You are on page 1of 24

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAO CAMPUS VII COLEGIADO DE PEDAGOGIA COLPED

AURENICE PEREIRA DA SILVA JATOB

CULTURA ESCOLAR: O ESPAO FSICO DA ESCOLA MUNICIPAL MATERNAL FUNDAO BONFINENSE, ANTIGA LBA, LOCALIZADA EM SENHOR DO BONFIM, BAHIA.

Orientadora: Prof Dr Maria Gloria da Paz

SENHOR DO BONFIM-BA MARO/2011

RESUMO
Este trabalho tem como tema A Cultura Escolar e dentro desta rea escolhemos para estudo o espao fsico escolar da Escola Municipal Maternal Fundao Bonfinense, antiga LBA, localizada no municpio de Senhor do Bonfim-BA, uma escola destinada educao infantil. O objetivo que demandou este estudo foi investigar, atravs da oralidade e de fontes documentais, como as professoras compreendem o espao fsico da Escola Municipal Maternal Fundao Bonfinense, Antiga LBA, em Senhor do Bonfim, Bahia, e qual a sua importncia para o desenvolvimento das atividades sciopedaggicas voltadas a crianas de 0 a 06 anos. A construo deste estudo se deu atravs da pesquisa bibliogrfica, da observao e da histria oral, teve como fontes escritas ries (1981), Frago e Escolano (2001), Dominique Julia, (2001), Bachelard (2003) e Verena Alberti. (2008). Como fontes orais, contamos com algumas professoras e pessoas da comunidade que nos atenderam com boa vontade. O resultado deste estudo ratifica tudo o que foi pesquisado, visto e observado no tocante ao espao fsico sob a mira da cultura escolar culminando com a opinio da direo e corpo docente da referida escola quanto importncia do espao fsico e estrutural como um dos fatores preponderantes para o sucesso escolar. Com as entrevistas das professoras ficou claro que uma boa infra-estrutura escolar beneficia a todos os envolvidos no processo educativo por propiciar um espao de troca de conhecimentos atravs da interao individuo/meio/individuo. Palavras-Chave: Espao escolar. Cultura escolar. Legio Brasileira de Assistncia LBA.

INTRODUO
A temtica foi escolhida no decorrer do Curso de

Pedagogia, a partir de observaes em algumas instituies voltadas para a educao infantil. O que se percebeu durante essas visitas que o espao fsico destinado a uma ao to significativa como a formao de crianas, carece de planejamento prvio, e geralmente, so escolas construdas sem as mnimas condies de conforto, bem como sem nenhum atrativo para a faixa de crianas entre 0 a 06 anos.

OBJETIVO
Neste trabalho nos dispomos a conhecer como

que os agentes da educao ( professores, diretores) compreendem o espao fsico da Escola Municipal Maternal Fundao Bonfinense, Antiga LBA, em Senhor do Bonfim, Bahia, e a sua importncia para o desenvolvimento das atividades sciopedaggicas das crianas de 0 a 06 anos.

CAPITULO I
1.1 Educao Infantil: uma demanda em constante crescimento
Kramer (1987) afirmam que as instituies infantis Surgem a partir do sculo XVIII instituies com carter assistencialista, servindo de guardis de crianas rfs e filhos de trabalhadores, cujo objetivo era cuidar da higiene, alimentao e segurana das crianas, negando o aspecto pedaggico (p 23).

1.2 Os Espaos escolares: lugares de ao scio

educativa.
Carvalho e Rubiano (2001), as caractersticas fsicas de um ambiente geralmente so negligenciadas no planejamento de ambientes infantis coletivos e que esses ambientes devem ser ricos e estimuladores (p.107). ESPAO ESCOLAR (Bachelard, 2003) As lembranas da casa esto guardadas na memria, no inconsciente e acompanham-nos durante toda a vida, sempre voltamo-nos a elas nos nossos devaneios (p.36).
CULTURA ESCOLAR ( Frago , 1995)

A legislao atual, um documento sobre os espaos destinados Educao Infantil.

LDB/96, Lei de Diretrizes e Bases (1996), no Referencial Curricular para a Educao Infantil (1998) , Diretrizes Operacionais para a Educao Infantil (2000), e ainda o PNE- Plano Nacional de Educao (2001), Parmetros Bsicos de Infraestrutra de educao Infantil (2006).

