You are on page 1of 62

(LEI DE REGULAMENTAO DA PROFISSO Lei n8662 BRASIL, 7 de junho de1993)

O Servio Social na contemporaneidade


As competncias aqui referidas no se confundem com o discurso da competncia, institucionalmente permitido e autorizado pelas instncias burocrticas dos organismos empregadores. So as exigncias burocrticas e administrativas que tm de ser cumpridas, obedecendo a formas de ao pr-traadas, que devem ser apenas executadas com eficcia. A competncia a personificada no discurso do administrador burocrata, da autoridade fundada na hierarquia que dilui o poder sob a aparncia de que no exercido por ningum.

O processo de renovao crtica do Servio Social fruto e expresso de um amplo movimento de lutas pela democratizao da sociedade e do Estado no pas, com forte presena das lutas operrias, que impulsionaram a crise da ditadura militar: a ditadura do grande capital. Foi no contexto de ascenso dos movimentos polticos das classes sociais, das lutas em torno da elaborao e aprovao da Carta Constitucional de 1988 e da defesa do Estado de Direito, que a categoria de assistentes sociais foi sendo socialmente questionada pela prtica poltica de diferentes segmentos da sociedade civil.

O Servio Social brasileiro construiu um projeto profissional radicalmente inovador e crtico, com fundamentos histricos e tericometodolgicos hauridos na tradio marxista, apoiado em valores e princpios ticos radicalmente humanistas e nas particularidades da formao histrica do pas. Ele adquire materialidade no conjunto das regulamentaes profissionais: o Cdigo de tica do Assistente Social (1993), a Lei da Regulamentao da Profisso (1993) e as Diretrizes Curriculares norteadoras da formao acadmica.

A fragmentao dos sujeitos, descoladas de sua base social comum, pode ser incorporada no mbito do Servio Social de forma acrtica em decorrncia direta das classificaes efetuadas pelas polticas pblicas. nesse contexto que a famlia passa a ocupar lugar central na poltica social governamental, tida como clula bsica da sociedade, mediando a velha relao entre homem e meio, tpica das formulaes profissionais ultraconservadoras.

Desafios ao Servio Social na contemporaneidade O crescimento do contingente profissional, ainda que reflita a expanso do mercado de trabalho especializado, poder desdobrar-se na criao de um exrcito assistencial de reserva. Isto , um recurso de qualificao do voluntariado no reforo do chamamento solidariedade em um ambiente poltico que estimula a criminalizao da questo social e das lutas dos trabalhadores e o carter assistencial das polticas sociais.

. So inmeros os desafios profissionais e


acadmicos que se apresentam ao Servio Social na atualidade, dentre os quais:

1) a exigncia de rigorosa formao tericometodolgica que permita explicar o atual processo de desenvolvimento capitalista sob a hegemonia das finanas e o reconhecimento das formas particulares pelas quais ele vem se realizando no Brasil, assim como suas implicaes na rbita das polticas pblicas e conseqentes refraes no exerccio profissional;

2) rigoroso acompanhamento da qualidade acadmica da formao universitria ante a vertiginosa expanso do ensino superior privado e da graduao distncia no pas; 3) a articulao com entidades, foras polticas e movimentos dos trabalhadores no campo e na cidade em defesa do trabalho e dos direitos civis, polticos e sociais;

4) a afirmao do horizonte social e ticopoltico do projeto profissional no trabalho cotidiano, adensando as lutas pela preservao e ampliao dos direitos mediante participao qualificada nos espaos de representao e fortalecimento das formas de democracia direta; 5) o cultivo de uma atitude crtica e ofensiva na defesa das condies de trabalho e da qualidade dos atendimentos, potenciando a nossa autonomia profissional.

Competncia tico-poltica o Assistente Social no um profissional neutro. Sua prtica se realiza no marco das relaes de poder e de foras sociais da sociedade capitalista relaes essas que so contraditrias. Assim, fundamental que o profissional tenha um posicionamento poltico frente s questes que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual a direo social da sua prtica. Isso implica em assumir valores tico-morais que sustentam a sua prtica valores esses que esto expressos no Cdigo de tica Profissional dos Assistentes Sociais (Resoluo CFAS n 273/93), e que assumem claramente uma postura profissional de articular sua interveno aos interesses dos setores majoritrios da sociedade;

As competncias do Servio Social na contemporaneidade: poltica, tica, investigao e Interveno:

Competncia terico-metodolgica o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, poltica, econmica e cultural com a qual trabalha. Para isso, faz-se necessrio um intenso rigor terico e metodolgico, que lhe permita enxergar a dinmica da sociedade para alm dos fenmenos aparentes, buscando apreender sua essncia, seu movimento e as possibilidades de construo de novas possibilidades profissionais;

O Projeto tico-poltico do Servio Social.


