exclusivo do discurso direto.

VOCATIVO (Cont.)

constitudo por um nome ou expresso nominal. Frequentemente, precedido pela interjeio "" e tanto pode aparecer no princpio, como no meio ou no final da orao.

Tiago, escuta o que te digo!

Como o vocativo utilizado para interpelar o receptor, por recurso personificao (prosopopia) , pode designar animais e coisas inanimadas.

mar salgado, quanto do teu sal

EXERCCIOS

DE FIXAO

1. Comprei um caderno novo. 2. O escoteiro armou sua barraca na clareira. 3. Benedita trocou a gua das flores. 4. Espanaste os mveis do quarto? 5. Rita festejou seu aniversrio ontem. 6. Rasgamos alguns papis velhos. 7. Quebrei o cinzeiro de loua. 8. Encontrei meu relgio de ouro. 9. Derrubamos tinta na toalha da mesa. 10. Perdemos um grande companheiro. 11. Papai fotografou nossa casa. 12. Antnia ganhou uma bicicleta. 13. Arrumei os livros na estante. 14. O trabalhador vestiu sua roupa domingueira.

A- Circule os verbos e identifique os complementos verbais, classificando-os.

B. Sublinhe o verbo transitivo com um trao e o objeto direto, com dois. 1. Comprei uma linda boneca.
4. Santos Dumont inventou a aviao. 5. Eles venceram brilhantemente os demais participantes da prova. 6. Ganhamos lindos presentes no Natal. 7. Vov escreveu um livro de memrias. 8. O reprter fornecia os mnimos detalhes do acontecimento. 9. Encapei meus cadernos com esmero. 10. Este livro contm belssimas histrias. 11. Arranquei uma folha do meu caderno inutilmente. 12. Os homens dignos ganham dinheiro honestamente.

2. Os elevadores das grandes casas comerciais transportam muitas pessoas de uma vez. 3. Resolvi o complicado problema de matemtica.

1. O poeta dedicou uns versos sua me. 2. Pediu-lhe um favor. 3. Ofereceste ao pblico um espetculo de valor. 4. Dei um lpis ao menino. 5. Escrevi uma carta minha tia. 6. Proporcionaste uma agradvel surpresa a teu av. 7. Mandamos um aviso prvio ao chefe da estao. 8. Prestamos uma homenagem ao diretor da escola. 9. Marisa recomendou rosas floricultura. 10. Damos muito agasalhos para as crianas pobres. 11. Meu padrinho enviou fotografias da Frana a minha tia. 12. Daremos ao rapaz o apoio necessrio.

C- Faa um crculo em torno do objeto direto e um quadradinho em torno do objeto indireto.

D. Grife o verbo e o objeto indireto, se houver


1. Agora daremos um avio aos alunos. 2. Acalmamos o negociante aflito. 3. Mandarei as revistas a Maria. 4. Felicitamos o bom aluno. 5. Compreendo voc. 6. Protejamos as crianas. 7. Preparas uma surpresa para teus pais? 8. Escolhi um timo livro para voc. 9. Amparou o paraltico com cuidado. 10. Ofereceu um lpis aos amigos. 11. Alegrava a casa neste momento. 12. Presentearemos devidamente. 13. Escreverei a Paulo na prxima semana. 14. Marta comprou-me o quadro.

E. Grife o objeto indireto, sabendo que ele no aparece em todas as oraes.

1. Darei um remdio para o dente. 2. O oceano continua azul. 3. Lus devolveu o caderno a Pedro. 4. A chuva tornou-se intensa. 5. Gostamos muito de laranjas. 6. Recebemos ontem o teu telegrama. 7. Pintei um quadro para Marisa. 8. Jos vendeu o guarda-chuva. 9. Ela comprou bolachas para o filhinho. 10. Ouvimos esta triste notcia pelo rdio. 11. Recebi rosas do vizinho. 12. Esperamos a tua vinda.

You might also like