A Escola Municipal Maternal Fundao Bonfinense: um olhar sobre a antiga LBA.


LBA - No Brasil surgiu em 1942, extinta em 1995

Em Senhor do Bonfim , em meados 1964


Em 12 maio de 1988 constituiu a escola. municipalizada em 1999, Decreto n 220/99 A, de 04

de Junho de 1999

CAPTULO II
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
2.1 A pesquisa 2.1.1 Histria Oral
2.2 Os Instumentos da pesquisa: 2.2.1 A Observao 2.2.2 A Entrevista 2.3 O Guia de entrevistas 2.3.1 Bloco I Identificao dos depoentes 2.3.2 Bloco II As questes de estudo 2.4 Carta de cesso

2.5 AS FONTES 2.5.1 Fontes escritas

RIES (1981) CANDAU (2000) FRAGO e ESCOLANO (1998/2001), JULIA (2001), BACHELARD (2003), OLIVEIRA (2001/ 2008), LOPES E CLARETO (2007), MELIS (2006) entre outros.

2.5.2 Fontes Orais (biografia dos depoentes)

foram 03 (trs) professoras e 01 (uma) diretora, da, 01 (um) ex Proco da Diocese, fundador da antiga Instituio, uma funcionria da DIREC-28 e a Secretria de Educao do Municipio

Aldey Bispo dos Santos entrevista cedida em 03 de fevereiro de 2011

Dulcineia Candida Cardoso de Medeiros entrevista cedida em 04 fevereiro de 2011

Jos Loureno Fonseca de Carvalho entrevista cedida em 19 de Fevereiro de 2011


Maria de Ftima Gonalves da Silva, entrevista cedida em 31 Janeiro 2011 Maria Das Neves de Aquino Dourado entrevista cedida em no dia 05

Dezembro 2010
Nanci Souza Bastos, entrevista cedida em 04 de fevereiro de 2011 Iramaia Guirra, entrevista cedida em 04 de fevereiro de 2011.

2.6 Local da pesquisa: O municpio de Senhor do Bonfim.

[1] PAZ, Maria Gloria da. Histria e educao de mulheres remanescentes indgenas de Misso do Sahy. Tese de doutorado. UFRN: Natal, 2009

CAPTULO III
3.1 Espao Fsico: Um ambiente apropriado para

Educao Infantil
[...] teria que ter um, um berrio, e teria que ter um

refeitrio, um lugar para que se fizesse .. brincadeiras, recreaes [...].


[...[ a criana, principalmente de educao infantil,

precisa se sentir muito vontade. Ela precisa gostar daquele ambiente, ela precisa se sentir acolhida naquele ambiente e nem sempre nossas escolas tm esse ambiente, [ e ] passa essa segurana pra criana.

3.2 A influencia do ambiente fsico escolar no processo ensino-aprendizagem na viso dos professores
[] Se eu tenho um ambiente, que um ambiente apertado, pequeno, imprprio, ento a criana no vai ter um espao adequado pra est conseguindo desenvolver o que essa faixa etria requer, n? ento o ambiente pode interferir neste aspecto, no aspecto de aprendizagem, o professor ele pode trabalhar de maneira diversificada, na sala de aula, mas se ele tem uma sala de aula espaosa, tem a possibilidade dele t fazendo joguinhos nesta sala de aula, e se for uma sala de aula pequena onde no consegue afastar as carteiras, como ele vai fazer isso?
De acordo com Oliveira (2008), o ambiente o principal

elemento de determinao do desenvolvimento humano, [...] desde que lhe sejam dadas condies favorveis (p.125)

3.3 O espao fsico da Escola Municipal Maternal Fundaco Bonfinense na viso dos professores.

[...] pra mim entrar em uma sala, na minha sala, eu tenho

que passar pela sala de outra professora, pra que a gente v ate a sala do professor tambm se passa pela sala de outra professora, a cozinha na sala de educao infantil 1, a sala de educao infantil 1 a cozinha fica dentro da sala, fica o almoxarifado dentro de sala... quer dizer, tudo isso atrapalha... a professora no consegue d uma aula, toda hora ela interrompida porque se precisa passar, precisa fazer alguma coisa, horrvel, no nada favorvel ...

3.4 As crianas e a hora do recreio: um local especial e as atividades realizadas


[]

dias colocado um parquinho pra eles brincarem, fora essa rea coberta, tem um restante de rea descoberta onde eles podem.. .. correr um pouco, no tanto porque tem uma rea que um pouco em declive e j oferece perigo e a gente tem que t tomando cuidado nesse sentido.