O Projeto tico Poltico do Servio Social, tem nas dcadas de 1980 e 1990 o incio de seu debate profissional, atravs do novo Cdigo de tica profissional, de 1993, que traz princpios e valores que iro, a partir de ento, nortear o fazer profissional dos Assistentes Sociais. Os onze princpios, postos pelo novo Cdigo de tica, juntamente com as demais legislaes, teorias e produes cientficas da categoria, representam o projeto profissional. Para Braz (2004) o Projeto tico-poltico um conjunto de valores e concepes tico-polticas expresso pela categoria dos assistentes sociais (p. 56).

Segundo Silva e Silva (2002), o Projeto Profissional [...] se pauta pelo esforo de vincular a prtica profissional com os interesses dos setores populares, tendo como horizonte a transformao social, vale-se de um conjunto de categorias tericas para fundamentar a sua construo. (p. 105).

Nosso projeto profissional est intimamente vinculado a um projeto de transformao da ordem social, sem se confundir e/ou se iludir nele. Suas acepes e valores o vinculam a projees scio-histricas que vislumbram a ruptura com a ordem social vigente. A partir da, seu desenvolvimento se d em sintonia com os movimentos que pretendem mudanas sociais na sociedade com vistas a transform-la.

Consoante concepo de Teixeira e Braz (2008), o projeto tico poltico do Servio Social tem como elementos constitutivos a explicitao dos valores tico-polticos; a crtica radical ordem vigente; a sua matriz tericometodolgica e as lutas e posicionamentos acumulados pela categoria. E, segundo Braz (2004), o projeto profissional se concretiza em trs dimenses, na dimenso terica, no que tange aos conhecimentos produzidos dentro da categoria profissional; na dimenso jurdica, pelas normativas e regulamentos que dirigem o fazer profissional do assistente social e; na dimenso poltica organizativa que diz respeito aos espaos deliberativos e consultivos da profisso e suas entidades.

A efetivao do Projeto ticopoltico do Servio Social, exige de maneira emergente, a compreenso acerca dos valores que o compem, a saber a liberdade, a democracia e a justia social que, por vezes, so mal compreendidos dentro da prpria categoria profissional.

A Liberdade de que o Projeto tico poltico trata , nas palavras de Netto (1999), liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolha entre alternativas concretas, sendo assim, a liberdade pregada pelo projeto profissional do Servio Social, diferencia-se de maneira radical da concepo capitalista de liberdade, que se baseia na liberdade de mercado, de apropriao de renda e propriedade privada, o liberalismo burgus, nas palavras de Marx.

A democracia nos moldes do projeto profissional representada em mbito poltico, social, econmico e cultural. Democracia que abrange a diviso da riqueza socialmente produzida no sistema de produo capitalista, quem produz deve receber todo o resultado de seu trabalho, o que na sociedade capitalista, apropriado pelo dono dos meios de produo e, consequentemente, dono da fora de trabalho.

Lei de Regulamentao da Profisso

livre o exerccio da profisso de Assistente Social em todo o territrio nacional, observadas as condies estabelecidas nesta lei. Somente podero exercer a profisso de Assistente Social: I - Os possuidores de diploma em curso de graduao em Servio Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no Pas, devidamente registrado no rgo competente; II - os possuidores de diploma de curso superior em Servio Social, em nvel de graduao ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em pases estrangeiros, conveniado ou no com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em rgo competente no Brasil; III - os agentes sociais, qualquer que seja sua denominao com funes nos vrios rgos pblicos, segundo o disposto no art. 14 e seu pargrafo nico da Lei n 1.889, de13 de junho de 1953. Pargrafo nico. O exerccio da profisso de Assistente Social requer prvio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdio sobre a rea de atuao do interessado nos termos desta lei.

CONSTITUEM COMPETNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL: Art 4


ELABORAR, IMPLEMENTAR, EXECUTAR E AVALIAR POLTICAS SOCIAIS JUNTO RGOS DA ADMINISTRAO PBLICA DIRETA: EMPRESAS, ENTIDADES E ORGANIZAES POPULARES,
ELABORAR, COORDENAR, EXECUTAR E AVALIAR PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS DO MBITO DE ATUAO DO SERVIO SOCIAL, COM PARTICIPAO DA SOCIEDADE CIVIL, ENCAMINHAR PROVIDNCIAS E PRESTAR ORIENTAO SOCIAL A INDIVDUOS, GRUPOS E POPULAO, ORIENTAR INDIVDUOS E GRUPOS DE DIFERENTES SEGMENTOS SOCIAIS NO SENTIDO DE IDENTIFICAR RECURSOS E DE FAZER USO DOS MESMOS NO ATENDIMENTO E NA DEFESA DE SEUS DIREITOS,

PLANEJAR, ORGANIZAR E ADMINISTRAR BENEFCIOS E SERVIOS SOCIAIS,

PLANEJAR, EXECUTAR E AVALIAR PESQUISAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA A ANLISE DA REALIDADE SOCIAL E PARA SUBSIDIAR AES PROFISSIONAIS,

PRESTAR ASSESSORIA E CONSULTORIA A RGOS DA ADMINISTRAO PBLICA DIRETA E INDIRETA, EMPRESAS PRIVADAS E OUTRAS ENTIDADES, COM RELAO S MATRIAS RELACIONADAS AO SERVIO SOCIAL,
PRESTAR ASSESSORIA E APOIO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM MATRIA RELACIONADA S POLTICAS SOCIAIS, NO EXERCCO E NA DEFESA DOS DIREITOS CIVIS, POLTICOS E SOCIAIS DA COLETIVIDADE,

PLANEJAMENTO, ORGANIZAO E ADMINISTRAO DE SERVIOS SOCIAIS E DA UNIDADE DE SERVIO SOCIAL, REALIZAR ESTUDOS SCIO-ECONMICOS COM OS USURIOS PARA FINS DE BENEFCIOS E SERVIOS SOCIAIS JUNTO A RGOS DA ADMINISTRAO PBLICA DIRETA E INDIRETA, EMPRESAS PRIVADAS E OUTRAS ENTIDADES.

Constituem atribuies privativas do Assistente Social: I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na rea de Servio Social; II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Servio Social; III - assessoria e consultoria e rgos da Administrao Pblica direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matria de Servio Social; IV - realizar vistorias, percias tcnicas, laudos periciais, informaes e pareceres sobre a matria de Servio Social; V - assumir, no magistrio de Servio Social tanto a nvel de graduao como ps-graduao, disciplinas e funes que exijam conhecimentos prprios e adquiridos em curso de formao regular;

VI - treinamento, avaliao e superviso direta de estagirios de Servio Social; VII - dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Servio Social, de graduao e ps-graduao; VIII - dirigir e coordenar associaes, ncleos, centros de estudo e de pesquisa em Servio Social; IX - elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comisses julgadoras de concursos ou outras formas de seleo para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Servio Social; X - coordenar seminrios, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Servio Social; XI - fiscalizar o exerccio profissional atravs dos Conselhos Federal e Regionais; XII - dirigir servios tcnicos de Servio Social em entidades pblicas ou privadas; XIII - ocupar cargos e funes de direo e fiscalizao da gesto financeira em rgos e entidades representativas da categoria profissional.

Art. 6 So alteradas as denominaes do atual Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e dos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS),para, respectivamente, Conselho Federal de

Servio Social (CFESS) e Conselhos Regionais de Servio Social (CRESS).

Art. 7 O Conselho Federal de Servio Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Servio Social (CRESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurdica e forma federativa, com o objetivo bsico de disciplinar e defender o exerccio da profisso de Assistente Social em todo o territrio nacional. 1 Os Conselhos Regionais de Servio Social (CRESS) so dotados de autonomia administrativa e financeira, sem prejuzo de sua vinculao ao Conselho Federal, nos termos da legislao em vigor. 2 Cabe ao Conselho Federal de Servio Social (CFESS) e aos Conselhos Regionais de Servio Social (CRESS), representar, em juzo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos Assistentes Sociais, no cumprimento desta lei

Art. 8 Compete ao Conselho Federal de Servio Social (CFESS), na qualidade de rgo normativo de grau superior, o exerccio das seguintes atribuies: I - orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exerccio da profisso de Assistente Social, em conjunto com o CRESS; II - assessorar os CRESS sempre que se fizer necessrio; III - aprovar os Regimentos Internos dos CRESS no frum mximo de deliberao do conjunto CFESS/CRESS; IV - aprovar o Cdigo de tica Profissional dos Assistentes Sociais juntamente com os CRESS, no frum mximo de deliberao do conjunto CFESS/CRESS; V - funcionar como Tribunal Superior de tica Profissional; VI - julgar, em ltima instncia, os recursos contra as sanes impostas pelos CRESS; VII - estabelecer os sistemas de registro dos profissionais habilitados; VIII - prestar assessoria tcnico-consultiva aos organismos pblicos ou privados, em matria de Servio Social;