De acordo com Oliveira (2001), os ambientes devem

fornecer oportunidades para as crianas andarem, correrem, subirem, descerem e pularem com segurana (p.110/111).

3.5 A localizao das salas: uma contribuio para a qualidade do ensino

[] ns temos um problema assim, de sala dentro da

outra, no caso da minha, na minha sala fica a cantina e o almoxarifado, ento fica muito aquele... o entre e sai, como se diz.. o entre e sai e prejudica muito a ateno das crianas, o professor, tem que t parando pra esperar at que o pessoal saiam.

Planta baixa da Escola Municipal Maternal Fundao Bonfinense

TECENDO ALGUMAS CONSIDERAES


Na verdade o que se tem configurado na estrutura fsica da maioria

das instituies escolares da rede pblica uma edificao em reas imprprias, em espaos fsicos mal utilizados, ambientes e salas de aula mal distribudos sem ventilao, com material inadequado, que no oferece condies necessrias ao desenvolvimento de crianas de 0 a 6 anos, o que afeta a aprendizagem e dificulta o trabalho escolar em todos os seus aspectos. Alm do que, todo esforo e boa vontade de professores compromissados, pode fracassar se no encontrar um espao apropriado e condies materiais para realizar suas atividades pedaggicas. Mesmo com boa vontade em improvisar, criar, inventar e reinventar recursos para suprir tal lacuna o trabalho educativo no atingir a sua completude devido ausncia ou baixa qualidade do espao fsico.

Assim, preciso alertarmos o poder pblico e os gestores, professores e demais profissionais da educao para que se manifestem e mobilizem-se propondo mudanas nos espaos educativos e fazendo valer os documentos que apontam o espao fisico como cenrio da educao, tornando-o um lugar

agradvel, prazeroso e atrativo, pois a sociedade vive uma


era de transformaes, buscando incessantemente a

qualidade social. E a escola, como espao social, no pode

ficar esttica e alheia s mudanas, principalmente no que se


refere ao aspecto estrutural e arquitetnico.

REFERNCIAS
ALBERTI, Verena. Fontes Orais. Histrias dentro da Histria. In PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Histricas. (Org). In 2 ed. 1 reimpresso So Paulo: Contexto, 2008.

ANDRADE, Daniela. Escola como espao narrativo ou no: UM ESTUDO EM REPRESENTAES SOCIAIS. UFMT. Tese de Doutorado. rea de concentrao. Psicologia da Educao, 2006. Disponivel em http://anped.org/30ra/trabalhos/GT20-3141--Int.pdf Acesso em 30.11.2010. ANGOTTI, Maristela. (organizadora) Educao Infantil, para que, para quem e por qu? Campinas, SP. Ed. Alnea, 2006. ARCE, Alessandra. Friedrich Froebel: o Pedagogo dos Jardins-de-Infncia Ed. Vozes.-Petroplis-RJ2002.

ARIS, Philipe. Histria social da infncia e da famlia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BACHELARD, Gaston, 1884-1962. A potica do espao/ Gaston Bachelard; [traduo Antonio de Pdua Danesi; reviso da traduo Rosemary Costhek Ablio] So Paulo: Martins Fontes, 1993. (Coleo tpicos). BARRETO, ngela M. R. Situao atual da educao infantil no Brasil. In: BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Subsdios para o credenciamento e funcionamento de instituies de educao infantil. v. 2. Coordenao Geral de educao infantil. Braslia: MEC/SEF/COEDI, 1998. BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (org.). Histria da educao, arquitetura e espao escolar. So Paulo: Cortez, 2005. BRANDO, Carlos Rodrigues. O que educao/ Carlos Rodrigues Brando. 40 reimpr.So Paulo: Brasiliense, 2001. (Coleo primeiros passos: 203). BRASIL. Constituio da repblica federativa do Brasil. Braslia: l988. BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da educao nacional. Braslia: l996.

BRASIL, Ministrio da Educao. Plano Nacional de Educacional PNE. Braslia: Inep. 2001. Lei 10.172 de 9 de janeiro de 2001 Disponvel em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/pne.pdf acesso em 16/06/09 BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parmetros bsicos de infra-estrutura para instituies de educao infantil. Braslia : MEC, SEB, 2006. 45 p. : il. 1. Educao infantil. 2. Infra-estrutura escolar. I. Ttulo. Disponvel em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf, acesso em 17/10/2010. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial curricular nacional para a educao infantil /Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental.Braslia: MEC/SEF, 1998, disponvel em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf, acesso em 18/Nov/2010.