O frum mximo de deliberao da profisso para os fins desta lei dar-se nas reunies conjuntas dos Conselhos Federal e Regionais, que inclusive fixaro os limites de sua competncia e sua forma de convocao. Art. 10. Compete aos CRESS, em suas respectivas reas de jurisdio, na qualidade de rgo executivo e de primeira instncia, o exerccio das seguintes atribuies: I - organizar e manter o registro profissional dos Assistentes Sociais e o cadastro das instituies e obras sociais pblicas e privadas, ou de fins filantrpicos; II - fiscalizar e disciplinar o exerccio da profisso de Assistente Social na respectiva regio; III - expedir carteiras profissionais de Assistentes Sociais, fixando a respectiva taxa; IV - zelar pela observncia do Cdigo de tica Profissional, funcionando como Tribunais Regionais de tica Profissional; V - aplicar as sanes previstas no Cdigo de tica Profissional; VI - fixar, em assemblia da categoria, as anuidades que devem ser pagas pelos Assistentes Sociais; VII - elaborar o respectivo Regimento Interno e submet-lo a exame e aprovao do frum mximo de deliberao do conjunto CFESS/CRESS.

O Conselho Federal de Servio Social (CFESS) ter sede e foro no Distrito Federal. Art. 12. Em cada capital de Estado, de Territrio e no Distrito Federal, haver um Conselho Regional de Servio Social (CRESS) denominado segundo a sua jurisdio,a qual alcanar, respectivamente, a do Estado, a do Territrio e a do Distrito Federal. 2 Os Conselhos Regionais podero constituir, dentro de sua prpria rea de jurisdio, delegacias seccionais para desempenho de suas atribuies executivas e de primeira instncia nas regies em que forem instalados, desde que a arrecadao proveniente dos profissionais nelas atuantes seja suficiente para sua prpria manuteno. Art. 13. A inscrio nos Conselhos Regionais sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento das contribuies compulsrias (anuidades), taxas e demais emolumentos que forem estabelecidos em regulamentao baixada pelo Conselho Federal, em deliberao conjunta com os Conselhos Regionais. Art. 14. Cabe s Unidades de Ensino credenciar e comunicar aos Conselhos Regionais de sua jurisdio os campos de estgio de seus alunos e designar os Assistentes Sociais responsveis por sua superviso. Pargrafo nico. Somente os estudantes de Servio Social, sob superviso direta de Assistente Social em pleno gozo de seus direitos profissionais, podero realizar estgio de Servio Social.

vedado o uso da expresso Servio Social por quaisquer pessoas de direito pblico ou privado que no desenvolvam atividades previstas nos arts. 4 e 5 desta lei. Pargrafo nico. As pessoas de direito pblico ou privado que se encontrem na situao mencionada neste artigo tero o prazo de noventa dias, a contar da data da vigncia desta lei, para processarem as modificaes que se fizerem necessrias a seu integral cumprimento, sob pena das medidas judiciais cabveis. Art. 16. Os CRESS aplicaro as seguintes penalidades aos infratores dos dispositivos desta Lei: I - multa no valor de uma a cinco vezes a anuidade vigente; II - suspenso de um a dois anos de exerccio da profisso ao Assistente Social que, no mbito de sua atuao, deixar de cumprir disposies do Cdigo de tica, tendo em vista a gravidade da falta; III - cancelamento definitivo do registro, nos casos de extrema gravidade ou de reincidncia contumaz. 2 No caso de reincidncia na mesma infrao no prazo de dois anos, a multa cabvel ser elevada ao dobro.

Art. 17. A Carteira de Identificao Profissional expedida pelos Conselhos Regionais de Servio Social (CRESS), servir de prova para fins de exerccio profissional e de Carteira de Identidade Pessoal, e ter f pblica em todo o territrio nacional. Art. 18. As organizaes que se registrarem nos CRESS recebero um certificado que as habilitar a atuar na rea de Servio Social. Art. 19. O Conselho Federal de Servio Social (CFESS) ser mantido: I - por contribuies, taxas e emolumentos arrecadados pelos CRESS, em percentual a ser definido pelo frum mximo institudo pelo art. 9 desta lei; II - por doaes e legados; III - por outras rendas. Art. 20. O Conselho Federal de Servio Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Servio Social (CRESS) contaro cada um com nove membros efetivos: Presidente, Vice-Presidente, dois Secretrios, dois Tesoureiros e trs membros do Conselho Fiscal, e nove suplentes, eleitos dentre os Assistentes Sociais, por via direta, para um mandato de trs anos, de acordo com as normas estabelecidas em Cdigo Eleitoral aprovado pelo frum institudo pelo art. 9 desta lei. Pargrafo nico. As delegacias seccionais contaro com trs membros efetivos: um Delegado, um Secretrio e um Tesoureiro, e trs suplentes, eleitos dentre os Assistentes Sociais da rea de sua jurisdio, nas condies previstas neste artigo.

Cdigo de tica Profissional

Cdigo de 1993

O atual Cdigo de tica foi o quinto elaborado pela categoria, surgindo da necessidade de se garantir um estatuto tico para a profisso identificado com outras conquistas - como o referencial terico-metodolgico e a insero nas lutas gerais da sociedade -, sendo essas resultantes da renovao crtica por que passou a profisso nas ltimas dcadas. O texto nasceu a partir de um processo de construo coletiva, com participao direta dos profissionais, atravs dos seus rgos representativos. Nessa perspectiva de construo democrtica, j em seu artigo 1 ele assegura que futuras alteraes no texto devero ser feitas pelo CFESS, com "ampla participao da categoria, num processo desenvolvido em ao conjunta com os Conselhos Regionais".

CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS


APROVADO EM 15 DE MARO DE 1993 COM AS ALTERAES INTRODUZIDAS PELAS RESOLUES CFESS N. 290/94 E 293/94

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS: Reconhecimento da liberdade como valor tico central e das demandas polticas a ela inerentes autonomia, emancipao e plena expanso dos indivduos sociais; Defesa intransigente (leia-se severa, intolerante) dos direitos humanos e recusa do arbtrio e do autoritarismo; Ampliao e consolidao da cidadania, considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas garantia dos direitos civis sociais e polticos das classes trabalhadoras;

Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socializao da participao poltica e da riqueza socialmente produzida; Posicionamento em favor da equidade e justia social, que assegure universalidade de acesso aos bens e servios relativos aos programas e polticas sociais, bem como sua gesto democrtica; Empenho na eliminao de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito diversidade, participao de grupos socialmente discriminados e discusso das diferenas; Garantia do pluralismo, atravs do respeito s correntes profissionais democrticas existentes e suas expresses tericas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;

Opo por um projeto profissional vinculado ao processo de construo de uma nova ordem societria, sem dominao-explorao de classe, etnia e gnero; Articulao com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princpios deste Cdigo e com a luta geral dos trabalhadores; Compromisso com a qualidade dos servios prestados populao e com aprimoramento intelectual, na perspectiva da competncia profissional; Exerccio do Servio Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questes de insero de classe social, gnero, etnia, religio, nacionalidade, opo sexual, idade e condio fsica.

O Cdigo se divide em 38 artigos, distribudos em 04 ttulos:

Ttulo I Disposies Gerais Ttulo II Dos Direitos e das Responsabilidades Gerais do Assistente Social Ttulo III Das Relaes Profissionais Ttulo IV Da Observncia, Penalidades, Aplicao e Cumprimento deste Cdigo

Ttulo I Disposies Gerais


Art.1 - Compete ao Conselho Federal de Servio Social: a) zelar pela observncia dos princpios e diretrizes deste Cdigo, fiscalizando as aes dos Conselhos Regionais e a prtica exercida pelos profissionais, instituies e organizaes na rea do Servio Social; b) introduzir alterao neste Cdigo, atravs de uma ampla participao da categoria, num processo desenvolvido em ao conjunta com os Conselhos Regionais; c) como Tribunal Superior de tica Profissional, firmar jurisprudncia na observncia deste Cdigo e nos casos omissos. Pargrafo nico - Compete aos Conselhos Regionais, nas reas de suas respectivas jurisdies, zelar pela observncia dos princpios e diretrizes deste Cdigo, e funcionar como rgo julgador de primeira instncia.

TTULO II - DOS DIREITOS E DAS RESPONSABILIDADES GERAIS DO ASSISTENTE SOCIAL Art. 2 - Constituem direitos do assistente social: a) garantia e defesa de suas atribuies e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentao da Profisso e dos princpios firmados neste Cdigo; b) livre exerccio das atividades inerentes Profisso; c) participao na elaborao e gerenciamento das polticas sociais, e na formulao e implementao de programas sociais; d) inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentao, garantindo o sigilo profissional; e) desagravo pblico por ofensa que atinja a sua honra profissional;

f) aprimoramento profissional de forma contnua, colocando-o a servio dos princpios deste Cdigo; g) pronunciamento em matria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da populao; h) ampla autonomia no exerccio da Profisso, no sendo obrigado a prestar servios profissionais incompatveis com as suas atribuies, cargos ou funes; i) liberdade na realizao de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participao de indivduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.