CANDAU, Vera Maria. (Org.) Reinventar a escola. In Vera Maria Candau. Cotidiano Escolar e Cultura(s): Encontros e desencontros. - Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. CARVALHO, Mara I. Campos de. RUBIANO, Mrcia R. Bonogamba. Organizao do Espao em Instituies Pr-Escolares. In OLIVEIRA. Zilma Moraes Ramos de. (org.) Educao Infantil: muitos olhares. 5. ed. - So Paulo: Cortez, 2001.
DREA Clia Rosngela Dantas. Ansio Teixeira e a organizao do espao escolar: planejando escolas, construindo sonhos. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo - PUC universidade do estado da Bahia Uneb ano 2000. http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/036_celia_rosangela.pdf http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/livro6/inovacoes_at.html acesso em 29/10/2010.

MCLAREN, P.; GIROUX,H. Escrevendo das margens: geografias de identidade, pedagogia e poder. In: McLaren, P. Multiculturalismo revolucionrio: pedagogia do dissenso para o novo milnio. Porto Alegre: Artmed, 2000. MELIS, Vera. Espaos em Educao Infantil/ Vera Melis. So Paulo: Scortecci, 2007.

NVOA, Antonio (org.). As organizaes escolares em anlise. Lisboa: Nova Enciclopdia, 1998.
OLIVEIRA. Zilma Moraes Ramos de. (org.) Educao Infantil: muitos olhares. 5. ed. - So Paulo: Cortez, 2001.In Carvalho e Rubiano. Organizao do espao em instituies Pr- escolares. _________ Educao infantil: fundamentos e mtodos/ Zilma Ramos de Oliveira. 4. Ed. - So Paulo: Cortez, 2008. (Coleo Docncia em Formao). PAZ, Maria Gloria da. Histria e educao de mulheres remanescentes indgenas de Misso do Sahy. Tese de doutorado. UFRN: Natal, 2009. ROMO, Flvia Fernanda. A dimenso espacial da escola de educao infantil enquanto ambiente de desenvolvimento humano e pedaggico: memorial de formao / Flvia Fernanda RomoCampinas, SP [s.n], 2006. SAVIANI, Dermeval. Instituies escolares no Brasil: conceito e reconstruo histrica/Maria Isabel Moura Nascimento... [ET al.], (orgs.). Campinas, SP: Autores Associados: Histedbr; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007. (Coleo memria da Educao). TEIXEIRA, Ansio. Educao No privilgio. So Paulo. Companhia Editora Nacional, 1971. VIGOTSKY, L. S. A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicologicos superiores. 6 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

ESCOLANO, Agustn. Arquitetura como programa. Espao escola e currculo. In: ESCOLANO, A. e VIAO Frago, A. Currculo, espao e subjetividade. A arquitetura como programa Rio de Janeiro: DP&A Editora. Traduo Alfredo Veiga - Neto. 1998. ESCOLANO, Agustn. Currculo, espao e subjetividade: a arquitetura como programa. Traduo Alfredo Veiga - Neto. 2 edio. Rio de Janeiro: DP &A. 2001. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. GONALVES, Irlen Antnio. Universidade Federal de Minas Gerais. VIDAL, Diana Gonalves. E PAULILO, Andr Luiz. Universidade de So Paulo A cultura escolar como categoria de anlise e como campo de investigao na histria da educao brasileira Revista Brasileira de Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.1, p. 139-159, jan./abr. 2004. Disponvel em www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a08v30n1.pdf Acesso em 06/nov/2010.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histrico. Revista Brasileira de Histria da Educao. Campinas, n.1.p.9-44, 2001 disponivel em http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a08v30n1.pdf, acesso em nov/2010.
KUHLMANN JR. Moiss. Infncia e Educao Infantil: uma abordagem histrica. 5. ed. Porto Alegre: Mediao, 2001. KRAMER. S. Com a pr-escola nas mos. So Paulo: tica, 1987. LOPES, Jader Janer Moreira. CLARETO, Snia Maria. (org.). Espao e Educao: Travessias e atravessamentos. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.

You might also like