Art. 3 - So deveres do assistente social:


a) desempenhar suas atividades profissionais, com eficincia e responsabilidade, observando a legislao em vigor; b) utilizar seu nmero de registro no Conselho Regional no exerccio da Profisso; c) abster-se, no exerccio da Profisso, de prticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrncia aos rgos competentes; d) participar de programas de socorro populao em situao de calamidade pblica, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

Art. 4 - vedado ao assistente social:


a) transgredir qualquer preceito deste Cdigo, bem como da Lei de Regulamentao da Profisso; b) praticar e ser conivente com condutas anti-ticas, crimes ou contravenes penais na prestao de servios profissionais, com base nos princpios deste Cdigo, mesmo que estes sejam praticados por outros profissionais; c) acatar determinao institucional que fira os princpios e diretrizes deste Cdigo; d) compactuar com o exerccio ilegal da Profisso, inclusive nos casos de estagirios que exeram atribuies especficas, em substituio aos profissionais; e) permitir ou exercer a superviso de aluno de Servio Social em Instituies Pblicas ou Privadas que no tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao aluno estagirio;

f) assumir responsabilidade por atividade para as quais no esteja capacitado pessoal e tecnicamente; g) substituir profissional que tenha sido exonerado por defender os princpios da tica profissional, enquanto perdurar o motivo da exonerao, demisso ou transferncia; h) pleitear para si ou para outrem emprego, cargo ou funo que estejam sendo exercidos por colega; i) adulterar resultados e fazer declaraes falaciosas sobre situaes ou estudos de que tome conhecimento; j) assinar ou publicar em seu nome ou de outrem trabalhos de terceiros, mesmo que executados sob sua orientao.

TTULO III- DAS RELAES PROFISSIONAIS


CAPTULO I- Das Relaes com os Usurios
Art. 5 - So deveres do assistente social nas suas relaes com os usurios:

a) contribuir para a viabilizao da participao efetiva da populao usuria nas decises institucionais; b) garantir a plena informao e discusso sobre as possibilidades e conseqncias das situaes apresentadas, respeitando democraticamente as decises dos usurios, mesmo que sejam contrrias aos valores e s crenas individuais dos profissionais, resguardados os princpios deste Cdigo; c) democratizar as informaes e o acesso aos programas disponveis no espao institucional, como um dos mecanismos indispensveis participao dos usurios; d) devolver as informaes colhidas nos estudos e pesquisas aos usurios, no sentido de que estes possam us-los para o fortalecimento dos seus interesses;

e) informar populao usuria sobre a utilizao de materiais de registro audio-visual e pesquisas a elas referentes e a forma de sistematizao dos dados obtidos; f) fornecer populao usuria, quando solicitado, informaes concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Servio Social e as suas concluses, resguardado o sigilo profissional; g) contribuir para a criao de mecanismos que venham desburocratizar a relao com os usurios, no sentido de agilizar e melhorar os servios prestados; h) esclarecer aos usurios, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuao profissional.

Art. 6 - vedado ao assistente social: a) exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usurio de participar e decidir livremente sobre seus interesses; b) aproveitar-se de situaes decorrentes da relao assistente social - usurio, para obter vantagens pessoais ou para terceiros; c) bloquear o acesso dos usurios aos servios oferecidos pelas instituies, atravs de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.

CAPTULO II
Das Relaes com as Instituies Empregadoras e outras
Art. 7- Constituem direitos do assistente social: a) dispor de condies de trabalho condignas, seja em entidade pblica ou privada, de forma a garantir a qualidade do exerccio profissional; b) ter livre acesso populao usuria; c) ter acesso a informaes institucionais que se relacionem aos programas e polticas sociais e sejam necessrias ao pleno exerccio das atribuies profissionais; d) integrar comisses interdisciplinares de tica nos locais de trabalho do profissional, tanto no que se refere avaliao da conduta profissional, como em relao s decises quanto s polticas institucionais.

Art. 8 - So deveres do assistente social: a) programar, administrar, executar e repassar os servios sociais assegurados institucionalmente; b) denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituio em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princpios e diretrizes deste Cdigo, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faa necessrio; c) contribuir para a alterao da correlao de foras institucionais, apoiando as legtimas demandas de interesse da populao usuria; d) empenhar-se na viabilizao dos direitos sociais dos usurios, atravs dos programas e polticas sociais; e) empregar com transparncia as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos usurios.

Art. 9- vedado ao assistente social: a) emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizaes ou empresas para simulao do exerccio efetivo do Servio Social; b) usar ou permitir o trfico de influncia para obteno de emprego, desrespeitando concurso ou processos seletivos; c) utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou financeiro) para fins partidrios, eleitorais e clientelistas.

CAPTULO III- Das Relaes com Assistentes Sociais e outros Profissionais


Art. 10 - So deveres do assistente social:
a) ser solidrio com outros profissionais, sem, todavia, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados ticos contidos neste Cdigo; b) repassar ao seu substituto as informaes necessrias continuidade do trabalho; c) mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma chefia, para a liberao de carga horria de subordinado, para fim de estudos e pesquisas que visem o aprimoramento profissional, bem como de representao ou delegao de entidade de organizao da categoria e outras, dando igual oportunidade a todos; d) incentivar, sempre que possvel, a prtica profissional interdisciplinar; e) respeitar as normas e princpios ticos das outras profisses; f) ao realizar crtica pblica a colega e outros profissionais, faz-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovvel, assumindo sua inteira responsabilidade.

Art. 11 - vedado ao assistente social: a) intervir na prestao de servios que estejam sendo efetuados por outro profissional, salvo a pedido desse profissional; em caso de urgncia, seguido da imediata comunicao ao profissional; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a interveno fizer parte da metodologia adotada; b) prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatrios e de abuso de autoridade; c) ser conivente com falhas ticas de acordo com os princpios deste Cdigo e com erros tcnicos praticados por assistente social e qualquer outro profissional; d) prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputao de outro profissional.

CAPTULO IV Das Relaes com Entidades da Categoria e demais Organizaes da Sociedade Civil Art.12 - Constituem direitos do assistente social: a) participar em sociedades cientficas e em entidades representativas e de organizao da categoria que tenham por finalidade, respectivamente, a produo de conhecimento, a defesa e a fiscalizao do exerccio profissional; b) apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizaes populares vinculados luta pela consolidao e ampliao da democracia e dos direitos de cidadania.

Art. 13 - So deveres do assistente social:


a) denunciar ao Conselho Regional as instituies pblicas ou privadas, onde as condies de trabalho no sejam dignas ou possam prejudicar os usurios ou profissionais. b) denunciar, no exerccio da Profisso, s entidades de organizao da categoria, s autoridades e aos rgos competentes, casos de violao da Lei e dos Direitos Humanos, quanto a: corrupo, maus tratos, torturas, ausncia de condies mnimas de sobrevivncia, discriminao, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional, qualquer forma de agresso ou falta de respeito integridade fsica, social e mental do cidado; c) respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizaes das classes trabalhadoras. Art. 14 - vedado ao assistente social valer-se de posio ocupada na direo de entidade da categoria para obter vantagens pessoais, diretamente ou atravs de terceiros.

CAPTULO V- Do Sigilo Profissional


Art. 15 - Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional. Art. 16 - O sigilo proteger o usurio em tudo aquilo de que o assistente social tome conhecimento, como decorrncia do exerccio da atividade profissional. Pargrafo nico - Em trabalho multidisciplinar s podero ser prestadas informaes dentro dos limites do estritamente necessrio. Art. 17 - vedado ao assistente social revelar sigilo profissional. Art. 18 - A quebra do sigilo s admissvel quando se tratarem de situaes cuja gravidade possa, envolvendo ou no fato delituoso, trazer prejuzo aos interesses do usurio, de terceiros e da coletividade. Pargrafo nico - A revelao ser feita dentro do estritamente necessrio, quer em relao ao assunto revelado, quer ao grau e nmero de pessoas que dele devam tomar conhecimento.

CAPTULO VI - Das Relaes do Assistente Social com a Justia


Art. 19 - So deveres do assistente social: a) apresentar justia, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as concluses do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o mbito da competncia profissional e violar os princpios ticos contidos neste Cdigo. b) comparecer perante a autoridade competente, quando intimado a prestar depoimento, para declarar que est obrigado a guardar sigilo profissional nos termos deste Cdigo e da Legislao em vigor. Art. 20 - vedado ao assistente social: a) depor como testemunha sobre situao sigilosa do usurio de que tenha conhecimento no exerccio profissional, mesmo quando autorizado; b) aceitar nomeao como perito e/ou atuar em percia quando a situao no se caracterizar como rea de sua competncia ou de sua atribuio profissional, ou quando infringir os dispositivos legais relacionados a impedimentos ou suspeio.

TTULO IV- Da Observncia, Penalidades, Aplicao e Cumprimento Deste Cdigo


Art. 21- So deveres do assistente social: a) cumprir e fazer cumprir este Cdigo; b) denunciar ao Conselho Regional de Servio Social, atravs de comunicao fundamentada, qualquer forma de exerccio irregular da Profisso, infraes a princpios e diretrizes deste Cdigo e da legislao profissional; c) informar, esclarecer e orientar os estudantes, na docncia ou superviso, quanto aos princpios e normas contidas neste Cdigo. Art. 22 - Constituem infraes disciplinares: a) exercer a Profisso quando impedido de faz-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio aos no inscritos ou impedidos; b) no cumprir, no prazo estabelecido, determinao emanada do rgo ou autoridade dos Conselhos, em matria destes, depois de regularmente notificado; c) deixar de pagar, regularmente, as anuidades e contribuies devidas ao Conselho Regional de Servio Social a que esteja obrigado; d) participar de instituio que, tendo por objeto o Servio Social, no esteja inscrita no Conselho Regional; e) fazer ou apresentar declarao, documento falso ou adulterado, perante o Conselho Regional ou Federal.

Das Penalidades Art. 23 - As infraes a este Cdigo acarretaro penalidades, desde a multa cassao do exerccio profissional, na forma dos dispositivos legais e/ ou regimentais. Art. 24 - As penalidades aplicveis so as seguintes: a) multa; b) advertncia reservada; c) advertncia pblica; d) suspenso do exerccio profissional; e) cassao do registro profissional. Pargrafo nico - Sero eliminados dos quadros dos CRESS, aqueles que fizerem falsa prova dos requisitos exigidos nos Conselhos.

Art. 25 - A pena de suspenso acarreta ao assistente social a interdio do exerccio profissional em todo o territrio nacional, pelo prazo de 30 (trinta) dias a 2 (dois) anos. Pargrafo nico - A suspenso por falta de pagamento de anuidades e taxas s cessar com a satisfao do dbito, podendo ser cassada a inscrio profissional aps decorridos trs anos da suspenso. Art. 26 - Sero considerados na aplicao das penas os antecedentes profissionais do infrator e as circunstncias em que ocorreu a infrao. Art. 27 - Salvo nos casos de gravidade manifesta, que exigem aplicao de penalidades mais rigorosas, a imposio das penas obedecer gradao estabelecida pelo artigo 24.

Art. 28 - Para efeito da fixao da pena sero considerados especialmente graves as violaes que digam respeito s seguintes disposies: Art. 3 - alnea c Art. 4 - alnea a, b, c, g, i, j Art. 5 - alnea b, f Art. 6 - alnea a, b, c Art. 8 - alnea b, e Art. 9 - alnea a, b, c Art.11 - alnea b, c, d

Art. 13 - alnea b e Art. 14 , Art. 16 , Art. 17

Pargrafo nico do art. 18 Art. 19 - alnea b Art. 20 - alnea a, b Pargrafo nico - As demais violaes no previstas no "caput", uma vez consideradas graves, autorizaro aplicao de penalidades mais severas, em conformidade com o art. 26.

Art. 29 - A advertncia reservada, ressalvada a hiptese prevista no art. 32 ser confidencial, sendo que a advertncia pblica, suspenso e a cassao do exerccio profissional sero efetivadas atravs de publicao em Dirio Oficial e em outro rgo da imprensa, e afixado na sede do Conselho Regional onde estiver inserido o denunciado e na Delegacia Seccional do CRESS da jurisdio de seu domiclio. Art. 30 - Cumpre ao Conselho Regional a execuo das decises proferidas nos processos disciplinares. Art. 31 - Da imposio de qualquer penalidade caber recurso com efeito suspensivo ao CFESS. Art. 32 - A punibilidade do assistente social, por falta sujeita a processo tico e disciplinar, prescreve em 05 (cinco) anos, contados da data da verificao do fato respectivo.

Art. 33 - Na execuo da pena de advertncia reservada, no sendo encontrado o penalizado ou se este, aps duas convocaes, no comparecer no prazo fixado para receber a penalidade, ser ela tornada pblica. Pargrafo Primeiro - A pena de multa, ainda que o penalizado comparea para tomar conhecimento da deciso, ser publicada nos termos do Art. 29 deste Cdigo, se no for devidamente quitada no prazo de 30 (trinta) dias, sem prejuzo da cobrana judicial. Pargrafo Segundo - Em caso de cassao do exerccio profissional, alm dos editais e das comunicaes feitas s autoridades competentes interessadas no assunto, proceder-se- a apreenso da Carteira e Cdula de Identidade Profissional do infrator . Art. 34 - A pena de multa variar entre o mnimo correspondente ao valor de uma anuidade e o mximo do seu dcuplo. Art. 35 - As dvidas na observncia deste Cdigo e os casos omissos sero resolvidos pelos Conselhos Regionais de Servio Social "ad referendum" do Conselho Federal de Servio Social, a quem cabe firmar jurisprudncia. Art. 36 - O presente Cdigo entrar em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio, revogando-se as disposies em contrrio.

REFERNCIAS

http://www.cfess.org.br

You might also like